08/10/2016
Por Danilo Evaristo em Notas

Abertura das comportas de Mãe D’água leva água a quatro cidades potiguares

As cidades de Caicó, Timbaúba dos Batistas, São Fernando e Jardim de Piranhas, passarão a receber, possivelmente, já a partir deste final de semana, águas provenientes da abertura das comportas do Açude Mãe D’água. A operação contou com o empenho do Governo do Estado do Rio Grande do Norte, por meio da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do RN (Semarh), Instituto de Gestão das Águas do RN (Igarn) e Companhia de Águas e Esgotos do RN (Caern), para a manutenção do abastecimento das cidades potiguares.

A abertura foi realizada, pois o açude Curemas está atingindo o nível considerado volume morto, o que impossibilita a continuidade do fornecimento de água para as cidades norte-riograndenses e para 26 municípios da Paraíba, o que representa um total de 400 mil pessoas. Com a entrada em operação, o sistema Mãe D’água liberará cerca de 3 mil metros cúbicos por segundo para o rio Aguiar, levando água suficiente para atender demandas paraibanas e das quatro cidades do Seridó.

A operação foi realizada após reuniões de cooperação entre representantes da Agencia Nacional de Águas (ANA), Igarn, Semarh, Caern, Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Ceará, Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DENOCS), Comitê da Bacia Hidrográfica Piancó-Piranhas-Açu, Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf) e Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (AESA).

Com isso, já nos próximos dias, a população do Seridó, que estava com a iminência do colapso, será abastecida pela água vinda do Açude. O Governo do Estado ressalta que mantém os esforços para a manutenção e melhoria do abastecimento dos potiguares.

08/10/2016
Por Danilo Evaristo em Notas

Sebrae lança Feira do Empreendedor do Seridó em Caicó

O Sebrae no Rio Grande do Norte realiza na próxima terça-feira (11) o lançamento oficial da primeira Feira do Empreendedor do Seridó. A solenidade ocorrerá às 9h, na Casa do Empresário de Caicó e contará com a presença do diretor de Operações do Sebrae-RN, Eduardo Viana, que apresentará o projeto da feira com suas oportunidades de negócios e capacitação para os empresários da região a imprensa local. A Feira do Empreendedor acontecerá de 9 a 12 de novembro próximo, na Ilha de Santa’Ana, em Caicó.

Numa área de aproximadamente 10 mil metros quadrados, incluindo o ginásio e o anfiteatro da Ilha, os visitantes encontrarão mais de 5 mil oportunidades de capacitação nas áreas de empreendedorismo, gestão empresarial, finanças, inovação, gestão de pessoas, planejamento, mercado e vendas, entre outros. “Os empreendedores, estudantes universitários e visitantes terão uma grande oportunidade de acesso ao conhecimento em diversas áreas. A nossa expectativa é receber nos quatro dias de feira cerca de 8 mil pessoas na Ilha de Oportunidades”, afirma o diretor de Operações do Sebrae-RN, Eduardo Viana.

O objetivo da Feira do Empreendedor, que faz parte de um circuito nacional e acontece a cada dois anos no Estado, é estimular o surgimento, a ampliação e diversificação de novos empreendimentos, difundindo o empreendedorismo em todo o Estado. Além disso, o evento contribuirá para o fortalecimento das atividades empresariais das regiões contempladas, como é o caso do Seridó, aonde acontece neste ano, e no Oeste potiguar quando realizada há oito anos em Mossoró, afora a capital que inclusive sediou a última edição, em 2014, vencedora como Melhor Feira do Empreendedor do Brasil, categoria ouro.

Além do conhecimento sobre os segmentos de moda, cerâmica, salão de beleza, bares e restaurantes, os empreendedores terão acesso às clínicas tecnológicas nas áreas de registro de marcas, mídias sociais, legislação ambiental para serviços automotivos e melhoria de embalagem. Trezentos estudantes de instituições de ensino superior terão a oportunidade de participar da Maratona Universitária Empreendedora em atividades diversas.

08/10/2016
Por Danilo Evaristo em Educação

Estudantes podem testar conhecimentos no simulado online Hora do Enem

Agência Brasil – O estudante que quer testar os conhecimentos para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) já pode fazer o quarto simulado online da plataforma Hora do Enem. O último simulado antes das provas começou às 8h de hoje (08) e fica disponível até as 19h59 do dia 16 de outubro, na internet.  As provas do Enem estão marcadas para os dias 5 e 6 de novembro. Para acessar a página por computador, telefone ou tablet, é preciso fazer um cadastro no site www.geekiegames.com.br e localizar o teste na aba de simulados.

O quarto simulado tem diferenças em relação às edições anteriores e será ainda mais parecido com o formato de aplicação da prova do Enem. O simulado será dividido em duas provas, somando 180 questões. Como são testes longos, o recomendável é que sejam feitos em dois dias, assim como ocorre no Enem. Obrigatoriamente, é preciso fazer a prova do primeiro dia antes da prova do segundo dia.

A primeira prova tem 90 questões de Ciências Humanas e Ciências da Natureza. As perguntas são sobre História, Geografia, Sociologia, Filosofia, Sociologia, e Física, Química e Biologia. A segunda prova também tem 90 questões sobre Matemática e Lógica, Português, Língua Estrangeira e Artes. Ao iniciar o teste, o estudante precisa escolher uma opção de língua estrangeira.

Depois do dia 17 de outubro, o estudante poderá acessar seu desempenho por área do conhecimento e ver a classificação em comparação com as outras pessoas que fizeram o simulado. Poderá ainda verificar se atingiu ou não a nota de corte do curso que pretende fazer e da universidade na qual espera ingressar.

08/10/2016
Por Danilo Evaristo em Notas

Felipe Maia conhece novo projeto de Centro de Convenção da UFRN

image1

Felipe Maia conhece novo projeto de Centro de Convenção da UFRN

O deputado federal Felipe Maia, coordenador da bancada federal do estado, se reuniu nesta sexta-feira (07), com a reitora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Ângela Paiva e diretores dos diversos Centros que compõe a universidade. Na pauta do encontro foi apresentado o projeto do Centro de Convenções da UFRN.

A primeira etapa da obra está orçada em R$ 32 milhões, reunirá teatro e salas de exposições que atenderão a mais de 3.200 pessoas. O novo equipamento possibilitará a realização de eventos da comunidade acadêmica e da população em geral, configurando-se como mais um espaço para o turismo de eventos no RN.

Na reunião, o deputado Felipe Maia conheceu o projeto e estendeu o convite da reitora aos demais parlamentares do estado entenderem as necessidades orçamentárias da obra. A bancada do estado se reunirá no próximo dia 18, às 17h, em Brasília para discutir as demandas das instituições potiguares, incluindo o pleito da UFRN.

“Entendemos a necessidade de termos um novo equipamento deste porte em nosso estado, para atender os alunos da instituição, a população e ainda potencializar o turismo de eventos potiguar. O projeto conta com o meu apoio e contará com atenção e empenho da nossa bancada também”, comentou Maia.

08/10/2016
Por Danilo Evaristo em Sem categoria

Mega-Sena pode pagar R$ 5,5 milhões neste sábado (08)

O sorteio do concurso 1.864 da Mega-Sena pode pagar um prêmio de R$ 5,5 milhões para quem acertar as seis dezenas neste sábado (08). O sorteio ocorre às 20h (horário de Brasília), em Santa Bárbara (MG).

De acordo com a Caixa Econômica Federal, se um apostador levar o prêmio sozinho e aplicá-lo integralmente na poupança, receberá mais de R$ 36 mil por mês em rendimentos. Caso prefira, poderá adquirir nove casas no valor de R$ 600 mil cada, ou montar uma frota de 220 carros populares.

08/10/2016
Por Danilo Evaristo em Esporte

ABC supera o Botafogo-SP e garante acesso à Série B

abc_botafogo

Foto: Foto: Divulgação/ABC-RN

LANCE! – Um ano após ser rebaixado à Série C no ano do seu centenário, o ABC está de volta à Segunda Divisão. Graças ao gol de Erivélton, o Mais Querido superou o Botafogo-SP, por 1 a 0, na noite desta sexta-feira, atuando diante da sus torcida, em um pulsante Frasqueirão com 14.974 presentes, pela volta das quartas de final da Terceirona.

O jogo da ida, em Ribeirão Preto, havia sido 0 a 0. O ABC alcançou a marca de 40 jogos sem derrotas como mandante pela Série C – são 31 vitórias e nove empates ao longo de cinco edições: 2003, 2005, 2007, 2010 e a atual.

Garantido novamente na Segundona no mesmo ano em que o seu rival, o América-RN, foi rebaixado à Série D, o ABC – que ainda foi campeão estadual justamente contra o Dragão – busca a final da Terceirona. O rival na semifinal sairá do confronto entre Guarani e ASA, que farão o segundo jogo neste sábado.

O Botafogo, que conquistou a Série D do Campeonato Brasileiro no ano passado, não teve êxito na missão de findar o jejum de disputar a Série B – a última participação foi em 2002 – e, agora, começa a pensar no Campeonato Paulista do ano que vem para, depois, pensar na Série C-2017.

07/10/2016
Por Danilo Evaristo em Jucurutu/RN

CDL Jucurutu-RN será administrada por nova diretoria

14572550_936990203100844_1562653151_o

Beth Modas (à esquerda) eleita presidente e Da Guia Presentes (à direita) eleita vice-presidente

A Câmara de Dirigentes Lojistas de Jucurutu passará a ser administrada a partir de janeiro de 2017 por uma nova diretoria. Os comerciantes do município associados à entidade elegeram na noite de ontem (06), em eleição realizada na Câmara municipal de vereadores, as empreendedoras Maria Elizabeth Galvão Batista Crispim, popularmente conhecida por “Beth Modas” e Maria Da Guia Medeiros de Queiroz, conhecida por “Da Guia Presentes”, para presidente e vice-presidente, respectivamente.

Maria Elizabeth Galvão Batista Crispim é empresária com atuação na indústria e comércio, proprietária da loja Beth Modas em Jucurutu e Santana do Matos. Recentemente ela lançou sua marca própria de nome muito promissor “Armadura”, marca essa que vem atingindo grande público em pouco tempo.

A nova presidente da CDL que tem 18 anos de experiência no comércio, formada em Administração e empreendedora Empretec, afirmou que irá buscar desenvolvimento econômico para o comerciante e comerciário. “Estou compondo essa nova diretoria para somar. Vou buscar desenvolvimento econômico e formativo para o comerciante e comerciário. Agradeço a todos que acreditaram na minha chapa e afirmo que serão dois anos de aprendizado e doação em busca do melhor para o nosso comércio”, afirmou.

Maria Da Guia Medeiros de Queiroz, também empresária no ramo varejista, atualmente enfrentou o desafio de entrar na indústria no projeto facções Guararapes, trazendo desenvolvimento para Jucurutu e atualmente emprega 30 pessoas nesse novo empreendimento, a Jucurutu Têxtil.

Ela que também é Empretec e conhece bem as dificuldades encontradas para inovar e avançar em tempos de crise, destaca que os empresários esperam da CDL atitude e desenvolvimento: “Os empresários esperam da CDL atitude e desenvolvimento. Chegamos para abraçar essa causa, como também buscar a unidade do comercio local”, disse. Jucurutu só ganha com essa nova diretoria. São mulheres de garra e com força de vontade de crescer. Elas vão presidir a entidade de 2017 a 2018.

07/10/2016
Por Danilo Evaristo em Notas

Audiência discute rumos da Caern e diretor nega privatização

A possibilidade de privatização da Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) foi rechaçada durante a audiência pública realizada na tarde da última quarta-feira (5), na Assembleia Legislativa. Convidados pelo deputado Fernando Mineiro (PT), representantes do Executivo disseram que a possibilidade de venda da companhia sequer é cogitada pelo Governo do Estado e que, no momento, o objetivo é melhorar os serviços prestados à população potiguar.

Proposta pelo deputado Fernando Mineiro, a audiência pública teve como objetivo discutir o saneamento básico de Natal e possível Programa de Parceria de Investimentos (PPI) para a companhia, que supostamente seguiria um entendimento nacional de abertura das estatais para capital privado como contrapartida a investimentos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

“São questões que precisamos discutir. Os sindicalistas não são contra a privatização somente para conservar seus trabalhos, mas não é o caso. A água é um direito sagrado de todos e é um risco ir para a iniciativa privada”, disse Mineiro, sugerindo ainda que o sindicato que representa os profissionais que atuam na área produzissem uma carta aberta relatando os riscos à sociedade.

Por outro lado, o diretor-presidente da Caern, Marcelo Toscano, garantiu que a privatização não é cogitada pelo Governo do Estado. Segundo o gestor, o maior objetivo da administração é fazer com que a Caern se torne ainda mais eficiente, cumpra com os planos para o saneamento básico e, dessa forma, ofereça serviços melhores à população. “O que queremos é uma empresa eficiente. E uma empresa pública eficiente não precisa ser privatizada”, resumiu o diretor.

06/10/2016
Por Danilo Evaristo em Notas

Bancários de 15 estados mais o DF decidem encerrar a greve

bancarios

Foto: Mateus Vidigal/G1

Do G1 – Após 31 dias de paralisação, bancários de alguns Estados já decidiram nesta quinta-feira (6) encerrar a greve da categoria após mais de um mês. As agências voltam a funcionar nesta sexta-feira (7). Há diversos sindicatos regionais discutindo neste momento se aceitam ou não a proposta dos bancos para encerrar a greve.

A terceira oferta apresentada Fenaban (Federação Nacional do Bancos) na noite de quarta-feira foi de reajuste de 8% em 2016 e abono de R$ 3.500. A proposta também inclui aumento de 10% no vale refeição e no auxílio-creche-babá e de 15% no vale alimentação.

Os bancos também se comprometeram a garantir aumento real de 1% em todos os salários e demais verbas. O acordo proposto pelos bancos tem validade de dois anos. Para 2017, os salários serão reajustados pela inflação (INPC/IBGE), mais 1% de aumento real.

06/10/2016
Por Danilo Evaristo em Notas

STF considera vaquejada ilegal e derruba lei do Ceará

SAMSUNG CAMERA PICTURES

STF considera vaquejada ilegal e derruba lei do Ceará – Foto: Danilo Evaristo

O Globo – O Supremo Tribunal Federal (STF) derrubou nesta quinta-feira a validade de uma lei do Ceará que regulamentou a vaquejada. A decisão abre caminho para que a prática seja banida em todo o país, se forem julgadas ações de amplitude nacional.

Por seis votos a cinco, os ministros da mais alta corte do país declararam que a vaquejada não é um apenas um esporte ou atividade cultural, mas uma forma de tratamento cruel aos animais. Pela prática, dois peões montados a cavalo tentam derrubar um boi pelo rabo. A cena é comum, principalmente em festas tradicionais de estados nordestinos.

— Na verdade, são manifestações extremamente agressivas contra os animais — disse a presidente do STF, ministra Cármen Lúcia, completando:

— Sempre haverá os que defendem que é uma atividade que vem de longo tempo e se encravou na cultura do nosso povo, mas também culturas se mudam e muitas foram levadas nessa condição, até que houvesse outro modo de ver a vida, e não somente a do ser humano.

O assunto começou a ser julgado na mais alta corte do país em agosto do ano passado, em uma ação direta de inconstitucionalidade proposta pela Procuradoria Geral da República contra a lei do Ceará. O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, lembrou que a Constituição Federal veda o tratamento cruel aos animais. No ano passado, o julgamento foi interrompido por um pedido de vista. A discussão foi retomada em junho, mas novamente interrompida. Hoje o debate foi concluído no plenário.

Além de Cármen Lúcia, formaram a maioria na votação os ministros Ricardo Lewandowski, Rosa Weber, Marco Aurélio Mello, Celso de Mello e Luís Roberto Barroso. Do outro lado, defenderam a prática como importante parte da cultura brasileira e também fonte de renda para os peões os ministros Edson Fachin, Gilmar Mendes, Teori Zavascki, Luis Fux e Dias Toffoli.


Busca no Blog

Facebook


Twitter


Parceiros