04/05/2016
Por Danilo Evaristo em Trânsito

RN: Governo lança nova campanha educativa do trânsito

detran

Governo do Estado lança no Detran a nova campanha educativa do trânsito

Reduzir o número de acidentes de trânsito é a marca da gestão do Governo do Estado, por meio do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-RN), que nesta terça-feira (3) reforçou o compromisso ao lançar a campanha educativa 2016: “Trânsito seguro está em nossas mãos”. O diretor do Detran, Júlio César Câmara, e a secretária de Comunicação do RN, Juliska Azevedo, apresentaram o novo conceito, reforçando a importância da iniciativa para salvar vidas. O diretor da Executiva Propaganda, Odemar Neto, exibiu as mídias que serão veiculadas na mídia. A trupe de teatro do Detran se apresentou, fazendo a abertura da solenidade com a participação dos servidores do departamento estadual.

Para a secretária de Comunicação, Juliska Azevedo, a ação de Governo tem amplo alcance social. “A campanha continuará conscientizando as pessoas para reduzir cada vez mais acidentes de trânsito. Chama atenção número de ocorrências com motos. Nos primeiros três meses de 2015, a maior unidade de saúde pública para atendimentos do trauma do RN, o hospital Walfredo Gurgel, contabilizou 2.448 acidentes envolvendo moto. Este ano, até o final de março, foram registradas 2.240 ocorrências. Conscientizar as pessoas faz toda diferença”, afirmou. O diretor geral do Detran, Júlio César, acrescenta que vem sendo constatada a redução do número de atendimentos vítimas de acidentes de trânsito, no Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel (HMWG). De janeiro a março deste ano foram feitos 2.574 boletins de atendimento destes casos, contra 2.759 em 2015.

04/05/2016
Por Danilo Evaristo em Notas

Idema inicia curso de educação ambiental nesta quarta

Tem início nessa quarta-feira (04), o curso de Educação Ambiental destinado a professores da rede pública de ensino. Promovido pelo Parque das Dunas e pela Subcoordenadoria de Planejamento e Educação Ambiental (SPEA) do Idema, o curso acontecerá nos dias 04, 05 e 06 de maio, e será ministrado por uma equipe de educadores ambientais e biólogos com o objetivo de contribuir para a compreensão dos princípios da responsabilidade ambiental e incentivar os profissionais da educação a aplicar os conhecimentos adquiridos em sala de aula.

As atividades iniciam na manhã dessa quarta-feira, às 8h, com uma peça teatral do grupo da Universidade Potiguar (UNP) que aborda a temática de doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegyhpti, mostrando a importância de medidas que combatam a proliferação do mosquito.

Após a apresentação da peça, os assuntos abordados ao longo do dia serão o Histórico da Educação Ambiental e Ecologia; Educação Ambiental nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), além de discussões sobre os problemas ambientais do Brasil e do Rio Grande do Norte. O conteúdo pragmático do curso está baseado em quatro pontos principais: educação ambiental, sustentabilidade, oficinas ecológicas e elaboração de projetos. Foram disponibilizadas 20 vagas para o curso, e ele acontece até sexta-feira (06), das 8h às 16h30, no auditório do Parque das Dunas.

04/05/2016
Por Danilo Evaristo em Notas

Prazo para tirar título de eleitor se encerra nesta quarta

Os cidadãos adultos e os jovens de 16 e 17 anos que pretendem votar nas eleições municipais de 2016 têm até esta quarta-feira (04) para tirar seu título no cartório eleitoral ou solicitar transferência de município, em caso de mudança de localidade. O prazo para alistamento eleitoral e transferência termina no dia 4 de maio.

Esta também é a data final para o eleitor que mudou de residência dentro do mesmo município pedir a alteração de endereço no seu título eleitoral. O prazo vale, ainda, para que o eleitor com deficiência ou mobilidade reduzida solicite sua transferência para uma seção eleitoral especial, a fim de que possa exercer o direito ao voto com mais tranquilidade e sem obstáculos de ordem urbana.

O alistamento eleitoral e o voto são obrigatórios para os maiores de 18 anos e facultativos para os analfabetos, os maiores de 70 anos e os maiores de 16 e menores de 18 anos, conforme o artigo 14 da Constituição Federal. Pode se inscrever para votar o jovem que completar 16 anos até o dia da eleição, em 2 de outubro.

Documentos

Quem for tirar o título de eleitor pela primeira vez deve comparecer ao cartório eleitoral com documento de identificação com foto, comprovante de residência recente e comprovante de quitação militar para os homens. A Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e o novo modelo de passaporte não são aceitos para efeito de inscrição eleitoral. No caso de transferência, o cidadão deve levar o título de eleitor, comprovantes de votação ou de justificativa feita em eleições anteriores, documento de identificação e comprovante de residência recente.

04/05/2016
Por Danilo Evaristo em Notas

Dilma diz que “está do lado certo da história” e que não vai renunciar

A presidenta Dilma Rousseff disse ontem (3) que recebeu pedidos para que renunciasse, mas que a “injustiça” que sofre com o processo de impeachment vai continuar visível. Ela voltou a dizer que está em curso um “golpe” no país, que é vítima de uma fraude e que não vai renunciar a seu mandato. Mais uma vez, a presidenta declarou estar “do lado certo da história”, que é a democracia.

“Muitas vezes, não foi uma nem duas, pediram que eu renunciasse, porque assim se esconde para debaixo do tapete esse impeachment sem base legal, portanto esse golpe. É extremamente confortável para os golpistas que a vítima desapareça, que a injustiça não seja visível. Eu quero dizer uma coisa para vocês: a injustiça vai continuar visível. Bem visível”, disse. Dilma voltou a dizer que não há causa para o impeachment e que a “democracia brasileira sofre um assalto porque querem encurtar o caminho”.

“Se eu for comparar com todos os presidentes que me antecederam, pelo menos os dois últimos, a situação é extremamente estranha. Eu fiz seis decretos. Quem mais fez foi FHC [Fernando Henrique Cardozo] que fez 101 decretos. Falaram que eu não estava cumprindo a meta fiscal. Foram feitos por demanda minha? Não, não fui eu que pedi”, disse, em referência a solicitações de edição dos decretos de crédito suplementar feitas por diferentes órgãos, como o Tribunal Superior Eleitoral. A presidenta fez as declarações ao participar do lançamento do Plano Safra de Agricultura Familiar 2016/2017, que vai fornecer R$ 30 bilhões em créditos para financiamento da produção orgânica e agroecológica de alimentos.

Agência Brasil

04/05/2016
Por Danilo Evaristo em Notas

Metade dos consumidores não vai comprar presente de Dia das Mães, diz pesquisa

Estadão Conteúdo – Pelo menos metade dos consumidores brasileiros (50%) não pretende comprar presente neste Dia das Mães, aponta pesquisa do Instituto Ipsos encomendada pela Associação Comercial de São Paulo (ACSP). Apenas 49% dos entrevistados afirmaram ter essa intenção, enquanto 1% não soube ou não quis responder. A data é considerada a segunda melhor do ano pelo varejo, atrás apenas do Natal.

Os dados levantados são muito semelhantes aos da pesquisa do ano passado. Naquela ocasião, 50% também disseram que não tinham intenção de comprar presente, 46% afirmaram que comprariam e 4% não souberam ou não quiseram responder.

A similaridade também é grande em outro ponto: quase um quarto (22%) dos que pretendem comprar presentes afirmam não ter decidido o que dar, exatamente o mesmo porcentual registrado em 2015. Os itens pessoais e de menor valor, como calçados, bolsas, roupas e acessórios, têm 40% da preferência desses consumidores. Já as joias, perfumes, cosméticos e bijuterias são as opções de 22%, enquanto as flores correspondem a um universo de apenas 8%.

“A pesquisa reforça o apelo que essa data comercial tem junto aos consumidores, que vão priorizar compras à vista – em outras palavras, itens de menor valor. Isso acontece em virtude das incertezas que pairam nesse momento sobre a economia e a política do Brasil”, afirma Alencar Burti, presidente da ACSP e da Federação das Associações Comerciais de São Paulo (Facesp), em nota divulgada à imprensa.

A grande diferença em relação à pesquisa do ano passado é o aumento da intenção em adquirir bens duráveis. Os produtos da linha branca, como geladeira, máquina de lavar, micro-ondas e fogão, foram lembrados por 8% dos consumidores, contra apenas 4% em 2015. Já o item chamado “Outros eletrodomésticos”, que não teve citações no ano passado, agora foi apontado por 4% dos entrevistados.

“Sabemos que, em decorrência da insegurança e do difícil acesso ao crédito, os bens duráveis não estão nos planos imediatos dos consumidores. O que a pesquisa indica, contudo, é que eles ainda têm o desejo de comprar esses itens para a mãe e para o lar. Ou seja, quando a situação econômica melhorar, essas compras devem se concretizar”, analisa Burti.

03/05/2016
Por Danilo Evaristo em Esporte

Arbitragem ‘Padrão Fifa’ na decisão do Potiguar 2016

arbitro

Foto: Wellington Rocha/Arquivo/Portal No Ar

Portal no Ar – A grande decisão do Campeonato Potiguar se aproxima. O jogo que define o melhor clube do RN acontece neste sábado (7), no Frasqueirão, a partir das 16 horas. ABC e América se enfrentam e, como o primeiro ‘Clássico Rei’ acabou em 3 a 3, um vitória simples garante o título a qualquer um dos times. Um novo empate, leva a decisão à disputa de pênaltis.

A arbitragem para essa importante partida já foi definida. Confira:

Árbitro: Heber Roberto Lopes – FIFA/SC

Assistente 1: Guilherme Dias Camilo – FIFA/MG

Assistente 2: Neuza Ines Back – FIFA/SC

4º árbitro: Zandick Gondim Alves Júnior – CBF/RN

5º árbitro: Ruan Neres Souza de Queirós – CBF/RN

03/05/2016
Por Danilo Evaristo em Natal

Câmara rejeita pedido de impeachment de Carlos Eduardo

carlos eduardo

Foto: Alberto Leandro/PortalNoar

Com 18 votos contra e apenas sete a favor, a Câmara Municipal de Natal rejeitou, na tarde desta terça-feira (3), o pedido de impeachment do prefeito Carlos Eduardo (PDT), protocolado pelo PSOL. Quatro vereadores não compareceram à votação. A alegação que embasava o pedido foi de que o pedetista não encaminhou a prestação de contas do balanço financeiro de 2015 até o dia 31 de março deste ano, como manda a Lei.

No entanto, a maioria dos parlamentares entendeu que esse não é motivo suficiente para afastar o gestor da sua função. Seriam necessários dois terços da Casa para aprovar a admissibilidade. A oposição não conseguiu nem metade do apoio. Com isso, o pedido de impeachment foi arquivado pela mesa-diretora do legislativo municipal, presidida pelo vereador Franklin Capistrano (PSB).

Portal no Ar

03/05/2016
Por Danilo Evaristo em Esporte

Liga dos Campeões: Atlético suporta pressão, perde por 2 a 1 para o Bayern e vai à final

Estadão Conteúdo – A valentia do Atlético de Madrid mais uma vez atingiu níveis inesperados. Em uma Liga dos Campeões dominada por grandes estrelas e futebol vistoso dos mais ricos clubes do mundo, o time espanhol eliminou simplesmente o Barcelona e, agora, o Bayern de Munique para voltar à decisão do torneio, a segunda nos últimos três anos. Na Alemanha, em uma verdadeira batalha, perdeu para o Bayern por 2 a 1 nesta terça-feira, resultado suficiente para garantir sua classificação.

Foi um jogo daqueles para ficar na memória de quem gosta de futebol. O Bayern dominou completamente o primeiro tempo, abriu o placar e poderia ter feito o segundo se Thomas Müller não perdesse pênalti. Na etapa final, o Atlético, bem ao seu estilo, aproveitou um raro contra-ataque para empatar. Lewandowski recolocou os bávaros em vantagem e o pênalti perdido por Fernando Torres fez com que a pressão durasse até o apito final, só para deixar a classificação ainda mais chorada, ao estilo dos comandados de Diego Simeone.

O técnico argentino, aliás, é o grande responsável por esta classificação. Mesmo com recursos limitados, colocou seu espírito guerreiro em um clube que se afirma entre os grandes a cada ano. Prova disso é a segunda final de Liga dos Campeões alcançada em três anos. Se em 2013/2014 perdeu na prorrogação para o Real Madrid, agora espera quem passar do confronto entre o próprio Real e o Manchester City para conhecer seu adversário na decisão que acontecerá no dia 28 de maio, em Milão, quando brigará por seu primeiro título do torneio na história.

Por outro lado, ficou a decepção do lado bávaro no encerramento do trabalho de Pep Guardiola por lá, já que ele está acertado com o Manchester City para a próxima temporada. Se em âmbito nacional o técnico teve sucesso e deve confirmar seu terceiro título alemão este ano, na Liga dos Campeões, caiu três vezes consecutivas nas semifinais.

03/05/2016
Por Danilo Evaristo em Notas

Nelter destaca importância de recuperação de estradas

Nelter

Nelter destaca importância de recuperação de estradas

O deputado Nelter Queiroz (PMDB) destacou a iniciativa do Governo Estadual em realizar obras de recuperação de estradas em diversas regiões do RN. Na sessão plenária desta terça-feira (3), o parlamentar também mencionou o esforço da atual gestão em desbloquear recursos junto ao Governo Federal para investir na malha viária de importantes municípios do Estado.

“Parabenizo o Departamento de Estradas e Rodagens (DER) que já concluiu obras em Caicó e Jucurutu. Tenho cobrado melhorias nas estradas do Seridó e nesta semana as obras deverão ter um avanço ainda maior”, afirmou o deputado. Nelter afirmou que a atual gestão encontrou recursos bloqueados no Ministério dos Transportes e está empreendendo gestões para desbloquear cerca de R$ 27 milhões que só podem ser utilizados com finalidade específica na recuperação de estradas, aeroportos e rodovias.

Nelter Queiroz também mencionou a importância de investimentos do Governo na Ilha de Santana, um dos pontos turísticos de Caicó, espaço para arte, cultura, esporte e lazer da população e turistas. O parlamentar mencionou o recente edital de licitação publicado no Diário Oficial do Estado que prevê, entre outras melhorias, a instalação do gás, a de para-raios e realização de obras de acessibilidade nas calçadas que formam o complexo turístico da ilha.

Com relação às obras anunciadas pelo Governo para recuperação de estradas no RN, elas representam cerca de mais de R$ 300 milhões, entre verbas do Tesouro Estadual e arrecadação da Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico (CIDE).

03/05/2016
Por Danilo Evaristo em Notas

Sesap abre inscrições para curso sobre Processos de Trabalho

A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), através da Subcoordenadoria de Capacitação (SUCA) e do Centro de Formação de Pessoal para os Serviços de Saúde (CEFOPE) realiza, a partir do dia 16/05, o curso de atualização “Refletindo e Organizando os Processos de Trabalho”, destinado a quatro turmas de profissionais de saúde de nível médio de Natal e da grande Natal.

Realizado no Cefope, as turmas serão divididas em módulos, nos turnos da manhã e tarde, nos horários das 8 às 12h e das 13:30 às 17:30h. A carga horária do curso é de 60h, sendo 40h presenciais, o que corresponde a dez encontros duas vezes por semana. As inscrições serão realizadas na sede do Cefope (avenida Alexandrino de Alencar), e na SUCA(9º andar do edifício sede da Sesap), em Natal, nos dia 05 deste mês, das 8 às 12h e 14 às 16h, e no dia 06, das 08 às 12h. Serão disponibilizadas 30 vagas para cada turma.


Busca no Blog

Facebook


Twitter


Parceiros