03/05/2016
Por Danilo Evaristo em Notas

Após liberação da Justiça, WhatsApp volta a funcionar

Depois da decisão da Justiça de Sergipe, que liberou o uso do aplicativo WhatsApp no país, usuários relatam que o serviço começou a funcionar em várias partes do país. Em redes sociais como Facebook e Twitter, internautas comemoram a volta do aplicativo de troca de mensagens.

No início da tarde, o desembargador do Tribunal de Justiça de Sergipe Ricardo Múcio Santana de Abreu Lima deferiu um pedido de reconsideração do WhatsApp e determinou que o serviço seja liberado em todo o país. A volta do serviço depende de cada operadora de telefonia, que devem ser notificadas da decisão. O WhatsApp estava fora do ar desde as 14h de ontem, por determinação judicial. Inicialmente, a medida valeria por 72 horas, ou seja, até as 14h de quinta-feira (5). As informações são da Agência Brasil.

03/05/2016
Por Danilo Evaristo em Notas

Justiça de SP envia pedido de prisão de Lula para Moro

lula

Foto: Andressa Anholete / AFP

A Justiça de São Paulo enviou ao juiz federal Sérgio Moro, da 13ª Vara Federal de Curitiba, um pedido de prisão preventiva do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. De acordo com informações de VEJA.com, os autos enviados pela juíza Maria Priscilla Oliveira, da 4ª Vara Criminal de São Paulo, acusam o petista de lavagem de dinheiro e falsidade ideológica no caso do imóvel tríplex no Guarujá (SP).

Em março deste ano, a magistrada já tinha decidido encaminhar o processo para o juiz federal. Contudo, só agora os documentos foram enviados para a Vara Federal de Curitiba. No entendimento da juíza, os crimes são de âmbito federal e podem estar relacionados ao esquema de corrupção na Petrobras.

“O pretendido nestes autos, no que tange às acusações de prática de delitos chamados de ‘lavagem de dinheiro’, é trazer para o âmbito estadual algo que já é objeto de apuração e processamento pelo Juízo da 13ª Vara Federal de Curitiba/PR e pelo MPF, pelo que é inegável a conexão, com interesse probatório entre ambas as demandas, havendo vínculo dos delitos por sua estreita relação”, afirmou a juíza em sua decisão.

Como o ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), suspendeu a nomeação de Lula como ministro-chefe da Casa Civil, ele está sem o direito de foro privilegiado.  A partir de agora, está nas mãos de Moro decidir se acata ou não o pedido de prisão do ex-presidente.

03/05/2016
Por Danilo Evaristo em Notas

Municípios do RN acumulam dívida de R$ 147 milhões em precatórios

A Divisão de Precatórios do Tribunal de Justiça do RN divulgou a relação de entes devedores de precatórios, atualizada até o mês de abril. Alista traz a dívida do Estado, municípios e demais entes, referentes ao atual exercício e à dívida acumulada nos exercícios anteriores. Atualmente, são 91 municípios com pendências, totalizando um passivo de R$ 147.077.521,39.

Segundo o juiz Bruno Lacerda, chefe da Divisão de Precatórios, 52 municípios estão em atraso para com o pagamento de suas obrigações e estão sendo cobrados, havendo procedimento de bloqueio e sequestro de valores para regularizar a inadimplência.

Entre as maiores dívidas com precatórios, o Governo do Estado tem uma dívida total de R$ 386,6 milhões, enquanto o município de Natal acumula um passivo de R$ 89,7 milhões. Na administração indireta, o Idema tem uma dívida de R$ 24,7 milhões.

Ranking dos municípios com maiores dívidas:

Natal – R$ 89.799.230,15

João Câmara – R$ 15.572.210,29

Santa Cruz – R$ 8.685.755,50

Caicó – R$ 7.135.574,33

Parnamirim – R$ 2.183.501,19

Jandaíra – R$ 2.140.127,09

Pau dos Ferros – R$ 1.956.176,68

Mossoró – R$ 1.514.343,09

Rui Barbosa – R$ 1.419.569,89

Assú – R$ 974.146,88

TOTAL – R$ 131.380.635,09

03/05/2016
Por Danilo Evaristo em Educação

Simulado online do Enem será reaberto no fim de semana

O ministro da Educação, Aloizio Mercadantes, anunciou ontem (2) que o simulado online do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) será reaberto no próximo fim de semana (7 e 8 de maio) para todas os interessados. Não é necessário que o candidato esteja no último ano do ensino médio para participar. O teste estará acessível na plataforma de estudos Hora do Enem.

No fim de semana passado, o simulado foi aplicado a alunos do terceiro ano do ensino médio. No entanto, a grande procura gerou fila virtual de acesso para realização da prova e fez com que o ministério prorrogasse o prazo de aplicação do simulado.

O exame tem 80 itens, com a mesma metodologia de elaboração de questões do Enem. O conteúdo é composto principalmente por assuntos vistos nas escolas até abril. A partir do momento de início do exame online, o estudante terá até quatro horas ininterruptas para finalizá-lo. O resultado e o gabarito serão divulgados ao fim do exame.

De acordo com o Ministério da Educação, a abrangência dos assuntos cobrados nos simulados avançará conforme o desenvolvimento dos aprendizados do ano letivo. Na prática, o último simulado corresponde a um exemplo de teste completo de como serão, de fato, as provas do Enem de 2016. O Enem de 2016 ocorrerá nos dias 5 e 6 de novembro e as inscrições estarão abertas de 9 a 20 de maio. As informações são da Agência Brasil.

03/05/2016
Por Danilo Evaristo em Notas

Vacinação contra a gripe H1N1 segue até dia 20 de maio

Após o “Dia D” da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza 2016, ocorrido no último sábado, 30 de abril, o Rio Grande do Norte contabiliza a vacinação de 34,10% do público-alvo a ser vacinado. Desde o início da campanha, dia 25 de abril, foram aplicadas 228 mil doses da vacina em todo o estado.

“Os dias que seguem até o final da campanha são essenciais para atingirmos a meta, que é de vacinar 80% de cada grupo prioritário”, afirmou a responsável técnica peoa Programa Estadual de Imunização, Zaira Santiago.

Pessoas com 60 anos ou mais, crianças de 6 meses até menores de 5 anos, gestantes, puérperas (até 45 dias pós-parto), trabalhadores da saúde (todos os níveis de complexidade), povos indígenas, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições especiais, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional e adolescente e jovens sob medida socioeducativas (12 a 21 anos) fazem parte dos grupos prioritários que devem receber a vacina.

03/05/2016
Por Danilo Evaristo em Rio Grande do Norte

Secretárias de Educação e Saúde tomam posse hoje (03)

Tomam posse nesta terça-feira (3) a médica Eulália de Albuquerque Alves e a professora Cláudia Santa Rosa como titulares as secretarias da Saúde Pública (Sesap) e da Educação e da Cultura (Seec), respectivamente.  A solenidade está marcada para as 11h, na Escola de Governo, no Centro Administrativo.

Cláudia Santa Rosa é doutora em Educação e coordena ações desenvolvidas junto a escolas públicas estaduais e municipais, especialmente de Natal e de Parnamirim, por meio da organização não governamental Instituto de Desenvolvimento da Educação (IDE). A educadora, pós-graduada em piscopedagogia, ainda coordena o projeto “Observatório da Educação do Rio Grande do Norte”.

A especialista em Ortopedia e Traumatologia Eulália Alves tem larga experiência na Saúde Pública. Atualmente exercia o cargo de diretora técnica do Hospital Deoclécio Marques. Antes disso, foi chefe do setor de Ortopedia e Traumatologia do Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel, por 14 anos, e da Promater, durante 10 anos.

03/05/2016
Por Danilo Evaristo em Notas

Usuários reclamam em redes sociais de bloqueio do WhatsApp

Os serviços de troca de mensagens pelo aplicativo WhatsApp já estão bloqueados em todo o país por determinação do juiz Marcel Montalvão, da comarca de Lagarto (SE). A medida vale inicialmente por 72 horas, mas, se houver uma liminar derrubando a decisão, o serviço pode ser retomado antes desse prazo.  O assunto está repercutindo nas redes sociais como Twitter e Facebook.

No Twitter, o bloqueio do WhatsApp está em primeiro lugar nos trending tops do país. Além de reclamar sobre a falta do serviço, os usuários fazem brincadeiras sobre como se comunicar sem o whatsApp. No Facebook, internautas compartilham notícias e opiniões sobre o tema, além de memes relacionados ao bloqueio. As hashtags #nãoaobloqueio e #whatsappsembloqueio também estão sendo usadas.

A ordem de bloquear o WhatsApp ocorreu pelo mesmo motivo que levou ao pedido de prisão do vice-presidente do Facebook, em março deste ano: a empresa não forneceu à Justiça mensagens relacionadas a uma investigação sobre tráfico de drogas. O aplicativo já havia sido bloqueado em dezembro do ano passado, mas o serviço foi restabelecido em 12 horas por uma medida liminar. Segundo o Sindicato Nacional das Empresas de Telefonia e de Serviço Móvel Celular e Pessoal (SindiTelebrasil), todas as companhias receberam a intimação e cumprirão a determinação judicial.

Agência Brasil

03/05/2016
Por Danilo Evaristo em Notas

Segurança: Governo já promoveu mais de 5.300 agentes

O Governo do Estado do Rio Grande do Norte, por meio da Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed), promoveu nesta sexta-feira (29) mais 1.116 policiais e bombeiros militares. Com isso, já somam 5.314 agentes de segurança pública promovidos pelo governador Robinson Faria em apenas 16 meses de gestão, sendo 3.377 militares estaduais (203 oficiais e 3.174 praças) e 809 policiais civis.

As listas dos promovidos foram publicadas nos boletins internos das respectivas instituições. Do total de promovidos nesta sexta-feira, 1.039 são policiais militares e 77 bombeiros. Da PM foram promovidos 830 militares a graduação de cabo, 53 a 3º sargento, 52 a 2º sargento, 52 a 1º sargento e 52 a subtenente. Já o CBMRN, promoveu 55 militares a cabo, sete a 2º sargento, onze a 1º sargento e quatro a subtenente.

As promoções são retroativas ao dia 21 de abril e foram oficializadas em publicação nos Boletins Gerais das instituições. O governador Robinson Faria destaca que, em seu governo, já foi realizado o maior número de promoções da história do Rio Grande do Norte. “Estamos cumprindo o nosso compromisso com a corporação e com a população em geral, que espera ter uma polícia dedicada e motivada para protegê-la. Nosso governo valoriza os policiais e bombeiros militares”, afirma.

02/05/2016
Por Danilo Evaristo em Jucurutu/RN

Em busca do bicampeonato, Jucurutu disputará a Copa Garoto Bom de Bola do RN‏

Jucurutu

Em busca do bicampeonato, Jucurutu disputará a Copa Garoto Bom de Bola do RN‏

Em busca do título de bicampeã, a seleção sub-14 de futebol masculina de Jucurutu realiza nesta semana os últimos treinos para disputar pela quarta vez consecutiva a Copa Escolar de Futebol Garoto Bom de Bola, promovida pelo governo estadual, através da secretaria de Estado do Esporte e Lazer.

Os garotos de Jucurutu integram o “Grupo Sete” do certame, ao lado de Lagoa Nova e Currais Novos e estreará na competição no próximo domingo (08), às 15h30, encarando o selecionado de Lagoa Nova. Todos os jogos desta fase inicial serão disputados na cidade de Currais Novos. As três equipes do Seridó se enfrentarão entre si e o time que fizer a melhor campanha conquistará classificação para a fase seguinte da Copa.

O prefeito George Queiroz informa que a participação da seleção de Jucurutu na Copa, conta novamente com o apoio da prefeitura municipal: “Os garotos da nossa seleção terão todo o apoio da prefeitura municipal necessário para esta disputa que será realizada a partir do próximo domingo. E com muita satisfação vamos defender o título da competição conquistada com muito esforço no ano passado, após o terceiro ano de participação neste evento esportivo”, comenta o prefeito George Queiroz.

Para o secretário municipal de Esporte, Lazer e Turismo, Pablo Cassiano, a Copa Garoto Bom de Bola do RN, tem um grande significado para a gestão municipal – que incentiva constantemente o esporte amador local -, como também para os garotos que disputaram as edições passadas, desde 2013, especialmente aqueles que estiveram na edição 2015. “Aquela conquista representa um marco especial escrito na história esportiva do nosso município, pois se trata de um título a nível estadual, até então não conquistado e nós conquistamos com total apoio da gestão do prefeito George Queiroz”, observou.

02/05/2016
Por Danilo Evaristo em Jucurutu/RN

Shalom Cardan promoveu simpósio em Jucurutu-RN

page

Fotos: Danilo Evaristo

No último final de semana o município de Jucurutu foi palco de um grande evento na área de educação, promovido pelo Centro de Educação Profissional Shalom Cardan, que contou com a participação de cerca de 300 alunos de vários polos de 15 cidades diferentes, localizadas nos estados do Rio Grande do Norte e da Paraíba, intitulado VI Simpósio de Educação e Interdisciplinaridade da instituição de ensino superior.

O desenvolvimento da programação do evento, pautada na realização de palestras, oficinas e mini cursos, ocorreu no Larissa Gabriela Festas e na Escola Joel Lopes Galvão. A primeira parte do Simpósio realizada durante a sexta-feira (29/03) contou com a participação de centenas de alunos da rede municipal e estadual de ensino do município, com a realização de várias provas de atletismo no campo do bairro Santa Isabel e torneio de futsal.

O VI Simpósio de Educação e Interdisciplinaridade da Shalom Cardan, encerrado neste domingo (01), contou ainda com a participação especial do cantor Elizaldo Alves de São Vicente-RN, que participou do programa ‘The Voice Kids’ da Rede Globo. O evento teve o apoio institucional da prefeitura municipal de Jucurutu. Os secretários municipais Pablo Cassiano (Esporte, Turismo e Lazer) e Maria Luciete (Educação e Cultura), prestigiaram o Simpósio representando o prefeito George Queiroz.

O prefeito George Queiroz parabenizou o evento e reforçou o suporte oferecido pelo município para esse tipo de ação: “Nós ficamos felizes com o sucesso do evento e esse tipo de iniciativa contará sempre com nossa parceria, pois ao trazer centenas de pessoas para Jucurutu, esse tipo de evento acaba movimentando e aquecendo a economia local”, concluiu o prefeito.


Busca no Blog

Facebook


Twitter


Parceiros