Governador Robinson reúne-se com a bancada federal
O governador Robinson Faria reuniu-se, em Brasília-DF, nesta quarta-feira (04) com a bancada de deputados federais e senadores que representam o Rio Grande do Norte no Congresso Nacional. Durante o encontro, o chefe do Poder Executivo ressaltou a necessidade dos parlamentares prestarem apoio administrativo ao Governo do Estado. “Nós representamos o povo e a responsabilidade com o futuro Rio Grande do Norte é de todos. Por isso faço um pedido de pactuação, para uma convivência republicana, onde ocorra uma troca de ideias entre todos. Nosso estado depende muito de nossa união, sensibilidade e solidariedade”, disse Robinson.
Ainda em sua fala aos parlamentares, o governador pontuou a necessidade de repetir-se encontros como o de ontem para que ocorra uma maior troca de ideias entre os deputados e senadores e os membros do Governo do Estado. “Espero que tenhamos reuniões como esta com mais regularidade, porque precisamos estar juntos. Conto com o apoio de todos, principalmente no campo das ideias e das sugestões. Quero agradecer a todos pela presença e reforçar o desejo de contar com o apoio à gestão”, declarou ele.
A reunião foi realizada com a presença dos senadores José Agripino e Garibaldi Filho e os deputados federais Fábio Faria, Felipe Maia, Rafael Motta, Zenaide Maia, Rogério Marinho, Beto Rosado, Antônio Jácome e Walter Alves, além do presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab. O deputado estadual Dison Lisboa, líder do Governo na Assembleia Legislativa, também acompanhou a reunião.
O grupo foi recebido pelo deputado Fábio Faria, que articulou o encontro em sua residência. Coordenador da bancada potiguar em Brasília, Felipe Maia assegurou o apoio dos parlamentares ao Governo do Estado. “Sempre preguei a ideia de unidade. Nós temos a menor bancada e se não estivermos unidos em torno dos projetos do RN o único que tem a perder é o nosso estado. Coloco-me, como deputado federal e coordenador da bancada , à disposição para sempre articular e estar presente ao lado do governador no que for preciso”, completou Maia.
A Câmara de Mapeamento de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI) divulgou nesta quarta-feira (4) o relatório estatístico a cerca de crimes contra a vida no Rio Grande do Norte. Segundo os dados apresentados pela Câmara, os índices voltaram a reduzir no estado, quando comparado com os meses anteriores. Em abril foram registrados 147 crimes violentos no RN, sendo 15% a menos do que março e 8% a menos do que em fevereiro, se equiparando ao índice de janeiro deste ano. As cidades incluídas no Pacto Nacional de Redução de Homicídios, Natal, Mossoró e Parnamirim, também acompanharam a redução estadual.
Em Natal, foram registrados 42 CVLIs no mês de abril, ou seja, 25% a menos do que em março, enquanto que em Mossoró, com 16 casos, registrou uma redução de 24% em comparação com o mês passado e 41% em relação a janeiro e fevereiro deste ano. A redução de CVLIs em Parnamirim neste mês foi de 25% em comparação com os meses de março e fevereiro e 55% em relação ao mês de janeiro deste ano. Parnamirim registrou 9 assassinatos em abril. Segundo os estudos da Câmara de CVLI, a arma de fogo (15,1%) continua sendo o meio mais empregado nestes crimes.
As ações relacionadas ao tráfico de drogas (17,9%) são as principais motivações das mortes registradas neste ano no estado, seguida pela violência interpessoal (59,1%). O relatório, produzido pela Coordenadoria de Informações Estatísticas e Análise Criminal (Coine) é auditado e acompanhado pelos membros efetivos da Sesed, além do Tribunal de Justiça do RN, Ministério Público Estadual, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Estadual, Defensoria Pública Estadual, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-RN), Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente, Conselho Estadual de Direitos Humanos e da Cidadania, UFRN, UFERSA e UERN, entre outros.
O sorteio do concurso 1.815 da Mega-Sena pode pagar um prêmio de R$ 31,5 milhões para quem acertar as seis dezenas nesta quinta-feira (5). O sorteio ocorre às 20h (horário de Brasília), no Terminal Rodoviário Tietê, em São Paulo (SP).
O sorteio extra faz parte do especial “Mega-Sena das Mães” e altera o calendário dos demais sorteios desta semana: o concurso 1.814 foi realizado na terça-feira (3) e o 1.816 será no sábado (7). De acordo com a Caixa Econômica Federal (CEF), se um apostador levar o prêmio sozinho e aplicá-lo integralmente na poupança, receberá cerca de R$ 198 mil por mês em rendimentos. Caso prefira, poderá adquirir 39 imóveis no valor de R$ 800 mil cada ou 7 helicópteros.
Governador promove agentes de segurança pública do RN
O governador Robinson Faria promoveu nesta terça-feira (3) mais 14 agentes de segurança pública. Ao todo, foram promovidos 12 policiais militares, sendo três coroneis e dois tenentes coroneis do quadro operacional e um coronel, três tenentes coroneis, dois majores e um capitão do quadro de saúde, além de um tenente coronel do quadro de combatentes do Corpo de Bombeiros e um agente de Polícia Civil para 1ª classe.
Com essas promoções, a Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed) já soma 5.326 agentes de segurança pública promovidos em apenas 16 meses de gestão, sendo 4.516 militares estaduais (227 oficiais e 4.289 praças) e 810 policiais civis. As promoções desta terça-feira são retroativas ao dia 21 de abril e serão oficializadas em publicação no Diário Oficial do Estado (D.O.E).
A versão online, que traz a publicação antecipadamente, pode ser visualizada a partir deste momento pelo endereço www.diariooficial.rn.gov.br. “Estamos cumprindo o nosso compromisso com as corporações e com a população em geral, que espera ter uma polícia dedicada e motivada para protegê-la. Nosso governo valoriza os policiais e bombeiros militares”, destacou o governador Robinson Faria que, em seu governo, já realizou o maior número de promoções da história do Rio Grande do Norte.
A Audiência Pública solicitada pelo deputado estadual Vivaldo Costa (PROS), para discutir a Psiquiatria do Rio Grande do Norte, acontece nesta quarta-feira (4), às 14h30min, no auditório Cortez Pereira, sede do Legislativo Estadual. Segundo o parlamentar, a primeira meta é o debate, e num segundo momento será a modificação da lei que trata da Psiquiatria.
“Existe uma consciência no Seridó de que precisamos de leitos psiquiátricos. Há 22 anos foi criada uma lei estadual que proíbe a criação de novos leitos, e foram fechados muitos deles. Existem alguns serviços de uma tentativa de desospitalização, mas que na prática não funciona”.
O parlamentar explica que a urgência em tratar sobre o assunto veio depois de uma conversa com o presidente da Associação Norte-rio-grandense de Psiquiatria, Leonardo Barbosa, que expôs a dificuldade em cuidar dos pacientes que apresentam algum tipo de problema de ordem psicológica. Diversos médicos especialistas, que também lutam pela causa da Psiquiatria, foram convidados para participar da audiência na Assembleia Legislativa.
Agência Brasil – O Conselho de Ética e Decoro Parlamentar do Senado aprovou hoje (3) o parecer do relator, senador Telmário Mota (PDT-RR), que recomenda a cassação do mandato do senador Delcídio do Amaral (sem partido-MS). Foram 13 a favor do parecer, nenhum contrário e uma abstenção.
Com a aprovação, o processo contra Delcídio segue para a Comissão de Constituição e Justiça do Senado. De acordo com Telmário Mota, não há dúvida de que o senador Delcídio do Amaral tenha abusado de suas prerrogativas constitucionais e maculou a imagem do Senado ao atuar, de acordo com o Ministério Público Federal (MPF), para atrapalhar as investigações da Operação Lava Jato.
Do G1 e da TV Globo – O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, incluiu o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o empresário José Carlos Bumlai e seu filho Maurício Bumlai numa denúncia apresentada contra o senador Delcídio do Amaral (sem partido-MS) e o banqueiro André Esteves. Janot disse que o ex-presidente manteve controle sobre as decisões do esquema operado na Petrobras. Lula tentou ainda influenciar o andamento da Lava Jato, segundo o procurador-geral.
“Embora afastado formalmente do governo, o ex-presidente Lula mantém o controle das decisões mais relevantes, inclusive no que concerne as articulações espúrias para influenciar o andamento da Operação Lava Jato, a sua nomeação ao primeiro escalão, à articulação do PT com o PMDB, o que perpassa o próprio relacionamento mantido entre os membros deste partidos no concerta do funcionamento da organização criminosa ora investigada”, disse Janot na peça apresentada ao STF.
“Essa organização criminosa jamais poderia ter funcionado por tantos anos e de uma forma tão ampla e agressiva no âmbito do governo federal sem que o ex-presidente Lula dela participasse”, afirmou o procurador-geral. Em nota, o Instituto Lula negou participação do ex-presidente nos fatos investigados na Operação Lava Jato e disse ainda que ele “não deve e não teme investigações.
“Não recebi intimação, portanto, desconheço qualquer processo. Acredito nas instituições, especialmente no trabalho do Ministério Público Federal. E em sendo verdade, será uma ótima oportunidade para esclarecer possíveis equívocos. De qualquer maneira saliento que todas as minhas doações foram registradas no Tribunal Superior Eleitoral e todos anseios do meu Estado foram tratados de forma institucional com absoluto zelo a coisa pública e ética na política”.
Ninguém acertou as seis dezenas do concurso 1.814 da Mega-Sena, cujo sorteio foi realizado nesta terça-feira (3) no Terminal Rodoviário Tietê, em São Paulo (SP). Veja as dezenas: 09 – 11 – 27 – 46 – 51 – 53.
A quina teve 51 apostas ganhadoras e cada uma levará R$ 30.125,16. Outras 3.473 apostas acertaram a quadra e vão levar R$ 631,97 cada uma. O sorteio foi realizado nesta terça devido à edição especial “Mega-Sena das Mães”, que tem um concurso extra e altera o cronograma da semana.
A estimativa de prêmio para o concurso 1.815, a ser realizado na quinta (5), é de R$ 31,5 milhões. O sorteio do concurso 1.816 será no sábado (7). As apostas podem ser feitas até as 19h (de Brasília) do dia do sorteio, em qualquer lotérica do país. A aposta mínima custa R$ 3,50.
Serviço de limpeza pública atinge toda zona urbana de Jucurutu
“Cerca de 40 homens iniciaram a um mês, pequenos mutirões centralizados na zona urbana de Jucurutu objetivando dar mais agilidade na limpeza pública, capinando, removendo entulhos e realizando a coleta de lixo todos os dias, com exceção dos fins de semana”, conta Alexandre da Silva Bezerra, o popular “Chumbinho”, secretário municipal de Obras e Serviços Urbanos.
Conforme o prefeito George Queiroz destaca, o serviço já atingiu toda a área urbana do município: “O serviço de limpeza pública já atingiu toda a área urbana do município, além de ter sido realizado nos distritos de Barra de Santana, Boi Selado e na comunidade Santa Rita”, afirmou o prefeito. O trabalho que já atingiu todas as partes do município passará por um processo de aceleração visando manter a limpeza frequente e sempre a disposição de atender demandas inesperadas informadas pela população a secretaria de Obras e Serviços Urbanos.