17/05/2016
Por Danilo Evaristo em
SaúdeA campanha contra a Influenza, que teve inicio no Rio Grande do Norte em 25 de abril e prossegue até 20 de maio de 2016, alcançou até o momento 58,06% de cobertura vacinal em todo o estado. De acordo com o Programa Estadual de Imunizações, até agora apenas dois municípios atingiram a meta mínima que é de vacinar 80% da população prioritária: Lucrécia (86%) e São Vicente (84,85%).
De acordo com Zaira Santiago, responsável técnica pelo Programa Estadual de Imunizações, “todos os municípios já receberam doses suficientes para o alcance da meta. Ontem, dia 16, iniciou-se a distribuição da cota referente a completitude de 100% das doses. Pedimos a colaboração e empenho de todos os municípios no tocante ao alcance das metas, considerando a relevância da Campanha no controle da morbimortalidade do vírus Influenza”.
São grupos prioritários: indivíduos com 60 anos ou mais, crianças de 6 meses até menores de 5 anos, gestantes, puérperas (até 45 anos pós-parto), trabalhadores da saúde (todos os níveis de complexidade), povos indígenas, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições especiais, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional, além de adolescentes e jovens sob medida socioeducativas (12 a 21 anos).

Natal foi o 2º destino nacional mais visitado no 1º trimestre de 2016
A capital potiguar foi a segunda cidade brasileira mais visitada nos três primeiros meses de 2016, segundo análise da Decolar.com, maior agência de turismo da América Latina. Dentre os destinos nacionais, que foram a preferência dos viajantes brasileiros durante o período, Rio de Janeiro lidera o ranking, seguido por Natal, Fortaleza e Maceió.
Se analisarmos janeiro, fevereiro e março, separadamente, notamos que Rio de Janeiro e Natal se mantêm nas primeiras colocações. No mês de março, entretanto, ocupam posições inversas (Natal em 1º lugar e Rio de Janeiro em 2º).
Comparando com números de 2015, Natal subiu uma posição no ranking, a partir do crescimento de 71% na venda de pacotes. No Rio de Janeiro, o aumento foi de apenas 48%. Foz do Iguaçu está em 5º lugar na colocação atual, ocupava a 1ª posição no mesmo período de 2015.
17/05/2016
Por Danilo Evaristo em
Caicó
43ª Exposição Agropecuária do Seridó acontece neste fim de semana em Caicó
A cidade de Caicó sedia nos próximos dias 20, 21 e 22 de maio a 43ª Exposição Agropecuária do Seridó, que faz parte do Circuito Estadual de Exposições Agropecuárias realizado pelo Governo do Estado por meio da Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Pesca (Sape). A expectativa é reunir em torno de mil animais, entre caprinos, ovinos e bovinos, em uma programação que inclui julgamento de raças, exposição de animais, leilão, shows culturais e comercialização de artesanato regional.
O evento acontece no Parque de Exposição Walfredo Gurgel e a abertura oficial está marcada para sexta-feira (20), às 19h, com a presença do secretário de Agricultura Guilherme Saldanha. “A exposição de Caicó é de extrema importância para toda a região do Seridó porque movimenta a economia dos municípios do entorno, além de oferecer uma programação diversificada para a população”, frisa o secretário.
Os bancos do Brasil e do Nordeste estarão na exposição oferecendo linhas de crédito especiais para os produtores rurais. De acordo com Saldanha, ampliar o diálogo com as instituições financeiras e desburocratizar o acesso do produtor ao crédito serão alguns de seus principais objetivos à frente da Sape.
A entrada dos animais acontece na quarta e quinta-feira, e na sexta, a partir das 13h, tem início a mensuração dos caprinos e ovinos que participarão do julgamento de raças. No sábado, a partir das 8h, começa o julgamento desses animais. A noite, às 20h, está marcado o Grande Leilão Seridó, tradicional na programação do evento, e que deve levar ao pregão 40 lotes de animais de alta qualidade.
Foram colocados à venda 60 currais para caprinos e ovinos, 40 para bovinos e 160 argolas. Serão entregues R$ 12 mil em prêmios para os vencedores dos julgamentos. A 43ª Exposição Agropecuária do Seridó é realizada pela Sape em parceria com a Prefeitura de Caicó, Associação de Caprinos e Ovinos do RN (ANCOC), Associação Seridoense de Criadores (ASSERC), Banco do Brasil, Banco do Nordeste, Faern/Senar e Sebrae.
17/05/2016
Por Danilo Evaristo em
Notas
Foto: Waldemir Barreto/Arquivo/Agência Senado
A corregedora nacional de Justiça, Nancy Andrighi, arquivou ontem (16) três representações contra o juiz federal Sérgio Moro, responsável pelos processos decorrentes da Operação Lava Jato na primeira instância. Com isso, os pedidos são automaticamente arquivados.
Desde a condução coercitiva do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em março, e a divulgação do conteúdo de interceptação telefônica de diálogo entre a presidente afastada da República Dilma Rousseff e Lula, 14 representação contra Moro chegaram à Corregedoria Nacional de Justiça, órgão do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Somadas aos arquivamentos de ontem, oito representações foram arquivadas pela ministra Nancy Andrighi.
Em seu despacho, a corregedora nacional de Justiça argumentou, em relação aos questionamentos sobre a legalidade dos grampos telefônicos, que o CNJ não “detém funções jurisdicionais que lhe autorizem invalidade a atos processuais”. Sobre a divulgação do conteúdo das interceptações, Nancy Andrighi disse que a corregedoria local já abriu processo pela mesma razão e, por isso, no momento, não cabe ao órgão nacional analisar o mesmo fato.
17/05/2016
Por Danilo Evaristo em
Notas
Secretário da Sesed se reúne com a cúpula da PM
O secretário estadual da Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed), Ronaldo Lundgren, se reuniu na tarde desta segunda-feira (16), com a cúpula da Polícia Militar do Rio Grande do Norte (PMRN), no Quartel do Comando Geral da Corporação, em Natal. Durante o encontro, o comandante geral da PM, coronel Dancleiton Pereira, fez uma breve apresentação sobre a história do órgão, organograma e detalhou a estrutura e logística dos batalhões e unidades especializadas da capital e Região Metropolitana e do interior do Estado.
O comandante da PMRN aproveitou ainda para abordar questões relacionadas ao orçamento e efetivo do órgão. “Estamos há, pelo menos, dez anos sem concurso para Polícia Militar. Atualmente, temos um efetivo muito comprometido, porém reduzido. Com a realização dos certames públicos previstos, vamos garantir um melhor serviço para sociedade com resultados mais eficientes”, disse o coronel Dancleiton. Para o secretário, a visita técnica ao Comando da PM faz parte de um cronograma que pretende percorrer todo o estado, conhecendo de perto a realidade das unidades das Polícias Militar e Civil, Corpo de Bombeiros e Itep e ouvindo servidores.
“Neste período em que estou no RN já li bastante e ouvi muitas pessoas me relatarem sobre os diversos aspectos da segurança pública deste estado. Uma primeira visão que eu tenho será confirmada caminhando pelo terreno. Estou iniciando meus trabalhos conversando com o alto comando da Polícia Militar. Preciso ouvir os servidores dos órgãos e assim propor melhorias, com base nas minhas experiências administrativas, com foco nas prioridades que forem apresentadas”, disse o secretário Ronaldo Lundgren.
Após a reunião, que contou com a participação de dezesseis coronéis, membros das mais diversas diretorias e comandos do órgão, o secretário da Sesed falou sobre suas primeiras impressões. “Um ponto que já pude identificar até o momento, relacionado a segurança, mostra que as forças policiais passaram um tempo sem receber a atenção necessária. Porém, a despeito desta desatenção, as instituições do Rio Grande do Norte vem cumprindo sua missão constitucional. O cidadão que mora neste Estado, e eu me incluo neste processo pois passo a morar aqui, precisa ter orgulho de seus policiais pois eles conseguem, mesmo diante das dificuldades, cumprir bem sua missão”, disse o secretário Ronaldo Lundgren.
17/05/2016
Por Danilo Evaristo em
Notas
Foto: TV Câmara/Reprodução
Agência Brasil – A educadora Maria Inês Fini será a nova presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O nome foi confirmado ontem (16) pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC). Ela ainda não tomou posse oficialmente.
Maria Inês, entre 1996 e 2002, no governo de Fernando Henrique Cardoso atuou no Inep como diretora de Avaliação para Certificação de Competências, sendo responsável pela criação e implementação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Em 2009, na gestão do petista Fernando Haddad na Educação é que o exame foi modificado e tomou as dimensões que tem hoje, sendo porta de entrada para o ensino técnico, o ensino superior, além de certificação do ensino médio.
A educadora foi fundadora da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), onde atuou de 1972 a 1996. Doutora em ciências – educação, pedagoga, professora e pesquisadora em psicologia da educação, psicologia do desenvolvimento, social e do trabalho, especialista em currículo e avaliação, com experiência em gestão educacional na educação básica e superior.
Maria Inês também é responsável pela criação e implementação do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) e foi diretora do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa) no Brasil. Ligado ao MEC, o Inep promove estudos, pesquisas e avaliações do sistema educacional brasileiro. Além do Enem, cuida de avaliações como a Prova Brasil. Também produz os censos Escolar e da Educação Superior.
17/05/2016
Por Danilo Evaristo em
Notas
CPRE fiscaliza mais de 150 veículos em Caicó e Mossoró
O 2º Distrito de Polícia Rodoviária Estadual (2º DPRE) realizou neste sábado (14) a Operação Distrito Vazio com a realização de diversas abordagens a veículo e pessoas durante blitzens itinerantes realizadas na cidade de Mossoró. Uma motocicleta tipo Biz de placa MYH-0767 e uma motoneta MOBY de cor vermelha, suspeitas de terem sido utilizadas em assaltos no município foram apreendidas pelo Grupo Tático Operacional Rodoviário (GTOR) juntamente com o Grupo Tático operacional (GTO), na Rua Zeca Medeiros.
No período da tarde, uma outra motocicleta modelo Honda Fan, de cor vermelha e placa OWB-4324, também com registro de roubo, foi localizada em um matagal e encaminhada ao pátio do distrito. Ao todo foram abordados 88 motocicletas e 14 automóveis, com o registro de 11 autos de infração de trânsito e a apreensão de 11 veículos, para fins de regularização.
Já os Policiais do 3º Distrito de Polícia Rodoviária Estadual (3º DPRE), que atuam na cidade de Caicó realizaram neste sábado (14), uma blitz na Avenida Breno Olegário Macêdo e Brito, naquela cidade, com a realização de testes de etilômetro e consulta da documentação dos veículos abordados. Na fiscalização foram realizadas 52 abordagens a automóveis e motocicletas, sendo feitos testes de alcoolemia, com quatro autuações e uma constatação de embriaguez ao volante.
17/05/2016
Por Danilo Evaristo em
SaúdeAgência Brasil – Balanço divulgado ontem (16) pelo Ministério da Saúde mostra que 71% do público-alvo da campanha de vacinação contra a gripe em todo o país foi imunizado, o que corresponde a 35,4 milhões de pessoas. Este ano, até 9 de maio, foram registrados 2.808 casos de infecção pelo vírus influenza, de todos os tipos, no país. Deste total, 2.375 por Influenza A (H1N1), que resultaram em 470 mortes.
A meta do governo é vacinar 80% dos grupos prioritários até a próxima sexta-feira (20). Paraná, São Paulo, Amapá, Espírito Santo e DF alcançaram este objetivo antes do prazo. Dentre os grupos prioritários para a vacinação, os trabalhadores de saúde apresentam, até o momento, a maior cobertura, 86,5% dos profissionais. Em seguida estão as mulheres que tiveram bebês há até 45 dias, com 79,4% de cobertura; os idosos,72,9% e as crianças de seis meses a menores de 5 anos, com 66,5% de cobertura.
O grupo que menos procurou os postos foi o de gestantes, que está, por enquanto, com 56,6% de pessoas imunizadas. O Ministério da Saúde ressalta que, quando a gestante, é vacinada, o bebê também é imunizado. Ao todo, 49,8 milhões de pessoas integram o grupo que pode tomar a vacina pela rede pública de saúde. O imunizante disponibilizado pelo Ministério da Saúde protege contra os três subtipos do vírus da gripe determinados pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para este ano (A/H1N1, A/H3N2 e Influenza B). Até o momento, a Região Sul apresentou o melhor desempenho em relação à cobertura vacinal contra a influenza, com 80,1%, seguida pelas regiões Sudeste (76,2%); Centro-Oeste (67%); Norte (63,8%) e Nordeste (58,4%).
17/05/2016
Por Danilo Evaristo em
Notas
Diretor interino na Presidência da CODERN coloca cargos à disposição
Diretor Técnico-Comercial da Companhia Docas do Rio Grande do Norte (CODERN) nos últimos 13 anos, Hanna Yousef Emile Safieh, que também responde interinamente pela Presidência da Companhia, colocou os cargos à disposição do Conselho de Administração desde a última sexta-feira (13).
Dr. Hanna alegou as mudanças conjunturais ocorridas no país no dia 12 de maio. “Agradeço a oportunidade e confiança depositada em meu trabalho ao longo dos últimos 13 anos. Tenho a consciência tranquila do dever cumprido com muita dedicação e responsabilidade”, finalizou na nota.
Hanna ocupa a Diretoria Técnica-Comercial desde o dia 16 de maio de 2003 e responde interinamente pela Presidência da CODERN, por determinação da então Secretaria de Portos da Presidência da República, desde 04 de abril de 2016, quando substituiu o engenheiro e funcionário de carreira, Emerson Fernandes Daniel Júnior. Dr. Hanna entra para a história da CODERN por ter ocupado o cargo de diretor na Companhia durante 13 anos sem nenhuma interrupção.
17/05/2016
Por Danilo Evaristo em
Notas
Gestores realizam primeira audiência com nova titular da Secretaria Estadual de Saúde
Os secretários municipais de Saúde (SMS) que formam a diretoria executiva do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Norte (Cosems-RN) participaram nesta segunda-feira (16), na sede da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), de audiência com a nova titular da pasta, a ortopedista Eulália Alves.
Segundo a presidente do Cosems-RN, Debora Costa, o encontro teve o intuito de dar boas-vindas à nova gestora estadual e reafirmar a parceria que vem sendo mantida entre o Conselho de Secretarias e a Sesap, no que tange a construção do Sistema único de Saúde (SUS) no Estado. “Além das boas-vindas, também realizamos um panorama sobre a real situação do SUS no estado. Abordamos questões em torno da regionalização, atualização dos repasses dos recursos referentes à Farmácia Básica que estão em atraso desde o ano de 2010, a situação estrutural e de serviços oferecidos pelos hospitais, dentre outros”.
Do Cosems, além da presidente Debora Costa, também estiveram presentes no encontro: as duas vice-presidentes, Maria Eliza Garcia Soares (SMS Doutor Severiano) e Salete Cunha (SMS Bom Jesus); o secretário geral, Jalmir Simões (SMS de São Gonçalo do Amarante); o diretor financeiro, Kléber Lomonte (SMS de Vera Cruz); e a secretária de articulação interinstitucional, Dailva Bezerra (SMS de São Paulo do Potengi).
REUNIÃO ORDINÁRIA
Na manhã desta terça-feira (17) o Cosems-RN realizará sua reunião ordinária mensal com a presença dos secretários municipais de saúde do estado. O encontro acontecerá a partir das 9 horas, no Centro de Formação de Pessoal para os Serviços de Saúde (Cefope), na Avenida Almirante Alexandrino de Alencar, ao lado do Hemonorte, em Natal/RN.
Na pauta, diversos assuntos relacionados ao SUS no estado, dentre eles: contratualização dos hospitais regionais; cadastro de Agentes de Combate às Endemias; encaminhamentos sobre a Sala de Situação e microcefalia; Campanha Nacional de Hanseníase, Verminoses, Tracoma e Esquistossomose 2016; e cirurgias eletivas.