30/03/2016
Por Danilo Evaristo em Notas

Governo transforma evento oficial em ato contra o impeachment de Dilma

30/03/2016
Por Danilo Evaristo em Notas

Bancada potiguar deve votar a favor do impeachment de Dilma

Um balanço parcial de votos na bancada federal do Rio Grande do Norte aponta para apoio amplo ao impeachment da presidente Dilma Rousseff (PT). Pelo menos quatro dos oito deputados já anunciaram voto a favor do impedimento da presidente. Os demais representantes da Câmara se mostram indefinidos.

No Senado, dois senadores devem aprovar o pedido. Confira a posição de cada um deles no comentário do jornalista Diógenes Dantas, no Observatório desta quarta-feira (30). Trata-se de uma fotografia do momento. O impeachment da presidente Dilma pode ser votado até 19 de abril no plenário da Câmara dos Deputados.  Se a admissibilidade for aprovada, o processo segue para julgamento no Senado.

Acompanhe o vídeo a seguir:

30/03/2016
Por Danilo Evaristo em Educação

MEC altera regras para redistribuição de vagas não preenchidas do Fies

O Ministério da Educação (MEC) publicou hoje (30) no Diário Oficial da União (DOU) uma portaria que altera as regras de preenchimento das vagas remanescentes do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Agora, as vagas que não foram ocupadas no processo seletivo regular poderão ser redistribuídas entre os demais cursos da mantenedora, ou seja, poderão beneficiar estudantes de outras instituições de ensino do mesmo grupo empresarial.

Até o ano passado, as vagas remanescentes do processo regular de seleção deveriam ser preenchidas no próprio curso em que foram ofertadas pelos estudantes em lista de espera. No final de 2015, o MEC já havia feito uma alteração e as vagas que continuassem abertas podiam ser distribuídas entre os estudantes que se candidataram ao financiamento nos demais cursos da instituição de ensino.  Agora elas poderão ser distribuídas entre os cursos da mesma mantenedora, ampliando a oferta.  Levantamento divulgado esta semana pelo Sindicato das Mantenedoras de Ensino Superior (Semesp) mostra que cerca de 100 mil vagas do Fies não foram preenchidas este ano. No total, o Fies ofertou 250.279 financiamentos em 25.323 cursos em 1.337 instituições privadas de ensino superior nesta edição. As informações são da Agência Brasil.

30/03/2016
Por Danilo Evaristo em Notas

AL: Presidente propõe sessão solene no Dia do Jornalista

AL: Presidente propõe sessão solene no Dia do Jornalista

Uma sessão solene marcará as comemorações do Dia do Jornalista, no dia 7 de abril, às 9h, na Assembleia Legislativa. Neste dia, o Poder Legislativo irá homenagear dez profissionais que atuam nas mais diversas áreas da comunicação, incluindo uma honraria in memoriam.

A proposição da sessão solene é do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ezequiel Ferreira de Souza (PSDB), que ressaltou o trabalho da classe jornalística no dia-a-dia da Casa Legislativa. “Representamos a Casa do Povo e o trabalho dos jornalistas leva a informação para a sociedade, como por exemplo, reportar o que se passa nas atividades legislativas. São profissionais valorosos e, em seu dia, teremos uma justa homenagem”, justificou.

Para dar reconhecimento ao trabalho dos profissionais que atuam como interlocutores da sociedade, a sessão solene em homenagem ao Dia do Jornalista concederá distinção a 10 jornalistas com atuação na televisão, rádio, jornal, internet, fotografia, ou cuidando da imagem de seus clientes ou instituições trabalhando como assessores de imprensa, incluindo homenagem póstuma ao jornalista Jota Oliveira.

30/03/2016
Por Danilo Evaristo em Notas

RN ganha Frente Parlamentar de Juventude

No Dia Mundial da Juventude, comemorado nesta quarta-feira (30), o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ezequiel Ferreira (PSDB), tomou medidas de avanço para montar o arcabouço jurídico e institucional, visando assegurar uma política estadual para a Juventude.

O presidente assinou decreto criando a Frente Parlamentar da Juventude, solicitou celeridade no Projeto de Lei de criação do Conselho Estadual da Juventude – Cejuv, que tramita na Casa Legislativa e juntamente com os deputados Fernando Mineiro (PT) e Carlos Augusto Maia (PSD) irão propor a criação do Sistema Estadual da Juventude. A Secretária Extraordinária de Juventude, Divaneide Basílio, acompanhou a reunião e a criação da Frente.

“Participei, em 2015, como governador em exercício do RN, da 3ª Conferência Estadual de Juventude. Lá afirmei que tanto o Governo, quanto a ALRN são parceiros da juventude, na conquista de seus direitos. Hoje, Dia Mundial da Juventude estamos criando a Frente Parlamentar, dando agilidade no Projeto de Lei do Governo do Estado que cria o Conselho Estadual da Juventude e vamos requerer com os deputados Mineiro e Carlos Augusto o Sistema Estadual da Juventude”, relembrou Ezequiel Ferreira.

30/03/2016
Por Danilo Evaristo em Jucurutu/RN

Saneamento Básico de Jucurutu é debatido por George e Nelter Queiroz na Funasa

12494766_1039173806169838_3142751641140859294_n

Saneamento Básico de Jucurutu é debatido por George e Nelter Queiroz na Funasa

O deputado estadual Nelter Queiroz (PMDB) esteve em audiência na manhã desta quarta-feira (30), na sede estadual da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), ao lado do prefeito George Queiroz (PMDB), tratando sobre as obras do saneamento básico de Jucurutu.

“Nos reunimos com técnicos e com o superintendente estadual da Funasa, Antônio Barbosa, pois, as discussões em torno deste importante pleito para nosso município sempre passam pelo crivo da Fundação. O prefeito George Queiroz enfocou, no encontro de hoje, a questão das intervenções nos bairros que são cortados pela BR 226”, frisou o deputado.

30/03/2016
Por Danilo Evaristo em Notas

Terceira fase do Minha Casa, Minha Vida é lançada para 2 milhões de moradias

minha casa minha vida

Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

O governo federal lançou hoje (30) a terceira etapa do Programa Minha Casa Minha Vida para contratar mais 2 milhões de moradias até 2018. Segundo o Ministério das Cidades, nos próximos dois anos serão investidos cerca de R$ 210,6 bilhões, dos quais R$ 41,2 bilhões do Orçamento Geral da União. Esta etapa criou uma nova faixa de renda, chamada 1,5, para atender a famílias que ganham até R$ 2.350 por mês, que receberão até R$ 45 mil de subsídios. Também foi criado o Sistema Nacional de Cadastro Habitacional, a partir de dados dos municípios e estados, e lançado o Portal do Minha Casa, Minha Vida (http://www.minhacasaminhavida.gov.br/) que concentrará informações sobre o programa, simulador de financiamento, além da situação cadastral de cada família.

Nesta fase do programa, o teto da faixa 1 passou de R$ 1,6 mil para R$ 1,8 mil; o da faixa 2, de R$ 3.275 para R$ 3,6 mil, e o da faixa 3, de R 5 mil para R$ 6,5 mil. O ministro das Cidades, Gilberto Kassab, disse que o programa deve beneficiar, até 2018, mais de 25 milhões de pessoas. Segundo ele, essa nova etapa trará mais espaço e melhorias nas unidades e nas áreas de uso comum. “Haverá aumento da área de moradia para os imóveis da faixa 1 de 2 metros quadrados, passando para 41 metros quadrados”, disse Kassab, em cerimônia no Salão Nobre do Palácio do Planalto, que contou com a participação da presidenta Dilma Rousseff e de representantes de movimentos sociais. Lançado há sete anos, o Minha Casa, Minha Vida teve 4,2 milhões de unidades contratadas, sendo que 2,6 milhões já foram entregues e mais de 10 milhões de pessoas beneficiadas, segundo o Ministério das Cidades. O investimento total no programa ultrapassa R$ 294 bilhões, de acordo com o governo.

30/03/2016
Por Danilo Evaristo em Notas

Ibope: 82% dos brasileiros desaprovam maneira de Dilma governar

Do R7 – A maioria dos brasileiros — 82% — reprova a maneira como a presidente Dilma Rousseff governa o País. Segundo pesquisa Ibope, encomendada pela CNI (Confederação Nacional da Indústria), divulgada nesta quarta-feira (30), 14% dos entrevistados disseram que aprovam o modo como Dilma governa e 3% não souberam ou não responderam.

Em dezembro, a desaprovação da maneira de governar de Dilma estava no mesmo patamar atual (82%), assim como os 14% que a aprovavam. Houve recuo, porém, no percentual dos que não sabem e não responderam, uma vez que no fim do ano passado eram 4%. A pesquisa considerou 2.002 entrevistas, feitas em 143 municípios, entre os dias 17 e 20 de março. A margem de erro da pesquisa é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos.

Rejeição

Outro dado apresentado pela pesquisa é a rejeição à administração da presidente. De acordo com o Ibope, houve um recuo de um ponto percentual na passagem de dezembro de 2015 para março deste ano. Trata-se do maior patamar desde os últimos anos do governo de José Sarney.

A maioria dos brasileiros (69%) consideram o governo da petista “ruim” ou “péssimo”. Outros 19% consideram o governo “regular” e os que avaliam a administração da petista como “ótima” ou “boa” totalizam 10%. Por fim, 1% dos entrevistados não soube se posicionar ou não respondeu.

Em dezembro do ano passado, 70% dos brasileiros diziam que o governo Dilma era “ruim” ou “péssimo”, enquanto 20% consideravam a administração “regular” e 9% julgavam a gestão “ótima” ou “boa”. Para completar, 1% não soube ou não respondeu.

30/03/2016
Por Danilo Evaristo em Notas

Combustível desviado da Câmara de Apodi daria para 4 voltas ao mundo

G1 RN – Investigações do Ministério Público revelaram desvio de R$ 35.519,41 da Câmara Municipal de Vereadores de Apodi em forma de combustível. De acordo com o MP, veículos não oficiais de vereadores e ainda carros de pessoas sem qualquer vínculo com a casa legislativa eram abastecidos em um posto da cidade e a conta era paga pela Câmara. Somente no ano de 2013, segundo as investigações, a Câmara Municipal de Apodi adquiriu aproximadamente 13 mil litros de combustíveis. “Se todo esse combustível tivesse sido usado apenas no veículo oficial, seria suficiente para rodar mais de 150 mil km apenas no ano de 2013 (quase quatro voltas ao redor da Terra)”, diz a denúncia do MP.

O MP denunciou quatro vereadores, um empresário, três funcionários públicos e dois advogados por suspeita de envolvimento com os desvios. A operação denonimada ‘Apóstolos’ foi deflagrada no dia 26 de janeiro deste ano e prendeu nove pessoas. Dentre elas, o presidente da Câmara Municipal, vereador João Evangelista de Menezes Filho (PR). O vereador foi solto nesta segunda-feira (28) após decidir colaborar com as investigações e confessar o crime. Os outros presos também já foram soltos. Os levantamentos do MP revelaram que nos anos de 2013 e 2014 foram vendidos 2.501 litros de óleo diesel no valor de R$ 5.949,70 para a Câmara Municipal. No entanto, a casa legislativa possui apenas um veículo: um Fiat Uno movido a gasolina ou álcool. O vereador João Evangelista confessou que o óleo diesel foi usado em uma caminhonete L200 de propriedade dele.

O total desviado, segundo o MP, chega a R$ 35.519,41 em forma de combustível. Depoimentos dos frentistas do posto revelaram que eles abasteciam com frequência veículos particulares na conta da Câmara de Vereadores. Para tanto, bastava que o interessado apresentasse um cupom de abastecimento assinado pelo presidente da Casa. Os frentistas relataram ainda que muitas dessas pessoas que abasteciam na conta da Câmara de Vereadores não tinham nenhuma relação com o órgão legislativo municipal e conseguiam abastecer sem maiores dificuldades veículos particulares, inclusive motos, jets skis e paredões de som.

30/03/2016
Por Danilo Evaristo em Notas

Casos de H1N1 no RN estão 78% inferiores a 2015

Os 9 casos suspeitos notificados em 2016 do vírus influzenza (H1N1) representam uma redução de 78% nas notificações do mesmo período de 2015. A informação é da Subcoordenadoria de Vigilância Epidemiológica (SUVIGE), da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), que divulgou os dados relativos ao período compreendido entre as semanas epidemiológicas de 01 a 12 (3 de janeiro a 26 de março).

No ano passado, no mesmo período, foram 41 notificações. Até o momento, a Sesap confirmou 1 dos 9 casos e 1 óbito causado pela gripe H1N1, que vitimou uma jovem de 15 anos, residente no município de Lagoa Nova, que deu entrada no hospital no dia 27 de fevereiro e faleceu no dia 10 de março. Até o momento, o mês de maior casos suspeitos notificados foi março, com 4 das 9 notificações. A Sesap está orientando a população a tomar as seguintes medidas de prevenção:

– Lavar as mãos com água e sabão, especialmente após tossir ou espirrar.

– Ao tossir ou espirrar, cobrir a boca com lenço descartável.

– Não compartilhar alimentos, copos, toalhas e objetos de uso pessoal.

– Lavar as mãos frequentemente e não levar as mãos sujas aos olhos, nariz e boca.

– Pessoas com qualquer gripe devem evitar ambientes fechados e com aglomeração de pessoas.


Busca no Blog

Facebook


Twitter


Parceiros