O sorteio do concurso 1.799 da Mega-Sena pode pagar um prêmio de R$ 6,6 milhões para quem acertar as seis dezenas neste sábado (12). O sorteio ocorre às 20h (horário de Brasília) no Terminal Rodoviário do Tietê, em São Paulo (SP) De acordo com a Caixa Econômica Federal (CEF), se um apostador levar o prêmio sozinho e aplicá-lo integralmente na poupança, receberá cerca de R$ 40 mil por mês em rendimentos. Caso prefira, poderá adquirir 16 casas no valor de R$ 400 mil cada, ou comprar uma frota de 44 carros de luxo.

Garotos de Jucurutu fizeram a festa
Estão abertas as inscrições para a IV Copa Escolar de Futebol Garoto Bom de Bola, categoria 12 a 14 anos. A competição promovida pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Estado do Esporte e do Lazer, espera atingir os 167 municípios do Rio Grande do Norte na edição de 2016. O regulamento geral e o termo de adesão já estão disponíveis no site da SEEL (www.seel.rn.gov.br). As inscrições se encerram no dia 8 de abril. De acordo com o secretário Canindé de França, a expectativa é de uma grande adesão dos municípios.
“Vamos buscar a participação dos 167 municípios através das 18 regionais do esporte e lazer. Neste ano estamos melhores estruturados, todas as medidas já foram tomadas e a expectativa da SEEL é de um grande grau de adesão”, disse Canindé que vai fazer um trabalho de divulgação da Copa Garoto Bom de Bola nas 18 regionais durante o mês de março. Na edição de 2015, a Copa Garoto Bom de Bola teve a participação de 31 municípios de sete regiões do Rio Grande Norte, reunindo mais de 600 alunos/atletas. O campeão foi o município de Jucurutu.
“Através da modalidade de futebol de campo, a competição vem contribuindo para o desenvolvimento integral do aluno como ser social, estimulando o pleno exercício da cidadania e na descoberta de novos talentos”, completou o secretário da SEEL. A Copa Escolar de Futebol Garoto Bom de Bola é uma promoção anual da Secretaria de Estado do Esporte e do Lazer, em parceria com os municípios filiados as 18 regionais do Fórum Estadual dos Secretários e Gestores Municipais do Esporte e do Lazer do Rio Grande do Norte. É destinada aos alunos/atletas na faixa etária de 12 a 14 anos de idade, organizados em seleções municipais, através de suas secretarias de esportes ou educação.

As obras de reforma e ampliação do Hospital foram iniciadas recentemente
Lembrando toda a luta que antecedeu o atual momento acompanhado pela população de Jucurutu, quanto ao início das obras de reforma e ampliação do Hospital Terezinha Lula no município, o deputado Nelter Queiroz (PMDB), relata as dificuldades enfrentadas pela administração municipal para viabilização e execução das obras que irão tornar o mencionado Hospital em uma moderna casa de saúde, atendendo todas as exigências do Ministério da Saúde. Em seu relato, o parlamentar natural de Jucurutu – atualmente exercendo seu sétimo mandato como deputado estadual -, diz que a saúde em Jucurutu sempre foi o pilar das administrações do município e afirma que a busca pela realização das referidas obras, iniciou-se, ainda no ano de 2013, no primeiro ano de gestão do prefeito George Queiroz.
“A reforma e ampliação do Hospital e Maternidade Terezinha Lula era um sonho antigo de todos nós! A saúde pública municipal, além de referência, sempre foi o pilar das administrações em Jucurutu, como é o caso da gestão do prefeito George Queiroz e de sua vice, Paula Lopes. Logo no comecinho da gestão, o prefeito contratou uma experiente arquiteta para fazer o projeto de reforma e ampliação do HMTLQS. Assim que o projeto foi aprovado pelo Ministério da Saúde, iniciamos a luta junto ao então presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves, e do senador Garibaldi Filho, para destinar emendas que viabilizassem a obra. A luta não foi em vão, conseguimos. Mas, em decorrência da burocracia pública brasileira, tivemos que esperar três anos para a realização e concretização do sonho. Apesar da crise econômica que o país enfrenta, o resultado está aí. A obra começou e o Hospital já vivenciou sua primeira semana de reforma. Aplausos para o prefeito George e toda sua equipe, pois, além de incansáveis são obstinados. O sonho se tornou realidade. Em breve os jucurutuenses poderão desfrutar dos serviços que esta grandiosa obra proporcionará!”, relata o parlamentar.
O Hospital Terezinha Lula, hoje já é referência, pois atende a população de Jucurutu e de municípios vizinhos, demandando um investimento de mais de R$ 200 mil reais mensais por parte da prefeitura, mesmo sem ser obrigação legal, o que mostra o compromisso da gestão com a saúde pública. A reforma do Hospital, iniciada recentemente, segue em ritmo acelerado, e vai atender cerca de 35 mil pessoas da região, quando estiver concluída. O prefeito George Queiroz reforça o entusiasmo do deputado Nelter no tocante à importância da obra: “Estamos estruturando Jucurutu para as próximas décadas, as próximas gerações. E essa reforma do Hospital Terezinha Lula é fundamental nesse processo. Realmente depois de muito empenho nosso junto com o deputado Nelter, ao lado de nossa bancada parlamentar, ver a obra andando é gratificante e nos motiva a seguir buscando ampliar a oferta de serviços à gente da nossa Jucurutu”, conclui o prefeito.
12/03/2016
Por Danilo Evaristo em
Notas
Foto: Reprodução/Whatsapp
Dois médicos potiguares viveram momentos de terror nesta sexta-feira (11), após serem vítimas de um sequestro na cidade de Macaíba. De acordo com a polícia, os médicos potiguares Reginaldo Antonio Freitas Junior e Carolina dos Santos Damasio estavam desaparecidos deste a tarde de ontem e foram encontrados somente à noite no estado da Paraíba.
De acordo com informações repassadas pelos médicos, eles estavam se preparando para participar de uma aula de campo em Macaíba quando foram surpreendidos por criminosos ocupantes de um veículo, de cor prata, de modelo ainda não identificado. Ambos foram levados no veículo particular de uma das vítimas, uma Hilux.
Através do rastreador do carro, a polícia conseguiu encontrar o veículo na cidade de Mataraca, na Paraíba, que fica próxima ao município potiguar de Baía Formosa. Contudo, as vítimas ainda não haviam sido encontradas. Segundo informações extraoficiais, as vítimas foram localizadas em uma área de matagal e canavial na noite de ontem. A Secretaria de Estado da Segurança Pública e Defesa Social (Sesed) confirmou por volta das 21h que os dois médicos estavam bem. Até o momento, nenhum dos bandidos foi preso. O caso deverá ser investigado pela Polícia Civil.
Nominuto
12/03/2016
Por Danilo Evaristo em
Notas
Governador prestigia posse de superintendente da PF
O governador Robinson Faria participou na tarde desta sexta-feira (11) da posse do novo superintendente regional da Polícia Federal para o Rio Grande do Norte. O delegado Wellington Clay Porcino da Silva, natural de Duque de Caxias/RJ, chefiava a superintendência da PF em Roraima e substitui o delegado Kandy Takahashi, que estava no cargo desde 2012. A posse realizada na sede da Superintendência Regional da Polícia Federal no RN foi prestigiada por diversas autoridades e representantes de órgãos estaduais e federais, além de oficiais das Forças Armadas. O chefe do executivo estadual felicitou o delegado Wellington Clay e reforçou a necessidade de manutenção da integração firmada entre o Governo do Estado e a Polícia Federal no âmbito da segurança pública.
“A Polícia Federal é uma instituição que goza de bastante respeito por parte da sociedade e tem sido bastante cooperativa com o Governo do Estado. Espero que o novo superintendente siga ajudando o Rio Grande do Norte no enfrentamento à violência. Temos um trabalho de interação com a Polícia Federal, principalmente no campo da inteligência, que é muito importante, já nos ajudou bastante em momentos de crise e que deve ser continuado”, destacou Robinson Faria. Em seu discurso de posse, o delegado e novo superintendente ressaltou a importância da Polícia Federal para o estado e assegurou que o trabalho de parceria com os órgãos de segurança pública estaduais será reforçado. “Assumo uma das melhores superintendências regionais do Brasil, em termos de resultados, o que será um desafio de alto nível. Para isso conto também com um trabalho integrado, que já vem sendo muito importante, com a Polícia Militar e a Polícia Civil do Rio Grande do Norte”, disse Wellington Clay.
12/03/2016
Por Danilo Evaristo em
NotasA Presidência do Tribunal de Justiça determinou o bloqueio de R$ 577 mil da prefeitura de São Bento do Norte porque o ente público não efetuou o pagamento de precatórios, mesmo após ter notificado sobre a questão. O Município descumpriu o disposto no art. 100, parágrafos 5º e 6º, da Constituição Federal. O bloqueio será realizado nas contas da prefeitura pelo sistema Bacenjud.
Na medida, a administração do Poder Judiciário estadual informa para qual conta judicial deverão ser transferidos os recursos, cujos valores serão pagos aos respectivos credores do Município, pela Divisão de Precatórios do TJ potiguar. Anteriormente à decisão da Presidência do TJRN, o ente devedor foi informado para que realizasse o cumprimento de sua obrigação de quitação do débito, no prazo de 30 dias. O que não ocorreu. A Divisão de Precatórios do Tribunal determinou a autuação do incidente de bloqueio e sequestro de valores, em observância ao disposto nos arts. 33 e 34-A da Resolução 115 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
12/03/2016
Por Danilo Evaristo em
Notas
Felipe Maia cobra inclusão do RN na Transnordestina
A inclusão do Rio Grande do Norte na ferrovia Transnordestina foi tema de discurso do deputado federal Felipe Maia (DEM), na última quinta-feira (10). O parlamentar cobrou investimentos em obras importantes para o desenvolvimento do Brasil e lamentou o descaso do governo federal com a infraestrutura, destacando que o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) perderá mais de R$ 30 bilhões em recursos este ano. De acordo com o potiguar, a desatenção do governo com obras estruturantes é presente em todos os estados.
No RN, por exemplo, o deputado destacou o abandono da ferrovia que liga Mossoró a Sousa (PB), que tem 280 km de extensão e era dedicada ao transporte de passageiros e cargas, como o sal. Segundo Felipe Maia, a construção da Transnordestina é a possibilidade de reativar esta linha férrea e revitalizar economicamente a região Oeste do estado. Para isso, a intenção é integrar o RN e a Paraíba no projeto, por meio de dois entroncamentos ferroviários, um que liga o Porto de Cabedelo (PB) a Sousa (PB) com o segundo que liga Areia Branca (RN) com Sousa (PB), passando por Mossoró.
“A Transnordestina é um importante projeto de infraestrutura logística do país. No entanto, o atual projeto da ferrovia envolve apenas três estados: Ceará, Pernambuco e Piauí, deixando outros que precisam de fora, como é o caso do RN. Então, peço ao governo federal que inclua o RN neste empreendimento. O Rio Grande do Norte é um estado produtor de frutas, um grande produtor de sal, um dos maiores produtores terrestres de petróleo e precisa escoar a sua produção”, disse.

Governador inaugura oficialmente restaurante popular da UERN
O governador Robinson Faria inaugurou oficialmente, na manhã desta quinta-feira (10), o restaurante popular do campus central da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), em Mossoró. A unidade é a primeira inaugurada pela atual gestão do Governo do RN e atende a um pleito antigo dos estudantes e servidores da instituição. O evento teve as presenças dos secretários de Estado Julianne Faria (Trabalho, Habitação e Assistência Social), Jader Torres (Infraestrutura) e Juliska Azevedo (Comunicação), do reitor Pedro Fernandes e do prefeito de Mossoró Francisco José Júnior.
O restaurante começou a funcionar em janeiro deste ano e faz parte do programa de segurança alimentar estadual que garante refeição diária com alto valor nutritivo ao preço simbólico de R$ 1. O subsídio pago pelo Governo por refeição chega a R$ 8. Atualmente, no Rio Grande do Norte, existem 25 restaurantes populares divididos em 20 municípios, fornecendo 19 mil refeições de segunda a sexta-feira. O governador Robinson Faria falou sobre a escolha do local do novo restaurante popular.
“Escolhemos a UERN de Mossoró em sinal de prestígio, respeito e valorização dos estudantes, servidores e outras pessoas que buscam uma alimentação de qualidade”, assegurou o chefe do Executivo estadual. Os restaurantes populares estão localizados em Natal (Centro Administrativo, Alecrim e Igapó), Mossoró (Centro, Alto de São Manoel e UERN), Assu (Centro e Frutilândia), Caicó, Currais Novos, Macaíba, Pau dos Ferros, Parelhas, Areia Branca, Extremoz, Ceará-Mirim, Macau, Santa Cruz, São Paulo do Potengi, Nova Cruz, João Câmara, Parnamirim, Canguaretama, Santo Antônio e Apodi.
11/03/2016
Por Danilo Evaristo em
Notas
Ministro do Turismo investe em qualificação para o setor
O governo federal anunciou a oferta de dois milhões de vagas para o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) em 2016. As oportunidades estão divididas entre cursos técnicos – 372 mil vagas – e cursos de qualificação profissional – com 1,6 milhão. De 2011 a 2015, o Pronatec registrou 9,4 milhões de matrículas das quais quase 400 mil são especificamente do Pronatec Turismo.
No Turismo, o programa trabalha em quatro linhas de ação: pessoas que desejam atuar no turismo; pessoas que já trabalham no setor; jovens e seus familiares em situação de vulnerabilidade social ligados ao programa ViraVida e, por fim, o aperfeiçoamento de pessoas que atuam na produção associada ao turismo para o desenvolvimento local de municípios.
Para o ministro do Turismo, Henrique Eduardo Alves, a qualificação profissional é uma das prioridades estratégicas da pasta. “Neste ano temos uma oportunidade única com a realização dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos no Brasil. É preciso receber bem os turistas que vierem ao país para que eles divulguem os destinos em seus locais de origem. Mas isso só será possível com prestadores de serviço qualificados”, ressaltou o ministro. De olho neste potencial, a estimativa é que as cidades-sede do futebol olímpico, por exemplo, recebam 3.849 vagas para cursos como agente de informações turísticas, organizador de eventos, camareira, além de idiomas e Língua Brasileiras de Sinais (Libras) para profissionais de segurança pública.
Ninguém acertou as seis dezenas do concurso 1.798 da Mega-Sena, sorteadas nesta quinta-feira (10), em São Paulo. Com o resultado, a Caixa Econômica Federal estima que o prêmio principal pode chegar a R$ 6,6 milhões no concurso do próximo sábado (12). Foi a segunda vez consecutiva que o prêmio acumulou. Veja os números sorteados: 02 – 09 – 23 – 28 – 45 – 53.
Para a quina da Mega foram 88 apostas ganhadoras, com prêmio de R$ 15.418,93 cada uma. A quadra teve 4.315 apostas ganhadoras, que receberão, cada uma, R$ 449,21. Nesta semana, a Caixa realiza três, em vez dos tradicionais dois concursos da Mega-Sena. A aposta mínima é de R$ 3,50 (seis dezenas) e pode ser realizada em qualquer uma das mais de 13 mil lotéricas do país até às 19h (horário de Brasília) do dia do concurso. A chance de acertar as seis dezenas é de uma em 50 milhões.