Do UOL, no Rio de Janeiro – O prejuízo técnico e de imagem com a terceira queda do Vasco para a Série B em oito anos não é o único grande empecilho que o clube precisa superar em 2016. Atolado em dívidas e processos trabalhistas, o Cruzmaltino tem um futuro financeiro nebuloso e pode começar o próximo ano sem patrocinadores. Atualmente, o Vasco constitui parcerias com a Caixa Econômica Federal e com a Viton 44. No caso da empresa estatal, o contrato é válido até dezembro de 2015, mas ela ainda não deu garantias de que continuará patrocinando clubes de futebol na temporada seguinte.
Já a marca de bebidas ainda possui um vínculo de mais um ano com o clube, mas seu dono, Neville Proua, procurou o presidente vascaíno Eurico Miranda e lhe informou pessoalmente que não terá condições de cumprir seus compromissos, já que a empresa atravessa dificuldades financeiras e, inclusive, chegou a atrasar algumas parcelas dos patrocínios a Vasco e Fluminense nesta temporada. De acordo com Proua, Miranda aceitou um acordo de cavalheiros para um rompimento amigável. Caso isto, de fato, aconteça, o Cruzmaltino estará deixando de receber R$ 8,4 milhões (até dezembro deste ano o clube terá recebido R$ 7 milhões). O Vasco ainda possui a parceria com a fornecedora de material esportivo Umbro. O contrato é até 2017 e fornece um mínimo de R$ 8 milhões anuais (mais as variáveis de royalties).
Bandeira de Mello foi reeleito na presidência do Flamengo Foto: Armando Paiva / Fotoarena
Por FOX SPORTS – Após a reeleição do presidente Eduardo Bandeira de Mello e confirmação de Muricy Ramalho como novo técnico, o Flamengo já se movimenta para buscar reforços para a próxima temporada. Entre as prioridades do Rubro-Negro para 2016 está a contratação de um zagueiro e um meio-campista. De acordo com o jornal Extra, o principal esforço do time carioca é na procura de nomes que possam assumir a liderança e formar a “espinha dorsal” da equipe no ano que vem. A diretoria chegou a fazer uma consulta por Nenê, do Vasco, mas a chance de acordo é remota.
Além do meia vascaíno, o clube também tem Paulo Henrique Ganso, do São Paulo, no radar, mas esbarra no alto custo para contratar o jogador. No meio do ano, o Tricolor Paulista recusou uma oferta de R$ 18 milhões do Rubro-Negro pelo jogador. Com isso, a renovação Alan Patrick volta à pauta na Gávea. A diretoria aguarda uma avaliação do novo treinador antes de tentar a compra de parte de seus direitos econômicos junto ao Shakhtar Donetsk, da Ucrânia.
Até o momento, o Flamengo encaminhou as possíveis chegadas do zagueiro Juan, e os laterais Rodinei e Chiquinho. Apesar dos esforços por novos nomes, o Flamengo deve contar com uma baixa importante. Isso porque o zagueiro e capitão Wallace confirmou sondagens do exterior e pode deixar o clube no ano que vem. Nos próximos dias, a diretoria rubro-negra deve anunciar uma lista de dispensas para a próxima temporada. Almir, Armero, Ayrton e Marcelo devem integrar a “barca”, e Samir, Everton e Paulinho devem ser negociados.
Foto: Reprodução – Médico Antônio Andrade precisou levar pontos no supercílio
Tribuna do Norte – O médico Antônio Andrade, de 65 anos, agredido na última sexta-feira 0(4), em uma unidade de saúde do município de Tibau do Sul, litoral Sul a 80 quilômetros de Natal, irá entrar com ação na justiça para que o agressor Guilherme Mendes de Farias responda criminal e civilmente pelo seus atos. “Ele precisa aprender a responder por aquilo que faz. Então, tudo que houver legalmente para ser feito… A Justiça que vai se encarregar agora”, disse. O resultado do exame de corpo de delito será entregue hoje ao Ministério Público estadual, em Goianinha, para que o órgão ingresse com uma ação penal por desacato a servidor público na exercício da profissão.
O médico conta que estava fazendo atendimento de sutura a um paciente que caiu de moto e tinha várias escoriações, quando ouviu o tumulto lá fora. Após o atendimento, a recepção avisou que havia um colega médico querendo falar comigo e se apresentou como cirurgião médico familiar do Guilherme, e pediu autorização para fazer a sutura. “Informei ao colega que teria uma segunda sutura, com o paciente já aguardando na sala, e que poderia fazer em seguida”, disse.
O médico lembra que precisou interromper o atendimento por conta dos gritos, palavrões e pontapés, que Guilherme desferia nas paredes e portas. “Insisti com ele: você já foi atendido, só preciso liberar a sala. Não posso parar, não é mais uma emergência, você já foi atendido”, afirma. Foram 40 minutos do tempo que de entrada do paciente na Unidade Mista de Saúde até a agressão, estima o médico. “Quando ocorreu a agressão, eu já havia terminado a sutura, já havia liberado a sala e aguardava apenas a limpeza para que o colega cirurgião, médico particular dele, pudesse fazer a sutura nele”.
Natural de Santa Catarina e aposentado desde 2005, ele conta que nunca viu nada parecido em 37 anos de profissão. “Eu fiquei bastante surpreendido. Não esperava. Não tinha nenhum sentido”, conta o médico, que foi a Canguaretama registrar a ocorrência na Delegacia de Polícia Militar contra o agressor e voltou para concluir o plantão de 24h na unidade do litoral Sul de Natal.
O médico Antônio Andrade foi agredido a chutes e socos na noite da última sexta-feira (4) na unidade básica de saúde de Tibau do Sul. Segundo o Ministério Público, Guilherme Mendes de Farias chegou no posto médico “embriagado, perturbado e agressivo, chegando a esmurrar uma parede, exigindo atendimento médico de urgência”. Quando a vítima foi explicar que ele teria que aguardar enquanto ele realizava um procedimento médico, acabou agredido. O caso gerou muita repercussão nas redes sociais durante o fim de semana. Por meio do Whatsapp foi difundido o vídeo mostrando a agressão contra o médico, além das notas divulgadas pelo agressor e seu pai.
Henrique Alves participa de inauguração do Portal do Sol, novo cartão postal de Natal
O ministro do Turismo, Henrique Eduardo Alves, definiu a nova escadaria com rampa acessível, ligando a praia de Areia Preta ao morro de Mãe Luiza, em Natal, como um novo cartão portal da orla da capital potiguar. A obra foi inaugurada nesta segunda-feira (07) pelo prefeito Carlos Eduardo. A solenidade reuniu lideranças políticas e moradores dos dois bairros que ocuparam a escadaria de 150 degraus e 270 metros de rampa. A urbanização da área ocupou o espaço onde havia uma cratera aberta pelo deslizamento de uma encosta durante um temporal. Um trecho da orla de Natal ficou interditado durante os jogos da Copa do Mundo de 2014. Na época 69 casas foram danificadas e 26 ficaram totalmente destruídas. Dezenas de famílias deixaram suas casas.
“Henrique Alves teve papel decisivo na execução da obra no valor de R$ 7,5 milhões”, reconheceu o prefeito. Desde o primeiro momento, ainda como presidente da Câmara dos Deputados, ele lutou pela liberação de recursos emergenciais do ministério da Integração Nacional para conter a erosão e para remoção das famílias e, posteriormente, para a reurbanização da área. No local, foram refeitas as redes de água, esgoto, galeria pluvial, estabilização da encosta e pavimentação do entorno. “A nova encosta da Rua Guanabara conta com escadaria, rampas de acesso e academia. A obra fica em uma área turística e permite a ligação entre o morro onde está o Farol de Mãe Luiza e a praia de Areia Preta”, destacou o ministro do Turismo, ressaltando a importância do Portal do Sol para o acesso da população.
Ninguém acertou os números do concurso 1.767 da Mega-Sena sorteados no último sábado (05), em Ji-Paraná (RO). O prêmio acumulado para o próximo sorteio, que será realizado na quarta (09), é de R$ 125 milhões. Veja as dezenas sorteadas: 16 – 26 – 35 – 39 – 44 – 45. A quina teve 84 apostas ganhadoras, que irão levar R$ 65.866,39 cada uma. Outros 7608 bilhetes acertaram a quadra e irão receber R$ 1.038,90 cada um.
O Ministério da Educação (MEC) vai lançar um Sistema de Seleção Unificada (Sisu) para preencher 150 mil vagas remanescentes – 100 mil delas só em universidades federais. A decisão se deu após análise do Censo da Educação Superior 2014, divulgado na última sexta-feira, 4, apontar um número expressivo de vagas ociosas. O ministro Aloizio Mercadante informou que, a partir do ano que vem, os repasses do MEC às universidades não serão mais em função do número de vagas, mas sim do total de matrículas efetivadas. “Por isso estamos confiantes na adesão voluntária em massa das instituições. Quanto mais vagas ocupadas, maiores serão suas receitas.”
Atualmente, disse ele, as vagas remanescentes são ocupadas de forma descentralizada, por iniciativas das próprias instituições. A nova plataforma deve entrar no ar depois do Sisu “clássico”, previsto para janeiro. Há a possibilidade de que seja somente após os resultados do ProUni e do Fies. No dia 17, o MEC vai se reunir com a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) para definir os critérios da seleção.
Além da nota no Exame Nacional de Ensino Médio (Enem), deve ser levado em conta ao desempenho acadêmico do candidato e avaliação do curso no qual ele está matriculado – para os casos de alunos que queiram migrar da rede privada para a pública, por exemplo. A região original do candidato também poderá ser um critério de admissão. Por fim, se ainda sobrar lugar, a ideia é abrir o sistema a pessoas já graduadas, que estejam buscando um segundo diploma. De acordo com o Censo da Educação Superior, há 114 mil vagas remanescentes na rede federal, 36 mil na rede estadual e 26 mil na municipal. Todas as instituições públicas poderão se credenciar para disponibilizar suas vagas no novo Sisu.
A presidenta Dilma Rousseff anunciou no sábado (05), após reunião de trabalho em Recife (PE), o Plano Nacional de Enfrentamento à Microcefalia. A estratégia envolve a mobilização de ministérios e órgãos do governo federal, em parceria com estados e municípios, para conter novos casos da doença relacionados ao zika vírus.
O plano é dividido em três eixos de ação: mobilização e combate ao mosquito aedes aegypti (vetor de transmissão de microcefalia, dengue e febre chikungunya); atendimento às pessoas; e desenvolvimento tecnológico, educação e pesquisa. Essas medidas emergenciais serão colocadas em prática para intensificar as ações já em curso de combate ao mosquito.
“A nossa principal preocupação é que isso possa se caracterizar uma doença que tenha caráter nacional, mais de 14 estados. Não é questão de pânico. Sabemos que isso tem que ser combatido, pois isso afeta crianças, que são o futuro do Brasil”, declarou a presidenta. O governo federal dá início à campanha em parceria com o governo de Pernambuco, estado que tem o maior número de casos.
Dilma anunciou também que nesta terça-feira (08) irá realizar, em Brasília, uma reunião com governadores e associação de prefeitos para dar início a uma mobilização nacional. “É uma questão que tem que unir todos nós, uma questão de saúde pública do Brasil”, conclamou.
Com o crescente número de casos de microcefalia no País, o Ministério da Saúde declarou em novembro Situação de Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional. Até o último dia 28, 1.248 crianças nasceram com suspeita deste problema grave, que prejudica o desenvolvimento. Desde então, o governo federal está mobilizado para estudar e controlar a situação.
FOLHASPRESS – A luta para permanecer na primeira divisão do Campeonato Brasileiro foi decidida nos detalhes na última rodada da competição, disputada neste domingo. Avaí, Goiás e Vasco foram rebaixados para a série B.
Precisando vencer o Coritiba e torcer por tropeços de Avaí e Figueirense, o Vasco não saiu do empate sem gols com o Coritiba, que se livrou do descenso, e conheceu a sua terceira queda para a segunda divisão. Com a situação mais delicada de todas, o Goiás perdeu por 1 a 0 com o São Paulo, que se classificou para a Libertadores com o resultado, e não evitou a série B do ano que vem.
O último rebaixado do dia, o Avaí teve uma história mais dramática. Aos 3 min da etapa final, longe do Itquerão, onde o time catarinense enfrentava o Corinthians, o Figueirense, em Santa Catarina, abriu o placar contra o Fluminense. A combinação de resultados rebaixava os avaianos. Porém, aos 11 min Claudinei colocou o Avaí na frente, placar que jogava o Figueirense na segunda divisão e deixava o time na série A. No entanto, aos 32 min veio a reviravolta. Vagner Love deixou tudo igual e o Avaí foi rebaixado.
Globo Rural – A seca na Paraíba torna cada vez mais difícil a captação de água nos açudes. Sem ter como produzir coco, muitos agricultores do alto sertão abandonam a terra ou mudam de profissão. Francisco Ramiro era agricultor. Ele plantava coco no município de Sousa, no sertão da Paraíba. A seca destruiu as plantações e o obrigou a mudar de ramo. Nessa época, é mais rentável vender água. “Pego no cacimbão do vizinho. Paga para encher e distribuir nas casas R$ 15,00 mil litros”, diz.
O agricultor Antônio Gonçalves fez até empréstimo para salvar os pés de coco, mas perdeu tudo. “Sou devedor. Além do capital que investi, que tinha pouco tempo atrás, arriscando para ver se salvava e não deu”, lamenta. Há quatro anos, no tempo de fartura, eram 2,2 mil hectares de plantação e 120 toneladas saiam por dia da região para vários estados do país. Hoje, a produção não chega a 50 hectares e é preciso muito esforço para conseguir tirar seis toneladas por mês. Houve 95% de queda.
Sousa está entre as 170 cidades paraibanas em situação de emergência por causa da estiagem. Este ano, a seca está pior porque é o quarto ano seguido com chuvas abaixo da média. O período chuvoso deve demorar mais de um mês para começar. O açude São Gonçalo, principal da região, está com 3,3% da capacidade total. Os moradores de Sousa estão acostumados a pegar água em cisternas comunitárias que são abastecidas por carro-pipa. Quatro mil pessoas perderam a principal renda da família e muitos moradores estão deixando o município. Alguns ex-produtores de coco estão desempregados e outros vivem da venda de água. Há 54 açudes na Paraíba em situação crítica, ou seja, com menos de 5% da capacidade.
Acumulada há dois sorteios, a Mega-Sena pode pagar um prêmio estimado em R$ 110 milhões a quem acertar os seis números no concurso 1.767, cujo sorteio acontece neste sábado (05) em Ji-Paraná (RO) por volta das 20h (horário de Brasília). No último sorteio, na quarta (2), ninguém acertou as dezenas premiadas, que foram: 22 – 23 – 41 – 46 – 53 – 60. No dia 25, a Mega-Sena pagou o maior prêmio da história dos concursos regulares – R$ 205 milhões – para um acertador de Brasília. A Mega da Virada deste ano, que já está com as apostas abertas, está estimada em R$ 280 milhões. A aposta mínima da Mega-Sena custa R$ 3,50 e pode ser feita em qualquer lotérica do país até as 19h (horário de Brasília) do dia do sorteio.