O Blog PM Jucurutu informa que Policiais Militares da 3ª CPM/6º BPM, em Jucurutu, foram surpreendidos, na madrugada desta sexta-feira, 04, por um ato inusitado da cadela chamada carinhosamente por todos de “Doly”, a qual é criada naquela Unidade Policial.
Quando os PMs estavam na calçada em horário de revezamento, perceberam “Doly” vindo em direção a eles, com um objeto na boca. Chegando na porta da Companhia, a cadela largou o corpo estranho.
Após a ação da cachorra, os PMs verificaram do que se tratava, e foram surpreendidos quando perceberam que aquilo que “Doly” carregava era um tablete de maconha, pesando aproximadamente 200 gramas.
Os Policias acreditam que o entorpecente foi jogado por alguém, com intuito de chegar até as celas do CDP local, para que fosse consumido por detentos, isso porque a cadela estava vindo da direção daquela Unidade Prisional, que fica vizinho ao Prédio da Polícia Militar em Jucurutu.
Zero Hora – O Ministro da Aviação Civil, Eliseu Padilha, está deixando o governo Dilma Rousseff. É o primeiro desembarque de um ministro do PMDB desde que o presidente da Câmara, Eduardo Cunha, anunciou a abertura do processo de impeachment contra Dilma. Padilha é o ministro mais próximo do vice-presidente da República, Michel Temer, e participou na quinta-feira da reunião de coordenação política no Planalto. Neste encontro, o ministro da Casa Civil, Jaques Wagner, pediu aos ministros que intensifiquem a defesa da presidente Dilma e as críticas ao andamento do processo de impeachment.
A interlocutores mais próximos, Padilha vinha comentando que não estava à vontade nesta situação. Se houver impeachment, quem assume a presidência será Michel Temer. Padilha disse, por meio de sua assessoria de imprensa, que prefere não se manifestar sobre o assunto antes de se encontrar com a presidente Dilma Rousseff. No primeiro semestre do mandato da presidente Dilma, Padilha mergulhou nas tratativas do Planalto com deputados e senadores. Quando Michel Temer (PMDB-SP) assumiu a articulação política em abril, o gaúcho deixou a Aviação Civil em segundo plano para auxiliar o vice-presidente, seu principal aliado em Brasília.
A Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (FIRJAN), realiza há 10 anos um estudo que é referência nacional em avaliação dos municípios brasileiros, baseado em dados de emprego e renda, saúde e educação. É o chamado Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal (IFDM). No mais recente resultado do IFDM divulgado, Jucurutu apresentou crescimento de 23%, de 2012 para 2013 – o primeiro ano da gestão do prefeito George Queiroz (PMDB) -, saltando da 149ª posição para a 26ª posição, no que representou a maior evolução entre os 167 municípios potiguares.
Para o prefeito George Queiroz, os números demonstram a seriedade da sua gestão: “nós criamos um modelo administrativo eficiente, técnico e voltado para atender de forma massiva as necessidades da nossa população. E desde o início da nossa gestão, temos buscado investir e priorizar a saúde, a educação é a geração de emprego e renda em Jucurutu”, finalizou o Chefe do Executivo Municipal.
.
Pelo perfil administrativo moderno e ousado, o prefeito George investiu bastante em qualificação de pessoal, fomentou a atração de indústrias para Jucurutu, e o resultado disso foi a elevada variação do IFDM – Emprego e Renda do município, que cresceu incríveis 111%, passando de 0,261 em 2012 para 0,551 em 2013.
IFDM – 2012
Entusiasta do progresso de Jucurutu, o deputado estadual Nelter Queiroz (PMDB) recebeu com alegria os números do IFDM: “temos feito parcerias com o prefeito George justamente para que Jucurutu faça valer seu enorme potencial de desenvolvimento, e esses dados mostram que estamos caminhando no rumo certo. Jucurutu está de parabéns, e agora com certeza crescerá ainda mais com as ações que o prefeito George está estruturando para implantar no município”, relatou o deputado.
O desempenho atingido por Jucurutu em 2013 foi tão alto, que rendeu um salto de cerca de 1.800 posições no Ranking Nacional, colocando o município em posição de destaque no cenário potiguar, nordestino e abrindo caminho para atrair novos investimentos, como detalha o prefeito George: “o desempenho de Jucurutu atestado pela FIRJAN com certeza vai fazer com que a classe empresarial volte seus olhos a cidade e venha investir aqui”, concluiu George.
Os recursos naturais e culturais do Brasil atraíram empresários chineses que desejam investir no turismo brasileiro. Intermediado pelo Embaixador da China no Brasil, Li Jinzhang, o grupo se reuniu nesta quinta-feira (03), com o ministro do Turismo, Henrique Eduardo Alves, para expor o interesse de uma parceria entre os dois países. Para Henrique Alves, esse foi um dos encontros mais promissores desde que se tornou ministro do Turismo. “Estou muito animado com essa parceria. Temos um potencial enorme para atrair não só turistas, mas um forte investimento para o país”, afirmou.
O Embaixador Li Jinzhang destacou que Brasil e China já têm cooperações na área do Turismo, mas que a ideia é ampliar. “Em 2014, mais de 100 milhões de turistas chineses viajaram pelo mundo, mas apenas 70 mil vieram ao Brasil. Também temos um número pequeno de brasileiros que visitam o país oriental. Para aumentar esse fluxo, temos que investir em conectividade aérea, melhorar a qualidade dos serviços e, principalmente, ampliar a divulgação dos destinos”.
O grupo Hshin Chong tem quase 80 anos de história, já tendo contribuído para o desenvolvimento de projetos de infraestrutura, centros de convenções, parques temáticos e complexos hoteleiros, como os principais hotéis de Macau. O presidente da empresa, Michael Jiang, disse que a empresa costuma investir em grandes projetos pelo mundo. “São mais de dois milhões de metros quadrados em 20 complexos industriais, somando um investimento de mais de US$ 2 bilhões. Acredito que a parceria com o Brasil irá trazer muitos frutos para os dois países”.
Na conversa que teve com a presidente Dima Rousseff nesta quinta-feira, o vice-presidente Michel Temer deu um conselho. Ele recomendou que ela tenha uma postura institucional. Para Temer, Dilma tem que evitar manter troca de acusações pessoais com o presidente da Câmara, deputado Eduardo Cunha (PMD-RJ). Temer decidiu adotar uma postura de não se envolver no confronto e de ter uma posição neutra entre Dilma e Cunha. Aliados interpretam que o vice quer se preservar nesse impasse.
Temer foi chamado pelo ministro Jaques Wagner quando já seguia para a base aérea de Brasília. Wagner havia chamado Temer para um encontro com Dilma às 15h. Temer disse que não era possível, pois já tinha compromisso em São Paulo agendado anteriormente. Jaques Wagner perguntou, então, se a conversa poderia ocorrer imediatamente. Temer concordou e se encaminhou para o encontro com a presidente. A conversa durou cerca de 30 minutos.
Segundo interlocutores, não ficou acertado que Temer iria orientar juridicamente na defesa do governo contra o processo de impeachment. “Não dá para o Temer entrar como conselheiro na defesa do impeachment. Isso porque o presidente da Câmara também é do PMDB. Poderia criar um problema interno”, observou esse interlocutor do Temer.
A ampliação dos benefícios do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e do Programa Universidade para Todos (Prouni) para o ensino a distância foi aprovada na Comissão de Finanças e Tributação (CFT) da Câmara dos Deputados, nesta quarta-feira (02). O projeto de lei (PL) 5797/2009, de autoria do deputado Felipe Maia (DEM), ainda vai ser analisado pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da Casa e segue para aprovação no Senado Federal.
O relator da matéria na CFT, deputado Junior Marreca (PEN-MA), destacou que a proposta não promove impacto nas contas públicas e é viável do ponto de vista orçamentário. “Cabe a esta Comissão examinar a proposição quanto à sua adequação financeira e orçamentária. A matéria proposta, portanto, não provoca alterações às receitas e despesas públicas”, destacou o parecer.
De acordo com o deputado potiguar, o ensino a distância tem evoluído no país e o projeto vai garantir segurança jurídica para que todos os alunos de graduação solicitem bolsas do Fies e do Prouni. “O ensino virtual é uma importante ferramenta de formação que representa praticidade e economia de tempo para o aluno. Sou um grande incentivador da inclusão digital e acredito que a educação a distância constitui meio privilegiado de ensino superior e que deve ser estendido a todos os estudantes do país”, disse Felipe Maia.
Tribuna do Norte – A presidente do Tribunal Regional Eleitoral, desembargadora Zeneide Bezerra, definiu como “horroroso” o quadro traçado pela Justiça Eleitoral para promover as eleições do próximo ano com cédula de papel, excluindo a urna eletrônica, reflexo do corte de gastos definido pelo Governo Federal, que atingiu em mais de R$ 400 milhões a Justiça Eleitoral. “Esse é um quadro que ninguém imaginava. Jamais alguém pensou nisso. A Justiça Eleitoral brasileira é reconhecida no mundo inteiro como célere, segura, moderna e inovadora. Em todas as eleições vêm pessoas de outros países para acompanhar esse processo que se destaca pela rapidez”, destacou a presidente do TRE potiguar.
Ela observou que após as informações do Tribunal Superior Eleitoral, apontando para o retorno da cédula de papel, interroga-se sobre como ficará a biometria. “O Rio Grande do Norte hoje tem quase 60% dos seus municípios já cobertos com a biometria”, ressaltou. A presidente do Tribunal lembrou que a definição do TSE, antes do corte, era para meta no Estado potiguar de 1,6 milhão de eleitores votando com biometria no próximo ano, meta que seria alcançada com a inclusão dos municípios de Parnamirim e São Gonçalo do Amarante.
“Estamos com o planejamento para fazer a biometria em São Gonçalo e Parnamirim. E agora? O que será feito com o gasto, custo, investimento de equipamento e recursos humanos com todo trabalho da biometria?” questionou a presidente do Tribunal. Ela disse acreditar que o posicionamento anunciado esta semana deverá sofrer modificação para manter o voto eletrônico. “Não dá para voltar a usar a urna de lona. Seria um retrocesso que ninguém acredita nisso. Certamente será apaziguado”, destacou. A desembargadora Zeneide Bezerra lembrou que desde o ano passado, quando foi finalizado o segundo turno para governador, já foi iniciado o planejamento para o pleito de 2016. “É um trabalho intenso, investimento”, destacou.
O presidente do Tribunal Superior Eleitoral, ministro Dias Toffoli, declarou para imprensa nacional que os valores para a Justiça Eleitoral adquirir novas urnas eleitorais com voto impresso são menores que os recursos destinados ao Fundo Partidário. O Tribunal estima que uma nova licitação para a atualização das urnas custará R$ 200 milhões ao Tribunal. “Esse valor que a Justiça Eleitoral está precisando é muito menor do que o Fundo Partidário.” O valor atual do fundo, alimentado com recursos públicos e destinado aos partidos políticos, é de R$ 867 milhões. Toffoli explicou que o contingenciamento das verbas destinadas ao Judiciário, publicado nesta segunda-feira, 30, em Diário Oficial, representa mais de 80% das necessidades impostas às eleições do ano que vem. A Justiça Eleitoral teve corte de R$ 428,7 milhões no orçamento referente a 2015, o que, segundo o TSE, “inviabilizará as eleições de 2016 por meio eletrônico”.
Jornal do Brasil – Os governadores do Nordeste reagiram, com unanimidade, nesta quinta-feira 3, por meio de nota, contra a tese de impeachment lançada pelo presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ). No texto, os governadores Robinson Farias (PSD–RN), Flavio Dino (PCdoB–MA), Ricardo Coutinho (PSB–PB), Camilo Santana (PT–CE), Rui Costa (PT–BA), Paulo Câmara (PSB–PE), Wellington Dias (PT–PI),Jackson Barreto (PMDB–SE) e Renan Filho (PMDB–AL) manifestam repúdio ao que chamam de “absurda tentativa de jogar a Nação em tumultos derivados de um indesejado retrocesso institucional”.
Segundo a nota, para haver processo de impeachment, o presidente da República precisa ter cometido crime de responsabilidade, o que não é o caso. “Na verdade, a decisão de abrir o tal processo de impeachment decorreu de propósitos puramente pessoais, em claro e evidente desvio de finalidade”, argumentam. Os governadores dizem ainda estar “mobilizados para que a serenidade e o bom senso prevaleçam.” “Em vez de golpismos, o Brasil precisa de união, diálogo e de decisões capazes de retomar o crescimento econômico, com distribuição de renda”, defendem.
Leia a nota na íntegra:
“Diante da decisão do Presidente da Câmara dos Deputados de abrir processo de impeachment contra a Exma Presidenta da República, Dilma Roussef, os Governadores do Nordeste manifestam seu repúdio a essa absurda tentativa de jogar a Nação em tumultos derivados de um indesejado retrocesso institucional. Gerações lutaram para que tivéssemos plena democracia política, com eleições livres e periódicas, que devem ser respeitadas. O processo de impeachment, por sua excepcionalidade, depende da caracterização de crime de responsabilidade tipificado na Constituição, praticado dolosamente pelo Presidente da República. Isso inexiste no atual momento brasileiro. Na verdade, a decisão de abrir o tal processo de impeachment decorreu de propósitos puramente pessoais, em claro e evidente desvio de finalidade. Diante desse panorama, os Governadores do Nordeste anunciam sua posição contrária ao impeachment nos termos apresentados, e estarão mobilizados para que a serenidade e o bom senso prevaleçam. Em vez de golpismos, o Brasil precisa de união, diálogo e de decisões capazes de retomar o crescimento econômico, com distribuição de renda.”
Prefeitura trabalha a conclusão de galpão para sediar empresa de confecção em Jucurutu
A prefeitura de Jucurutu, com recursos próprios, executa a construção de dois galpões, que depois de concluídos serão cedidos a quatro empresas do ramo de confecção de peças de vestuário em geral. “A construção dos galpões para sediar empresas do ramo de facção em Jucurutu, mostra o incentivo dado pelo governo municipal, objetivando a geração de emprego e renda no município”, lembra o prefeito George Queiroz (PMDB). Na manhã desta quinta-feira (03), George Queiroz visitou os prédios localizados no bairro Novo Horizonte e informou que o espaço 01 do primeiro galpão está previsto para ser entregue no dia 20 deste mês.
“A previsão é que no próximo dia 20, já entregaremos o espaço 01 do primeiro galpão pronto para funcionamento. Com isso estamos cumprindo o nosso compromisso de entregar o prédio já nas condições ideais para o início das atividades da empresa. Daí pra frente à empresa que funcionará nele, deverá buscar contato com a Guararapes em Natal, para dar início à fabricaçãodas peças,como também, irá buscar pessoas para trabalhar na produção”, afirmou George Queiroz. “Essa primeira empresa, inicialmente, poderá gerar até 40 empregos, contratando a mão em Jucurutu”, comenta o prefeito, destacando que após as festividades natalinas, os demais espaços serão concluídos para sediar as outras três empresas.
Mossoró Hoje – Os ministros do Tribunal Superior Eleitoral decidiram, por 4 a 3, que a ex-governadora Rosalba Ciarlini, não cometeu crime ao usar o avião do governo do Estado dezenas de vezes para vir de Natal a Mossoró e fazer o caminho de volta durante a campanha de 2012.
Votaram pela manutenção da condenação a relatora Thereza Assis, que havia proferido o voto na sessão anterior, Herman Benjamim e Gilmar Mendes. Já os ministros Luciana Lóssio, Admar Gonzaga, Teori Zavascki votaram pela divergência. Com o placar de 3 x 3, o desempate foi feito pelo presidente do TSE Dias Tofoli.
O presidente da corte entendeu que Cláudia Regina (DEM) não teria nenhuma culpa pelo uso da aeronave do Estado por parte da então governadora Rosalba durante o período eleitoral em 2012. Deste modo, a corte do TSE desfez a decisão que havia sido tomada pela Justiça Eleitoral em primeira instância e que havia sido confirmada por um colegiado no Tribunal Regional Eleitoral. Rosalba Ciarlini, com esta decisão, está livre para se candidatar em 2016, cabendo apenas pagar a multa que havia sido transitada em julgado por perda de prazo do recurso. Apenas no último mês de campanha de 2012, a governadora teria desembarcado 56 vezes com o avião do governo em Mossoró.