O presidente do PT, Rui Falcão, afirmou nesta quarta-feira, 20, que o partido irá entrar com ação no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) contra o programa do PSDB veiculado na noite desta terça-feira, 19, em cadeia nacional de rádio e TV. Em nota, Falcão não cita nomes, mas faz menções indiretas ao ex-presidente Fernando Henrique Cardoso e ao presidente do PSDB, senador Aécio Neves (MG), protagonistas do programa. “Pior que tudo é o ressurgimento daquele que, após deixar comprarem a sua reeleição, posa agora de campeão da moralidade. Triste papel a que foi relegado! O PT não vai deixar que eles transformem a calúnia em verdade. Nem vai permitir que eles tentem nos cobrir com a lama de sua própria hipocrisia”,diz Falcão em nota.
Ele também se refere a Aécio Neves e diz que o “candidato derrotado” nas últimas eleições presidenciais mostra “indignação postiça”.“De memória curta e alentado prontuário, o candidato derrotado, cuja gestão em Minas Gerais devastou o Estado, invade o vídeo com indignação postiça e pureza inconvincente”,ataca o petista. Segundo o Estadão Conteúdo, antecipada nas redes sociais, a propaganda do PSDB adotou o mote “Oposição a favor do Brasil”.
Os casos de corrupção na Petrobras tiveram destaque. Em sua fala, FHC usou um bordão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva para criticar os adversários. “Nunca antes na história desse País se errou tanto e se roubou tanto em nome de uma causa”. O ex-presidente tucano inovou na estratégia da legenda ao colocar o ex-presidente Lula diretamente na linha de tiro. “Os enganos e desvios começaram no governo Lula”, disse Cardoso. A palavra “impeachment” ficou de fora, mas FHC afirmou que se sabe “o suficiente” sobre o “petrolão” para que “a sociedade condene a todos aqueles que promoveram tamanho escândalo”.
Uma aposta de Campo Grande (MS) acertou as seis dezenas do concurso 1.706 da Mega-Sena, levando o prêmio de R$ 29.938.493,60. O sorteio foi realizado nesta quarta-feira (20), na cidade de Osasco (SP). O próximo concurso da Mega-Sena, que acontece no sábado (23), terá prêmio estimado em R$ 3 milhões. Veja as dezenas sorteadas: 12 – 31 – 34 – 36 – 48 – 56. A quina teve 136 apostas ganhadoras, que levaram prêmio de R$ 25.199,07 cada uma. Outros 10.756 bilhetes acertam a quarta e levaram R$ 455,17 cada.
Bin Laden em imagem de arquivo de 1998 Foto: Reuters
Terra – Osama bin Laden desejava marcar o 10º aniversário dos atentados de 11 de setembro de 2001 nos Estados Unidos com uma grande campanha midiática, segundo os documentos encontrados na casa onde foi morto e que foram divulgados nesta quarta-feira. “Esperamos o 10º aniversário dos abençoados ataques em Nova York e Washington, que acontecerá em nove meses”, escreveu Bin Laden em uma carta sem data, mas que aparentemente foi redigida no fim de 2010. Bin Laden acrescentou aos interlocutores que “devem ser conscientes de sua importância e da necessidade de obter vantagens do aniversário nos meios de comunicação para honrar as vitórias dos muçulmanos e comunicar às pessoas o que nós queremos comunicar”. Esta carta é uma das centenas de documentos que agências americanas de inteligência tornaram públicos nesta quarta-feira, que foram encontrados na última residência de Bin Laden em Abbottabad, Paquistão.
Os documentos aos quais a AFP teve acesso são as traduções para o inglês feitas pela CIA, mas não houve condições de verificar de forma independente a procedência do material nem a qualidade da tradução. Nos documentos, Bin Laden também pede que seus auxiliares permaneçam em “contato com a rede Al-Jazeera com declarações, porque a emissora começará sua cobertura (do aniversário) em 1º de setembro”. O líder da Al-Qaeda, com enormes limitações logísticas para comunicar-se com o exterior, reclama de ter enviado uma “gravação de vídeo há dois meses, mas que ainda não foi divulgada pelos meios de comunicação”. Na carta, explica: “Teremos que refazê-la antes de divulgar”. Em outro documento, de 5 abril de 2011, um homem chamado Mahmud faz recomendações a Bin Laden sobre a mensagem que deveria enviar pelo 10º aniversário dos atentados de 11 de setembro.
“A mensagem deveria conter instruções e apelos à juventude e ao país inteiro. Deveria ser genérica e não parar nos detalhes (…) e fazer um apelo à continuidade da jihad”, escreveu Mahmud a Bin Laden. Mas o líder da Al-Qaeda foi morto a tiros em 2 de maio de 2011, quatro meses antes do aniversário dos ataques. A Al-Qaeda deveria divulgar na internet em 12 de setembro de 2011 um vídeo com imagens de Bin Laden e uma mensagem de seu sucessor, o egípcio Ayman al-Zawahiri. Em sua parte da mensagem, Bin Laden prometia aos americanos “terminar como os escravos” das empresas multinacionais e do “dinheiro dos judeus”. Os atentados de 11 de setembro, reivindicados pela Al-Qaeda, deixaram mais de 3.000 mortos.
Situação hídrica da região Seridó preocupa Álvaro Dias
A preocupação com a situação hídrica do Estado, notadamente a da região Seridó, onde os reservatórios estão quase todos secos, foi o tema do pronunciamento do deputado Álvaro Dias (PMDB), na sessão plenária da Assembleia Legislativa, nesta quarta-feira (20).
“Esse é um assunto da maior gravidade que necessita de providências urgentes. Ninguém mais tem esperança de que haja inverno suficiente para encher os reservatórios. Cidades do porte de Caicó e Currais Novos, que somadas contam com 100 mil habitantes, vão ficar sendo abastecidas por carros pipa?” indagou o deputado. Segundo Álvaro, em pouco tempo o açude Itans não terá mais condições de abastecer Caicó. Já Currais Novos, continuando o quadro atual, também ficará sem água para a população.
PF realiza operação de combate a pornografia infantil
G1 RN –A Polícia Federal iniciou nesta quarta-feira (20) a Operação Araceli no Rio Grande do Norte. A operação tem objetivo de reprimir crimes de divulgação de pornografia infantil através da internet. Dois suspeitos foram presos por compartilhar e armazenar pornografia infantil em Juazeiro do Norte e em Fortaleza, no Ceará.
Ao todo, são 29 mandados de busca e apreensão a serem cumpridos em todo o país. A PF realiza esta operação no Distrito Federal e em dez estados do Brasil, que são: Rio Grande do Norte, Ceará, Acre, Alagoas, Amazonas, Goiás, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Roraima e Santa Catarina. No RN, participam da operação cerca de 60 policiais federais que, desde as primeiras horas da manhã, cumprem 12 mandados de busca e apreensão na capital potiguar e em Santa Cruz, cidade da região Agreste do estado.
Combate ao abuso de crianças
A Operação Araceli faz homenagem ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, celebrado no dia 18 de maio. O Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes foi instituído pelo Congresso Nacional através da Lei Federal nº 9.970/2000.
A operação recebeu esse nome para relembrar o caso da menina brasileira Araceli Cabrera Sanchez Crespo, que foi assassinada no dia 18 de maio de 1973 em Vitória, no Espírito Santo. Seu corpo foi encontrado seis dias depois do seu desaparecimento com marcas de violência, abuso sexual e desfigurado por substância ácida.
Jucurutu é o município de maior destaque em ações no controle da Tuberculose no Seridó
Jucurutu é o município de maior destaque em ações no controle da Tuberculose no Seridó
Jucurutu: O município de maior destaque em ações no controle da Tuberculose no Seridó
Nesta quarta-feira (20), na Câmara Municipal de Jucurutu, uma reunião entre profissionais da saúde (enfermeiros e agentes de saúde) local e enfermeiros que atuam na IV Ursap (Unidade Regional de Saúde Pública), sediada em Caicó, marcou a entrega de um diploma a administração municipal, reconhecendo Jucurutu como o município de maior destaque nas ações desenvolvidas no controle da Tuberculose, nos últimos quatro anos em todo Seridó. A homenagem feita pela Secretaria da Saúde Pública do Rio Grande do Norte é direcionada a apenas um município de cada região.“Estamos aqui para parabenizar Jucurutu, pois nos últimos 04 anos foi um dos municípios que mais se destacou nas ações de controle da tuberculose de nossa região. No Seridó, dentre os 25 municípios, Jucurutu foi contemplado como aquele que melhor desempenhou suas ações de busca de casos, de controle e tratamento”, informou a enfermeira Gisane Oliveira, responsável pelo programa de Tuberculose na IV Regional de Saúde. Os trabalhadores receberam kits da IV Ursap com bolsas e camisas para o trabalho diário.
O prefeito George Queiroz que estava acompanhado da vice-prefeita Paula Lopes e do secretário de Saúde, Leandro Ovídio, frisou a importância da homenagem: “É importante esse reconhecimento porque nós temos a certeza que o trabalho vem sendo feito. E para os nossos servidores que fazem a saúde pública é um estímulo para que eles continuem trabalhando, buscando melhorar o serviço prestado, a fim de a população do nosso município ter cada vez a sua saúde pública de maneira mais digna, melhor e mais confiável”, frisou. Queiroz observou que Jucurutu presta um bom serviço de saúde pública à população, apesar das dificuldades, e aprovou a metodologia do governo estadual no quesito premiar as cidades, que se destacam na prestação de serviços ao povo. “O governo do estado já mostrou novas metodologias, uma delas é de reconhecer os municípios que vem se destacando, e eu acredito que novos prêmios ainda virão, porque Jucurutu é um município, que apesar de todas as dificuldades, presta um bom serviço de saúde pública. No ano passado nós investimos 30% dos recursos recebidos em saúde, o ministério exige que seja investido 15%, ou seja, aplicamos mais do dobro de investimento exigido. Isso mostra a nossa dedicação”, disse.
Após divulgação de fotos, padre é afastado de diocese
Do NE 10– A Diocese de Pesqueira, no Agreste de Pernambuco, afastou o padre Severino Ézio de Melo por causa da divulgação de fotografias “comprometedoras da moral em redes sociais”. Nas fotos, o sacerdote aparece segurando uma taça de bebida ao lado de um homem. Os dois estão sem camisa. Em comunicado divulgado no site da instituição, a diocese afirma que o padre foi afastado e recebeu uma primeira advertência canônica. Ele não teria obedecido a advertência e teve suspenso o uso de ordens.
A nota afirma ainda que em consequência desta medida, o padre fica privado de suas funções e não “poderá presidir ou administrar qualquer Sacramento ou Sacramental, impedido de celebrar ou concelebrar a Eucaristia, com a presença de fiés cristãos, a não ser que lhe faculta o Direito, ou seja, atendimento de fiéis que encontram em perigo de morte”.
A Polícia Civil está investigando uma tentativa de extorsão sofrida pelo padre. O homem que aparece nas fotos ao lado do sacerdote teria exigido dinheiro para não divulgar os registros. Uma coletiva de imprensa será realizada na sede do Grupo de Operações Especiais (GOE), no Recife.
EBC – O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) Digital poderá começar a ser testado neste ano por candidatos treineiros, estudantes do 1º ou 2º ano do ensino médio que fazem o Enem apenas como o teste. A informação consta no edital do exame, publicado hoje (18) no Diário Oficial da União. O texto diz que o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) “poderá convidar participantes” para a aplicação do Enem Digital. A ideia de tornar a prova do Enem digital foi anunciada pelo então ministro da Educação, Cid Gomes, que fez uma consulta pública para o novo modelo. Com a prova digital, o candidato poderá agendar uma data para fazer o exame em um dos locais de prova autorizados pelo Ministério da Educação (MEC).
As questões serão sorteadas em um banco público de itens nas quatro áreas de conhecimento do exame – linguagens, códigos e suas tecnologias; ciências humanas e suas tecnologias; matemática e suas tecnologias; e ciências da natureza e suas tecnologias. Atualmente, o banco de questões é secreto, e o exame é impresso e feito apenas uma vez por ano, em uma mesma data para todos os candidatos. A intenção de testar o modelo com os treineiros havia sido anunciada pelo MEC, que não havia confirmado, no entanto, que isso poderia ser feito já nesta edição.
O edital define os treineiros como participantes com menos de 18 anos que concluirão o ensino médio após 2015. Os resultados obtidos na prova não poderão ser usados para certificar o ensino médio nem para ingressar no ensino superior, “destinam-se exclusivamente para fins de avaliação de conhecimentos”, diz o edital. O Enem será nos dias 24 e 25 de outubro. As inscrições poderão ser feitas a partir do dia 25 deste mês.
Sessão solene homenageia 97 anos da Assembleia de Deus
A Assembleia Legislativa, por propositura do deputado Jacó Jácome (PMN), realizou nesta quarta-feira (20) sessão solene em alusão aos 97 anos da Igreja Evangélica Assembleia de Deus no Rio Grande do Norte (IEADERN). O evento reuniu parlamentares e representantes religiosos da instituição, homenageados pela Casa legislativa. “A Igreja de Deus é marcada por momentos importantes, que nos trazem um olhar de apreço e de respeito à sua história, ao seu legado e à sua contribuição à sociedade”, disse o deputado Jacó. De acordo com ele, que também é evangélico, a homenagem é feita em reconhecimento àqueles que trabalham incansavelmente pelo povo.
O vice-presidente da IEADERN, pastor Edmar Rosa Gomes, agradeceu a homenagem e relembrou os primeiros anos da instituição no Estado. “A história da Assembleia de Deus é de sofrimento e perseguição, porém de muitas vitórias. A igreja se formava por um grupo pequeno, contudo, Deus já começava a trabalhar nos corações das pessoas”, comentou. A Igreja Evangélica Assembleia de Deus do Rio Grande do Norte conta atualmente com mais de 172 mil membros, 1.543 templos e 182 pastores. “Grande tem sido a luta, mas hoje a nossa Igreja é respeitada. Louvo a Deus que até aqui nos ajudou”, concluiu o pastor Edmar.
A solenidade prestou homenagem aos pastores da atual diretoria da IEADERN e aos representantes de seus departamentos. Durante a sessão foi exibido um vídeo sobre a Assembleia de Deus e sua história. O evento foi encerrado pela apresentação da Orquestra Evangélica Filarmônica Gênesis. Participaram da sessão os deputados Albert Dickson (PROS), Hermano Morais (PMDB), Jose Adécio (DEM), Carlos Augusto Maia (PTdoB), Márcia Maia (PSB), Kelps Lima (SDD), Gustavo Fernandes (PMDB) e Dison Lisboa (PSD); do secretário Municipal de Governo, Jonny Araújo da Costa, e do comandante do Corpo de Bombeiros, Otto Ricardo Saraiva de Souza.