08/04/2015
Por Danilo Evaristo em Notas

Dilma decide falar contra a redução da ‘maioridade penal’

A presidente Dilma Rousseff decidiu assumir publicamente posição contrária à proposta de redução da maioridade penal que está em discussão no Congresso. O projeto reduz de 18 para 16 anos a idade mínima para responsabilização criminal e tem sido criticado por ativistas e defensores de direitos humanos.

Dilma decidiu se manifestar contra o projeto para fazer um aceno à esquerda, que vê a proposta como parte de uma agenda conservadora promovida pela cúpula do Congresso. Dirigentes do PT defendem que a presidente faça gestos como esse para que os militantes do partido tenham mais argumentos para defender o seu governo.

Na segunda-feira (6), Dilma publicou um comentário sobre o assunto em sua página no Facebook. “Não é solução: os adolescentes não são responsáveis por grande parte da violência praticada no país. Os atos infracionais cometidos por eles não chegam a 10% do total dos crimes praticados no Brasil há décadas”, diz a mensagem. A decisão de opinar sobre a maioridade penal foi tomada após uma reunião da presidente com seu conselho político na segunda (30) da semana passada.

* Folha Online

08/04/2015
Por Danilo Evaristo em Esporte

Corinthians: Paolo Guerrero fala de atraso de pagamento

guerrero-04

Foto: Daniel Augusto Jr

Esporte Interativo – O ano de 2015 do Corinthians tem sido excelente dentro de campo. Com 20 jogos oficiais, o Timão ainda não foi derrotado e lidera, com folga, os torneios que disputa. Fora das quatro linhas, entretanto, a realidade é outra. A diretoria do Timão convive com alguns problemas financeiros. O clube tem uma dívida, com alguns jogadores, referente a pagamentos de direitos de imagem e premiações. O atacante Paolo Guerrero, um dos afetados pelo atraso, revelou que o “atraso é grande”. “Eu não sei direito quanto tempo de atraso tem. Mas é um atraso grande”, explicou o camisa 9, em entrevista ao programa “Bola da Vez”.

Apesar de revelar um grande atraso por parte do Corinthians, o peruano minimizou a dívida e afirmou que prefere não ficar pensando nisso. “Eu sou um cara que gosta de ficar tranquilo em casa, não mexer muito com o futebol. Gosto de mexer na internet, falar com os meus pais. Tudo que não tenha nada a ver com futebol”. Atualmente, as negociações para a renovação do contrato de Guerrero estão interrompidas. O vínculo do atacante, que voltou a mostrar vontade de permanecer no clube, com o Corinthians se encerra no meio deste ano.

08/04/2015
Por Danilo Evaristo em Brasil

Correios: Governo autoriza reajuste de 9,32% nas tarifas

carteiros_300x225

Foto: Reprodução/TVCA

O Ministério da Fazenda autorizou um reajuste de 9,329% nas tarifas dos serviços postais e telegráficos dos Correios. A portaria de autorização foi publicada na edição desta terça-feira (7) do Diário Oficial da União. Para que os reajustes passem a valer, no entanto, ainda será necessária a publicação de outra portaria, pelo Ministério das Comunicações.

Segundo os Correios, o reajuste médio deverá ser de 9,3%, tanto para os serviços nacionais quanto para os internacionais. “O primeiro porte da carta não comercial, por exemplo, terá seu valor corrigido de R$ 0,85 para R$ 0,95. No caso de telegrama nacional redigido pela internet, a nova tarifa é de R$ 5,87, por página – antes, a tarifa vigente era de R$ 5,37″, informou a empresa, em comunicado.

Segundo o texto da portaria assinada pelo ministro Joaquim Levy, qualquer outro reajuste dessas tarifas “somente poderá ser implementado depois de decorridos 12 meses, no mínimo”. As tarifas dos serviços da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) são reajustados, com base na recomposição dos custos repassados à empresa, como aumento dos preços dos combustíveis, contratos de aluguel, transportes, vigilância, limpeza e salários dos empregados, informa os Correios. O último reajuste havia ocorrido em junho de 2014.

08/04/2015
Por Danilo Evaristo em Jucurutu/RN

Chuva de até 145 mm banha a zona rural de Jucurutu-RN

Boi Selado

Do Facebook de Souza Neto Historiador

A chuva voltou a banhar Jucurutu nesta terça-feira, após dias sem chuvas no município. Trovões e relâmpagos amedrontaram a população. Mas a intensidade da chuva registrada na zona urbana na tarde-noite de ontem (07), não foi à mesma na área rural. No Centro da cidade, o registro foi pouco mais que 5 milímetros.

Já no campo, houve pluviômetro marcando 145 milímetros. De maneira que foi a maior chuva da terça-feira, segundo informações postadas nas redes sociais e ocorreu no distrito Boi Selado, como destacou Souza Neto Historiador em seu perfil no Facebook, comemorando a volta das chuvas, agradecendo a Deus e informando o transbordamento de açudes: “Muita Chuva na região do seridó registrada na noite de ontem. Na comunidade Boi Selado choveu 145 mm e na Fazenda Boi Selado choveu 125 mm. Muita chuva, graças a Deus. O Sertanejo nordestino agradece a Deus pelas chuvas que estão caindo na região. Os açudes estão transbordando. A alegria do seridoense está radiante, por estas maravilhas que nosso SENHOR DEUS está nos proporcionando”, comentou. Choveu também no sítio Cacimbas, 59 mm e Adeque, 75 mm.

08/04/2015
Por Danilo Evaristo em Notas

Greve caminha para um final feliz em São José de Mipibu

x17

Blog de Daltro Emerenciano – O presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do município de São José de Mipibu, professor Joaquim Tomé, foi recebido pelo assessor de Comunicação Social Daltro Emerenciano, juntamente com o Chefe de Gabinete, Clidenor Ferreira. O encontro solicitado pelo representante do município aconteceu na sede do Poder Executivo, no final da manhã desta terça-feira(07), logo após o encerramento de uma mobilização feita por um grupo de professores que ainda se mantém em greve. Durante a reunião o representante dos educadores solicitou o encaminhamento de uma proposta para ser apresentada à categoria, destacando a reposição dos valores descontados dos servidores em decorrência das faltas, a implantação dos reajustes de 13,01% e 26% anteriormente oferecidos pelo município, além da continuidade no repasse das contribuições sindicais ao SINTE/SJM.

No que se refere ao quinquênio, ficou entendido entre as partes que esse ponto será discutido em outra oportunidade, podendo o SINTE acionar a Justiça. Se o entendimento entre o SINTE/SJM e a prefeitura Municipal for acatado na assembleia da próxima quinta-feira (09), as escolas deverão voltar a normalidade na sexta-feira(10). Ao tomar conhecimento do que ficou estabelecido durante a reunião entre o representante do SINTE/SJM e os assessores delegados para mediação dos entendimentos, o prefeito Arlindo Dantas já determinou a realização de um levantamento nos setores de pessoal e financeiro para agilizar a reposição dos valores descontados dos trabalhadores da Educação. O pagamento que deverá ser realizado em folha suplementar vai estar condicionado a um acordo de reposição das aulas.

08/04/2015
Por Danilo Evaristo em Esporte

Luxa: “Estadual não tem que acabar, tem que melhorar”

LuxemburgoFlamengo.com.br – O treinador Vanderlei Luxemburgo foi o convidado da última segunda-feira (06) do programa de televisão ‘Bem, amigos!’, do canal Sportv. De fora do clássico entre Flamengo e Fluminense no domingo (05), o comandante rubro-negro comentou seu ato de colocar uma ‘mordaça’ em forma de protesto, após ser punido pelo Tribunal de Justiça Desportiva (TJD).

“A gente aprende, ao longo da vida, que um gesto vale mais que mil palavras. Aprendi a me posicionar. Não defendi o ‘Vanderlei’, defendi o futebol brasileiro. Como podemos, no Brasil, não ter liberdade de expressão? Há discussões que têm que existir. O futebol carioca precisa rever algumas coisas, não só a federação. Esta deveria ser uma discussão mais ampla, com inteligência e sem agredir ninguém. Não acho que o Estadual tem que acabar. Ele tem que melhorar”, afirmou.

08/04/2015
Por Danilo Evaristo em Notas

Intel inicia a venda de computador em formato pen drive

compute

Intel Compute Stick faz, via HDMI, a TV ou o monitor virar um computador Foto: VEJA.com/

Veja.com – A Intel anunciou que o Compute Stick, o seu computador em formato pendrive para ser encaixado em TVs ou monitores via HDMI, está à venda no site da empresa. As entregas devem ocorrer a partir de 1º de maio. De acordo com a fabricante americana de chips e microprocessadores, o gadget funciona de modo simples: basta plugá-lo na entrada HDMI de um televisor ou monitor para que ele comece a rodar um sistema operacional como se fosse um PC comum.

São duas versões à venda: uma com Windows, no valor de 150 dólares, e outra com o sistema operacional de código-aberto Linux, que custa 110 dólares. Ambos possuem a mesma configuração: um processador de quatro núcleos Intel Atom, 2 GB de memória RAM e capacidade de 32 GB de armazenamento. Segundo a Intel, o Compute Stick não chega para concorrer com desktops ou laptops, e sim para ser uma alternativa rápida para quem está sempre em movimento e precisa terminar trabalhos em uma máquina decente. Na semana passada, a fabricante sul-coreana Asus anunciou um produto similar: o Asus Chromebit. Ele se conecta via HDMI e roda no sistema operacional do Google Chrome. Deve chegar em meados de julho por menos de 100 dólares.

08/04/2015
Por Danilo Evaristo em Notas, Rio Grande do Norte

Jornalistas potiguares recebem homenagem da AL do RN

ALRN

Vinte profissionais de diferentes gerações e com as mais diversificadas experiências no campo da comunicação foram homenageados pela Assembleia Legislativa no Dia do Jornalista. A iniciativa foi do presidente da Casa, deputado Ezequiel Ferreira (PMDB) e lotou o plenário e galerias do parlamento. “Temos a honra de receber neste dia grandes nomes da imprensa, profissionais que hoje trazem a responsabilidade de representar todos os jornalistas do Rio Grande do Norte. O dia de hoje é singular na Assembleia Legislativa e traz o ineditismo de reunir jornalistas com o encanto da larga experiência profissional e outros que na sua jovialidade são desbravadores de novos caminhos, cada um com sua história particular, lembranças e conhecimento de mundo”, afirmou o presidente.

O potiguar e imortal da Academia Brasileira de Letras (ABL), Murilo Melo Filho foi um dos homenageados e representou todos os colegas de profissão em seu pronunciamento. Seu célebre currículo inclui coberturas internacionais de guerras e é autor de um dos mais conhecidos textos da edição histórica da revista Manchete no dia da inauguração de Brasília, que teve um milhão de exemplares esgotados em 48 horas. Murilo Melo agradeceu a deferência e em seu pronunciamento mostrou que ainda possui uma das principais ferramentas para o exercício da profissão, a boa memória, ao relatar fatos de sua infância, passando pela adolescência e juventude, quando estudou no Atheneu.

“Nunca fui outra coisa na vida a não ser jornalista e acadêmico. Entrei pela primeira vez num jornal para ganhar o ´rico´ salário de 50 mil réis por mês. Nossa profissão  é maravilhosa quando exercida com dignidade, ética e entusiasmo”, afirmou. Além de Murilo Melo Filho, os jornalistas homenageados foram: Alan Severiano, Vânia Marinho, Mussolini Fernandes (In Memorian), Marco Antônio Antunes (In Memorian), Jurandy Nóbrega, Anna Ruth Dantas, Carlos Magno Araújo, Daniel Cabral, Breno Perrucci, Dinarte Assunção, Diógenes Dantas, Juliska Azevedo, Renata Moura, Erika Zuza, Alex Medeiros, Bruno Barreto , Cristiano Couceiro , Cezar Alves e Canindé Soares.

08/04/2015
Por Danilo Evaristo em Educação, Seridó

Nelter defende criação da Universidade Federal do Seridó

Nelter

Nelter Queiroz

O deputado Nelter Queiroz (PMDB) apresenta requerimento à Mesa Diretora da Assembleia Legislativa solicitando que seja formada uma comissão parlamentar para ir a Brasília para, junto com a bancada federal do Rio Grande do Norte, desenvolver ações em defesa da criação da Universidade Federal do Seridó.

“Precisamos mobilizar a bancada federal para que trabalhe junto às autoridades do Governo Federal para a criação da Universidade Federal do Seridó. Já existe um Campus com estrutura para abrigar a Universidade, mas é preciso que haja um orçamento próprio. Por isso estou solicitando da Mesa da Assembleia que seja formada essa comissão estadual para ir a Brasília”, justifica o deputado.

Segundo Nelter, não adianta apenas criar cursos de medicina nas cidades sem uma estrutura financeira para o seu funcionamento. Mesmo assim, o ministro da Saúde Artur Chioro anunciou recentemente a abertura de vários cursos, mas na relação das cidades que vão ser beneficiadas não existe nenhuma no Rio Grande do Norte. “Caicó já tem um curso de Medicina, mas a nossa luta, que também é da Igreja e de toda a sociedade da região, é pela Universidade Federal do Seridó. Essa universidade vai beneficiar 27 municípios do Seridó e mais o Vale do Açu”, destacou o parlamentar.

08/04/2015
Por Danilo Evaristo em Notas

IPVA: Iniciada cobrança de veículos de placas finais 3 e 4

Detran

FOTO: DETRAN/RN

O Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) de automóveis e motocicletas com placas de finais 3 e 4 começa a ser cobrado nesta quarta-feira (08) e quinta-feira (09). O proprietário tem a opção de pagar o tributo em cota única, obtendo um desconto de 5%, ou dividir o valor total em três parcelas fixas, sendo a primeira quitada neste mês e as demais nos meses de maio e junho.

No mesmo período do vencimento do IPVA é arrecadada a taxa do Seguro de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Vias Terrestres (DPVAT), que segue o mesmo calendário de cobrança da cota única do IPVA, de acordo com o final da placa do veículo. Porém, o benefício de parcelamento do valor do seguro só é autorizado aos proprietários de motocicletas, ônibus, micro-ônibus e vans.

De acordo com o setor de Estatística do Detran/RN, os proprietários de aproximadamente 144 mil veículos com placas de finais 3 e 4 realizam o pagamento do imposto nesta semana, que pode ser quitado em qualquer agência bancária até o seu vencimento. Depois do prazo estabelecido no carnê, a liquidação somente poderá ser realizada no Banco do Brasil ou correspondente bancário autorizado. Os boletos e o calendário anual de pagamento para as demais placas também podem ser acessados no endereço eletrônico, www.detran.rn.gov.br.


Busca no Blog

Facebook


Twitter


Parceiros