A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), por meio do Programa Estadual de Controle da Dengue, divulgou nesta segunda-feira (6) os novos números da doença no Rio Grande do Norte. As informações são referentes à semana epidemiológica nº 13, com dados coletados até o dia 04 de abril. Ao todo, foram notificados 8.361 casos suspeitos de dengue no estado, o que representa um aumento de 217,06% em comparação ao mesmo período do ano passado. Do total de notificações, 857 casos foram confirmados. Os cinco municípios que mais notificaram foram Natal (2.094), Currais Novos (529), Parnamirim (457), Parelhas (431) e Mossoró (260).
Quanto à incidência em dengue, 38 municípios apresentaram alta, 29 estão com média, 65 estão com baixa e 35 apresentaram incidência silenciosa. Segundo Sílvia Dinara Alves, coordenadora do Programa Estadual de Controle da Dengue, a principal arma contra a doença é a prevenção, responsabilidade de todos. O Programa chama a atenção para os cuidados com relação a possíveis criadouros do mosquito Aedes Aegypti, transmissor do agravo, para enfrentar a epidemia. Dessa forma, a Sesap orienta para que a população intensifique as medidas de prevenção, entre elas: não acumular lixo em locais inapropriados e manter a lixeira fechada, manter as caixas d’água e outros recipientes de armazenamento de água fechados; não deixar água acumulada sobre a laje ou calhas; colocar areia nos vasos das plantas, entre outras.
Os prefeitos do Rio Grande do Norte apontam dificuldades e têm recorrido a “marchas” e ações judiciais para evitar o agravamento da crise. O presidente da Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte (Femurn), Francisco José Junior, disse que além da queda dos valores do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), que é repassado mensalmente pelo governo federal às prefeituras, “a situação está ficando cada vez mais difícil”, porque com o aumento dos preços de combustíveis e da tarifa de energia elétrica, cresceu a inflação e dai as despesas de custeio. “As receitas ao invés de acompanhar o crescimento da inflação, elas encolheram, como os royalties do petróleo e FPM”, afirmou.
Para Francisco José Jr, a crise é nacional “e atingiu em cheios os municípios”, o que levou os prefeitos “a procurar outras soluções para equilibrar a receita e despesa, com o enxugamento de gastos”. Toda essa questão será debatida, segundo o presidente da Femurn, na 18ª Marcha dos Prefeitos, que ocorrerá entre os dias 25 e 28 de maio, em Brasília. Segundo ele, uma das lutas dos prefeitos é a redistribuição dos royalties do petróleo – “já existe uma lei aprovada e sancionada pela presidente Dilma Roussef, mas uma liminar da prefeitura do Rio de Janeiro atravancou tudo”. Francisco José é prefeito de Mossoró e disse que os municípios vão buscar outras compensações pela queda de receita, principalmente do FPM: “Não existe país desenvolvido, se não tem município desenvolvido”. O prefeito de Angicos, Júnior Batista, disse que os municípios são obrigados a pedir ajuda à União e ao Estado para tentar sair da crise. “Se o Fundo de Participação continuar caindo, a maioria das prefeituras vai fechar as portas até junho”, vaticinou.
Dinorá confirmou que 32 presos fugiram – Foto: Adriano Abreu
Na madrugada desta segunda-feira (6), 32 presos fugiram da Penitenciária Estadual de Alcaçuz, maior complexo penal do Rio Grande do Norte. A fuga é a segunda maior da história em uma unidade prisional do estado. Até o início da tarde de ontem, três presos já haviam sido recapturados e outros 29 seguiam foragidos. A polícia continua em diligências. De acordo com Dinorá, os detentos recapturados já estão na unidade prisional e estão sendo ouvidos pelo delegado responsável pelo caso. “Eles serão ouvidos e depois levados de volta para as celas. Também vamos ouvi-los para entender como se concretizou a fuga”, explicou ela.
Ainda segundo a diretora, todos os presos que conseguiram fugir são do pavilhão 2 da unidade. “Fugiram 32, de um total de 196 que estavam no pavilhão 2. Três foram recapturados e a PM está em diligência na busca pelos outros 29 detentos”, disse. O policiamento em Alcaçuz foi reforçado por homens do Batalhão de Choque da PM (BPChoque) e da Força Nacional, além de agentes penitenciários. Segundo a direção da unidade, os detentos da maior unidade prisional do estado usaram um túnel escavado no pavilhão 2 do presídio. Após as rebeliões que destruíram as unidades, os detentos passaram a dormir no pátio do presídio porque as grades das celas foram destruídas. As informações são da Tribuna do Norte.
A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte promove nesta terça-feira (7) às 9h30min sessão solene em homenagem ao Dia do Jornalista. A solenidade contará com a participação de 20 jornalistas homenageados e integrantes do Sindicato dos Jornalistas e profissionais dos veículos de comunicação do Estado.
A lista de homenageados inclui o jornalista Murilo Melo Filho, imortal da Academia Brasileira de Letras que fará pronunciamento em nome dos homenageados; além de jornalistas que ocupam lugar de destaque no jornalismo potiguar como Anna Ruth Dantas, Vânia Marinho, Jurandy Nóbrega, Carlos Magno Araújo, Daniel Cabral, Breno Perruci, Dinarte Assunção, Diógenes Dantas, Juliska Azevedo, Renata Moura, Erika Zuza, Alex Medeiros, Bruno Barreto, Cristiano Couceiro, Cezar Alves, Alan Severiano, Canindé Soares e demais homenageados “in memorian”.
PB Agora – Os deputados estaduais paraibanos vão contribuir para a discussão das propostas para a reforma política, que tramita na Câmara dos Deputados.
O presidente da Assembleia Legislativa, Adriano Galdino (PSB), já recebeu a confirmação de que o programa Câmara Itinerante chegará à Casa no dia 10 de abril, quando o tema será discutido.
O presidente da Câmara Eduardo Cunha confirmou a presença no evento, juntamente com o deputado federal Veneziano Vital do Rêgo (PMDB-PB) que integra a comissão de Reforma Política.
A notícia chegou no mesmo dia em que, em Brasília, foram colocados pacotes com réplicas de dinheiro em frente ao Congresso, em protesto contra o financiamento privado de campanhas eleitorais. Segundo o peemedebista, os deputados vão ter a oportunidade de apresentar sugestões relacionadas ao tema. “Para que ele (Eduardo Cunha) possa firmar um compromisso com a Paraíba e com a classe política, para aprovar aquilo que é melhor para o nosso povo”, explicou.
As reuniões já aconteceram em Goânia (GO), Fortaleza (CE), Teresina (PI), São Luís (MA) e Campo Grande (MS). A bancada de oposição já se articula para elaborar uma pauta de sugestões que serão apresentadas a Eduardo Cunha. A deputada Camila Toscano (PSDB) explicou que os oposicionistas irão se reunir para discutir as possíveis propostas. A reunião deverá contar a participação do deputado federal Veneziano Vital do Rêgo (PMDB-PB) único representante paraibano a integrar a comissão especial da Câmara que debate a Reforma Política.
A denúncia foi protocolada no Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF2), que decidirá se a recebe, abrindo o processo penal (inquérito judicial 0100072-7520154020000). Com base em dois inquéritos (judicial e policial), os procuradores regionais Flávio Paixão e José Augusto Vagos narram que o magistrado cometeu falsidade ideológica ao proferir decisões que lhe permitiram desviar recursos públicos em duas situações ligadas à operação Monte Perdido.
Na primeira, desviou R$ 290.500 depositados na Caixa à disposição da Justiça — parte do valor foi usado na compra de um veículo Land Rover Discovery. Ele também cometeu peculato e falsidade ideológica para se apropriar, em 5 de fevereiro, de US$ 105,6 mil e 108,1 mil euros — em parte convertidos para a aquisição de um apartamento na Barra da Tijuca. “O sumiço do dinheiro somente foi revelado em 27 de fevereiro, quando o juiz substituto da 3ª Vara Federal Criminal realizava um levantamento sobre bens acautelados”, afirmam os procuradores regionais na denúncia.
— Na oportunidade, se constatou que o cofre encontrava-se vazio. O denunciado utilizou parte dos valores que desviara para celebrar compromisso de compra e venda do apartamento. A denúncia também relata que o juiz utilizou o dinheiro para comprar um automóvel Land Rover, apreendido pela Polícia Federal na última quinta-feira (2), a pedido do MPF.
A PRR2 (Procuradoria Regional da República da 2ª Região) ainda acusa o juiz pelo crime de extravio e inutilização de documentos, pois destruiu, em janeiro, os autos do processo sobre a alienação antecipada de bens relativos à operação Monte Perdido. No entendimento do MPF, seu intuito foi facilitar a ocultação e a impunidade dos desvios de valores, pois várias decisões falsas que fez inserir no sistema Apolo — usado na Justiça Federal — contém alusão a documentos que nunca existiram.
O Sistema Fecomércio RN, por meio do Senac, disponibiliza 844 vagas gratuitas em cursos profissionalizantes nos municípios de Natal, Mossoró, Macaíba, Caicó e Assú. A iniciativa faz parte do Programa Senac de Gratuidade, cujo objetivo é promover a inclusão social por meio da oferta de vagas gratuitas em cursos de capacitação. As inscrições ocorrem entre os dias 06 e 09 de abril, exclusivamente pelo do site www.rn.senac.br/psg.
Ao todo, são oferecidas 32 opções de cursos, nas áreas de Saúde e Beleza, Turismo e Hospitalidade, Gestão e Negócios, Informática e Comunicação. Entre as capacitações para o mês de maio, estão: Técnico em Estética, Técnico em Podologia, Programador de Sistemas, Balconista de Farmácia, Marketing e Vendas, Operador de Caixa e Editor de Vídeo.
A seleção dos candidatos ocorrerá de acordo com a ordem da inscrição efetuada no site do Senac. Os processos seletivos para cursos inseridos no Programa são lançados mensalmente. Dessa forma, os candidatos que não forem contemplados na atual seleção, poderão se inscrever novamente nas próximas etapas.
Os interessados devem possuir renda familiar mensal de até dois salários mínimos federais, por pessoa. Além disso, deverão preencher os requisitos de escolaridade e idade exigidos pelo curso escolhido, que variam de acordo com a modalidade selecionada. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (84) 4005-1000 e pelo site www.rn.senac.br.
Conheça os cursos disponíveis: Administrador de Banco de Dados, Agente Comunitário de Saúde, Agente de Desenvolvimento Socioambiental, Agente de Viagem, Almoxarife, Atendente de Nutrição, Auxiliar Administrativo, Auxiliar de Pessoal, Balconista de Farmácia, Chefia e Liderança, Costureiro (a), Depilador, Editor de Projeto Visual Gráfico, Editor de Vídeo, Gestão de Pessoas, Manicure e Pedicure, Marketing e Vendas, Massagista, Operador de Caixa, Operador de Computador, Organizador de Eventos, Programador de Sistemas, Promotor de Vendas, Qualidade em Prestação de Serviços, Recepcionista, Técnicas de Preparo de Lanches e Sanduiches, Técnicas de Vendas para Garçom, Técnico em Estética, Técnico em Podologia, Unhas Decoradas, Vendedor e Web Designer.
Preocupada com as questões ambientais, a Companhia Docas do Rio Grande do Norte (CODERN), através da Coordenadoria de Meio Ambiente, Saúde e Segurança (COORMA), estará apresentando aos funcionários da empresa, nesta quarta-feira (08), às 10h, no auditório, o Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA).
O PPRA é um documento obrigatório, exigido pela Norma Regulamentadora 09 do Ministério do Trabalho e Emprego, o qual contém um conjunto de ações visando à preservação da saúde e da integridade dos trabalhadores, através da antecipação, reconhecimento, avaliação e consequente controle da ocorrência de riscos ambientais existentes ou que venham a existir no ambiente de trabalho, tendo em consideração a proteção do meio ambiente e dos recursos naturais.
Atualmente existem três PPRA’s na empresa, sendo um para o Porto de Natal, outro para a Gerência do Terminal Salineiro de Areia Branca (GERTAB), e o outro para o Terminal Salineiro de Areia Branca (TERSAB).
Jornal de Hoje – A população de Natal já estava acostumada. Quem bebesse e depois fosse dirigir, tinha uma grande chance de ser parado na Blitz da Lei Seca comandante pelo tenente Styvenson Valentim, que ficou nacionalmente conhecido pela “rigidez” durante as operações. Entretanto, depois de pedir, por diversas vezes, mais investimentos e valorização para os profissionais que participavam das abordagens, Styvenson se disse “desgastado” e optou por deixar o comando das ações. Agora, ele tem palestrado para jovens no interior do Rio Grande do Norte.
A informação da saída do comando da blitz da Lei Seca foi confirmada pelo próprio Styvenson em entrevista para o Jornal de Hoje na manhã desta segunda-feira (6). “A situação é a seguinte: não adianta reclamar, pois nada vai mudar. Agora eu me dedico a palestras para educar os jovens, que mais para frente também irão se tornar motoristas. Falo com eles para que eles não virem essas pessoas sem educação que dirigem por aí”. Questionado sobre o que quis dizer com “não adianta reclamar”, Styvenson destacou que já tinha se cansado de pedir investimentos para melhorar o resultado das operações.
“Nós estávamos conseguindo um grande resultado, mesmo sem as condições ideais. Falei diversas vezes com os responsáveis para conseguir melhorar. E não é só questão de efetivo não, nem mesmo de equipamentos. Vai muito mais além disso”. Apesar de todos os problemas, o motivo que mais deixou o tenente chateado foi a não reposição das vagas deixadas por policiais que pediram para deixar a operação. “Nos últimos meses perdemos seis policiais que pediram para deixar a operação, pois não eram valorizados. Trabalhavam muito e não tinham retorno disso, não recebiam nada de extra. Quando fui falar, os responsáveis me questionaram, falando que eu não tinha pedido ninguém. Eu tenho que pedir? Eles viram que profissionais deixaram a operação e eu ainda tenho que ficar pedindo? Eu ainda fiz uma lista, mas não repuseram ninguém. Aí fica difícil”.
Com as negativas, o tenente conta que pensou bastante antes de pedir para deixar o comando da operação. “Muita gente falava tanto que eu só fazia reclamar, que eu fiz uma autoavaliação. Mas eu não fazia só reclamar, eu estava me dedicando para conseguir trazer melhores resultados. Eu sabia que os resultados só poderiam melhorar com investimentos. Como eu não consegui esses investimentos, eu decidi deixar o comando. Como falei, não adiantava mais reclamar, pois nada iria mudar. Eu realmente não entendo o que as pessoas querem. Eu pensava que estava fazendo algo bom, mas ainda assim reclamavam”.
Em uma entrevista para o JH, Styvenson já tinha deixado clara a insatisfação que estava sentindo por ter conseguir mais investimentos para a operação da Lei Seca. Inclusive, ele chegou a dizer que queria voltar para as ruas, combater criminosos. “Na rua as pessoas realmente precisam de ajuda. Os motoristas também, mas é um povo muito mal educado. Quando vamos disciplinar, eles reclamam, xingam. Quando você prende um bandido, ele baixa a cabeça e ainda chama o policial de senhor. Uma pessoa marginalizada, uma pessoa com quem o Estado falhou é mais educada que esse pessoal de trânsito, com quem o Estado não falhou”, disse na época.
É exatamente para evitar esse tipo de pessoa “mal educada” que o tenente agora decidiu palestrar. Ele conta que tem recebido diversos convites todas as semanas. “Foi algo que aconteceu naturalmente. Muitas igrejas e escolas públicas me chamam para palestrar. Mas é mais no interior mesmo, para pessoas mais humildes. Tem dia que eu tenho três palestras, fico o dia inteiro viajando”.
Para finalizar, o tenente explicou que a Operação Lei Seca continua em Natal. “Quem está no comando é o tenente Isaac Leão (que já trabalhava com Styvenson na operação). O Isaac é uma pessoa muito competente e tem tudo para fazer um grande trabalho. Agora, é preciso investimento. O Isaac é um verdadeiro herói por continuar trabalhando nas atuais condições”.
A Globo já iniciou o que ela acredita ser o processo de salvação de “Babilônia”, nova novela das 21h. A trama, que estreou coroada por duas vilãs, um casal gay de octogenárias e prostituição, passará por ajustes. Cenas inteiras estão sendo reeditadas e cortadas.
O folhetim, que estreou no dia 16, com média de 33 pontos, perdeu 10 pontos de audiência. Está marcando médias na casa dos 23,5 pontos, índice mais baixo da história do horário. Cada ponto equivale a 67 mil domicílios na Grande SP. Além de protestos de evangélicos, a trama vem enfrentado rejeição do público conservador.
De olho nisso, a Globo vai mudar a trama de Alice (Sophie Charlotte). A jovem, que seria uma prostituta agenciada por seu namorado, Murilo (Bruno Gagliasso), ganhará outro rumo na trama. Várias cenas da personagem serão cortadas e regravadas. Segundo um dos autores do folhetim, Ricardo Linhares, a mudança veio para evitar problemas com a classificação indicativa.
A Folha apurou com fontes da emissora que outras modificações virão. Há diretores da rede defendendo a diminuição do destaque das duas megeras da história, Beatriz (Gloria Pires) e Inês (Adriana Esteves) e dos gestos de carinho entre o casal de lésbicas Teresa (Fernanda Montenegro) e Estela (Nathalia Timberg). Em entrevista à Folha, no dia 27, Ricardo Linhares disse que apesar dos protestos, não mudaria a trama.
A Globo, por sua vez, diz que a novela é uma obra aberta.
Espaço Ninguém sabe onde e como as operadoras de TV paga vão encaixar novos canais no país, mas outros estão chegando por aí. Um deles, já todo formatado, é o nacional PetChannel, sobre animais, é claro.
Drible O Esporte Interativo, que teve suas ações compradas pela Turner, ainda não arrumou vaga nas grandes operadoras de TV paga, mas já está em pé de guerra com a concorrência.
Drible 2 Depois de comprar a Liga dos Campeões da Europa, deixando para trás ESPN, SporTV e Fox Sports, o Esporte Interativo vai brigar pelos direitos de transmissão das ligas inglesa e espanhola de futebol, que serão negociadas em junho.
Bagagem Com um vasto currículo na TV, Del Rangel está de volta. Caberá a ele a direção do novo programa de Wellington Muniz, o Ceará, no Multishow.
Bagagem 2 A atração, batizada inicialmente de “A Grande Farsa”, já começou a formar seu elenco e estreia no segundo semestre.
Patrulha A dieta do apresentador Fernando Rocha, do “Bem Estar” (Globo), que virou uma espécie de reality do programa, nasceu das brincadeiras do público nas redes sociais.
Patrulha 2 Apresentador de um programa focado em saúde e boa forma, Fernando e seus quilinhos a mais sempre eram alvo no Twitter.