O Globo – O ministro da Saúde, Arthur Chioro, anunciou nesta quarta-feira que a campanha de vacinação contra a gripe começará apenas em 4 de maio, com algumas semanas de atraso. A vacinação estava prevista para começar em abril, mas, segundo o ministro, foi preciso adiar o começo da campanha para que fosse incorporada a proteção contra um novo tipo de vírus em circulação no hemisfério Norte.
— Com relação à vacinação contra a gripe, este ano a data de lançamento está programada para o dia 4 de maio. Há um atraso de três semanas em relação ao ano anterior porque nós estamos incorporando a cepa do vírus da gripe do hemisfério norte. Nós temos essa, vamos dizer assim, vantagem em relação à Europa e os Estados Unidos porque a gente pega o rebote da epidemia de gripe que acontece no hemisfério norte. Então, o nosso produtor de vacina já incorporará a cepa e, portanto, começa o lançamento previsto para o dia 4 de maio — disse Chioro.
09/04/2015
Por Danilo Evaristo em
Notas
O Jornal de Hoje informou que o deputado Estadual Jacó Jácome, do PMN, diz, ao analisar os 100 primeiros dias da atual gestão estadual, que está vendo “um governador motivado, querendo fazer a coisa acontecer”, mas afirma ver também “um Estado burocrático, com dificuldades financeiras que se agrava a cada dia, principalmente a partir dos saques que estão sendo feitos do fundo previdenciário”.
No entendimento do parlamentar do Partido da Mobilização Nacional a decisão do governador, autorizada pela Assembleia Legislativa, poderá comprometer o pagamento dos servidores com relação ao mês de abril, já que segundo ele, a autorização dada pela Assembleia Legislativa termina em março.

O secretário de Esporte, Lazer e Turismo de Jucurutu, Pablo Cassiano, participou nesta quarta-feira (08), do Fórum Estadual dos Secretários e Gestores Municipais do Esporte e do Lazer do Rio Grande do Norte, representando a Prefeitura Municipal e o prefeito George Queiroz.
O evento que ocorreu no auditório da Escola de Governo foi oficialmente aberto pelo governador Robinson Faria e teve como palestrante o ex-jogador do Flamengo, Zico, conhecido mundialmente. Durante o evento, Zico apresentou o projeto “Zico 10”, trata-se de uma Escolinha de Futebol sem fins lucrativos, que poderá ser implantada no estado.

Foto: Eitan Abramovich/ AFP
LANCENET – Em reunião na última terça-feira na Itália, Luciano Ramalho, empresário do lateral-esquerdo Pablo Armero, conseguiu a liberação da Udinese (ITA) para o jogador prosseguir a negociação com o Flamengo. A chegada do colombiano está prevista para esta quinta-feira. A informação foi confirmada pelo representante do atleta ao LANCE!
Na ocasião, as partes definirão os últimos detalhes para assinar o contrato – o salário dele foi acertado na semana passada. Ainda sem confirmar a contratação, o técnico Vanderlei Luxemburgo se mostrou animado com a possibilidade de contar com Armero. Para o treinador, que trabalhou com o colombiano no Palmeiras, o lateral-esquerdo será um bom reforço para a temporada.
A Mega-Sena sorteou, nesta quarta-feira (08), R$ 38 milhões no concurso 1.693, mas ninguém acertou o prêmio máximo e o valor acumulou em R$ 46 milhões para o próximo concurso. Veja as dezenas sorteadas: 05 – 15 – 18 – 19 – 21 – 38. A quina teve 178 ganhadores que levaram R$ 22.383,35 cada, e a quadra, por sua vez, teve 13.997 vencedores que levaram R$ 406,64. A aposta mínima na Mega-Sena é de R$ 2,50 e pode ser feita até as 19h do dia do sorteio, em qualquer uma das casas lotéricas espalhadas pelo País. Quem acertar quatro ou cinco dezenas também é premiado.
Polícia Civil do Rio Grande do Norte possui atualmente deficiência de 70% do seu efetivo. A informação é da Secretaria de Segurança Pública do Estado, representada por Kalina Leite, em entrevista ao MOSSORO HOJE. De acordo com a secretária de segurança pública do RN “é muito preocupante a questão da Polícia Civil no RN em razão da deficiência no efetivo que existe, e isso prejudica muito a atuação da polícia judiciária”.
A secretária esclarece ainda que uma das dificuldades por quais passam as Polícias do Estado é necessidade do preso muitas vezes ficar detido na própria sede da Delegacia. “Essa situação acaba atrapalhando as investigações”, diz ela. Mesmo com a deficiência, para a secretária, a interiorização da Polícia Civil não é uma saída para o problema da falta de policiais.
“Eu sou uma crítica ao processo de interiorização, sei que todos os municípios necessitam da presença das policiais, mas a gente tem que fazer a interiorização com responsabilidade, a gente não pode colocar um agente e um escrivão sem um delegado ou uma equipe que não tenha condições de fazer um trabalho de polícia judiciária que a sociedade precisa”, explica a secretária. Para ela, é preciso trabalhar com inteligência policial e buscar um reordenamento de recursos do RN para a situação se normalize. “Já estamos fazendo um estudo para redimensionar a atuação da polícia judiciária, que coincida com o poder judiciário e com o Ministério Público”, finaliza Kalina.

Foto: Marcello Casal Jr.,ABR / Agência Brasil
Agência Brasil – O custo da energia elétrica acumula inflação de 60,42% no período de 12 meses, segundo dados de março do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), divulgados ontem (8) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Ao mesmo tempo, a inflação oficial, medida pelo IPCA, ficou em 8,13%. Em março deste ano, a energia elétrica ficou, em média, 22,08% mais cara no país, respondendo por mais da metade da inflação oficial no mês, que ficou em 1,32%. “Esse aumento leva em conta os reajustes extraordinários concedidos pela Agência Nacional de Energia Elétrica [Aneel] às concessionárias. Também inclui a bandeira tarifária que, neste mês, ficou vermelha”, disse a coordenadora de Índice de Preços do IBGE, Eulina Nunes dos Santos.
A bandeira tarifária é um custo extra que o consumidor precisa pagar quando as usinas termelétricas são acionadas para produzir energia. A energia produzida por essas usinas é mais cara do que a produzida pelas usinas hidrelétricas. Como as térmicas estão sendo usadas com frequência, a bandeira tarifária está vermelha: a mais cara. Entre as cidades e regiões metropolitanas analisadas pelo IBGE, as maiores altas na energia elétrica foram registradas em Campo Grande (34,77%) e Curitiba (32,73%). No Recife, houve o menor reajuste: 0,65%. No Rio, a alta foi 23,34% e em São Paulo, 25,63%.
Segundo Eulina, a alta da energia elétrica tem não só impacto direto no bolso do consumidor, que paga sua conta de luz, mas também tem efeito indireto no preço de outros produtos, pois aumenta o custo dos produtores e fornecedores de serviços aos consumidores. “A refeição fora de casa tem influência da energia, por exemplo”, disse a pesquisadora. A inflação de março também sofreu impacto dos alimentos, que aumentaram 1,17% no mês. Entre os produtos com maior aumento de preços estão cebola (15,1%), ovo de galinha (12,75%) e alho (7,66%).
Outros produtos com alta foram refeição fora de casa (1,03%), leite longa vida (2,74%) e pão francês (0,93%). A taxa do IPCA acumulada em 12 meses, de 8,13%, é a maior desde dezembro de 2003 (9,03%). “Em 2003, a inflação foi mais influenciada pela desvalorização do real. Neste ano, o país também está vivendo uma pressão do dólar. Mas, também, temos realinhamento de preços administrados, como a energia elétrica, e de impostos sobre itens mais caros, como os automóveis”, disse a coordenadora do IBGE.
09/04/2015
Por Danilo Evaristo em
NotasO presidente da Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte (FEMURN), e prefeito de Mossoró, Francisco José Júnior, visitou o gabinete de representação do governo do RN em Brasília na manhã de ontem (08). Ele conferiu os últimos ajustes da implantação do escritório de apoio aos municípios potiguares que será instalado no Edifício Oscar Niemeyer. O escritório representa uma conquista importante para os gestores municipais do estado, pois facilita a estádia dos prefeitos que vão à Brasília em busca de recursos.

Foto: Custódio Coimbra / Agência O Globo
O Globo – O consumo de agrotóxicos no Brasil saltou de 2 bilhões de dólares para mais de 7 bilhões entre 2001 e 2008, alcançando valores recordes de 8,5 bilhões de dólares em 2011. Em 2009, o país se tornou o maior consumidor mundial de agrotóxico, com mais de um milhão de toneladas, o que equivale a um consumo médio de 5,2 kg de veneno agrícola por habitante. Os dados são de um relatório lançado nesta quarta-feira pelo Instituto Nacional de Câncer (Inca). Segundo o texto, o uso de sementes transgênicas foi um dos responsáveis por essa realidade, já que os transgênicos exigem grande quantidade de agrotóxicos em sua produção.
— Não há dúvida que são venenos que atuam a nível molecular nas células, embora ainda tenhamos que conhecer melhor suas consequências — afirmou Cláudio Noronha, chefe de prevenção e vigilância do Inca. — Exposições ambientais a agentes químicos, físicos ou biológicos são o principal fator que leva ao câncer. E o Inca tem compromisso com esta questão. Segundo a biomédica do Inca, Marcia Scarpa, da unidade técnica de exposição ocupacional e ambiental, há dois tipos de intoxicação pelo agrotóxico: agudo, ligado a sintomas logo após o contato, como irritação da pele e olhos, coceira, cólicas, vômitos, diarreia, espasmos, dificuldades respiratórias e convulsões; e a intoxicação crônica, que ocorre quando o indivíduo é exposto a pequenas quantidades por longos períodos. Nesse caso há “uma infinidade de efeitos”, diz Marcia, como redução do sistema imunológico, desregulação endócrina e prejuízdos ao sistema nervoso central. Nesse caso está o câncer.

Foto: Eduardo Maia
O deputado Nelter Queiroz (PMDB) afirmou na sessão plenária nesta quarta-feira (08) que vai pedir apoio ao Governo do RN e aos deputados estaduais para que reforcem o pleito pela continuidade das obras da barragem de Oiticica, em Jucurutu, junto ao atual presidente da Câmara Federal, deputado Eduardo Cunha (PMDB), que vai estar em Natal nesta sexta-feira (10) através do Câmara Itinerante.
“Eu já conversei sobre esse assunto com o ex-presidente da Câmara, deputado Henrique Alves, para também nos apoiar, pois o Governo Federal está enviando R$ 6 milhões, que são insuficientes para a obra, pois esse montante ainda é inferior ao que já foi faturado, mais de R$ 30 milhões e as empresas estão ameaçando parar novamente. Temos que nos unir para melhorar as situações e deixar a política de lado”, disse Nelter.
A barragem de Oiticica é um antigo projeto, da década de 1950. Está com menos de 40% de execução. Um dos empecilhos da continuidade da obra é a desapropriação da área – contrapartida do Governo do Estado – cujos processos estão sendo analisados pelo Tribunal de Justiça (TJRN). No ano passado, moradores da comunidade de Barra de Santana – que será inundada pelas águas da barragem – ocuparam o local.