
Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil/ARQUIVO
Agência Brasil
As seis dezenas do concurso 2.725 da Mega-Sena serão sorteadas, a partir das 20h (horário de Brasília), no Espaço da Sorte, localizado na Avenida Paulista, nº 750, em São Paulo.
O sorteio terá a transmissão ao vivo pelo canal Caixa no YouTube e no Facebook das loterias Caixa. O prêmio da faixa principal está acumulado em R$ 25 milhões.
As apostas podem ser feitas até as 19h (horário de Brasília) nas casas lotéricas credenciadas pela Caixa, em todo o país ou pela internet.
Jogo simples, com seis números marcados, custa R$ 5.

Foto: Carmem Felix
A previsão para o final de semana é de chuvas em todas as regiões Rio Grande do Norte. Os avisos meteorológicos do Sistema de Monitoramento da Empresa de Pesquisa Agropecuária (EMPARN) registram alertas de chuvas acima de 50mm na região Leste Potiguar, onde está localizada Natal, a capital potiguar.
As chuvas decorrem da combinação entre a atuação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) e o aquecimento das águas superficiais do oceano Atlântico na faixa equatorial, que provocam aumento da umidade, que avança sob o litoral favorecendo a formação de nuvens com chuvas.
“As análises do sistema de monitoramento da Emparn apresentam a possibilidade de chuvas acompanhadas de trovoadas”, comentou o chefe da unidade de Meteorologia da Emparn, Gilmar Bristot.
Previsão dia a dia
16/05/24 – Quinta-feira – Céu parcialmente nublado com chuvas nas regiões do Litoral Potiguar, Vale do Açu, Região de Mossoró e Alto Oeste. Demais regiões, céu parcialmente nublado.
17/05/24 – Sexta-feira – Céu parcialmente nublado com chuvas em todas as regiões do estado.
18/05/24 – Sábado – Céu parcialmente nublado com chuvas nas regiões Leste Potiguar e Agreste Potiguar. Nas demais regiões, céu parcialmente nublado
19/05/24 – Domingo – Céu parcialmente nublado com chuvas em todas as regiões.

Foto: Divulgação/Comunicação Internacional
Ge
A CBF anunciou nesta quarta-feira a paralisação do Brasileirão por duas rodadas em razão da tragédia das enchentes no Rio Grande do Sul. Em seu ofício, a entidade explica que atende a pedido de 15 times dos 20 que disputam a Série A.
As rodadas adiadas são a 7 e a 8, nos dois próximos fins de semana. A data coincide com a suspensão anunciada anteriormente dos jogos das equipes gaúchas – Grêmio, Inter e Juventude – até o dia 27 de maio. Se não houver mudança, o Brasileirão volta em 1º de junho, na 9ª rodada.
Na segunda-feira, os 11 clubes da Liga Forte União se manifestaram publicamente pedindo a suspensão do Brasileirão. Eles ganharam o reforço de Atlético-MG, Bahia, Grêmio e Vitória. Segundo a CBF, Corinthians, Flamengo, Palmeiras, Red Bull Bragantino e São Paulo não defenderam a paralisação. No entanto, o Bragantino afirmou que enviou ofício à entidade na manhã desta quarta informando ser favorável à suspensão.
O presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, havia dito na sexta-feira que a decisão seria dos clubes. Assim, a entidade convocou Conselho Técnico da Série A para o próximo dia 27. Porém, a entidade recebeu críticas pela demora na marcação da reunião. O vice-presidente do Grêmio, Antônio Brum, chegou a chamar a data do Conselho de “brincadeira de mau gosto”.
Ao chegar à Tailândia, onde a Fifa anunciará na sexta a sede da Copa do Mundo Feminina de 2027, Ednaldo afirmou na terça que acataria a decisão dos clubes. Porém, o presidente da CBF disse que “não é tão fácil” parar o Brasileirão.
No próximo meio de semana, haverá jogos da Copa do Brasil. A entidade não anunciou paralisação dos outros campeonatos que organiza. A medida é restrita à Série A, pois houve manifestação formal da maioria de seus integrantes pedindo à CBF a suspensão das partidas.
Os clubes gaúchos não entram em campo desde a última semana de abril. Se não houver reviravolta, Inter e Grêmio voltarão a disputar uma partida oficial no fim de maio. O Colorado recebe o Belgrano, no dia 28, pela Sul-Americana. O Tricolor encara o The Strongest, no dia 29, pela Libertadores. Não há definição de local para os jogos. O Juventude retornará a campo no dia 1º de junho, contra o Bragantino, fora de casa, pelo Brasileirão.
16/05/2024
Por Danilo Evaristo em
Notas
O Tribunal de Justiça (TJRN) escolheu, na sessão ordinária desta quarta-feira (15/5), novos membros, titular e suplente, categoria magistrado estadual, do Pleno do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RN) para o biênio 2024-2026. São as magistradas Suely Maria Fernandes da Silveira (titular) e Martha Danyelle Sant’Anna Costa Barbosa (suplente).
O presidente do Poder Judiciário potiguar, Amílcar Maia, informou que a eleição realizou-se em virtude do término do biênio das magistradas Maria Neíze de Andrade Fernandes (titular) e Suely Silveira (suplente). A votação ocorreu à unanimidade dos desembargadores presentes.
TJRN
16/05/2024
Por Danilo Evaristo em
Notas
Foto: João Gilberto
Presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Criança e do Adolescente da Assembleia Legislativa, o deputado Hermano Morais (PV) abriu, na manhã desta quarta-feira (15), o ‘Seminário Estadual Orfandade e Direitos’, para discutir, no âmbito do Rio Grande do Norte, o tema que vem sendo debatido em todos os estados brasileiros. O movimento ‘Coalizão Nacional Orfandade e Direitos’ visa uma articulação sem caráter partidário, em favor dos direitos das crianças e adolescentes órfãs e órfãos em decorrência da pandemia da Covid-19 e de outras violências.
“Fomos procurados pelo Movimento para ajudar no cadastramento dessas crianças e adolescentes”, explicou Hermano, ressaltando que, além da pandemia, crianças e adolescentes ficam órfãos em casos de violência envolvendo os pais, como o feminicídio. Segundo o deputado, a estatística no Brasil é solta, daí o movimento criado para que se faça um cadastro e o atendimento necessário possa chegar na ponta.
O Seminário aberto pela manhã conta com uma programação que se estende por todo o dia, e no primeiro momento foi conduzido por Hermano e pela deputada Divaneide Basílio (PT), membro da Frente Parlamentar, com participação de representantes do Judiciário, Ministério Público, Defensoria Pública e Governo do Estado. “O movimento desencadeia uma reflexão, mas questões de violência como o feminicídio não começaram com a pandemia”, lembrou o presidente do Consec/RN – Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente, Herculano Campos. “É uma forma de garantir os direitos das crianças em situação de orfandade”, reforçou a promotora de Justiça Isabelita Garcia Rosas.
Representando a Defensoria Pública, o coordenador do Núcleo da Criança e do Adolescente, José Alberto Calazans lembrou que durante a pandemia, crianças e adolescentes chegaram a perder pai e mãe em curtos espaços de tempo e esses órfãos precisam de apoio. “Esse número passa dos 100 mil”, disse Calazans. Mas o número pode ser muito maior, segundo a psicóloga Ana Andréia, do Tribunal de Justiça, que levantou uma provocação em seu debate: “Crianças não registradas com o nome do pai já estariam em orfandade paterna?”.
De forma online, a professora Aldaíza Sposati, da PUC de São Paulo, falou da luta incansável em defesa das crianças e adolescentes. “Estão falando em benefícios para órfãos do Rio Grande do Sul, mas temos que ter uma posição mais alargada sobre o assunto. A orfandade, independente da causa, tem que ser cuidada”, afirmou a professora, sugerindo que as discussões em torno do ECA – Estatuto da Criança e do Adolescente – tem que ser aprofundadas para proteger o seu público-alvo.
16/05/2024
Por Danilo Evaristo em
Notas
O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN), por meio do Centro de Apoio às Promotorias de Justiça de Defesa do Meio Ambiente (CAOP Meio Ambiente) e do CEAF (Centro de Aperfeiçoamento Funcional), promoverá o Seminário de Mudanças Climáticas no Semiárido e no Litoral: impactos e perspectivas para o RN. O evento está marcado para os dias 13 e 14 de junho, no auditório da Procuradoria-Geral de Justiça (PGJ), em candelária, além de ser transmitido pelo Canal do YouTube da instituição.
A iniciativa segue proposta lançada pela Comissão de Meio Ambiente (CMA) do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), que realizou o seminário de mudanças climáticas em setembro do ano passado, lançando publicação correlata, e incentivou que os MPs estaduais realizasse evento semelhante em parceria com o Conselho, dada a urgência da temática e a importância da discussão pública. O evento promovido pelo MPRN tem como objetivo não só capacitar os integrantes do órgão, mas também outros atores do sistema de Justiça e os gestores para lidar com os desafios impostos pela emergência climática. O seminário tem como público alvo membros, servidores do MP, do sistema de justiça, gestores, academia e movimentos sociais, com enfoque nos desafios da Zona Costeira e da Caatinga.
A programação inicia no dia 13 de junho, às 14h, com palestra sobre estratégias de atuação do MP brasileiro no fomento à implementação de medidas de mitigação e adaptação às mudanças climáticas, ministrada por Vinicius Lameira Bernardo do Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ). Na sequência, acontece a mesa “Zona Costeira” para discussão de aspectos jurídicos e técnicos, integrada pela promotora de Justiça Gilka Dias da Mata e pelos professores da UFRN Venerando Eustáquio Amaro e Olavo Francisco dos Santos Júnior, irão, respectivamente, abordar os temas: “bases para o desenvolvimento sustentável das praias urbanas”, “comunidades Costeiras Resilientes: risco climático, transição energética e sustentabilidade” e “risco e estabilidade de encostas”.
Ainda no primeiro dia, serão debatidas as energias renováveis com o pesquisador da UFRN Rylanneive Leonardo Pontes Teixeira que apresentará as energias renováveis no Brasil e as relações com a adaptação às mudanças climáticas. O momento terá ainda a participação de representante da Comissão Pastoral da Pesca (CPP) e do Movimento dos Atingidos pelas Renováveis (MAR), com a fala do pescador artesanal Luís Ribeiro da Silva (Itá).
No segundo dia de evento, a partir das 9h, haverá a palestra: “Mudanças climáticas no RN à luz do 6º Relatório Síntese do IPCC (Painel Intergovernamental sobre a Mudança do Clima”, apresentada pela professora Judith Johanna Hozelmann (UFRN).
Haverá o painel sobre “mudanças climáticas, semiárido e desertificação” com o Prof. Manoel Cirício Pereira Neto (UERN), abordando a “problemática da desertificação no semiárido potiguar e o contexto ambiental do Núcleo Seridó” e o Prof. Josimar Araújo de Medeiros, focando na “restauração de áreas de ocorrência da desertificação na Caatinga com a participação da sociedade”
O encerramento do seminário será marcado pela apresentação do painel “Políticas públicas de combate à desertificação” com Rafael Camilo Laia, do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), integrando os aspectos das Unidades de conservação e mudanças climáticas, e Robson Maia representando a Secretaria do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) e Coordenadoria de Meio Ambiente e Saneamento (COMEAS), que irá falar sobre o papel do Estado do RN no combate à desertificação e ações correlatas.
Para finalizar a procuradora do Estado, Marjorie Madruga Alves Pinheiro explicitará a atuação da Procuradoria-Geral do Estado na elaboração das políticas públicas ambientais e no licenciamento ambiental.
Confira a programação completa AQUI.
16/05/2024
Por Danilo Evaristo em
Notas
A Telebras, empresa vinculada ao Ministério das Comunicações, instalou nesta quarta-feira (15) uma antena transportável no maior abrigo temporário do Rio Grande do Sul, devido às fortes chuvas que atingiram o estado. O abrigo, localizado na Ulbra (Universidade Luterana do Brasil, em Canoas), conta com 7 mil abrigados. Foi instalada, também, uma antena no abrigo no Centro Estadual de Treinamento Esportivo (CETE), em Porto Alegre.
As antenas foram instaladas para contribuir com o projeto “Renascer é Preciso”, do Tribunal de Justiça do estado, voltado para o cadastramento dos abrigados para o recebimento da segunda via de documentos, como certidão de nascimento, por exemplo. Essa é uma parceria entre o Ministério das Comunicações, Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania, Telebras e do Tribunal de Justiça do RS, autor do projeto.
“A comunicação viabiliza a realização de serviços básicos para a população, em especial em momento de crise como estamos vivendo no Rio Grande do Sul. Este trabalho conjunto com diversos órgãos federais e estaduais vai ajudar a trazer mais cidadania para as pessoas abrigadas no local”, disse o ministro das Comunicações, Juscelino Filho.
Há previsão de levar conectividade a outros abrigos do Rio Grande do Sul para apoio ao projeto. Os últimos detalhes estão sendo definidos pelo Gabinete Integrado de Operações, que reúne o comando da Defesa Civil Nacional e Estadual, o Governo Federal, Forças Armadas, dentre outros.
Os aparelhos da Telebras estão atendendo, em Porto Alegre, o Gabinete Integrado de Operações, o Gabinete do Governo Federal, o Centro Logístico da Defesa Civil do Estado e posto da Conab – ambos voltados para a logística de recebimento e distribuição de doações -, o Comando Militar do Sul, além do Ibama e da Empresa de Trens Urbanos (Trensurb). Já a Secretaria de Saúde do Estado conta com 8 pontos fornecidos pela empresa.
A conectividade também está presente no posto da Conab em Canoas, no 3º Batalhão de Suprimentos de Nova Santa Rita, no 18º Batalhão de Infantaria Motorizada de Sapucaia do Sul, no hospital de campanha do Exército Brasileiro e na base avançada do Corpo de Bombeiros e Defesa Civil, localizados em Eldorado do Sul.
15/05/2024
Por Danilo Evaristo em
Notas
A promoção “Neoenergia paga a sua conta” irá sortear, a partir do dia 8 de junho, R$ 500 em créditos para consumidores adimplentes residenciais e rurais. A novidade é que agora o prazo da premiação dobrou de um para dois anos. Dessa forma, os vencedores podem obter um total de créditos nas contas de energia de até R$ 12 mil ao longo do período.
Participar da promoção é fácil. Basta seguir a Neoenergia no Instagram; curtir a postagem sobre a promoção; atualizar o cadastro quando necessário; e marcar três amigos nos comentários. Os sorteios serão realizados pela Loteria Federal, da Caixa, e 15 clientes serão premiados ao todo. O regulamento está disponível no site da Neoenergia (neoenergia.com).
“O sucesso da campanha foi tanto que dobramos o prazo da premiação para que seja ainda mais vantajosa aos clientes. É para eles que trabalhamos diariamente com o objetivo de criarmos as melhores experiências de consumo, antecipando novidades que atendam suas necessidades e proporcionem mais engajamento com a nossa marca”, afirma Lorenzo Perales, diretor de Marketing da Neoenergia.
A promoção é válida, além da Neoenergia Cosern, na Neoenergia Brasília (DF), Neoenergia Coelba (BA), Neoenergia Elektro (SP/MS) e Neoenergia Pernambuco (PE).
15/05/2024
Por Danilo Evaristo em
Notas
Foto: João Gilberto
Durante o horário destinado aos oradores na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, o deputado estadual Luiz Eduardo (SDD), expressou sua preocupação com a situação precária das estradas no estado. Ele destacou que a recuperação das estradas anunciada pela governadora Fátima Bezerra (PT) abrange apenas as vias da região Oeste, deixando de fora importantes estradas que levam aos destinos turísticos consolidados.
Luiz Eduardo ressaltou a importância econômica dessas estradas, que não só geram empregos e impostos para o estado, mas também impulsionam o setor turístico, responsável por uma parcela significativa do PIB potiguar.
“As estradas do RN estão uma calamidade”, arguiu. Ele mencionou especificamente a precariedade das estradas que levam a destinos populares como Pipa, Barra do Cunhaú, Genipabu, Maracajaú, São Miguel do Gostoso e Touros, descrevendo a situação dessas estradas como “tábuas de pirulito”.
O deputado enfatizou a urgência de incluir esses trechos nas obras de recuperação, destacando que a falta de investimento nessas estradas turísticas pode impactar negativamente não apenas o turismo, mas também a economia e o desenvolvimento do estado como um todo. Ele fez um apelo ao governo do Estado para que tome medidas rápidas e eficazes para melhorar a infraestrutura viária.
Luiz Eduardo encerrou seu discurso reiterando a importância do turismo para a economia do Rio Grande do Norte e a necessidade de priorizar a recuperação das estradas que ligam os principais destinos turísticos do estado.
15/05/2024
Por Danilo Evaristo em
Saúde
Foto: José Cruz/Agência Brasil
A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), em parceria com as secretarias municipais de saúde, realiza o Dia D de vacinação contra a influenza e febre amarela nesse sábado (18), em todo o Rio Grande do Norte. O objetivo é acelerar a cobertura da proteção vacinal contra essas doenças entre os potiguares.
A oferta da vacina da influenza foi ampliada para toda a população a partir de 6 meses de idade desde 1º de maio, conforme recomendação do Ministério da Saúde. Já a imunização contra febre amarela está disponível para o público de 9 meses a 59 anos de idade. Para se vacinar, a população deve procurar uma unidade básica de saúde que esteja aberta no seu município nesse sábado.
A campanha nacional de vacinação contra a influenza iniciou em 18 de março e segue até 31 de maio. Até esta terça-feira (14), o Rio Grande do Norte aplicou 465.601 doses de vacina contra a doença, o que corresponde a 36% do público-alvo. A meta é imunizar, pelo menos, 90% de cada um dos 17 grupos prioritários para a campanha, que no RN somam 1,3 milhão de pessoas.