04/02/2025
Por Danilo Evaristo em Notas

Banco do Nordeste patrocina e é destaque na 30ª Feira Internacional de Artesanato do RN (Fiart)

A 30ª edição da Feira Internacional de Artesanato do Rio Grande do Norte (Fiart), encerrada neste domingo, foi uma das maiores já realizadas, com a visitação de mais 50 mil pessoas ao Centro de Convenções de Natal. O Banco do Nordeste patrocinou a iniciativa por meio da Lei Rouanet e transformou seu estande num espaço moderno e interativo, onde o visitante podia encontrar serviços bancários e produtos comercializados diretamente por clientes da instituição.

Aos cases comerciais de sucesso das linhas de microcrédito Agroamigo (rural) e Crediamigo (urbano), somaram-se ainda artistas contemplados com ações do Programa Banco do Nordeste Cultural, como o xilogravurista Jefferson Campos. O Acervo Artístico do BNB, instalado na sede do banco, em Fortaleza, recebeu quase 300 visitas virtuais com a disponibilização de óculos de visão 3D aos frequentadores do estande.

“A presença do Banco do Nordeste na Fiart 2025 vai além do apoio financeiro. Buscamos fortalecer a relação com os artesãos, oferecendo soluções financeiras personalizadas e adequadas às suas necessidades, através de linhas de crédito específicas, como o Crediamigo e o Agroamigo. Na cidade e no campo, o BNB possibilita que os artesãos invistam em seus negócios, ampliem e melhorem sua produção”, pontua o superintendente estadual Jeová Lins.

240 artesãos de diversos estados brasileiros e países como Colômbia, Equador, Peru, Quênia, Senegal e Turquia participaram da Fiart 2025, que teve como tema “30 anos transformando a história da arte e cultura do Rio Grande do Norte”. O BNB reforçou o compromisso com a cultura e a economia locais, imbuído da missão de fomentar o desenvolvimento regional sustentável, promover a cultura empreendedora e o acesso ao crédito para os artesãos.

Patrimônio Cultural Imaterial do Estado, a Fiart contou com Museu Interativo, Loja Conceito do Artesanato e Mostra de Arte e Cultura, com a apresentação de mais de 300 artistas das mais variadas manifestações culturais.

03/02/2025
Por Danilo Evaristo em Notas

Inscrições para professor substituto do IMD ficam abertas até o dia 7

O Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN) vai realizar, até o mês de março, seleção para professor substituto/temporário, com o objetivo de formar cadastro de reserva no que diz respeito a três áreas ensino. O processo seletivo inclui diversas unidades acadêmicas da UFRN e é conduzido pela Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas e Desenvolvimento (Progesp/UFRN).

Os interessados poderão realizar a inscrição até o dia 7 de fevereiro. Para isso, basta acessar o SIGRH/UFRN, na aba de Concursos, e seguir para Concursos Abertos, página na qual se encontram o Edital nº 006/2025-PROGESP e o formulário de inscrição (Anexo II). A taxa de inscrição é de R$ 100.

As áreas de atuação relacionadas ao IMD são “Internet das Coisas (IoT)” e “Algoritmos e Estruturas de Dados” – referentes ao Magistério Superior – e “Desenvolvimento Web e Dispositivos Móveis” – voltada para o Magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico.

As vagas são para atuação com carga horária de 40h semanais e remunerações que variam de R$ 3.744,95 a R$ 9.058,29. Para concorrer no certame, o candidato deve ter concluído graduação e pós-graduação e cumprir todas as competências exigidas no edital.

Seleção

O processo de seleção será realizado entre os dias 9 e 28 de março. Os exames serão aplicados tanto presencialmente como remotamente, conforme decisão da unidade que receberá os novos profissionais.

As atas de todas as avaliações, contendo as notas dos candidatos, serão divulgadas nos quadros de aviso da unidade acadêmica (publicação oficial) e na página eletrônica do SIGRH. O prazo de contratação de professor substituto terá como referência o término do período letivo.

03/02/2025
Por Danilo Evaristo em Saúde

Campanha de mobilização contra dengue nas escolas começa nesta segunda

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Agência Brasil

A campanha Mobilização Nacional nas Escolas: combater o mosquito e promover saúde no território começa nesta segunda-feira (3). Coordenada pelos ministérios da Educação (MEC) e da Saúde, a proposta é conscientizar sobre a urgência de enfrentar o mosquito Aedes aegypti e de prevenir todas as doenças transmitidas por ele.

Em nota, o MEC informou que as atividades serão desenvolvidas ao longo de um período de dez semanas em todas as redes de ensino e também na rede de saúde. “Serão promovidas ações de alinhamento junto aos gestores do Programa Saúde na Escola para mobilização das redes nos territórios”.

“O objetivo é sensibilizar todos os estados e municípios que aderiram ao PSE [Programa Saúde na Escola] para a realização de atividades educativas e de aprendizagem integradas às temáticas do programa. Além disso, será disponibilizado um relatório detalhado com o monitoramento das ações registradas nos sistemas do Ministério da Saúde.”

A campanha foi dividida em quatro fases.

– Preparação: nas primeiras duas semanas, a gestão local do PSE vai planejar as ações na saúde e na educação. Haverá um incentivo para as redes realizarem vistorias nas escolas, a fim de identificar focos de criadouros do Aedes aegypti.

– Sensibilização: na terceira e na quarta semana, serão realizadas exposições dialogadas, rodas de conversa e demais atividades educativas para sensibilizar estudantes, professores e funcionários sobre a prevenção da dengue. Também serão distribuídos materiais informativos para conscientização.

– Engajamento: entre a quinta e a oitava semana, ocorrerão ações práticas nas escolas, incluindo atividades educativas interativas, como gincanas, teatros e jogos, que buscam envolver os estudantes de maneira lúdica na prevenção da dengue. A campanha será divulgada para a comunidade local por meio de mídias sociais, rádio, jornais e outros.

– Avaliação e encerramento: nas duas últimas semanas, serão analisados os dados epidemiológicos de cada Secretaria Municipal de Saúde sobre a notificação de casos de dengue e de focos do mosquito nos territórios de escolas participantes da mobilização. Também serão preparados os relatórios finais, com descrição de todas as atividades realizadas, os resultados obtidos e as lições aprendidas para orientar iniciativas futuras.

03/02/2025
Por Danilo Evaristo em Notas

Sisu 2025: encerra nesta segunda prazo para matrícula nas instituições de ensino

Foto: Agência Brasil

Agência Gov

Termina nesta segunda-feira (3/2), o prazo para os aprovados no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2025 realizarem a matrícula na instituição pública de ensino superior para a qual foram selecionados.

Cabe ao candidato observar as condições, os procedimentos e os documentos para matrícula, bem como se atentar para os dias, horários e locais de atendimento definidos por cada instituição, em edital próprio.

O Sistema de Seleção Unificada reúne as vagas ofertadas por instituições públicas de ensino superior de todo o Brasil que participam do processo seletivo vigente. A maioria das instituições são da rede federal de ensino superior, com destaque para universidades e institutos federais.

A seleção dos estudantes é feita com base na média das notas obtidas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) do ano anterior, respeitando o limite de vagas disponíveis para cada curso e modalidade de concorrência.

O programa do Governo Federal tem o objetivo de democratizar o acesso às instituições públicas de ensino superior no País.

Lista de Espera

Os candidatos que não foram classificados na chamada regular do Sisu 2025 ainda podem conseguir uma vaga por meio da lista de espera que encerrou inscrições no dia 31 de janeiro.

Sisu 2025 

A edição do Sisu de 2025 teve 254.899 candidatos aprovados, sendo 128.691 na ampla concorrência, 111.655 na modalidade de cotas e 14.553 por meio de ações afirmativas das próprias instituições de ensino superior. Um dos destaques é o Pé-de-Meia Licenciaturas, que é uma das frentes do programa Mais Professores para o Brasil e oferece incentivo financeiro para estudantes que optarem por cursos que formam professores. A iniciativa contribuiu para aumentar em mais de 23% a procura por cursos presenciais, de acordo com o Ministério da Educação.

03/02/2025
Por Danilo Evaristo em Notas

“Assembleia e Você” vai a Tenente Ananias dias 6 e 7

Com uma vasta programação que inclui atividades de educação, proteção aos direitos do consumidor, saúde e ação social, o projeto Assembleia e Você chega a sua 13a edição. Desta vez, contemplando a população de Tenente Ananias e cidades vizinhas. O Assembleia e Você será instalado na rua José Moreira, em frente ao Ginásio Vicente Jácome da Costa, no centro da cidade.

As ações de saúde contarão com a oferta de especialistas e a população terá acesso à consulta com clínico-geral, cardiologista, fonoaudiologista, pediatra, nutricionista, nefrologista e saúde bucal, para crianças e adultos.

Entre as ações de educação estão previstas atividades recreativas, educação ambiental, pintura, apresentação cultural e jogos. Também estão previstas orientações para educação no trânsito, em parceria com o Detran/RN e com a Polícia Rodoviária Federal (PRF).

Retirada de documentos como RG e CPF, 2a via de certidões civis, orientação do SINE para carteira de trabalho, serviços corte de cabelo, entre outras ações serão ofertadas na vertente de ação social do projeto, que contará também com a parceria do município, através da Secretaria de Ação Social, que irá ofertar serviços diversos.

O Procon da Assembleia também estará presente em Tenente Ananias, orientando sobre os direitos do consumidor, tirando dúvidas e fazendo encaminhamentos. Outro serviço será a consulta ao Serasa.

01/02/2025
Por Danilo Evaristo em Notas

Lula parabeniza eleitos para as presidências da Câmara e do Senado

Marcelo Camargo/Agência Brasil

O Presidente Luiz Inácio Lula da Silva parabenizou, neste sábado (1°/2), Davi Alcolumbre e Hugo Motta, pela eleição para as presidências do Senado e da Câmara, respectivamente. Aos recém-eleitos, que estarão no comando das casas legislativas pelos próximos dois anos, Lula afirmou que um País cresce quando as instituições trabalham em harmonia e falou sobre a parceria entre Executivo e Legislativo para a construção de um Brasil mais desenvolvido e com responsabilidade fiscal.

A primeira votação foi a do Senado que elegeu Davi Alcolumbre (União-AP) com 73 dos 81 votos em disputa. É a segunda vez que Alcolumbre ocupa a presidência do Senado. Ele já havia comandado a casa legislativa entre 2019 e 2021.

No fim da tarde foi a vez dos deputados votarem. Hugo Motta (Republicanos-PB) ficou com 444 dos 513 votos possíveis. Com 35 anos, Motta será o parlamentar mais jovem a presidir a Câmara.

Confira a íntegra das notas divulgadas pelo presidente Lula:

“Parabéns ao senador Davi Alcolumbre pelo novo mandato na Presidência do Senado e do Congresso Nacional. Um País cresce quando as instituições trabalham em harmonia. Caminharemos juntos na defesa da democracia e na construção de um Brasil mais desenvolvido e menos desigual, com oportunidades para todo o povo brasileiro”.

“Parabenizo o deputado Hugo Motta pela sua eleição para a Presidência da Câmara dos Deputados. Estou certo de que avançaremos ainda mais nessa parceria exitosa entre Executivo e Legislativo, para a construção de um Brasil cada vez mais desenvolvido e mais justo, com responsabilidade fiscal, social e ambiental”.

Yara Aquino | Agência Gov

01/02/2025
Por Danilo Evaristo em Economia

Com aumento do ICMS, gasolina, álcool e diesel ficam mais caros a partir de hoje

Foto: Agência Brasil

SBT News

A partir deste sábado (1º), os estados vão aumentar o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) sobre a gasolina, álcool e o diesel. A medida, definida pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz), resultará em um acréscimo de R$ 0,10 por litro na gasolina e no etanol, e de R$ 0,06 no diesel e biodiesel.

Além da elevação do tributo, o diesel sofrerá um reajuste adicional de R$ 0,22 por litro nas refinarias da Petrobras. O aumento, anunciado pela estatal nesta sexta-feira (31), representa uma alta de 6,29%, fixando o preço médio do litro para as distribuidoras em R$ 3,72.

Este é o primeiro aumento no preço do diesel desde meados de 2023. Com os novos valores, os tributos sobre os combustíveis passam a ser:

Gasolina: de R$ 1,37 para R$ 1,47 por litro

Diesel: de R$ 1,06 para R$ 1,12 por litro

01/02/2025
Por Danilo Evaristo em Política

Hugo Motta é eleito presidente da Câmara dos Deputados

Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados

O deputado Hugo Motta (Republicanos-PB) foi eleito presidente da Câmara dos Deputados para o biênio 2025-2026. O parlamentar foi eleito neste sábado (1º) em primeiro turno, com 444 votos. Ele concorreu com os deputados Marcel Van Hattem (Novo-RS), que obteve 32 votos, e Pastor Henrique Vieira (Psol-RJ), que teve 22 votos. Outros 2 votos foram em branco.

Motta foi apoiado por um bloco formado por 17 partidos e 494 deputados. Integram o bloco PL, PT, PCdoB, PV, União, PP, Republicanos, PSD, MDB, PDT, PSDB, Cidadania, PSB, Podemos, Avante, Solidariedade e PRD.

Como ele obteve a maioria absoluta (metade mais um) de votos dos presentes, não houve um segundo turno.

Pouco antes da votação, no discurso como candidato, Hugo Motta prometeu humildade na gestão à frente da Casa. “Quero ser um elo na corrente, um elo forte, mas com a consciência de ser apenas um elo que não podemos deixar romper. Todas as vezes que romperam esta corrente, partiram a democracia”, disse.

Para Motta, a cadeira da Presidência não pode ser considerada como o auge do poder de um deputado. “Aquela cadeira não faz nenhum de nós diferentes, é transitória, efêmera.”

Motta defendeu mais previsibilidade nos trabalhos da Câmara, como retomar sessões de Plenário no início da tarde e estabelecer quais delas serão virtuais e quais presenciais.

Ele também defendeu priorizar alinhamento de pautas com o Senado para otimizar o processo legislativo e ampliar a participação de parlamentares menos experientes ou com menos protagonismo na relatoria de projetos. “É uma Câmara de todos e para todos”, disse.

Motta citou compromisso com a bancada feminina em promover o respeito e a visibilidade das mulheres no Parlamento. “Com relatorias de projetos que não tratam só de mulheres, mas de agenda econômica, educação, segurança pública e outros projetos de interesse do Brasil”, afirmou.

Presidente mais novo

Com 35 anos, Hugo Motta é o deputado mais jovem a se eleger presidente da Câmara pós-redemocratização.

Motta começou cedo na política e exerce atualmente o quarto mandato como deputado federal. Na última eleição, em 2022, foi o mais votado na Paraíba, com 158.171 votos.

Na primeira vez que tomou posse na Câmara, em 2011, Hugo Motta fora eleito o deputado mais jovem, aos 21 anos, idade mínima para assumir o cargo, segundo a Constituição.

Atualmente aos 35 anos, Hugo Motta também está na idade mínima para ocupar o cargo de presidente da República, já que o presidente da Câmara é o segundo na linha sucessória, depois apenas do vice-presidente, Geraldo Alckmin.

No primeiro mandato, Hugo Motta ainda era estudante de medicina. Por causa da eleição para a Câmara, teve de se transferir da Faculdade de Medicina Nova Esperança, em João Pessoa, para Universidade Católica de Brasília, onde concluiu o curso em 2013.

Agência Câmara de Notícias

01/02/2025
Por Danilo Evaristo em Política

Davi Alcolumbre é eleito novo presidente do Senado

Foto: Edilson Rodrigues

Agência Brasil

O senador Davi Alcolumbre (União Brasil-AP) foi eleito neste sábado (1º) presidente do Senado pelos próximos dois anos, com 73 dos 81 votos. A reunião preparatória começou pouco depois das 10h e, durante as falas dos candidatos, o senador Marcos do Val (Podemos-ES) e a senadora Soraya Thronicke (Podemos-MS) retiraram suas candidaturas. Concorreram ao cargo, junto com Alcolumbre, os senadores Marcos Pontes (PL-SP) e Eduardo Girão (Novo-CE).

Em sua fala, Davi Alcolumbre se declarou um “defensor intransigente” do diálogo, da construção coletiva e de soluções compartilhadas. “Vocês me conhecem, sabem do meu compromisso verdadeiro com essa instituição e com o Brasil. Acima de tudo, com a população que confia em cada um de nós para representar os seus sonhos e as suas esperanças”, disse. “Para mim, governar é ouvir e liderar é servir. É disso que o nosso país precisa agora. Uma liderança que una e não que divida”.

Marcos Pontes, por sua vez, avaliou que o país “clama por mudanças”. “O povo está aflito. Nossos eleitores nos pedem: ‘Façam alguma coisa’”, disse. “Estamos diante de um momento crucial. Precisamos escolher entre a estagnação e a mudança, entre o conforto e a luta. Precisamos restaurar a força e a credibilidade dessa casa. Precisamos garantir que as vozes da população sejam ouvidas e que os valores democráticos sejam sempre respeitados.”

Já Eduardo Girão propôs restaurar a imagem do Senado que, segundo ele, é “péssima”. “Nosso grande problema foi não ter enfrentado o reequilíbrio entre os poderes, que foi perdido. A censura voltou ao Brasil depois da redemocratização, e o Senado ficou assistindo à censura. A Constituição é rasgada dia sim, dia não aqui, do nosso lado. E este Senado se acovarda. Todos nós somos responsáveis pela derrocada desta Casa”.

Entenda

O presidente do Senado é também o chefe do Poder Legislativo e, portanto, é ele quem preside o Congresso Nacional. Entre as funções do cargo estão empossar o presidente da República e convocar extraordinariamente o Congresso Nacional em caso de decretação de estado de defesa nacional ou de intervenção federal. É ele também quem recebe os pedidos de impeachment de ministros do Supremo Tribunal Federal (STF).

Cabe ainda ao presidente do Senado definir a pauta das sessões da própria Casa e do Congresso como um todo. A eleição, secreta e realizada em cédulas de papel, exige a maioria absoluta dos votos dos senadores (mínimo de 41). Se nenhum candidato alcançar o número, é realizado segundo turno com os dois mais votados. Ainda assim, são necessários, no mínimo, 41 votos para eleger o presidente da Casa.

*Com informações da Agência Senado

01/02/2025
Por Danilo Evaristo em Economia

Conta de luz seguirá com bandeira verde em fevereiro, decide Aneel

Foto: Thiara Montefusco

SBT News

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) decidiu, nesta sexta-feira (31), manter a bandeira tarifária verde no mês de fevereiro. Isso significa que a conta de luz não terá cobrança extra na tarifa. Em janeiro, a bandeira vigente também foi a verde.

Esse será o terceiro mês seguido que a tarifa mensal não sofrerá acréscimo.

Segundo nota divulgada pela Aneel, “o volume de chuvas e as boas condições dos níveis dos reservatórios garantiram a bandeira verde para o mês de fevereiro”.

O sistema de bandeiras tarifárias, criado em 2015, é um mecanismo que indica aos consumidores, mensalmente, a situação da geração de energia no Brasil e reflete a variação dos custos para a produção medida pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).

Como novembro, dezembro e janeiro são tradicionalmente meses mais chuvosos no Brasil, os reservatórios das usinas hidrelétricas alcançam maior volume, o que dispensa um gasto maior com a geração de energia pelas termoelétricas.

Cores e seus significados

Bandeira verde: condições favoráveis de geração de energia. Significa que choveu bastante e os reservatórios de bacias hidrográficas estão cheios, a tarifa não sofre nenhum acréscimo;

Bandeira amarela: condições menos favoráveis. Significa que choveu, mas pouco, e é preciso economizar para não piorar a situação. A tarifa sofre acréscimo de R$ 1,885 para cada quilowatt-hora (kWh) consumido;

Bandeira vermelha – patamar 1: condições mais custosas de geração. Significa que não está chovendo há um período e o nível de água está baixo, por isso é necessário utilizar fonte de energia mais cara, como o sistema termoelétrico. A tarifa sofre acréscimo de R$ 4,463 para cada quilowatt-hora consumido;

Bandeira vermelha – patamar 2: condições ainda mais custosas de geração. Significa escassez de chuva e nível da água nos reservatórios muito baixo. É necessário o uso de fonte de energia mais cara. A tarifa sofre acréscimo de R$ 7,877 para cada quilowatt-hora consumido.


Busca no Blog

Facebook


Twitter


Parceiros