23/08/2025
Por Danilo Evaristo em Eventos

Encontro das Sanfonas traz o melhor do forró com Dorgival, Waldonys e Flávio José no Teatro Riachuelo

Três dos principais nomes do forró se reúnem em um um dos eventos mais marcantes da música nordestina no próximo dia 28 de setembro, no Teatro Riachuelo. O ‘Encontro das Sanfonas’ vai juntar, no mesmo palco, as sanfonas e o talento de Dorgival Dantas, Waldonys e Flávio José.

O projeto surgiu há 15 anos com a proposta de celebrar a tradição da sanfona e destacar três de seus maiores nomes. Mais que uma reunião, ter esses três nomes no mesmo palco representa uma verdadeira viagem pelas raízes culturais do Nordeste com emoção, poesia, alegria e a força contagiante do forró.

O Encontro das Sanfonas é muito mais que um show: é uma experiência que resgata a identidade cultural do Nordeste e promove a alegria coletiva através da música. O evento reúne diferentes gerações em torno de um único sentimento — o amor pelo forró.

Compositor de grandes sucessos, o ‘poeta’ Dorgival Dantas traz hits como “Paixão Errada”, “Destá” e “Coração” em seu repertório dentro de um ano em que gravou o projeto Raízes e realizou mais uma edição do Derradeiro de Maio

Já Flávio José tem levado o melhor do ritmo mais nordestino há mais de 50 anos com clássicos como ‘caboclo sonhador’ e ‘me diz amor’ com voz marcante e repertório com músicas em formato de poesia.

E Waldonys vem com muito forró, baião e o seu já reconhecido carisma e irreverência para completar o trio de sanfoneiros mais respeitado do Brasil.

Os ingressos começam a ser vendidos nesta quinta-feira (21) no site Uhuu.com (clique aqui) na bilheteria do Teatro Riachuelo. Mais informações no perfil oficial @encontro.sanfonas no Instagram.

23/08/2025
Por Danilo Evaristo em Notas

Rafael Motta passa por cirurgia após sofrer acidente em Natal, diz boletim médico

Foto: Adriano Abreu

O ex-deputado federal Rafael Motta foi submetido a um procedimento cirúrgico no Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel, em Natal, por conta dos traumas sofridos devido um acidente durante a prática de kitesurf na tarde desta sexta-feira (22), nas imediações do Forte dos Reis Magos, zona Leste da capital.

De acordo com o boletim médico divulgado na manhã deste sábado (23), pela assessoria do ex-parlamentar, a cirurgia transcorreu sem intercorrências. Motta apresentou estabilidade hemodinâmica durante todo procedimento realizado no Walfredo Gurgel.

No momento, o político encontra-se em recuperação na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), sob monitoramento contínuo da equipe médica da unidade hospitalar.

“A família agradece as manifestações de carinho e pede orações pela sua pronta recuperação. Manteremos todos informados sobre a evolução do quadro clínico”, disse o boletim médico.

Leia o boletim médico de Rafael Motta na íntegra:

BOLETIM MÉDICO – RAFAEL MOTTA

Rafael Motta foi submetido a procedimento cirúrgico no Hospital Walfredo Gurgel, em decorrência de traumas ocasionados por acidente durante a prática de kitesurfe.

A cirurgia transcorreu sem intercorrências, com o paciente apresentando estabilidade hemodinâmica durante todo o procedimento.

No momento, encontra-se em recuperação na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), sob monitoramento contínuo da equipe médica.

A família agradece as manifestações de carinho e pede orações pela sua pronta recuperação.

Manteremos todos informados sobre a evolução do quadro clínico.

Natal (RN), 23 de agosto de 2025

Assessoria de Comunicação

Tribuna do Norte

23/08/2025
Por Danilo Evaristo em Notas

Estado deve conservar rodovia estadual e manter construções consolidadas na faixa de domínio

A Justiça negou recurso do Estado do Rio Grande do Norte e manteve sentença que determinou ao Departamento de Estradas de Rodagem (DER/RN) a adoção de medidas administrativas que têm como objetivo conservar a faixa de domínio da rodovia estadual RN-288, localizada no Município de Jardim de Piranhas. A decisão é da 2ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte.

Ainda no processo, também ficou confirmada a legitimidade das construções consolidadas na área, desde que respeitados os requisitos legais.

A decisão foi tomada nos autos da Ação Civil Pública ajuizada pelo Ministério Público Estadual, e determina que o DER/RN promova ações como a limpeza da faixa de domínio e margens da rodovia, demarcação da área com estacas e o nivelamento dos acostamentos e acessos à estrada, conforme o previsto na Lei Estadual nº 6.204/1991.

O que alega o Estado

No recurso interposto, o Estado alegou que a sentença violaria o princípio da separação dos Poderes e a autonomia orçamentária do Poder Executivo, ao impor obrigações administrativas sem considerar a disponibilidade de recursos públicos. Entretanto, a Justiça não acatou esses argumentos. Ficou considerado que a atuação judicial se deu diante de omissão estatal comprovada, o que autoriza a intervenção do Poder Judiciário com o objetivo de assegurar direitos fundamentais.

“Inclusive a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal tem assentado entendimento reiterado no sentido de que, diante da omissão administrativa e da inércia estatal no cumprimento de deveres constitucionais e legais, compete ao Poder Judiciário determinar a adoção de providências aptas a assegurar a efetividade de direitos fundamentais”, destacou a relatora do acórdão.

Permanência das edificações

Também ficou reconhecido o direito de permanência de edificações já existentes na faixa de domínio da rodovia RN-288, com base no artigo 4º da Lei nº 6.766/1979, com redação dada pela Lei nº 13.913/2019. Segundo a legislação, construções realizadas antes da promulgação da norma, situadas em zonas urbanizadas ou em expansão urbana e não contestadas formalmente pelo poder público, podem ser preservadas.

Nos autos do processo, o Município de Jardim de Piranhas e o próprio DER/RN reconheceram que as construções preexistentes atendem aos requisitos legais. Também ficou destacado no processo que a omissão administrativa compromete a segurança viária e a dignidade da pessoa humana, princípios fundamentais consagrados na Constituição Federal.

TJRN

23/08/2025
Por Danilo Evaristo em Notas

Deputados criticam atos da direita e atrasos em repasses para municípios

A deputada Isolda Dantas (PT) comentou, na sessão plenária de quinta-feira (21), sobre a Expofruit, a Feira Internacional da Fruticultura Tropical Irrigada que está acontecendo em Mossoró em sua trigésima segunda edição. Ela também se posicionou contra a situação na Câmara Municipal de Natal, onde, segundo a parlamentar, a extrema direita atua para cassar o mandato da vereadora Brisa Bracchi (PT).

“O que está acontecendo na Câmara é algo que a gente não pode fazer de conta que não está vendo”, disse a deputada, ressaltando que o caso Brisa tem ocorrido com várias parlamentares mulheres negras em todo o Brasil. Ela criticou o processo “em tempo recorde” na Câmara para cassar a parlamentar. Isolda reforçou que não houve irregularidade em uso de emenda da vereadora, vez que os recursos foram liberados, após aprovação de todos os órgãos municipais, pela Prefeitura de Natal.

Também no horário de lideranças, o deputado Luiz Eduardo (SDD) criticou o Governo do Estado, por atrasos nos repasses aos municípios, das parcelas do ICMS e IPVA que estão na dívida ativa do Estado. “É certo que quando os tributos são pagos em dia os repasses ocorrem automaticamente”, afirmou o deputado. Para ele, o que fica como dívida pode gerar ‘consequências jurídicas’.

22/08/2025
Por Danilo Evaristo em Notas

Reduzir o consumo de álcool em 20% pode evitar 10 mil mortes por ano no Brasil, aponta estudo

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Um estudo da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), encomendado pela Vital Strategies e pela ACT Promoção da Saúde, aponta que reduzir em 20% o consumo de álcool no Brasil poderia evitar 10,4 mil mortes todos os anos, o equivalente a uma vida preservada por hora. Além disso, o país deixaria de perder cerca de R$ 2,1 bilhões em produtividade anual associadas às mortes prematuras.

Segundo o pesquisador Eduardo Nilson, autor do levantamento, “os custos indiretos por mortes prematuras – de indivíduos com menos de 70 anos de idade – relacionadas ao consumo de álcool representam perdas econômicas associadas à interrupção precoce da vida de pessoas em idade produtiva”.

“Em outras palavras, além de causar sofrimento humano, o álcool impõe um peso econômico significativo ao país ao afastar milhares de pessoas do mercado de trabalho antes do tempo”, acrescenta.

O estudo mostra que as perdas econômicas evitadas com a redução no consumo equivalem a 58% do orçamento do programa Farmácia Popular em 2024. Em um cenário mais conservador, de queda de 10% no consumo, quase 5 mil mortes seriam evitadas anualmente, com economia de R$ 1 bilhão.

No Brasil, estima-se que 102,3 mil pessoas morreram em 2019 por causas atribuíveis ao álcool, resultando em perdas de R$ 20,6 bilhões ao ano apenas em produtividade. Nilson destaca que a próxima etapa do estudo incluirá também os custos diretos ao sistema de saúde.

Políticas públicas em debate

O trabalho foi elaborado considerando a meta da Organização Mundial da Saúde (OMS), que recomenda uma redução de 20% no consumo global até 2030.

Para Luciana Vasconcelos Sardinha, da Vital Strategies, “mensurar e trazer visibilidade a esses impactos é especialmente importante em um momento em que o Brasil está prestes a colocar em pauta a definição das alíquotas do imposto seletivo sobre o álcool”.

A especialista reforça que, se o tributo for suficientemente alto, poderá diminuir o consumo e reduzir mortes, acidentes e violências. Nesse sentido, a tributação é apontada pela OMS como uma das medidas mais eficazes de saúde pública.

O pacote SAFER, da OMS, reúne as medidas para reduzir os danos causados pelo consumo de bebidas alcoólicas, incluindo:

– restrições à disponibilidade;

– controle da publicidade;

– fortalecimento da resposta dos sistemas de saúde;

– aumento da tributação.

Como o estudo foi realizado?

O estudo estimou o impacto da redução do consumo de álcool no Brasil em 2019 usando um modelo de análise de risco. Foram consideradas 24 doenças associadas ao álcool, dados de prevalência por sexo e idade e evidências científicas sobre a relação entre quantidade consumida e risco de adoecer ou morrer.

Para avaliar o impacto de cenários de redução de consumo de 10% e 20%, o estudo dividiu os grupos de consumidores em 74 faixas, cada uma correspondendo a um incremento de 1g de álcool puro por dia.

Essa divisão permitiu captar diferenças sutis de redução (por exemplo, de 10g/dia para 9g/dia), garantindo maior precisão no cálculo do efeito dessas reduções sobre mortes e custos em saúde.

SBT News

22/08/2025
Por Danilo Evaristo em Notas

PRF detém falsa Desembargadora em Mossoró/RN

Um motorista de aplicativo desconfiou de três passageiras e as levou para um posto da Polícia Rodoviária Federal (PRF) em Mossoró. O caso aconteceu na BR-304, na tarde desta quarta-feira (20/08/25).

Segundo o relato, uma das passageiras se apresentou como desembargadora e depois como juíza, promotora e advogada. Ela estaria em Mossoró para tomar posse de um cargo na prefeitura da cidade. O motorista estranhou as diferentes versões e o grande volume de bagagem para quem supostamente passaria pouco tempo na cidade, e decidiu procurar ajuda na PRF.

Ao chegar no posto, a mulher apresentou um suposto certificado de posse para o cargo de Desembargadora e uma carteira da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) com indícios de falsificação. A carteira não tinha chip, o nome dos pais da mulher não batia com a sua identidade, e o número de inscrição, após consulta no site do Conselho da OAB, pertencia a outro advogado, no Paraná.

Diante dos fatos, a mulher foi detida e levada para a Polícia Civil, onde foi confirmado o uso de documento falso. O celular dela também foi apreendido. As outras duas passageiras que a acompanhavam, sua mãe e sua filha, também foram levadas à delegacia, ouvidas e liberadas.

PRF

22/08/2025
Por Danilo Evaristo em Notas

Nelter Queiroz articula reunião no DNIT para discutir melhorias nas BRs 110 e 226 em Campo Grande

Na manhã desta sexta-feira (22), o deputado estadual Nelter Queiroz (PSDB), em parceria com lideranças políticas de Campo Grande, articulou e participou de uma audiência na Superintendência do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) no Rio Grande do Norte. O encontro teve como objetivo discutir demandas urgentes relacionadas às BRs 110 e 226. A comitiva foi recebida pelo chefe do serviço de planejamento e projetos do DNIT, Francisco Igor, que acolheu as reivindicações apresentadas.

Entre os principais pontos debatidos estiveram a implantação de redutores de velocidade e a recuperação de ponte sobre o Rio Upanema, na BR-110, além da instalação de radares na chamada “curva da morte”, na BR-226. Também foi discutida a necessidade de um contorno viário interligando as duas rodovias, medida considerada essencial para retirar o tráfego pesado de dentro da cidade e reduzir riscos de acidentes.

A audiência contou com a presença dos vereadores Pedro Myal, Fernando Pimenta, Jean Vieira, Filipinho Pimenta, Derginaldo, Neta Góis, Vagner Souza, Nilson Gondim e Nilson Jr., do ex-vereador Vittor Melo, do vice-prefeito Grimaldo Gondim, além dos deputados Francisco do PT, Dr. Bernardo, Eudiane Macêdo e Coronel Azevedo.

“Nosso encontro foi marcado pela união de esforços em busca de soluções concretas para a segurança viária e a melhoria da infraestrutura viária de nossa Campo Grande e do Médio Oeste potiguar”, destacou Nelter Queiroz.

22/08/2025
Por Danilo Evaristo em Notas

ITR 2025: prazo para declaração vai até 30 de setembro

A Receita Federal abriu, no último dia 12 de agosto, o prazo para envio da Declaração do Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural (DITR) 2025. Os produtores rurais têm até 30 de setembro para enviar o documento e evitar multas.

A declaração é obrigatória para pessoas físicas ou jurídicas (exceto imunes ou isentas) que detenham, a qualquer título, imóvel rural, inclusive usufrutuários. Também deve declarar quem perdeu a posse ou propriedade do imóvel entre 1º de janeiro e a data de entrega. Produtores com imóvel no Cadastro Ambiental Rural (CAR) precisam informar o número do recibo de inscrição.

Para apoiar o setor, a Federação da Agricultura e Pecuária do RN (Faern) oferece atendimento presencial e gratuito para orientação no preenchimento e envio da DITR. O serviço está disponível na sede da entidade, na Rua Dom José Tomaz, 995, Tirol, Natal-RN, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h. Informações: (84) 3342-0200.

Este ano, a Receita Federal também disponibiliza o preenchimento da declaração diretamente no Portal de Serviços, sem necessidade de downloads anuais. Para acessar, basta entrar no serviço “Minhas Declarações do ITR”, na aba “Imóveis”. O preenchimento pode ser feito por computador ou celular. Quem preferir ainda pode baixar o programa gerador pelo link: [gov.br/receitafederal/pt-br/centrais-de-conteudo/download/pgd/ditr].

O pagamento do imposto pode ser realizado por Pix, transferência bancária ou Darf. É possível parcelar em até quatro vezes, desde que cada parcela seja de, no mínimo, R$ 50. Valores inferiores a R$ 100 devem ser pagos em cota única.

Mais informações estão disponíveis no portal da Receita Federal.

22/08/2025
Por Danilo Evaristo em Notas

IMD abre seis vagas de bolsistas para projeto de pesquisa e desenvolvimento

IMD/UFRN

O Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN) publicou um novo edital de processo seletivo para bolsistas de graduação. A oportunidade é para atuação em um projeto de pesquisa na área de Tecnologia da Informação (TI), com foco em desenvolvimento de software. São oferecidas seis vagas, além de formação de cadastro reserva.

As inscrições acontecerão entre os dias 25 de agosto e 14 de setembro e devem ser feitas pelo formulário eletrônico, conforme orientações do Edital nº 002/2025. Podem concorrer estudantes da UFRN regularmente matriculados nos cursos relacionados à Computação: Bacharelados em Tecnologia da Informação (BTI/IMD), Ciência da Computação, Inteligência Artificial, Engenharia de Software ou Engenharia da Computação.

As bolsas oferecem carga horária de 25h semanais, com remuneração de R$ 700. Entre as atividades previstas para os bolsistas estão: elaboração e execução de testes para assegurar a qualidade dos projetos de software; planejamento e desenvolvimento de atividades acadêmicas promovidas pelo projeto; participação em ações de caráter psicoeducativo.

O processo seletivo será composto por duas etapas: avaliação documental e entrevistas. A divulgação preliminar da lista de inscrições homologadas está prevista para os dias 15 e 16 de setembro, enquanto as entrevistas ocorrerão entre 17 e 23 de setembro.

O resultado final da seleção será divulgado a partir do dia 24 de setembro, no portal do IMD, na seção “Editais”.

Edição: Vilma Torres

22/08/2025
Por Danilo Evaristo em Notas

MPRN recomenda convocação de aprovados em concurso da Câmara Municipal de Natal

O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) recomendou à Câmara Municipal de Natal que convoque e nomeie imediatamente os candidatos aprovados dentro do número de vagas do concurso público regido pelo Edital nº 001/2023. O documento, publicado no Diário Oficial do Estado desta sexta-feira (22), orienta ainda a implementação de uma seção atualizada no site da Câmara, com a publicação individualizada das portarias de nomeação.

O concurso da Câmara Municipal de Natal, Edital nº 01/2023, foi executado pela FUNCERN. A seleção visava preencher 46 vagas e formar cadastro de reserva para Técnico Legislativo e Assistente Legislativo. A Lei Municipal nº 6.325/2011 e a Lei Municipal nº 7.425/2022 criaram os cargos.

A lista geral de aprovados foi homologada em agosto de 2023. No entanto, informações da própria Câmara indicam que apenas 34 dos 46 candidatos foram convocados. Além disso, a Promotoria destacou a ausência de prorrogação oficial do concurso, cuja validade se aproxima do fim. O Supremo Tribunal Federal (STF) já consolidou o direito subjetivo à nomeação nestes casos.

Um relatório de auditoria do Tribunal de Contas do RN, de 2019, apontou que 76% do quadro funcional da Câmara era composto por servidores comissionados. Assim, o percentual de efetivos era de apenas 23%. Esta realidade reforça a necessidade de convocação dos aprovados.

A recomendação concede à Câmara Municipal de Natal 48 horas para informar as medidas adotadas, com os documentos comprobatórios. O descumprimento poderá levar a medidas judiciais.

MPRN


Busca no Blog

Facebook


Twitter


Parceiros