28/08/2025
Por Danilo Evaristo em Jucurutu/RN

Agosto Lilás: MPRN participa de semana temática em Jucurutu

As ações contra a violência contra a mulher acontecem o ano todo, mas o agosto lilás (aniversário de 19 anos da Lei Maria da Penha) reforça essa pauta da capital ao interior. Por isso, em Jucurutu, o Ministério Público(MPRN) participou da semana do agosto lilás da cidade com temáticas sobre a atuação de proteção de mulheres vítimas de violência doméstica.

O objetivo da agenda foi abordar com profundidade as causas da violência de gênero. As ações são direcionadas a servidores públicos do município e alunos de escolas locais, a usuários do Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) do município, seus familiares e o público em geral. A intenção é promover a conscientização como forma de prevenção da violência, a partir dos conhecimentos abordados nos momentos formativos, que trouxeram temáticas transversais da violência, sob diversas óticas, complementares entre si.

Nos encontros, a promotora de Justiça Beatriz Azevedo falou sobre como o MPRN atua na proteção das vítimas. “O Ministério Público atua diariamente em diversas frentes para proteger as mulheres vítimas de violência. Neste evento em Jucurutu, tivemos a valiosa oportunidade de apresentar nossa atuação preventiva e repressiva nos casos de violência, capacitar os participantes e encerrar com êxito o Agosto Lilás” declarou.

Nos dias 26, 27 e 28, a abertura do evento foi realizada por crianças estudantes da Escola Municipal Joel Lopes de Medeiros do município de Jucurutu no âmbito do Projeto Curta Jucurutu, que realizaram uma apresentação teatral sobre os tipos de violência contra a mulher e seus danos a todo o nucleo familiar.

Na terça-feira (26), a Chefe do Setor de Autocomposição do MPRN, Evelyne Cerqueira, falou sobre a “Justiça Restaurativa como forma de prevenção à violência doméstica” e como diferentes círculos podem ser estabelecidos para prevenir, educar e cuidar. A capacitação foi direcionada para servidores públicos de Jucurutu.

“A justiça restaurativa pode atuar na prevenção dessa violência com círculos de construção de paz para levar diálogos importantes como a masculinidade tóxica. Outra possibilidade são círculos reflexivos para o homem, que são autores dessa, gerando reflexão e responsabilização, além de círculos de apoio para a mulher, para construir um espaço seguro e apoiá-la”, declarou Evelyne.

Além disso, houve também palestras sobre  o “Protocolo de atendimento médico e notificação compulsória nos casos de violência doméstica” e a “Violência contra a mulher no ambiente de trabalho: ações preventivas de curto, médio e longo prazo”, ministradas pela médica do Instituto Santos Dumont de Macaíba, Sabrinna Machado, e a advogada Mariana de Siqueira, respectivamente.

Na quarta-feira (27), a Delegada de Polícia Civil da Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher de Caicó (DEAM-Caicó), Manayra Monteiro, ministrou palestras para jovens alunos, com o tema “Quebrando Ciclos de Violência”.

Na quinta-feira (28), encerrando a semana de formação, houve palestras sobre os temas “Conhecendo o Trabalho da Patrulha Maria da Penha”,  “MPRN: Proteção às vítimas e possibilidades de atuação junto ao agressor”, ministradas pela Promotora de Justiça, Beatriz Azevedo, pela equipe da patrulha Maria da Penha, além das Assistentes Sociais do CAPS e do Hospital Municipal, Regiane Alves e Denise Melo, abordando o acolhimento à mulher nos atendimentos de saúde, inclusive quanto ao adoecimento mental da mulher e da família vítima de um ciclo de violência doméstica.

Segundo a Promotora de Justiça Beatriz Azevedo, “foi muito gratificante presenciar a interação de diversos setores da sociedade municipal no aprendizado sobre tantas questões que atravessam a violência doméstica contra uma mulher. A sociedade agradeceu a participação sempre presente do MPRN na busca por mudanças sociais e pela efetivação de direitos”.

28/08/2025
Por Danilo Evaristo em Notas

Falta de energia provocada por pipas cresce 302% em 2025, aponta Neoenergia Cosern

Os incidentes provocados por pipas na rede elétrica causaram interrupção no fornecimento de energia para quase 28 mil imóveis no Rio Grande do Norte entre janeiro e o início de agosto deste ano. Os dados, levantados pela Neoenergia Cosern, mostram que o número de clientes afetados pela falta de energia após o enroscamento de pipas nos cabos de distribuição de energia saltou de 6.913 para 27.849 quando comparados os mesmos períodos de 2024 e 2025. A distribuidora reforça que pipas devem ser manuseadas longe da rede elétrica em virtude do risco que envolve a brincadeira quando próxima do cabeamento energizado.

“Soltar pipas é uma brincadeira que só deve ser feita em áreas abertas, distantes da rede de energia elétrica. Em lugares indevidos representa um perigo já que, ao se enroscarem em postes, transformadores ou cabos da rede elétrica podem provocar curtos-circuitos e interromper o fornecimento de energia. Além disso, as linhas com cerol podem cortar os cabos de condução de eletricidade e provocar outros tipos de acidentes mais graves, como machucar motoqueiro e ciclistas, por exemplo”, alerta Daniel Burgos, supervisor do Centro de Operações Integrado (COI) da Neoenergia Cosern.

Quando calculado o número de unidades consumidoras pelo quantitativo médio de moradores dos imóveis potiguares (2,88 conforme o Censo 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE), o volume de pessoas atingidas é maior: 80.205. As cidades que registram maiores ocorrências e consumidores com fornecimento de energia interrompido são: Natal, com 19 ocorrências e 12.774 clientes afetados; Macaíba, com três ocorrências e 6.117 clientes afetados; Parnamirim, com três ocorrências e 4.777 clientes afetados; e Mossoró, com três ocorrências e 2.665 clientes afetados.

Recomendações importantes

Soltar pipas deve ser sempre uma brincadeira para lugares abertos e sem rede elétrica por perto como parques, praças, campos de futebol e áreas afastadas dos centros urbanos. Em caso de pipas presas em postes ou na fiação, as pessoas jamais devem tentar retirá-las. Apenas profissionais das distribuidoras de energia estão devidamente autorizados e capacitados para se aproximarem da rede elétrica.

A Neoenergia Cosern também destaca que é proibido entrar em subestações de energia. O acesso a esses locais é restrito e extremamente perigoso. Para evitar riscos às pessoas e comprometer o atendimento das distribuidoras, seguem abaixo algumas dicas para reduzir as chances de acidentes com pipas:

Nunca use fios metálicos nem papel laminado para confeccionar a pipa. Eles são como condutores de energia e podem causar choques elétricos;

Se a pipa ficar presa nos fios elétricos, nunca tente retirá-las;

Não use cerol ou linha chilena. Além do risco de ferir e provocar acidentes graves, esses materiais costumam cortar os fios;

Não jogue objetos na rede de energia elétrica, como arames, correntes e cabos de aço. Além de causar interrupções no fornecimento, há grande risco de provocar acidentes;

Não solte pipas em dias de chuva ou vento muito forte. Em caso de relâmpagos, recolha a pipa imediatamente;

Atenção com motos e bicicletas. A linha pode ser perigosa para quem utiliza esses veículos;

Em caso de ocorrência com a rede elétrica, mantenha distância e ligue para a Neoenergia Cosern através do 116.

28/08/2025
Por Danilo Evaristo em Notas

2ª Feira de Negócios de Jardim do Seridó começa hoje com apoio do Banco do Nordeste

Maior evento empresarial do município, a 2ª Feira de Negócios de Jardim do Seridó (FENEJA) movimenta a região de hoje até sábado. A iniciativa da Câmara de Dirigentes Lojistas deve atrair um público superior a 12 mil visitantes, com destaque para a exposição de produtos e serviços de empreendedores rurais e urbanos e uma ampla programação de palestras. A feira tem patrocínio do Banco do Nordeste, que figura como principal agente financeiro do setor produtivo no Rio Grande do Norte.

A instituição de desenvolvimento regional levará ao estande, montado no Esplanada Clube, produtos e serviços bancários, ações do Programa de Desenvolvimento Territorial (Prodeter), além dos programas de microfinanças urbanas e rurais, Crediamigo e Agroamigo, respectivamente. Com 61 anos desde a inauguração, a agência do BNB de Jardim do Seridó é uma das mais antigas do banco no estado.

A equipe jardim-seridoense direcionou negócios para o evento. Serão assinados contratos com MPEs e microempreendedores, urbanos e rurais. O montante deve superar R$ 2 milhões em empréstimos concedidos, com perspectiva de superar igual volume na prospecção de novos negócios, como explica o gerente de Relacionamento Bruno Rangel.

“No intervalo de aproximadamente um ano, desde a realização da 1ª FENEJA, nós colhemos os frutos da atuação durante o evento. Foram muitos negócios gestados no estande e fechados posteriormente na agência. Aperfeiçoamos a metodologia e certamente vamos a alavancar as contratações”, diz.

A Feira de Negócios tem o propósito de estimular negócios e network entre os empresários da região Seridó. É uma oportunidade para os empreendedores divulgarem seus produtos e serviços. Há também uma programação extensa de palestras, sobre economia, segredos de sucesso empresarial, reforma tributária, tomada de decisões e inovações para empreendimentos urbanos e rurais.

“A FNEJA se consolida como uma porta aberta para o Banco do Nordeste expor linhas de crédito, produtos de investimentos e serviços voltados para a promoção do desenvolvimento sustentável, com o apoio às atividades econômicas e sociais da área de atuação da agência. Igualmente importante é o fortalecimento, ano a ano, das parcerias público-institucionais, essenciais para a realização de eventos dessa magnitude, e que resultam na concretização efetiva de negócios”, conclui o gerente da agência Jardim do Seridó, Manoel Prudêncio.

O superintendente estadual, Jeová Lins, reforça a atuação do BNB no território potiguar. “Nós estamos presentes com crédito em todos os 167 municípios do Rio Grande do Norte. Interiorizamos também o apoio a ações de parceiros, como a CDL de Jardim do Seridó, focando no atendimento aos portes prioritários, que compõem a maior fatia da economia do estado”, conclui.

27/08/2025
Por Danilo Evaristo em Notas

IMD abre quatro vagas de bolsistas para projeto na área de telemetria veicular

O Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN) abriu inscrições para o processo seletivo de bolsistas e especialistas convidados para atuarem em um projeto de inovação na área de Internet das Coisas (IoT) aplicada à telemetria veicular. A seleção oferece quatro vagas, além da formação de cadastro de reserva.

As inscrições para a seleção permanecem abertas até o dia 3 de setembro, conforme dispõe o Edital nº 002/2025. Os cadastros devem ser feitos por meio de formulário online, e as vagas estão distribuídas para dois perfis de Desenvolvedor Mobile: um de nível Sênior e outro Júnior.

Todos os pré-requisitos estão detalhados no Anexo I do edital. As bolsas têm carga horária de 30 horas semanais, com remunerações que variam de R$ 3.000 a R$ 4.830.

O processo seletivo será realizado nas seguintes etapas: análise curricular e entrevista. A entrevista será realizada no dia 5 de setembro, em horário a ser definido e informado pela comissão examinadora.

Já o resultado final da seleção está previsto para ser divulgado a partir do dia 8 de setembro, no portal do IMD, na aba Editais.

Edição: Vilma Torres; Revisão: Beatriz de Azevedo

25/08/2025
Por Danilo Evaristo em Notas

Petrobras anuncia novo poço exploratório em águas profundas no Rio Grande do Norte

A governadora Fátima Bezerra se reuniu na sexta-feira, 22 de agosto, com a presidente da Petrobras, Magda Chambriard, e os diretores Sylvia dos Anjos (Exploração e Produção), Angélica Laureano (Transição Energética e Sustentabilidade) e Francisco Vervloet (Relações Institucionais).

Durante o encontro, Magda Chambriard anunciou que a Petrobras irá perfurar um terceiro poço exploratório em águas profundas na Bacia Potiguar, no Rio Grande do Norte. O poço, denominado Mãe Ouro, está localizado a cerca de 52 km da costa e a mais de 2 mil metros de profundidade.

Segundo a companhia, os levantamentos sísmicos já realizados apontam forte potencial de descoberta de petróleo, o que poderá viabilizar a produção por meio da formação de um cluster offshore. A previsão é que a sonda chegue ao local em janeiro, após a anuência do Ibama para sua transferência.

Na mesma região já foram perfurados os poços Pitu Oeste e Anhangá, localizados nos blocos BM-POT-17 e POT-M-762, que estão em fase de análise de viabilidade técnico-comercial. Ambos fazem parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do Governo Federal.

“Estamos muito felizes com essa notícia de novos investimentos da Petrobras na Bacia Potiguar. A perfuração desse terceiro poço sinaliza o compromisso da companhia em desenvolver a exploração de petróleo e gás na Margem Equatorial, trazendo grande potencial de desenvolvimento econômico para o Rio Grande do Norte, com geração de emprego e renda para o nosso povo”, afirmou a governadora Fátima Bezerra.

De acordo com o secretário adjunto de Desenvolvimento Econômico, Hugo Fonseca, as chances de novas descobertas no poço Mãe Ouro são altamente promissoras, abrindo caminho para a consolidação de um cluster de produção de petróleo e gás offshore no estado.

A governadora Fátima Bezerra esteve acompanhada pelo procurador-adjunto da PGE, Dr. José Duarte Santana, pelo secretário-adjunto de Desenvolvimento Econômico, Hugo Fonseca, pela presidente da Potigás, Marina Melo, e pelo diretor técnico do Idema, Thales Dantas.

Durante a reunião, também ficou definida a visita da presidente Magda Chambriard ao Rio Grande do Norte no mês de outubro, quando serão discutidos novos investimentos e parcerias. A governadora também se reuniu com o gerente de Comunicação e Patrocínio da Petrobras, Luiz Fernando, para tratar de parcerias nas áreas social e cultural.

25/08/2025
Por Danilo Evaristo em Notas

Gestores da Assembleia Legislativa participam do Programa Líder Eficaz

Os gestores da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte participaram, nesta sexta-feira (22), do Programa Líder Eficaz, uma iniciativa da Diretoria de Gestão de Pessoas em diálogo com o presidente Ezequiel Ferreira, voltado para a importância do fortalecimento das práticas de liderança e o desenvolvimento de competências essenciais para a gestão pública.

O curso ministrado pela especialista em liderança e desenvolvimento humano, Katarina Alcântara, apresentou conteúdos voltados à comunicação assertiva, gestão de equipes, inteligência emocional e práticas de liderança eficaz no ambiente institucional.

O diretor de Gestão de Pessoas da ALRN, Thyago Cortez, destacou a importância do programa como uma oportunidade de crescimento coletivo.

“Fortalecer laços, compartilhar conhecimentos e discutir práticas de gestão e liderança é fundamental para o fortalecimento da nossa instituição e para o aprimoramento do trabalho desenvolvido em benefício da sociedade”, ressaltou.

Para Augusto Viveiros, diretor-geral da Assembleia Legislativa, “a participação dos gestores no Programa Líder Eficaz reforça o compromisso da Assembleia Legislativa em investir na qualificação de suas equipes, garantindo processos de gestão mais modernos, humanos e alinhados às demandas da sociedade potiguar”.

A iniciativa também busca promover a valorização dos servidores e investir continuamente na capacitação das equipes. A proposta é assegurar que a instituição se mantenha cada vez mais preparada para responder às necessidades da população e atuar com eficiência, transparência e inovação.

24/08/2025
Por Danilo Evaristo em Política

Saímos no 1° turno, nos apoiamos no 2º, diz Caiado com Tarcísio e Zema

O governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União), disse neste sábado (23) que há um pacto para candidaturas fragmentadas da direita no primeiro turno da eleição presidencial de 2026, e eventual apoio ao nome que chegar ao segundo turno.

A fala aconteceu durante entrevista coletiva no Festival de Barretos, no interior de São Paulo. Também estiveram no evento os governadores de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), e de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo).

“Nós temos aqui um pacto entre nós. Todos os governadores são governadores experientes. Aquele que chega lá vai saber, com a competência que tem, botar ordem no Brasil. Não tenha dúvida disso”, declarou Caiado, que é pré-candidato ao Planalto.

“É isso que nós temos. Todo mundo sai agora, mas de segundo turno está todo mundo junto, unido, para nós darmos rumo e devolvermos o Brasil para os brasileiros de bem”, prosseguiu.

Na sequência, concordando com a fala, Tarcísio — apontado como um eventual nome para concorrer ao Executivo federal pela inelegibilidade de Jair Bolsonaro (PL) até 2030 — adicionou: “Eu tenho certeza que a direita tem excelentes nomes para o Brasil.”

Por fim, Zema, que também lançou sua pré-candidatura para a Presidência, afirmou que esteve com Bolsonaro e que ele próprio “é favorável a alguns candidatos da direita”.

“E isso fortalece a direita. Como Caiado falou, quando chegar o segundo turno, todos juntos”, finalizou o chefe do Executivo mineiro.

CNN

24/08/2025
Por Danilo Evaristo em Notas

Casos de feminicídio por arma de fogo aumentam em 2025 no país

Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

Um levantamento do Instituto Fogo Cruzado em 57 municípios indica que pelo menos 29 mulheres foram vítimas de feminicídio ou tentativa de feminicídio praticado com arma de fogo em 2025, até a primeira quinzena de agosto. Na comparação com o mesmo período de 2024, houve crescimento de 45%.

Das 29 vítimas, 76% não sobreviveram, ou seja, 22 morreram. Em 2024, das 20 baleadas, 60% não sobreviveram: 12 mulheres morreram e oito ficaram feridas.

O maior número de casos ocorreu na região metropolitana do Recife: 31% de todos os casos registrados. Foram 13 vítimas (oito mortas e cinco feridas) em 2025. No ano passado, o número tinha sido de oito vítimas (seis mortas e duas feridas).

Na Grande Belém, houve dois registros de mortes em 2025. Em 2024, o número foi de uma ferida. Em Salvador e região metropolitana, o total de vítimas passou de duas mortas e duas feridas, para quatro mortas.

Na região metropolitana do Rio de Janeiro, o número de vítimas subiu de sete (quatro mortas e três feridas) em 2024 para 10 (oito mortas e duas feridas) em 2025.

Ambiente e agressores

O principal lugar onde aconteceram os crimes foi o ambiente doméstico. Das 29 vítimas, 15 foram atingidas dentro de casa. Cinco foram baleadas dentro de bares.

Do total de vítimas, 25 foram atingidas por companheiros ou ex-companheiros, ou seja, 86% dos casos. Um quarto dos casos (7) teve como agressores agentes de segurança.

O Instituto Fogo Cruzado também divulgou a lista de feminicídio ou tentativas de feminicídio por municípios. Veja a lista completa:

● Recife (Pernambuco): 9 mulheres

● Rio de Janeiro (Rio de Janeiro): 4

● Jaboatão dos Guararapes (Pernambuco): 3

● Belém (Pará): 2

● Camaçari (Bahia): 2

● Duque de Caxias (Rio de Janeiro): 2

Simões Filho (Bahia): 2

● Abreu e Lima (Pernambuco) 1

● Magé (Rio de Janeiro): 1

● Maricá (Rio de Janeiro): 1

● Mesquita (Rio de Janeiro): 1

● Nova Iguaçu (Rio de Janeiro): 1

Agência Brasil

24/08/2025
Por Danilo Evaristo em Notas

Caern Móvel estará em 4 municípios do Agreste, Litoral Norte e Oeste, de 25 a 29 de agosto

Clientes da Caern dos municípios de Santo Antônio, Guamaré, Pau dos Ferros e Governador Dix-sept Rosado têm encontro marcado com o Caern Móvel, entre os dias 25 e 29 de agosto. Os serviços comerciais da empresa estadual estão disponíveis nos veículos adaptados para receber os usuários dos serviços da Caern. O atendimento, das 8h às 17h, é feito por ordem de chegada e é importante levar a conta de água e documentos pessoais.

Para serviços como transferência de responsabilidade e ligação de água, o cliente deve apresentar RG, CPF e documento do imóvel (como escritura pública, contrato de compra e venda ou IPTU). Nos casos em que o pedido for feito por pessoa que não seja titular da conta, é preciso apresentar procuração, documento do imóvel e documentos pessoais.

Santo Antônio, no Agreste Potiguar, recebe a unidade 1 do Caern Móvel, na Comunidade Cajazeiras, no Sítio Cajazeiras S/N, em frente à escola municipal da localidade, dias 25, 26 e 27 de agosto. Quinta e sexta-feira, dias 28 e 29, a equipe de atendimento recebe consumidores na Rua Aratuá, em Guamaré, em frente ao centro de convenções da cidade do Litoral Norte do estado.

A unidade 2 estará em Pau dos Ferros, da segunda (25) à quarta-feira (27), estacionada na Rua Inácio Lopes, 1819, em frente ao escritório da Companhia na cidade. Nos dois dias seguinte, 28 e 29 de agosto, a van estará em Governador Dix-sept Rosado, na Rua Josué Dias S/N, ao lado da Secretaria Municipal de Cultura.

SANTO ANTÔNIO
Segunda-feira (25) a quarta-feira (27)
8h às 17h
Sítio Cajazeiras S/N, em frente à escola municipal da localidade

GUAMARÉ
Quinta-feira (28) e sexta-feira (29)
8h às 17h
Rua Aratuá S/N, em frente ao Centro de Convenções

PAU DOS FERROS
Segunda-feira (25) a quarta-feira (27)
8h às 17h
Rua Inácio Lopes, 1819, em frente ao escritório da Caern

GOVERNADOR DIX-SEPT ROSADO
Quinta-feira (28) e sexta-feira (29)
8h às 17h
Rua Josué Dias S/N, ao lado da Secretaria Municipal de Cultura

24/08/2025
Por Danilo Evaristo em Economia

Indústria tem expectativa de queda das exportações pela primeira vez em 21 meses, mostra CNI

O índice que mede a expectativa de exportações da indústria para os próximos seis meses recuou 5,1 pontos em agosto, caindo para 46,6 pontos. Abaixo da linha de 50 pontos, o indicador sinaliza que os empresários esperam queda na quantidade exportada pelo setor, algo que não ocorria há 21 meses, desde novembro de 2023. Os dados são da Sondagem Industrial, divulgada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) na quarta-feira (20).

“A piora das expectativas de exportações da indústria estão muito relacionadas às incertezas do cenário externo, principalmente em função da nova política comercial americana”, avalia Isabella Bianchi, analista de Políticas e Indústria da CNI.

Vale lembrar que, desde o início de agosto, quase metade da pauta exportadora brasileira para os Estados Unidos está sujeita à tarifa combinada de 50% imposta pelos americanos. Em 2024, a exportação desses bens alcançou US$ 17,5 bilhões, segundo levantamento da CNI.

Emprego também tem perspectivas negativas

Após recuar 2 pontos em agosto, o índice de expectativa de número de empregados caiu para 49,3 pontos. Isso significa que os empresários acreditam que a quantidade de postos de trabalho no setor não vai mais subir nos próximos seis meses.

Os índices de expectativa de demanda e de compra de insumos e matérias primas também caíram em agosto. O primeiro encolheu 2,3 pontos, para 53,1 pontos; o segundo, caiu 1,6 ponto, para 52,1 pontos. No entanto, como continuam acima da linha de 50 pontos, indicam perspectiva de crescimento para os próximos meses, ainda que em menor grau do que em julho.

Os empresários também estão menos propensos a investir. O índice de intenção de investimento recuou 1,6 ponto, para 54,6 pontos. Trata-se do menor valor para o indicador desde outubro de 2023. Ainda assim, o índice está 2,1 pontos acima da média histórica, de 52,5 pontos.

Produção sobe, mas emprego cai

Em julho, o índice de evolução da produção ficou em 52,6 pontos. Por estar acima da linha divisória de 50 pontos, indica aumento da produção industrial em comparação a junho. Já o índice de evolução do número de empregados registrou 49,3 pontos, sugerindo queda na quantidade de trabalhadores entre junho e julho.

A Utilização da Capacidade Instalada (UCI) permaneceu em 71%. O percentual é idêntico ao observado em julho de 2024 e é 2 pontos percentuais superior a julho de 2023, quando a UCI foi de 69%.

Estoques estáveis

Segundo o levantamento, o índice de evolução do nível de estoques ficou em 50,1 pontos. Já o índice de estoque efetivo em relação ao planejado registrou 49,9 pontos, revelando que os estoques estão ajustados ao planejado pelos empresários industriais.

Sobre a Sondagem Industrial

Para esta edição da Sondagem Industrial, a CNI consultou 1.500 empresas: 601 de pequeno porte; 518 de médio porte; e 381 de grande porte, entre 1º e 12 de agosto de 2025.

Agência de Notícias da Indústria


Busca no Blog

Facebook


Twitter


Parceiros