10/11/2023
Por Danilo Evaristo em Natal, Notas

Atendimento presencial da Caern em Natal terá horário alterado nos dias 13 e 14 de novembro

Três núcleos presenciais de atendimento ao público da Caern em Natal terão horário diferenciado de funcionamento nos dias 13 e 14 de novembro. Alteração no expediente foi necessária para treinamento dos colaboradores que vão passar por aperfeiçoamento profissional. O objetivo é garantir um melhor atendimento ao cliente da Companhia.O Núcleo de Atendimento Norte, que fica na Av. Dr. João Medeiros Filho, 1301, Panatis, estará fechado no período da manhã na segunda-feira (13) e terá atendimento normal a partir das 13h30.O Núcleo de Atendimento Sul, que funciona na rua professor Manoel Vilar em Capim Macio será fechado no período da manhã na terça-feira (14) e terá expediente normal a partir das 13h30. Já o Núcleo de Atendimento Leste, que fica na rua Henrique Castriciano na Ribeira, fechará durante à tarde da terça-feira (14).É importante lembrar que o Caern Móvel estará funcionando normalmente nos dias 13 e 14 de novembro, estacionado no complexo SESI/SENAI/CTGAS, na avenida Capitão Mor Gouveia, 2770, em Lagoa Nova. O atendimento é das 7h30 às 17h30.Além do atendimento presencial, a Caern possui atendimento virtual para os clientes, disponível 24 horas, inclusive em finais de semana e feriados. São eles: o WhatsApp 98118-8400, a agência virtual www.caern.com.br, aplicativo Caern Mobile e o telefone gratuito 115.Confira a alteração no horário de atendimento dos Núcleos de Atendimento presencial em NatalNúcleo de Atendimento NorteAv. Dr. João Medeiros Filho, 1301, Panatis13 de novembroFechado no período da manhãNúcleo de Atendimento SulRua professor Manoel Vilar, s/n, Capim Macio14 de novembroFechado no período da manhãNúcleo de Atendimento LesteRua Henrique Castriciano, 198, Ribeira14 de novembroFechado no período da tarde

09/11/2023
Por Danilo Evaristo em Notas

Governo do RN suspende negociações sobre recomposição salarial aos servidores e concursos públicos

Foto: Vanessa Camilo / InterTV Cabugi

A Secretaria de Estado da Administração (Sead) anunciou na tarde desta quinta-feira (9) que suspendeu as negociações sobre recomposições, assim como as tratativas para a realização de concursos, em razão da incerteza quanto às finanças do Estado.

Em ofício assinado pelo secretário Pedro Lopes, a Sead convidou representações de classes dos servidores estaduais para que apresentassem informes sobre a recomposição salarial. Outro ponto, é a respeito do encaminhamento sobre tratativas com o Ministério Público de Contas visando elaborar um Termo de Ajustamento de Gestão (TAG), para realizar o concurso público amplo para os órgãos estaduais.

Na reunião, a Sead informou aos presentes que, para manter as tratativas e dar andamento aos acordos, é preciso manter a alíquota do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em 20%, para que as receias do estado não sejam frustradas, o que comprometeria os investimentos e possibilidades de recomposição salarial.

InterTV Cabugi e G1 RN

09/11/2023
Por Danilo Evaristo em Notas

Cerca de dezessete mil potiguares renegociaram suas dívidas com o Feirão Serasa Limpa Nome

Cerca de 17.364 pessoas do Rio Grande do Norte renegociaram suas dívidas desde que o maior Feirão Serasa Limpa Nome começou, em 30 de outubro. O resultado foi apresentado pelo Serasa na última terça-feira (7). Exatamente 1.051.650 consumidores fecharam 1.134.028 acordos, obtendo mais de 3 bilhões de reais em descontos (R$ 3.122.719.663,20).

O Rio Grande do Norte foi o quinto estado do Nordeste com o maior número de acordos. Em primeiro está a Bahia, com 79.853. Em segundo está o Ceará com 46.164. Pernambuco está em terceiro com 42.674. O Maranhão ficou em quarto com 22.830.

A ação, que segue até o dia 30 de novembro, conta com a participação de mais de 500 empresas, que oferecerão descontos de até 99%. Entre elas estão bancos, administradoras de cartão de crédito e outras instituições financeiras, além de concessionárias de energia, operadoras de telefonia e varejistas.

As mais de 530 milhões de ofertas estão disponíveis no site e no app da Serasa. Veja mais informações em www.serasa.com.br

Tribuna do Norte

09/11/2023
Por Danilo Evaristo em Notas

Deputados aprovam lei com objetivo de fomentar a ciência e a tecnologia no RN

Foto: Eduardo Maia

Durante a 106ª Sessão Ordinária da Assembleia Legislativa, realizada nesta quarta-feira (9) os deputados estaduais aprovaram a unanimidade o projeto de lei, de iniciativa do Governo do Estado, que permite que o Poder Executivo Estadual possa financiar pessoas jurídicas de direito privado, dotadas de autonomia administrativa e personalidade distintas de suas criadoras, com ou sem finalidade lucrativa, destinada a produção, comercialização e oferta de produtos e serviços que tenham se originado das suas atividades de pesquisa e desenvolvimento, a exemplo da Associação do Parque Científico e Tecnológico Augusto Severo (PAX).

A lei aprovada altera a lei complementar estadual nº 257, de 14 de novembro de 2003, a lei complementar estadual nº 716, de 30 de junho de 2022, e a lei estadual nº 6.558, de 30 de janeiro de 1993.

“Esse projeto vai permitir que o governo Estadual financie instituições privadas que promovam a ciência, pesquisa e desenvolvimento. Uma das preocupações desta Casa foi oferecer uma emenda ao projeto, proporcionando a fiscalização na aplicação desses recursos”, explicou a deputada Cristiane Dantas (SDD), durante a discussão do projeto.

Uma das matérias que mais gerou discussão em plenário, dispõe sobre a garantia aos estudantes das redes pública e privada, do ensino básico, fundamental e médio, o direito ao aprendizado da Língua Portuguesa de acordo com as normas cultas e orientações nacionais de educação, no Rio Grande do Norte. De autoria do deputado Coronel Azevedo (PL) a matéria dividiu opiniões. “É preciso saber sobre o que estamos legislando. Esse projeto representa atraso”, disse a deputada Isolda Dantas (PT). “O que pretendemos com essa lei é estabelecer medidas protetivas em desfavor da “linguagem neutra”, praticada com frequência atualmente”, justificou o propositor da matéria, Coronel Azevedo.

Ainda de autoria do deputado Coronel Azevedo foi aprovada a unanimidade o projeto de lei que dispõe sobre a obrigatoriedade dos responsáveis por estabelecimentos de atendimento veterinário, em comunicar a polícia civil a ocorrência ou indícios de maus tratos aos animais atendidos no RN.

Os parlamentares aprovaram também o projeto de lei que cria o dia estadual do Motofretista, a ser comemorado anualmente em 24 de setembro. De autoria da deputada Cristiane Dantas, o projeto beneficia motoboys e mototaxistas de todo o Estado.

Seguindo a pauta do dia, os deputados aprovaram a unanimidade três matérias de autoria da deputada Divaneide Basílio (PT). O primeiro projeto altera o calendário oficial do Estado para incluir o dia “Marielle Franco – de enfrentamento à violência política contra mulheres negras, LGBTQIA+ e periféricas”, a ser comemorado anualmente no dia 14 de março. O segundo institui a criação da Fototeca do RN, intitulada “Fototeca Potiguar”. O terceiro cria a semana estadual das Casas dos e das estudantes no calendário oficial do Estado.

Já do deputado Francisco do PT, foram analisadas e votadas quatro matérias. A primeira proíbe a utilização de animais para desenvolvimento, experimentos e testes de produtos cosméticos, de higiene pessoal, perfumes e seus componentes no Estado do Rio Grande do Norte. A segunda institui no calendário oficial de evento do Estado, o dia Estadual do pregoeiro e agente de contratação. O terceiro projeto institui a política estadual Vini Jr. de combate ao racismo nos estádios e nas arenas esportivas do RN. O quarto projeto de autoria de Francisco institui, no calendário oficial de eventos do RN, o dia Estadual dos Povos ciganos. Todas as matérias foram aprovadas a unanimidade.

Na sequência foi a vez dos deputados votarem cinco projetos de lei de autoria do deputado Kleber Rodrigues (PSDB), como o que cria o Programa “Horta Escolar”, com o objetivo de desenvolver ações para institucionalizar a instalação e manutenção de hortas nas escolas estaduais; o que institui o programa estadual de atendimento ao deficiente visual no Estado; o que dispõe sobre a obrigatoriedade de sala de estabilização sensorial para pessoas neurodiversas; o que cria o programa Empreendedor Jovem e o que institui a campanha de conscientização sobre depressão infantil e na adolescência no âmbito do Estado do Rio Grande do Norte. “O intuito desse projeto, consiste na criação de salas destinadas para pessoas com neurodiversidade em momento de crise. Essas salas, portanto, trata-se de espaços preparados por uma equipe especializada em reduzir os efeitos de uma hiper estimulação sensorial”, justificou Kleber.

Por fim os parlamentares votaram quatro projetos de lei de autoria da deputada Terezinha Maia (PL). O primeiro projeto dispõe sobre a implantação do programa estadual de incentivo ao empreendedorismo feminino. O segundo torna obrigatória a divulgação de mensagens de incentivo à doação de sangue nas produções cinematográficas que recebam incentivos fiscais e/ou patrocínio do Governo do Estado. O terceiro institui a semana de orientação, prevenção e combate à dependência tecnológica no âmbito do Estado do Rio Grande do Norte. O quarto institui o programa “Museu multissensorial, que terá como objetivo a adaptação de obras do acervo museológico para a inclusão de pessoas com deficiência e mobilidade reduzida do RN.

Durante a sessão, o deputado Tomba Farias (PSDB), relator da Lei Orçamentária Anual (LOA), informou aos pares a criação de um calendário de trabalho, visando votar o orçamento no dia 13 de dezembro. “Esse ano vamos trabalhar para cumprir os prazos estabelecidos e votar esse projeto tão importante para o povo do Rio Grande do Norte, no dia 13 de dezembro”, disse.

09/11/2023
Por Danilo Evaristo em Esporte

Com hat-trick de Suárez, Grêmio vira sobre o Botafogo e iguala o líder na tabela

Foto: Alexandre Durão / Grêmio FBPA

Para a torcida do Botafogo, o raio caiu duas vezes no mesmo clube. O líder do Brasileirão sofreu outra virada improvável, agora para o Grêmio, e perdeu por 4 a 3, nesta quinta-feira (9), em São Januário.

O grande destaque da partida foi o craque uruguaio Luis Suárez, que marcou os três gols que garantiram a vitória gremista — o primeiro saiu no segundo tempo, quando o Botafogo vencia por 3 a 1.

O Alvinegro abriu o placar com Diego Costa, mas Everton Galdino empatou logo aos 9 minutos do primeiro tempo. Antes do apito final da primeira etapa, Júnior Santos fez 2 a 1 para o Botafogo.

No começo do segundo tempo, aos 2 minutos, Marlon Freitas fez 3 a 1. No entanto, aos 8 minutos, o Grêmio já tinha empatado, e Suárez virou aos 23′.

Com o resultado, o Grêmio assume a segunda posição e tem o mesmo número de pontos (59) que o líder Botafogo, mas é superado no saldo de gols. O Alvinegro carioca, vale lembrar, tem um jogo a menos.

CNN

09/11/2023
Por Danilo Evaristo em Saúde

Estudo alerta para necessidade de doses de reforço contra covid-19

Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil/Arquivo

Um estudo sobre a efetividade da vacina monovalente original contra a covid-19 comprovou uma recomendação já divulgada e defendida por especialistas em imunizações e pelo Ministério da Saúde, mas ainda não seguida por parte dos residentes no Brasil: a dose de reforço é essencial para se proteger contra a doença. A estimativa é que 84% da população no país ainda não recebeu uma dose de reforço da vacina monovalente ou bivalente contra a covid-19.

Para os pesquisadores, apesar de relevante, a proteção de duas doses de vacina monovalente original da Pfizer/BioNTech é de curta duração contra a covid-19 sintomática causada pela variante Ômicron. Conforme o estudo, a efetividade da vacina monovalente original da Pfizer/BionNTech contra infecção sintomática pela variante é de 54%. A potencial proteção das duas doses contra as variantes Ômicron BA.1 e BA.2 alcança 58% e 51%, respectivamente.

A pesquisa foi realizada na cidade de Toledo, no Paraná, entre 3 de novembro de 2021 e 20 de junho de 2022, pelo Hospital Moinhos de Vento, com apoio da farmacêutica Pfizer Brasil, em parceria com a Universidade Federal do Paraná, a Inova Research e a Secretaria Municipal de Saúde. Foi analisado o comportamento da covid-19 em um cenário em que a cobertura de imunização contra a doença havia sido de 90% nas 4.574 pessoas acima de 12 anos que participaram da amostra.

O estudo destacou ainda que a maior proteção foi notada no período após o recebimento das duas doses, com queda da capacidade de proteção contra infecção sintomática com o passar do tempo. Para os pesquisadores, isso seria um indicativo da necessidade das doses de reforço, e também das formulações adaptadas para assegurar cobertura às mais recentes variantes de Ômicron em circulação.

O médico epidemiologista do Hospital Moinhos de Vento e coinvestigador principal do estudo, Maicon Falavigna, contou que a efetividade foi alta após a vacinação inicial, mas diminuiu substancialmente de três a quatro meses após a segunda dose. Na visão do pesquisador, a queda na proteção da vacina monovalente original pode ter relação com a mudança do perfil epidemiológico verificado na circulação das variantes. Além disso, pode refletir uma limitação no controle da doença à medida que novas variantes evoluem e a maioria das populações ainda não atingiu a cobertura necessária com as doses de reforço. “Contudo, isso não significa necessariamente que a vacina perdeu efeito contra formas graves da doença”, assegurou.

O médico acrescentou que uma evidência da manutenção da elevada proteção da vacina contra as formas graves de covid-19 é a baixa ocorrência de hospitalizações e mortes associadas à doença na população do estudo.

O estudo defende a importância da aplicação das doses de reforço da vacina contra o SarsCoV-2 e a manutenção da vigilância em relação ao comportamento da doença na população e da evolução do vírus. Além disso, os pesquisadores reforçam a necessidade de adoção de vacinas adaptadas com componentes da variante Ômicron.

De acordo com o pesquisador principal do estudo e médico do Serviço de Medicina Interna do Hospital Moinhos de Vento, Regis Goulart Rosa, as informações coincidem com os dados de pesquisas de mundo real conduzidas em outros países, como Estados Unidos e Inglaterra. Na avaliação do médico, o Brasil precisa ter uma alta cobertura vacinal com as doses de reforço.

“Quanto mais pessoas com a imunização completa, menor será a circulação do vírus e menores serão as chances e a velocidade do surgimento de novas variantes, o que aumenta a proteção da população como um todo, principalmente das pessoas mais vulneráveis”, destacou Regis Goulart Rosa.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) deu, em julho deste ano, o registro definitivo da vacina bivalente baseada na plataforma tecnológica de mRNA da Pfizer/BioNTech, que contém o componente contra a variante Ômicron na sua formulação. O registro definitivo garante a aplicação deste imunizante, que está disponível no Sistema Único de Saúde (SUS), como dose de reforço para pessoas a partir de 5 anos de idade.

No entendimento dos pesquisadores, o ponto forte do estudo é ser “um dos únicos feitos de maneira prospectiva, acompanhando em torno de 3,5% da população da cidade de Toledo após uma intensa campanha de vacinação que resultou em coberturas vacinais maiores de 90%. Além disso, todos os casos identificados foram acompanhados clinicamente por pelo menos 1 ano, com objetivo de se avaliar potenciais impactos a longo prazo da covid-19 ”. Esses dados permanecem em análise.

A diretora médica para Vacinas de Covid-19 da Pfizer para Região de Mercados Emergentes, Júlia Spinardi, disse que a farmacêutica considera extremamente relevante fortalecer a pesquisa nacional e entender os efeitos da imunização contra covid-19 na população brasileira.

“Estudos que avaliam a utilização da vacina na vida real vêm sendo feitos em todo mundo e são fundamentais para o entendimento das estratégias vacinais e medidas de controle da pandemia. É muito importante colocar o Brasil nesta rota e ter dados do próprio país que apontam a necessidade das doses de reforço”, pontuou.

O reitor da Universidade Federal do Paraná (UFPR), professor Ricardo Marcelo Fonseca, comemorou o fato de a instituição ser pioneira no estudo científico e de saúde pública realizado em parceria com a Pfizer em Toledo. “Este trabalho é único em sua abordagem, monitorando toda a população após uma campanha de vacinação bem-sucedida, também com auxílio da UFPR. Os dados levantados nesta pesquisa impulsionarão avanços significativos em estudos científicos futuros”, observou.

Agência Brasil

09/11/2023
Por Danilo Evaristo em Notas

RN tem o maior percentual de usuários de internet do Nordeste, diz IBGE

Foto: Reprodução/Pixabay

Uma pesquisa divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) aponta que o Rio Grande do Norte teve o maior percentual de usuários de internet do Nordeste. Das 2,6 milhões de pessoas conectadas, a maioria acessa internet todos os dias da semana.

Os dados são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio Contínua realizada no último trimestre de 2022, que detalhou o consumo e acesso à internet.

Diante da população estimada pelo próprio IBGE para o estado no período da pesquisa, de aproximadamente 3,1 milhões de pessoas de 10 anos ou mais de idade, 85% desse número, o que representa 2,6 milhões de pessoas, afirmaram que utilizavam internet. Este é o maior percentual entre os estados do Nordeste.

G1 RN

09/11/2023
Por Danilo Evaristo em Notas

Diretoria Legislativa da ALRN marca presença nos painéis da Unale

Foto: João Gilberto

Os servidores da Diretoria Legislativa da ALRN, Amanda Karla, José Gomes, Gracia Miranda, Natércia Gurgel, Célia Carneiro e Talizze Montenegro participaram dos eventos simultâneos da 26ª Conferência Nacional da Unale, que acontece até sexta-feira (10) em Fortaleza (CE).

Os eventos simultâneos são realizados por entidades que atuam em prol do fortalecimento do Poder Legislativo, que durante a Conferência debatem temas como regras de cerimonial, escolas do legislativo e de contas, consultorias legislativas, administração pública, TVs e rádios legislativas, municípios, prestação de contas, eleições, gestão pública, integração do legislativo, taquigrafia, polícia do legislativo e outros.

No segundo dia, os servidores da Diretoria Legislativa também acompanharam alguns painéis e mesas redondas que trataram de  importantes pautas, com destaque para os temas: Comunicação Digital e Inteligência Artificial na Atividade Parlamentar e Prerrogativas Legislativas.

Para encerrar as programações da Conferência, na sexta-feira (10), serão apresentados os vídeos dos finalistas do Prêmio Assembleia Cidadã, com os vencedores escolhidos pelos participantes e premiados no final do evento. No mesmo dia, será realizada a eleição para escolha da nova Diretoria Executiva da Unale, na Assembleia-Geral Ordinária e mais dois painéis onde serão debatidos os programas e iniciativas Legislativas, além do Espaço Fala Deputado, que será uma grande troca de experiências entre os parlamentares de diferentes regiões brasileiras.

09/11/2023
Por Danilo Evaristo em Notas

Lula sanciona lei que garante assistência psicológica gratuita a mulheres antes e depois do parto

Foi ampliado o direito de assistência psicológica às mulheres antes, durante e após o parto através do Sistema Único de Saúde (SUS). A Lei nº 14.721 foi sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta quinta-feira, 9 de novembro.

A Lei acrescentou dois parágrafos ao Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei nº 8.069). No artigo 8º, a nova redação prevê assistência psicológica à gestante, à parturiente e à puérpera que deve ser indicada após avaliação do profissional de saúde no pré-natal e no puerpério, com encaminhamento de acordo com o prognóstico.

Já no artigo 10º, que define obrigações dos hospitais e demais estabelecimentos de atenção à saúde de gestantes, públicos e particulares, houve o acréscimo de deverão haver atividades de educação, conscientização e esclarecimentos a respeito da saúde mental da mulher no período da gravidez e do puerpério.

Segundo o texto, o atendimento psicológico pode começar ainda na gestação, durante o pré-natal, que é o acompanhamento e assistência médica à gestante. A assistência poderá prosseguir até o puerpério, período de 40 a 60 dias após o parto, conhecido também como resguardo. A nova lei entrará em vigor no prazo de 180 dias a contar da sua publicação.

09/11/2023
Por Danilo Evaristo em Natureza

Chegada de onda de calor no RN depende da atuação de sistemas meteorológicos

FOTO: ELISA ELSIE /ARQUIVO/ ASSECOM

Embora, no mês de novembro tenha como características climáticas de ser um mês seco e quente, os termômetros no Rio Grande do Norte poderão atingir temperaturas acima do normal para o período como vem acontecendo no Nordeste do Brasil devido a atuação do fenômeno El Ñino. Temperaturas acima de 35°C são consideradas normais para o mês, no interior do estado. A atuação dos ventos entre as regiões do país, nos próximos dias, é que vai determinar a chegada da onda de calor no estado. Esta é análise do Sistema de Monitoramento da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn).

“A onda de calor que começou a atuar no Brasil nesta semana vai se espalhando aos poucos pois uma alta pressão está atuando na região central da América do Sul. A depender da atuação dos ventos e outros sistemas meteorológicos nos próximos dias entre os estados de Minas Gerais, Bahia e Piauí, a população potiguar poderá sentir o aumento acima do normal meio da semana que vem. É cedo afirmar que essa onda vai chegar no Rio Grande do Norte”,comentou o chefe da unidade de meteorologia da Emparn, Gilmar Bristot.

Em setembro, o estado registrou temperaturas acima de 40ºC na região do Seridó, quando pela climatologia a média máxima normal era de 36°C. “Temperaturas acima dos 35°C no interior do estado nesses meses de outubro, novembro e dezembro são temperaturas dentro da normalidade pois são os meses mais quentes e secos do ano no estado”, explicou Bristot.

O fenômeno El Ñino é o aquecimento anormal das águas do oceano Pacífico, provocando aumento de chuvas/inundações nas regiões Sul e Sudeste do Brasil e seca no Nordeste. De acordo com os especialistas seus efeitos devem seguir no RN até o primeiro semestre de 2024.

Previsão dia a dia

Sexta-Feira, 10 – Céu parcialmente nublado a claro em todas as regiões.

Sábado, 11 – Céu parcialmente nublado a claro em todas as regiões.

Domingo, 12 – Céu parcialmente nublado a claro em todas as regiões.


Busca no Blog

Facebook


Twitter


Parceiros