14/08/2023
Por Danilo Evaristo em Notas

Projeto de Divaneide Basílio reconhece Forró com Turista como patrimônio cultural do RN

Foto: Assessoria de Comunicação

Evento tradicional que acontece desde 1987 na noite natalense, o Forró com Turista poderá ser considerado patrimônio cultural e imaterial do RN. É o que propõe o projeto de lei apresentado pelo mandato da deputada Divaneide Basílio (PT).

“Queremos com a iniciativa preservar e promover a cultura potiguar e fortalecer o turismo”, justificou a deputada. O Forró com Turista vem se realizando há mais de três décadas, demonstrando sua longevidade e tradição.

Semanalmente, às quintas-feiras, se realiza no Centro de Turismo de Natal, prédio com  estilo neoclássico e  significado histórico  como  antigo  presídio  da  cidade,  o  que  agrega  valor  e resistência à festa.

“O Forró com Turista é uma celebração que permite  que  os  visitantes conheçam  de  perto  a  cultura  autônoma  do  forró pé  de  serra,  um  dos gêneros  musicais mais característicos do nordeste brasileiro. Por meio da música, danças típicas como xote, xaxado e baião, o evento oferece uma experiência enriquecedora  aos  participantes, proporcionando uma verdadeira imersão na tradição cultural potiguar”, defendeu a parlamentar.

14/08/2023
Por Danilo Evaristo em Política

Lula: ‘Conversar com Lira é uma obrigação minha, ele é presidente da Câmara’

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, disse nesta segunda-feira, 14, que tem obrigação de conversar com o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL). Na sexta, 11, Lira participou da cerimônia de lançamento do novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) no Rio de Janeiro e foi vaiado.

Na própria solenidade, Lula criticou as vaias. Disse que todos os que estavam presentes haviam sido convidados pelo governo, e vaiá-los nessa situação era uma deselegância. Lula repetiu a argumentação nesta segunda durante sua Live semanal, Conversa com Presidente.

Desta vez, Lula também mencionou que o PT sozinho não tem votos no Congresso para garantir governabilidade. “O ideal seria que você ganhasse as eleições com o partido sozinho, como o PMDB fez em 2006 [na verdade, o petista se referia a 1986]”, declarou o presidente. “Mas o dado concreto é que o PT tem 70 votos. A esquerda tem 136 votos. Para aprovar alguma coisa precisa ter 257 votos. Significa que você precisa conversar”, disse Lula.

“Tem gente que fala: ‘vai para a rua!’ [referência a setores da esquerda que defendem manifestações de rua para pressionar o Congresso]. Vai para a rua fazer o quê? Tem que conversar com quem tem voto. Quem é que vai votar? São os partidos políticos que ganharam”, afirmou o petista. “Conversar com Lira é uma obrigação minha, ele é presidente da Câmara. Os deputados não são obrigados a acatar uma medida provisória que o governo manda ou um projeto de lei sem mudar nada”, declarou o presidente da República. “É normal que os deputados não sejam obrigados a concordar com o governo e queiram mudança, então você discute a mudança. É assim que se faz política”, disse ele.

O presidente da República e o presidente da Câmara negociam a entrada do Centrão no governo. André Fufuca (PP-MA) e Silvio Costa Filho (Republicanos-PE) serão ministros, mas falta Lula escolher as pastas que ocuparão.

O programa Conversa com o Presidente, produzido pela EBC, normalmente é transmitido às terças-feiras. Nesta semana, porém, foi realizado nesta segunda-feira porque, na terça, Lula estará no Paraguai para a posse do presidente eleito do país, Santiago Peña.

Estadão Conteúdo

14/08/2023
Por Danilo Evaristo em Notas

Tumor gigante é retirado de rosto de idoso após cirurgia de 4 horas em Natal

Foto: Divulgação

Após meses de espera, o marceneiro José Nilton Cardozo, de 65 anos, realizou neste sábado (12) a cirurgia para retirada de um tumor gigante que se formou no seu rosto.

O homem aguardava a cirurgia pela rede pública de saúde desde março e a família precisou acionar a Justiça para garantir o direito ao procedimento.

Ele tinha o diagnóstico de meningioma, um tumor benigno que se origina a partir das membranas que recobrem e protegem cérebro. O tumor causava fortes dores em Nilton, que chegou a tomar 18 doses de morfina por dia.

Segundo a família, a cirurgia começou às 6h45 e durou aproximadamente quatro horas. O procedimento ocorreu na Policlínica da Liga Contra o Câncer, em Natal.

“A cirurgia foi um sucesso. O médico se surpreendeu, porque foi mais simples do que ele imaginava. Ele acreditava que o tumor já estaria enrijecido, mas ele estava gelatinoso, então foi tranquilo”, disse a filha do marceneiro, Mirnarí Maria Cardozo.

Após a cirurgia, Nilton continuou internado. Após a recuperação inicial na unidade, ele deverá ser transferido para o Hospital Antônio Prudente, no bairro Alecrim, Zona Leste de Natal.

A decisão do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte que determinava a cirurgia do marceneiro foi dada em junho, mas a rede pública de saúde informou que o estado não tinha o material necessário para um procedimento preparatório para cirurgia, uma embolização. Somente nesta semana esse material específico chegou do Piauí.

O paciente passou pelo procedimento de embolização (técnica para obstruir a artéria bloqueando o fluxo de sangue para formações indesejadas) na quinta-feira (10), no Hospital Universitário Onofre Lopes (Huol).

G1 RN

14/08/2023
Por Danilo Evaristo em Natureza

RN terá dias parcialmente nublados com chuvas na região litorânea; confira

Foto: CARMEM FELIX

O Rio Grande do Norte deve ter uma semana de dias parcialmente nublados, com chuvas pontuais em municípios da região litorânea. Na região do Alto Oeste, a semana será mais clara com poucas nuvens no céu, de acordo com dados compilados pela Emparn.

Natal deve ter uma semana com pancadas de chuvas principalmente nos períodos da tarde e da noite, com exceção da quinta-feira (17), de acordo com o portal Climatempo. A temperatura deve ser de, no máximo 29º, com mínima de 22º.

Em Mossoró, região do Oeste potiguar, não deve chover durante esta semana. Entre segunda (14) e terça-feira (15). A partir de quarta (16), os dias devem ser de sol com algumas nuvens e névoa ao amanhecer. Nesses dias, a temperatura deve variar entre 21º e 36º.

Em Caicó, no Seridó, a semana deve ser de sol com algumas nuvens. Não há previsão de chuva nos próximos dias. O dia mais quente deve ser a sexta-feira (18), com máxima de 34º e mínima de 22º.

Tribuna do Norte

13/08/2023
Por Danilo Evaristo em Notas

Impactos da dependência tecnológica serão debatidos em audiência pública na ALRN

A deputada estadual, Cristiane Dantas, fará audiência pública nesta segunda-feira (14) para debater a dependência tecnológica: impactos na infância e adolescência. O debate será marcado pela realização de palestras das psicólogas Débora Sampaio e Eveline Ribeiro, e do especialista em segurança da informação, Clézio Azevedo. O debate acontecerá no auditório deputado Cortez Pereira, a partir das 14h.

A audiência surge da preocupação acerca da dependência tecnológica que é uma realidade cada vez mais comum na sociedade e afeta, especialmente, crianças e adolescentes, tendo sido potencializada durante a pandemia da Covid-19.

“O uso descontrolado de tecnologias, como as redes sociais, os sites de relacionamentos, as ferramentas de busca, os serviços de streaming, as compras on-line, os jogos eletrônicos e outras ferramentas facilmente disponíveis, têm sido responsáveis pelo surgimento ou agravamento de doenças mentais como depressão, ansiedade, síndrome do pânico, distúrbios alimentares e do sono, além de físicas, como a obesidade. É preciso ter um olhar de política pública sobre essa realidade”, diz Cristiane Dantas.

A parlamentar ainda acrescenta que, além de doenças mentais e físicas, a dependência tecnológica oferece riscos à segurança das crianças e adolescentes. “Ao frequentarem aplicativos e ambientes virtuais que os pais muitas vezes desconhecem, as crianças e adolescentes são potenciais vítimas de cyberbullying, estupro virtual e pornografia infantil”, complementa.

O déficit de atenção e a queda no rendimento escolar também são outros aspectos a serem observados e debatidos pelos especialistas. “Apresentei um projeto de lei que visa a educação e cidadania digital, com foco na capacitação da comunidade escolar para lidar com o uso de tecnologias e conhecer seus riscos”, acrescenta a parlamentar.

Além dos palestrantes, foram convidados para as contribuições da audiência pública, representantes da Secretaria Estadual de Educação, Secretarias municipais de educação, escolas públicas e privadas, Promotorias da Infância e Juventude, médicos e Delegado especializado em crimes virtuais.

Recomendação

Um relatório publicado pela Unesco (Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência Cultura), no fim de julho, propõe a proibição dos smartphones nas escolas e alerta para o uso excessivo de ferramentas tecnológicas na educação de crianças e jovens. Segundo a Organização, há evidências de que o uso excessivo de celulares está relacionado à redução do desempenho escolar. Alguns países como a França, Holanda, Bélgica, Espanha e Reino Unido já adotaram a proibição do uso do celular no ambiente escolar.

A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios, do IBGE, apontou que mais de 155 milhões de brasileiros maiores de 10 anos possuem celular para uso pessoal. O número representava 84,4% da população a partir dessa idade em 2021. Outro estudo, divulgado pela plataforma de mídia Digital Turbine, mostrou que 20% dos brasileiros não ficam mais de 30 minutos longe do celular.

“É preciso debater essa nova realidade e conscientizar a sociedade sobre a questão. O vício pode transformar uma pessoa e modificar toda a estrutura familiar e é preciso que se jogue luz a dependência tecnológica e se busque soluções”, finaliza Cristiane Dantas.

13/08/2023
Por Danilo Evaristo em Loterias

Quatro apostadores dividem prêmio da Mega-Sena de R$ 116,2 milhões

Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Quatro apostadores – dois de Sinop (MT), um de Fortaleza e um de Uberaba (MG) acertaram as seis dezenas no Concurso 2.620 da mega-sena realizado na noite desse sábado (12) em São Paulo. Cada um vai receber R$ 29 milhões.

Os números sorteados foram 04 – 06 – 13 – 21 – 26 – 28.

A quina teve 404 ganhadores e pagará o prêmio individual de R$ 23.042,04. Os 21.667 vencedores da quadra receberão, cada um, R$ 613,76.

O próximo sorteio da Mega-Sena será quarta-feira (16). A aposta simples, com seis dezenas, custa R$ 5. As apostas podem ser feitas até as 19h do dia do sorteio, tanto nas casas lotéricas quanto pela internet, no site das loterias Caixa.

Agência Brasil

13/08/2023
Por Danilo Evaristo em Mundo

Partido de candidato assassinado no Equador indica novo cabeça de chapa

Foto: Martin Bernetti/AFP/Getty Images

O partido Construye anunciou, neste domingo (13), que o jornalista Christian Zurita substituirá Fernando Villavicencio nas eleições para a presidência do Equador, marcadas para o próximo domingo, (20). Na noite do último sábado, (12), a sigla havia anunciado que Andrea González Nader seria escolhida no lugar do candidato morto a tiros na última quarta-feira, (10), mas a ativista já estava cadastrada como vice e, de acordo com as regras eleitorais do país, não poderia assumir a cabeça da chapa. “Não há ninguém mais adequado do que ele [Zurita] para substituir Fernando”, elogiou Nader.

O novo candidato era amigo de Villavicencio havia 25 anos, quando se conheceram na universidade. “Juntos fizemos o trabalho mais importante para a imprensa equatoriana”, declarou Zurita. O substituto é definido pelo sute Jornalistas Investigativos, do qual é fundador, como “jornalista indignado”, “inimigo persistente das tiranias” e “esquerdista redimido”.

Posicionado na centro-esquerda, o Construye é um partido crítico ao correísmo, corrente política ligada ao ex-presidente Rafael Correa, o grande líder de esquerda do Equador. Hoje, quem lidera as pesquisas é Luísa Gonzáles, aliada de Correa.

Villavicencio era o quinto colocado quando foi assassinado a tiros após sair de um comício. O movimento do qual o candidato fazia parte chegou a insinuar, sem provas, que correístas estavam por trás do assassinato. Mas, de acordo com as autoridades do país, os assassinos são colombianos que pertencem a um grupo criminoso internacional.

Jovem Pan News

12/08/2023
Por Danilo Evaristo em Mundo

Papa condena assassinato de candidato à presidência do Equador

Foto: REUTERS / Remo Casilli/Direitos reservados

O papa Francisco condenou, hoje (12), o assassinato do candidato à presidência do Equador, Fernando Villavicencio. Em um telegrama enviado ao arcebispo de Quito, Alfredo José Espinoza Mateus, o líder da igreja católica classifica o atentado político como uma “violência injustificável”. Francisco também conclama os cidadãos e líderes políticos do Equador a se unirem em prol da paz.

“O santo padre deseja transmitir a vossa excelência [Mateus], à família de Villavicencio e a todo o amado povo equatoriano, o seu profundo pesar pela triste notícia do assassinato do senhor Fernando Villavicencio”, cita a mensagem, assinada pelo secretário de Estado do Vaticano, cardeal Pietro Parolin.

“Diante do sofrimento causado por uma violência injustificável, que condena com todas as suas forças, sua santidade faz um chamado a todos os cidadãos e às forças políticas para que se unam em um esforço comum em favor da paz”, segue o texto em que os representantes do Vaticano citam à padroeira do Equador, Nossa Senhora de El Quinche.

Candidato presidencial pelo Movimento Construye, o ex-dirigente sindical e jornalista Fernando Villavicencio, 59 anos, foi morto a tiros na última quarta-feira (9), a apenas 12 dias do primeiro turno das eleições equatorianas. Ele se despedia de seus apoiadores após participar de um ato de campanha em Quito quando homens fortemente armados se aproximaram atirando.

Ao menos outras nove pessoas foram feridas no atentado, entre elas um candidato a deputado e três seguranças de Villavicencio. Seis suspeitos de participação no crime já foram detidos. Todos são colombianos, segundo o Ministério Público, que afirma já ter reunido provas contundentes, incluindo imagens de câmeras de segurança e uma impressão digital encontrada em uma motocicleta abandonada por um dos acusados.

No local do crime, peritos recolheram um fuzil e farta munição. Especialistas da equipe antibomba da Polícia detonaram uma granada que os criminosos lançaram contra os seguranças de Villavicencio.

A comoção gerada pelo assassinato de um candidato presidencial levou o governo do Equador a decretar estado de exceção em todo país, por 60 dias, chegando mesmo a suspender direitos como como a inviolabilidade dos lares e de correspondências, que poderão ser inspecionadas pelas forças de segurança.

A data do primeiro turno das eleições, previamente agendada para o próximo dia 20, está mantida.

Agência Brasil

12/08/2023
Por Danilo Evaristo em Notas

Arlindo Cruz volta ao hospital para tratar caxumba bacteriana, diz site

Foto: Redes Sociais

Arlindo Cruz voltou a ser internado na Casa de Saúde São José, no Humaitá, Rio de Janeiro. A causa foi uma caxumba bacteriana. As informações foram divulgadas pelo G1, e a internação foi confirmada pelo Estadão.

Para o site, a família deu mais detalhes sobre o tratamento. “Voltamos para o hospital no dia cinco por conta de um inchaço no maxilar, sugerindo que fosse caxumba. Foi uma caxumba bacteriana. Ele está tomando remédio e os sinais vitais são os melhores possíveis”, disse Babi Cruz, esposa de Arlindo.

No mês passado, Arlindo ficou 21 dias no hospital por uma pneumonia. Em 2017, o músico sofreu um grave Acidente Vascular Cerebral (AVC) enquanto estava em sua casa. Esse episódio resultou em uma internação que durou 15 meses, com o sambista passando por 14 cirurgias, incluindo cinco procedimentos na cabeça, e enfrentando uma embolia pulmonar.

As consequências do AVC deixaram marcas, afetando os movimentos do corpo e a capacidade de fala de Arlindo. Desde então, sua recuperação tem sido acompanhada de perto por sua família, que compartilha atualizações sobre seu estado de saúde nas redes sociais.

No carnaval deste ano, Arlindo teve a oportunidade de ser homenageado pela escola de samba Império Serrano. Mesmo com as limitações de saúde, ele marcou presença no desfile, apoiado por sua família e amigos.

A assessoria de imprensa do hospital informou ao Estadão não haver boletins médicos sobre o estado de Arlindo Cruz.

Larissa Godoy/Estadão Conteúdo

12/08/2023
Por Danilo Evaristo em Esporte

CBF pede à Fifa que proíba jogadores punidos no esquema de apostas de jogar em qualquer país

Foto: Raul Baretta/Santos

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) quer dar exemplo ao mundo e, tão logo surgiram as punições do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) aos jogadores envolvidos no esquema de apostas, enviou ofício à Fifa pedindo que as penas sejam cumpridas em todo o planeta. Na visão da CBF, as suspensões devem ser contempladas nas 211 federações membros da entidade máxima do futebol para mostrar que as manipulações não ficarão impunes.

Nove jogadores foram punidos pelo STJD nesta quarta-feira: Alef Manga, Nino Paraíba, Bryan, Diego Porfírio, Thonny Anderson, Igor Cariús, Vitor Mendes, Sávio Alves e Dadá Belmonte. Eduardo Bauermann, Moraes, Paulo Miranda, Gabriel Tota, Fernando Neto, Lomónaco e Matheus Gomes já haviam sido condenados antes.

Boa parte dos clubes brasileiros já haviam dispensados seus atletas envolvidos no caso, mas outros acharam como saída negociá-los para países de menor visibilidade para seguirem jogando. Alef Manga, réu confesso, por exemplo, trocou o Coritiba pelo Pafos, do Chipre. Julgado anteriormente e com os mesmos 360 dias de pena do atacante do clube paranaense, Eduardo Bauermann deixou o Santos para defender o Aytemiz Alanyaspor, da Turquia.

As penas do STJD chegam a 480 dias e os envolvidos no esquema de apostas ainda tiveram multas financeiras altas para pagar. A CBF busca que fiquem impedidos de atuar também em clubes no exterior As penalidades são definitivas, sem direito a recurso no âmbito desportivo nacional.

“É importante ressaltar que, desde que tomei conhecimento, pelo Ministério Publico de Goiás, das denúncias de manipulação de resultados, encaminhei à presidência da República e ao ministro da Justiça, Flávio Dino, ofício solicitando que a Polícia Federal passasse a investigar os casos de manipulação de apostas e tive o pedido prontamente atendido. Um passo que foi fundamental para chegarmos à atual situação”, disse o presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues.

O dirigente não pretende ver ninguém em campo antes do fim do cumprimento das rigorosas e exemplares suspensões. “Não há a possibilidade de a nossa gestão, em qualquer instância, compactuar com qualquer tipo de crime. Todos os casos estão sendo encaminhados para a Fifa e os envolvidos vão responder onde quer que estejam”, afirmou.

Estadão Conteúdo


Busca no Blog

Facebook


Twitter


Parceiros