
Foto: Reuters/Kai Pfaffenbach/File Photo/Direitos Reservados
A Fifa (Federação Internacional de Futebol) anunciou a antecipação do início da próxima edição da Copa do Mundo para o dia 20 de novembro. Segundo comunicado divulgado nesta quinta-feira (11), o jogo inaugural será disputado entre Catar e Equador, a partir das 13h (horário de Brasília) no estádio Al Bayt.

“A partida de abertura e a cerimônia do torneio deste ano no Estádio Al Bayt foram antecipadas um dia após uma decisão unânime tomada hoje pela Mesa do Conselho da Fifa”, diz a nota da entidade máxima do futebol mundial.
A programação inicial era de que fossem realizadas duas partidas antes do confronto envolvendo os donos da casa: Holanda contra Senegal, e Inglaterra versus Irã. Os três jogos estavam marcados para o dia 21, junto com a cerimônia de abertura, que teria início momentos antes de Catar e Equador.
“A mudança garante a continuidade de uma longa tradição de marcar o início da Copa do Mundo com uma cerimônia de abertura por ocasião da primeira partida entre os anfitriões ou os atuais campeões”, justifica a Fifa.
O Brasil estreia no Mundial no dia 24 de novembro, uma quinta-feira, a partir das 16h (horário de Brasília, contra a Sérvia.
Agência Brasil
11/08/2022
Por Danilo Evaristo em
Notas
O deputado estadual Nelter Queiroz (PSDB) denunciou, durante a sessão plenária desta quinta-feira (11), na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, a falta de insumos básicos no Hospital Regional de Caicó. De acordo com o parlamentar, até soro tem faltado na unidade hospitalar que é referência para a saúde pública na região do Seridó potiguar.
“Os servidores do Hospital de Caicó estão de parabéns, fazendo um trabalho espetacular, mas há falta de insumos, de soro, falta de tudo. A unidade era um exemplo para o Estado, com bons funcionários, mas infelizmente está com equipamentos sem funcionar, cirurgias suspensas. O povo está sofrendo muito”, disse o deputado.
Nelter cobrou uma resposta do Governo do Estado, diante das dificuldades que estão sendo registradas no Hospital. “É lamentável o que está acontecendo, a saúde do RN está no fundo do poço”, finalizou.
PROGRAMAS SOCIAIS
Além dos problemas enfrentados pela saúde pública no Rio Grande do Norte, o parlamentar também pontuou dificuldades estabelecidas em programas sociais, a exemplo da diminuição em 22% das refeições oferecidas por restaurantes populares, bem como problemas enfrentados pelo Programa Leite Potiguar.
De acordo com Queiroz, ainda 17 municípios do Estado ainda estão fora do Programa do Leite e quase 2 mil refeições foram diminuídas dos restaurantes populares do Governo do Estado.
“Ela [governadora Fátima Bezerra] disse que ampliou os restaurantes populares, mas na verdade diminuiu em quase 22% as refeições oferecidas, sem contar o Programa do Leite, que ainda não atende toda a população carente de nosso Rio Grande do Norte. Essa realidade é triste”, pontuou o deputado estadual.
ESTRADAS
O deputado Nelter Queiroz também registrou visita realizada a correligionários de Carnaúba dos Dantas, no último sábado (6). Na oportunidade, o parlamentar pôde verificar de perto a má qualidade do material utilizado pelo DER, na recuperação da RN-288, entre o município até a divisa com a Paraíba; assunto que também pautou sua fala na sessão de hoje.
Por fim, o parlamentar voltou a criticar a lentidão na recuperação da RN-016, que liga o município de Assú, Carnaubais e Porto do Mangue, e fez uma reflexão pessoal do fim do mandato da governadora Fátima Bezerra (PT).

Foto: Arquivo/Agência Brasil
A partir de amanhã (12), o preço médio de venda de diesel A da Petrobras para as distribuidoras passará de R$ 5,41 para R$ 5,19 por litro, redução de R$ 0,22 por litro.

Segundo a companhia, considerando a mistura obrigatória de 90% de diesel A e 10% de biodiesel para a composição do diesel comercializado nos postos, a parcela da Petrobras no preço ao consumidor passará de R$ 4,87, em média, para R$ 4,67 a cada litro vendido na bomba.
“Essa redução acompanha a evolução dos preços de referência, que se estabilizaram em patamar inferior para o diesel, e é coerente com a prática de preços da Petrobras, que busca o equilíbrio dos seus preços com o mercado global, mas sem o repasse para os preços internos da volatilidade conjuntural das cotações internacionais e da taxa de câmbio”, diz o comunicado da empresa.
Ana Cristina Campos – Repórter da Agência Brasil
11/08/2022
Por Danilo Evaristo em
NotasO tempo médio de abertura de empresas no país, em julho deste ano, foi de um dia e 2 horas, redução de 5 horas em relação ao mês anterior (um dia e 7 horas). É o menor tempo médio já registrado. O dado está presente no Painel Mapa de Empresas da Secretaria Especial de Produtividade e Competitividade (Sepec) do Ministério da Economia, atualizado na terça-feira (09/08) com os resultados apurados no mês passado.
Em julho de 2021, o tempo médio era de dois dias e 16 horas. Em comparação com o mesmo mês do ano passado, o resultado atual representou uma redução de 59,4%. Por sua vez, em relação a junho de 2022, o dado indicou uma queda de 16,1% no tempo médio de abertura de empresas. A redução do tempo para iniciar um empreendimento, com menos burocracia, é indicador da melhora do ambiente de negócios no país.
Em julho deste ano, Tocantins e Sergipe foram as Unidades da Federação mais rápidas na abertura de uma empresa: 14 horas. Na sequência ficaram Alagoas (15 horas); Espírito Santo e Goiás (16 horas); Amazonas, Mato Grosso e Pernambuco (17 horas) e Roraima (18 horas). No total, 14 unidades federativas apresentaram média de abertura de empresas inferior a um dia.
Em relação ao mês anterior, 14 estados registraram queda no tempo médio de abertura de empresas, sete apresentaram aumento e seis se mantiveram estáveis. Destaque para o Distrito Federal e o Acre, que apontaram redução acima de 30% em relação a junho.
No comparativo com o mesmo período do ano passado houve queda em 26 estados e aumento apenas na Paraíba, sendo que em Tocantins, Alagoas, Pernambuco, Roraima, Acre, Bahia e Ceará apresentaram uma redução superior a 65%.
Capitais
Recife foi a capital mais veloz na abertura de uma empresa em julho: 4 horas. Na sequência ficaram Maceió (6 horas); Cuiabá e Vitória (7 horas); São Paulo (8 horas); Aracaju, Curitiba, Salvador e Goiânia (9 horas).
Em relação ao mês anterior, 16 capitais registraram queda no tempo médio e oito tiveram aumento. Porto Velho e Porto Alegre se mantiveram estáveis. Destaque para Curitiba, Florianópolis, João Pessoa e Teresina, onde a queda foi acima de 50%.
Comparando com julho do ano passado, houve queda no tempo médio em 23 capitais, apenas três registraram aumento porcentual. Em Recife, Cuiabá, São Paulo e Salvador, a queda foi acima de 75%.
Registros
Em relação ao mês passado, a Bahia registrou a maior elevação percentual no ritmo de registro de novas empresas, com alta de 19,8% em relação a junho (17.360 empresas, em julho; ante 14.492, em junho). Pernambuco ficou em segundo lugar (crescimento de 16,1% sobre junho, alcançando 9.328 registros no mês). A terceira posição foi ocupada pela Paraíba (crescimento de 15,9% sobre julho, com 4.103 registros).
No país, 19 estados registraram aumento no número de registros em relação a junho e nove apresentaram queda. Ao todo, foram abertas 327.764 empresas no mês passado. Por natureza jurídica, destaque para o registro da categoria “Empresário Individual”, com o volume de 260.433 registros no período, o que representou alta de 2,6% sobre o mês anterior. A maior elevação percentual no comparativo entre os meses ficou por conta da natureza jurídica de Sociedade Anônima, que apresentou um crescimento superior a 10%.
O Mapa de Empresas mostra, ainda, que o Brasil encerrou julho com 19.862.765 empresas ativas, elevação de 1,3% sobre o mês anterior. Em relação a junho, todos os estados registraram aumento de pelo menos 1%.
Por atividades econômicas, o segmento de “lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares” apresentou a maior expansão em julho, com 6.539 novas empresas no país (alta de 6,8% sobre junho). Seis atividades registraram aumento porcentual e quatro tiveram queda.
Com informações do Ministério da Economia

A secretaria municipal de Saúde tem desenvolvido atividades, nos centros públicos de ensino urbanos e rurais, desde meados do mês de julho. Os trabalhadores da pasta agem, em particular, instruídos a instigar a vacinação de crianças e adolescentes.
Consoante a secretária Mirelle Antunes, “as ações são contempladas dentro do Programa Saúde na Escola (PSE)”. Elas equivalem ao projeto “Minha Escola Nota 10”, aderido pela administração de Jucurutu.
À imunização e às mobilizações educativas atinentes à cobertura vacinal – destinadas a pais/responsáveis dos alunos –, acrescentou-se outros serviços. Houve unidades em que ocorreu escovação dental supervisionada, avaliação da saúde bucal e conscientização quanto ao Aedes aegypti.
O Minha Escola Nota 10 acontece conjuntamente com a Secretaria de Estado da Saúde (SESAP) e Secretaria de Estado da Educação, da Cultura, do Esporte e do Lazer (SEEC). Ele integra a metodologia do Selo Unicef Município Aprovado – edição 2021/2024.
Alguns dados recentes:
Esc. Mun. Profa. Valdemir Fernandes de Medeiros > 142 doses aplicadas
Esc. Mun. Santo Alexandre > 160 doses aplicadas
Esc. Est. Profa. Maria das Graças Silva Germano > 157 doses aplicadas
11/08/2022
Por Danilo Evaristo em
NotasAs cidades de Macau e Guamaré estão com abastecimento suspenso após vazamento na adutora responsável pelo envio de água para os municípios. A previsão é religar o sistema na sexta-feira (12). Após religar são necessárias 72 horas para normalizar o abastecimento.

Foto: Magnus Nascimento
O UFC, principal organização de artes marciais mistas do mundo, anunciou nesta quarta-feira (10) uma mudança na distribuição de seus eventos e combates ao vivo no Brasil. Descrito como “um de seus principais mercados internacionais”, a organização encerra sua parceria de longa data com a Globo e o Canal Combate e lança o UFC FIGHT PASS, serviço de streaming da categoria.
Esse serviço digital será a “plataforma definitiva” do conteúdo do UFC para os fãs brasileiros. Além de todos seus eventos ao vivo, ele contará com uma programação original, como todas as temporadas de The Ultimate Fighter, e a maior biblioteca de esportes de combate do mundo, com todos os eventos da história do UFC. Lançado em 2013, o serviço chega ao Brasil por um preço de lançamento de a partir de R$ 24,90 mensais.
Além disso, a Band firmou acordo com o UFC para a distribuição em TV aberta de eventos selecionados e conteúdo original a partir do próximo ano. Esse acordo se inicia no dia 1º de janeiro de 2023, no qual a emissora poderá transmitir até 12 eventos do UFC ao vivo, entre cards principais e lutas preliminares de eventos numerados e Fight Nights. Será o retorno do UFC à TV aberta no Brasil pela primeira vez desde 2018.
“Para nós, do Grupo Bandeirantes, é motivo de muito orgulho poder dizer que somos os novos parceiros de televisão aberta do UFC no Brasil a partir de 2023”, disse Denis Gavazzi, diretor de Esportes do Grupo Bandeirantes. “Estamos sempre em busca de novos e relevantes produtos para o pilar de esportes da Band. O UFC é uma marca esportiva premium com gigante importância e uma quantidade enorme de fãs no Brasil. Será uma excelente parceria para todos nós.”
“Quem acompanha esse esporte sabe a importância do Brasil para as artes marciais mistas e para o UFC. O Brasil é um dos nossos maiores mercados e produziu alguns dos melhores atletas que este esporte já viu. O ‘FIGHT PASS’ vai levar nosso negócio para o próximo nível, entregando todo o nosso conteúdo diretamente aos nossos fãs. Além disso, estamos nos unindo à Band, uma das maiores emissoras do Brasil, que vai proporcionar uma exposição massiva para o UFC e nos ajudar a aumentar nossa base de fãs e tornar este esporte maior do que nunca”, afirmou Dana White, presidente da organização.
Em celebração a esse novo momento do esporte no Brasil, o UFC voltará a ter um evento no País, após três anos de hiato: o UFC 283, ainda sem combates definidos. Ele acontecerá no sábado, 21 de janeiro de 2023, na Jeunesse Arena, no Rio de Janeiro. “Estou feliz em anunciar que voltaremos ao Brasil para o UFC 283. Este será um evento que vocês não vão querer perder. Vejo todos vocês lá!”, disse Dana White.
Estadão Conteúdo
10/08/2022
Por Danilo Evaristo em
NotasOs clientes do programa de microcrédito urbano do Banco do Nordeste podem renegociar dívidas e pagar a primeira parcela até 60 dias depois. A carência está sendo oferecida em nova fase da campanha de regularização Feirão Resolve Crediamigo, que ocorre até esta sexta-feira, 12. Com a renegociação, o cliente consegue parcelar sua dívida em até 24 meses.
Para participar da campanha, o cliente deve procurar sua unidade de atendimento do Crediamigo, das 8h às 17h, para verificar em quais condições se enquadra e regularizar a situação de suas operações. A lista das unidades de atendimento está no site do BNB.
Essa é a terceira fase da campanha. Os benefícios estão sendo concedidos em toda a área de atuação do BNB e oferecem oportunidades para quitação da dívida. O superintendente de Microfinança Urbana e Microempresa do BNB, Fabrizzio Feitosa, destaca que as condições de renegociação foram flexibilizadas de forma a permitir a adesão do maior volume de clientes.
10/08/2022
Por Danilo Evaristo em
Notas
Ouvir a imprensa e identificar como a atuação do Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) é vista pelos meios de comunicação. Com esse objetivo, a instituição está disponibilizando para a imprensa potiguar uma pesquisa de imagem, após um hiato de três anos por conta da pandemia por covid-19. A pesquisa começou a ser aplicada junto à população desde o dia 11 de julho deste ano.
Os veículos de comunicação que desejarem colaborar com a pesquisa, podem entrar em contato com a Diretoria de Comunicação do MPRN, pelo whatsapp 99989-4455 para solicitar/enviar o formulário digital.
Com a aplicação dos questionários, o objetivo é mensurar fatores como, por exemplo, acesso aos membros do MPRN, desempenho do papel institucional e que trabalho o MPRN deveria desenvolver para trazer maior benefício para a sociedade.
O MPRN também está aplicando a pesquisa de imagem junto à população. Ela é executada em todas as cidades sedes de Promotorias de Justiça que integram o corpo do Ministério Público do Rio Grande do Norte. Para efeito de organização, as comarcas são divididas em cinco regiões, e cada região tem um servidor responsável pelo preenchimento dos questionários feitos com os cidadãos daquelas localidades. A novidade deste ano é que a pesquisa está sendo feita toda de forma digital, otimizando a tabulação de dados.
A pesquisa de imagem é realizada a cada dois anos. A última data de 2019. Uma nova deveria ter sido feita no ano passado, porém, a pandemia por covid-19 obrigou o MPRN a adiar sua aplicação.
10/08/2022
Por Danilo Evaristo em
Notas
Na sessão plenária desta terça-feira (9), o pleno do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN) rejeitou, por unanimidade, representação protocolada pelo Diretório Regional do Partido Democrático Trabalhista (PDT/RN) em face da Rádio Natal Reis Magos Ltda. (Rádio 96 FM) e de Rogério Simonetti Marinho, pré-candidato nas Eleições 2022, por suposta propaganda eleitoral antecipada.
Segundo o Diretório do PDT, no dia 23 de junho de 2022, no programa “O povo na rádio”, teria sido divulgado um jingle da campanha de Rogério Marinho, fazendo uso de “palavras mágicas” equiparadas ao pedido explícito de votos.¹
Segundo o desembargador Cláudio Santos, relator do processo, não há evidências de que o pré-candidato tivesse ciência da exibição do áudio e não se caracteriza como pedido explícito de votos, mas de uma manifestação de liberdade de expressão, já que o áudio foi produzido por um grupo de mulheres ouvintes, que enviaram para o programa.
“No contexto em que realizada a divulgação combatida, não há pedido explícito de votos nem a utilização de “palavras mágicas”; não vislumbrando, assim, propaganda eleitoral em sua forma extemporânea. Na hipótese, resta verificado tão somente o direito de liberdade de expressão e informação do apresentador ao noticiar paródia criada por espectadoras acerca da política nacional/estadual, o que faz parte do Estado Democrático de Direito, sendo sua vedação indevida mácula à liberdade de imprensa. Saliente-se, inclusive, a inexistência de qualquer comprovação nos autos de que se trata de um jingle de campanha”, destacou o relator durante seu voto.
TRE-RN