A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) expediu medida cautelar para evitar o telemarketing abusivo, aquelas ligações realizadas por robôs, conhecidas por robocalls.
O emprego de solução tecnológica para o disparo massivo de chamadas com duração de até 3 segundos é considerado, pela Anatel, como uso inadequado de serviços de telecomunicações.
De acordo com a medida, os usuários têm 15 dias, contados da publicação decisão, para adotar providências para a adequação de atividades e, assim, cessar a sobrecarga de chamadas aos consumidores sem efetiva comunicação.
Passado esse prazo, as operadoras serão obrigadas a bloquear as chamadas dos usuários que continuem gerando excesso de ligações. O bloqueio durará 15 dias ou até que o usuário firme compromisso formal com a Anatel de se abster da prática indevida e apresente as providências adotadas.
O bloqueio de chamadas originadas, no entanto, não deve prejudicar a manutenção de outros serviços de telecomunicações contratados pelo usuário.
As operadoras deverão enviar à Anatel, quinzenalmente, um relatório sobre os usuários que sofreram o bloqueio e os respectivos recursos de numeração utilizados, o volume de tráfego e as datas de bloqueio de chamadas.
Números irregulares
A Anatel determinou por meio da cautelar que, no prazo de 30 dias, as prestadoras de telefonia realizem o bloqueio de chamadas que utilizem números não atribuídos pela agência – numeração de linhas telefônicas irregulares – , sejam elas originadas na própria rede ou provenientes de outras prestadoras.
As operadoras e os usuários que não seguirem as determinações poderão ser multados em até R$ 50 milhões.
A medida cautelar da Anatel tem vigência de 3 meses.
Código de telemarketing
Outra medida para combater o telemarketing abusivo é a identificação das chamadas pelo prefixo 0303. O objetivo é dar a liberdade ao consumidor para que, ao receber uma ligação de telemarketing, possa identificar o chamador e, assim, exercer o seu direito de atender ou não aquela ligação. Até 8 de junho todas as empresas do setor deverão utilizar o código.
O primeiro final de semana de junho de 2022 foi de chuvas no Rio Grande do Norte. Acumulados de sexta até a manhã desta segunda-feira (06) ultrapassaram 100 milímetros na Região Central Potiguar foram registrados no Sistema de Monitoramento da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn). Maiores volumes por região, no período, foram em São Vicente 112,2 mm (Central Potiguar), José da Penha (Oeste Potiguar) 80,8 mm, Brejinho 52,6 mm (Agreste Potiguar) e Natal 35,1 mm (Leste Potiguar).
“Climatologicamente, o período chuvoso inicia nas regiões Leste e Agreste, sendo provocado por vários fatores meteorológicos como a atuação dos ventos de leste, aquecimento da temperatura dos oceanos trazendo muita umidade. Estas são condições favoráveis para ocorrência de chuvas que inclusive, no caso deste final de semana, adentraram pelo interior do estado”, explica o chefe da unidade de Meteorologia da Emparn, Gilmar Bristot.
A previsão das temperaturas para essa semana é de valores entre 20°C e 30°C, nas madrugadas e tardes, na região Litoral. No interior as mínimas podem variar entre 18°C a 22°C, e as máximas poderão chegar aos 33°C.
As análises apontam que para o mês de junho, a previsão é cenário favorável para a ocorrência de chuvas nas regiões Leste e Agreste Potiguar com volumes que poderão chegar a 211,8mm e 93,8mm, respectivamente.
Previsão dia a dia
06/06/22 – segunda-feira – Céu parcialmente nublado a claro em todas as regiões.
07/06/22 – terça-feira – Céu parcialmente nublado a claro em todas as regiões.
08/06/22 – quarta-feira – Céu parcialmente nublado com chuvas em todas as regiões.
09/06/22 – quinta-feira – Céu parcialmente nublado com chuvas em todas as regiões.
10/06/22 – sexta-feira – Céu parcialmente nublado a claro em todas as regiões, com pancadas de chuvas no Litoral e Oeste.
11/06/22 – sábado – Céu parcialmente nublado a claro em todas as regiões. 12/06/22 – domingo – Céu parcialmente nublado a claro em todas as regiões.
O deputado federal Rafael Motta (PSB) afirmou nesta sexta-feira (03), em entrevista ao Repórter 98, que a sua candidatura ao Senado é irreversível. Rafael disse ainda que a sua pré-candidatura está ganhando “volume nas ruas” e também que tem visto a aceitação do seu nome nas pesquisas.
“Esse projeto é irreversível. É uma candidatura que está ganhando volume nas ruas, as pessoas tem estimulado muito, o que é muito gratificante. Já fui vereador em Natal, deputado federal eleito e reeleito, eu não sou de aventuras”, pontuou.
Sobre o apoio da governadora Fátima Bezerra ao também pré-candidato ao Senado Carlos Eduardo, Rafael destacou que a relação dele com a petista é antiga e frisou que pretende apoiar a Fátima e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva durante a campanha.
“O meu voto na governadora Fátima é porque eu acredito no projeto de Fátima para o Rio Grande do Norte. E o meu voto no presidente Lula é irrevogável, não só por estarmos fazendo uma composição de chapa, mas porque a gente precisa resgatar o nosso país”, disse.
O IBGE inicia o treinamento de 401 agentes censitários na próxima segunda-feira (06) no Rio Grande do Norte. Os recém-contratados serão capacitados em 19 locais distribuídos pelo estado. Com isso, o instituto dá mais um passo nos preparativos para o Censo Demográfico 2022, a mais completa pesquisa sobre a população brasileira.
Serão cerca de 70 horas de treinamento focados no trabalho de supervisão e coleta de informações até o dia 17 de junho. Para o cargo de recenseador, que percorre cada casa para realizar entrevistas, a fase presencial está prevista entre os dias 18 e 22 julho. O Censo está marcado para começar no dia 1º de agosto.
Confira locais cobertura do treinamento pela imprensa:
Caicó
Centro de Ensino Superior do Seridó (Ceres) da UFRN.
Rua Joaquim Gregório, 296 – Penedo.
Currais Novos
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do RN (IFRN).
Rua Manoel Lopes Filho, 773.
Mossoró
Pró-reitoria de Extensão e Cultura (Proec) da Ufersa.
Avenida Francisco Mota, 572 – Presidente Costa e Silva.
Natal
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do RN.
Pessoas com 50 anos ou mais e trabalhadores da saúde, de todas as idades, podem tomar a segunda dose de reforço contra a Covid-19 a partir deste sábado (4) em todo Brasil. A recomendação do Ministério da Saúde vale para quem já tomou a primeira dose de reforço há mais de quatro meses.
As novas orientações da Pasta, publicada em duas Notas Técnicas, consideram a necessidade de reforçar a imunização nessa faixa-etária e para os trabalhadores que estão na linha de frente dos serviços de saúde, com maior risco de contaminação. As vacinas da Pfizer, Janssen e Astrazeneca podem ser usadas, independentemente da dose aplicada anteriormente.
Uma pesquisa feita pela Universidade de Oxford, no Reino Unido, encomendada pelo Ministério da Saúde, mostrou que a combinação heteróloga para a dose de reforço, ou seja, de vacinas diferentes, é mais eficaz. Os resultados mostraram ainda que a dose de reforço pode aumentar em até 100 vezes a produção de anticorpos contra a Covid-19. Até agora, mais de 4,5 milhões de brasileiros tomaram a segunda dose de refoço.
O Ministério da Saúde reforça a importância de estados e municípios seguirem as orientações da pasta para o andamento da Campanha Nacional de Vacinação contra a Covid-19. A Pasta segue a distribuição equânime e proporcional de vacinas Covid-19 para todo país, conforme a necessidade de cada unidade federativa.
Até agora, o Governo Federal já distribuiu quase 500 milhões de doses para todo Brasil, garantindo a proteção de 77% da população brasileira com as duas doses. Mais de 85,9 milhões já tomaram a primeira dose de reforço.
O deputado Nelter Queiroz (PSDB) usou a sua inscrição nesta quinta-feira (2), em horário reservado aos líderes partidários, na Assembleia Legislativa, para fazer críticas ao setor de saúde do Estado com base em informações passadas pela mãe de uma paciente que se encontra internada em uma UPA na cidade de Assú, aguardando vaga para se submeter a uma cirurgia em Mossoró.
“A paciente Fernanda Patrícia, de 20 anos, está internada na UPA de Assú há mais de 24 horas, esperando para ser transferida para fazer uma cirurgia de emergência em Mossoró. Ela está com pancreatite aguda grave. A mãe da paciente, Rosicleide Fernanda Patrícia postou hoje nas redes sociais a necessidade da operação de urgência porque a filha tem pedra na vesícula e a pedra obstruiu uma veia e não foi transferida ainda porque depende do Sistema”, disse Nelter reproduzindo a postagem da mãe da paciente.
O deputado continuou o seu discurso dizendo que isso dói e que quase todos os dias recebe reclamações de várias cidades do Estado porque a saúde está esquecida pelo governo que não chega com ações para atender os pacientes. “Faço um apelo em nome da mãe de Fernanda Patrícia: governadora Fátima, abra o seu coração e resolva o problema da saúde do povo, porque ninguém aguenta mais”, registrou o deputado.
Em seu pronunciamento, Nelter também reclamou da falta de recuperação das estradas, que estão “só no papel” com assinaturas de ordens de serviços e que as obras não começam. Questionou ainda a atuação da CAERN que, segundo ele, tem dinheiro em caixa e não investe em água para o sertão. “Além disso, cobra uma tarifa muito alta para religação de uma rede cortada, enquanto a Cosern, que é uma empresa privada, cobra uma taxa bem abaixo das praticadas pela Companhia de Águas e Esgotos”.
A 1ª Vara da comarca de Macau publicou edital para seleção de estagiários de pós-graduação em Direito. São oferecidas duas vagas para estudantes da área, havendo classificação até o 6º colocado para o cadastro de reserva.
As inscrições podem ser realizadas até o dia 10 de junho, por meio do envio dos documentos exigidos e ficha de inscrição disponível no edital para o e-mail macauciv@tjrn.jus.br.
A lista de inscrições deferidas será divulgada no dia 13 de junho, no Diário da Justiça Eletrônico.
Seleção
A seleção dos candidatos inscritos será realizada mediante prova discursiva, que consistirá na elaboração de uma sentença e de uma decisão nas áreas cível e/ou criminal.
A prova terá duração de três horas e será realizada no dia 16 de junho, das 14h às 17h, de maneira virtual, por meio da plataforma Microsoft Teams. Os candidatos receberão o link para participação no processo seletivo 30 minutos antes do início das provas.
Os 10 primeiros classificados nesta fase serão convocados para entrevista, por relação divulgada no dia 28 de junho, a ser realizada no dia 4 de julho, por videoconferência.
A lista de classificação final será publicada no DJe, no dia 5 de julho.
Condições
A jornada de estágio é de seis horas diárias e 30 semanais. A jornada diária será exercida em horário a ser ajustado com o magistrado responsável, respeitado o horário de expediente do Tribunal de Justiça do RN. O pós-graduando receberá mensalmente bolsa-auxílio, atualmente no valor de R$ 1.874, e auxílio-transporte, atualmente de R$ 127,60. A duração do estágio é de um ano, prorrogável pelo mesmo período.
O Produto Interno Bruto (PIB), a soma de todos os bens e serviços produzidos no país, cresceu 1% no primeiro trimestre deste ano, na comparação com o trimestre anterior. O dado foi divulgado hoje (2) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Segundo o IBGE, o PIB totalizou R$ 2,2 trilhões, em valores correntes, no primeiro trimestre do ano.
Na comparação com o primeiro trimestre de 2021, a economia do país cresceu 1,7%. Os dados também mostram um crescimento de 4,7% no acumulado de 12 meses.
Setores
O setor de serviços impulsionou o crescimento do primeiro trimestre deste ano, na comparação com o quarto trimestre de 2021. O setor cresceu 1%. A indústria teve variação de 0,1%. A agropecuária recuou 0,9% no período.
Sob a ótica da demanda, a alta do PIB no período foi puxada pelo consumo das famílias, que subiu 0,7%. O consumo do governo variou 0,7%, enquanto que a formação bruta de capital fixo, isto é, os investimentos, caiu 3,5%.
No setor externo, as exportações de bens e serviços cresceram 5%, enquanto as importações caíram 4,6%.
Durante o mês de maio de 2022 choveu um volume médio de 144,6 milímetros (mm) no Rio Grande do Norte. O acumulado representa 41% acima da chuva esperada (102,5mm) para o mês. Os dados são do Sistema de Monitoramento da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn). Dos 167 municípios do RN, 133 apresentaram condição, no referido mês, de chuvas de normal, chuvoso ou muito chuvoso. “O mês de maio de 2022, último mês do período chuvoso no interior, foi marcado por precipitações intensas algumas vezes acompanhadas de descargas elétricas e a presença de névoa no início da manhã causada pela alta umidade”, declarou o chefe da unidade de Meteorologia, Gilmar Bristot.
A região Central Potiguar foi a que mais choveu, com 125,2mm observados, enquanto que o esperado era de 67,5mm, correspondendo a 85% acima do volume médio esperado. A região Leste Potiguar foi a que recebeu o maior volume, em termos numérico, com acumulado de 249mm. Nas regiões Oeste Potiguar e Agreste Potiguar, choveu 146,9mm e 122,4mm, respectivamente.
O mês de junho começa com ocorrência de chuvas em todas as regiões do estado. Em apenas dois (02) dias, o sistema de monitoramento da Emparn registrou que 19 municípios já atingiram os volumes mínimos esperados para o mês inteiro. Em Serra Negra do Norte (Central Potiguar), por exemplo, já choveu 50.9mm; Luís Gomes (Oeste Potiguar) 36,4mm, Monte Alegre (Agreste Potiguar) 69mm.
“A tendência é que as chuvas no interior do estado diminuam e a partir de agora, até os meses de agosto, setembro, as precipitações se concentrem mais nas regiões Leste e Agreste Potiguar devido a transição da atuação de sistemas metereológicos”, explicou Bristot.
A previsão para o primeiro final de semana de junho é de céu parcialmente nublado a claro com pancadas de chuvas em algumas regiões, no período da madrugada e início da manhã.
Previsão dia a dia
02/06/22 – quinta-feira – Céu parcialmente nublado a claro em todas as regiões, com pancadas de chuvas no Litoral e Oeste do estado.
03/06/22 – sexta-feira – Céu parcialmente nublado a claro em todas as regiões, com pancadas de chuvas no Litoral, Oeste e Seridó.
04/06/22 – sábado – Céu parcialmente nublado a claro em todas as regiões.
05/06/22 – domingo – Céu parcialmente nublado a claro em todas as regiões.
A seleção brasileira derrotou a Coreia do Sul por 5 a 1 nesta quinta-feira (2) em amistoso preparatório para a Copa do Mundo do Catar. A partida foi realizada no estádio Copa do Mundo, na capital Seul.
O Brasil abriu o placar com Richarlison. Na sequência, os coreanos empataram. Depois disso, os brasileiros deslancharam, com Neymar, que marcou duas vezes de pênalti, além de Philippe Coutinho e Gabriel Jesus.
O segundo amistoso preparatório para o Mundial do Catar será contra o Japão, na próxima segunda-feira (6), às 7h20 (horário de Brasília), no estádio Nacional de Tóquio, na capital asiática.
Em seguida, os comandados de Tite vão enfrentar a seleção argentina em setembro, em partida adiada das Eliminatórias Sul-Americanas.
O Brasil estreia na Copa do Mundo contra a Sérvia no dia 24 de novembro, pelo Grupo G. Na sequência, encara Suíça e Camarões na Fase de Grupos.