13/11/2020
Por Danilo Evaristo em Notas

Banco do Nordeste investe R$ 2,3 bilhões no Agroamigo em 2020

O Banco do Nordeste investiu, em 2020, no Agroamigo, programa de microfinança rural que oferece a produtores rurais crédito produtivo e orientado, o total de R$ 2,3 bilhões. O valor corresponde a 462,8 mil operações que beneficiaram toda a área de atuação do BNB, os nove estados da Região e o norte de Minas Gerais e do Espírito Santo.

Apesar da crise sanitária que atingiu todos os setores e segmentos da economia, o número global de operações do programa neste ano cresceu 14,71% em relação aos dez primeiros meses de 2019, quando o BNB contratou 403,4 mil operações. Considerando o mesmo período, a evolução em termos de valores foi de 16,57%, já  que as contratações no ano passado alcançaram R$ 2 bilhões.

No Ceará, os investimentos do Agroamigo este ano superaram R$ 284 milhões, equivalentes a 56,6 mil operações. Se comparado a igual período do ano passado, quando foram contratados R$ 257,2 milhões para o total de 50,6 mil operações, o incremento é de 12,60% em relação aos valores e de 11,83%, em termos de operações.

José Lino de Abreu Rodrigues, por exemplo, é um dos produtores rurais cearenses beneficiados pelo Agroamigo. No Sítio Pilões, localizado na comunidade Antônio Marques, no município de Maranguape, Rodrigues trabalha com fruticultura, produzindo especialmente bananas. Realizou seu primeiro financiamento em 2007, e mantém até hoje sua parceria com o BNB, por meio do programa. Já utilizou linhas de crédito como o Agroamigo Crescer e o Agroamigo Sol.

Beneficiários

O Agroamigo objetiva melhorar o perfil socioeconômico dos produtores rurais, levando crédito orientado aos agricultores familiares. Desde sua criação, em 2005, o programa já investiu, na posição de setembro de 2020, R$ 19,5 bilhões, abrangendo mais de 5,5 milhões de operações. Tem 1,3 milhão de clientes ativos e carteira ativa de R$ 4,8 bilhões.

O programa beneficia agricultores familiares enquadrados no Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), nas modalidades do Agroamigo Crescer, para agricultores enquadrados no grupo B do Pronaf, e o Agroamigo Mais, para agricultores enquadrados nos demais grupos, com exceção do A e A/C.

11/11/2020
Por Danilo Evaristo em Notas

Caern prorroga prazo de campanha para negociação de débitos em atraso

A Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) entrou no clima da black Friday e decidiu prorrogar o prazo final da campanha de negociação de débitos em condições especiais. Devido à boa receptividade entre os consumidores, as facilidades oferecidas aos clientes com débitos em atraso estarão valendo até o dia 30 de novembro. Mais prazo e mais comodidade para ficar em dia com as contas de água.

Mantendo as faturas em dia, além de evitar registros de inadimplência, o usuário também está ajudando a garantir a manutenção de um serviço de qualidade. A Caern registra um alto índice de inadimplência em todo o Estado. No início da campanha, em outubro, a companhia registrava aproximadamente 75 mil faturas em atraso, representando R$ 58 milhões em débitos atrasados.

A repercussão da campanha foi das melhores. De 13 de outubro até 9 de novembro, foram negociados quase 10% dos valores que estavam em aberto. A companhia conseguiu negociar 4.335 faturas atrasadas, no valor total de R$ 5,6 milhões. “As condições de parcelamento estão muito atrativas, com 10% de entrada e o restante em até 36 vezes”, comenta o superintendente comercial da Caern, Giordano Filgueira.

Ele também lembra que a retomada dos cortes em casos de débitos de mais de 30 dias de atraso, que estavam suspensos desde março, foi outro fator que aumentou a procura pela negociação. O fim da política de suspensão de cortes motivou o cliente a se informar sobre as condições e regularizar sua situação de débitos, de maneira a garantir o fornecimento deste serviço essencial.

PARCELAMENTOS

O valor da entrada para o parcelamento pode ser incluído na própria fatura. A parcela mínima corresponde a 50% do valor médio da fatura. Assim, se o consumidor tem uma fatura mensal média de R$60, o seu valor mínimo para a parcela é de R$30, respeitando a incidência de juros, multas e atualização monetária.

O parcelamento pode ser feito pelo Whatsapp (84) 98137-2343, na Agência Virtual (caern.com.br), através do link parcelamento de dívidas, ou nos escritórios de atendimento, mediante agendamento prévio na Agência Virtual ou no endereço agendamento.caern.com.br.

A Caern também já providenciou maquinetas para todas as suas equipes de corte no Estado. Assim, mesmo na iminência de suspensão do fornecimento, o cliente ainda tem a oportunidade de resolver a situação de débito antes da execução do corte, negociando os valores atrasados e parcelando no cartão de crédito.

É possível negociar as faturas com o cartão de crédito, sem entrada, com isenção de juros e multas, em até 12 vezes e com parcela mínima de R$5. A forma de negociação é a mesma da outra modalidade.

11/11/2020
Por Danilo Evaristo em Notas

Campanha incentiva cuidado à saúde do homem

Foto: Ministério da Saúde

O Ministério da Saúde lançou, nesta quarta-feira (11), a campanha Novembro Azul com ações para incentivar o cuidado integral à saúde do homem. A campanha faz parte da mobilização que ocorre mundialmente neste mês para a prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata.

Um projeto-piloto será instituído para promoção e cuidado com a saúde do homem e prevenção do câncer de pênis no âmbito da Atenção Primária à Saúde. Serão liberados mais de R$ 20 milhões para apoiar as ações.

Os estados com maior taxa de mortalidade de câncer de pênis receberão os recursos. São eles: Piauí, Maranhão, Tocantins, Pará e Sergipe. Trezentos e setenta municípios também terão o apoio financeiro.

O Instituto Nacional do Câncer (Inca) estima que ocorram 1.130 novos casos de câncer de pênis neste ano. Em alguns casos, a doença envolve a amputação do membro masculino. Os principais fatores de risco são higiene íntima inadequada e infecção por HIV.

“A atitude preventiva, buscar o atendimento precoce, acredito que, na grande maioria das doenças, é a melhor opção. Isso serve para coronavírus, para câncer, serve para qualquer tipo de doença. Tem que procurar o médico. E nossos médicos têm que ter a liberdade de diagnosticar, prescrever e acompanhar da melhor forma possível”, ressalta o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello.

Mais ações para a saúde masculina

O Ministério da Saúde firmará um acordo de cooperação com a Sociedade Brasileira de Urologia para um trabalho conjunto no sentido de ampliar as práticas de prevenção, diagnóstico precoce e tratamento de câncer de pênis, próstata e testículos.

Outra ação é o lançamento do Cartão de Saúde do Caminhoneiro (a), documento onde serão registrados os dados de atendimento na Atenção Primária à Saúde. O cartão atende a especificidade da profissão que faz com que esses trabalhadores viagem por todo o país. A previsão é distribuir, inicialmente, 500 mil cartões para estados e municípios. Acesse o cartão do caminhoneiro e o da caminhoneira.

O ministro Eduardo Pazuello afirmou que os homens costumam ter mais resistência em procurar atendimento médico e é preciso trabalhar essa característica. “A gente demora a buscar o médico, para ceder a isso. Tem que tratar o assunto e muita gente acaba agravando sua doença por essa característica masculina.”

Durante o evento, no Ministério da Saúde, foram apresentadas peças da campanha publicitária Homem, cuide-se. O melhor da vida é ter saúde.

Novembro Azul

O câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens no Brasil, de acordo com o Inca. Para conscientizar a população masculina sobre a importância da prevenção, diagnóstico precoce e tratamento da doença, neste mês ocorre a mobilização Novembro Azul.

O Inca estima o surgimento de 65.840 novos casos de câncer de próstata a cada ano, entre 2020 e 2022. Homens com mais de 55 anos, com excesso de peso e obesidade são os que têm maior risco de desenvolver a doença.

O diagnóstico precoce da doença para permitir o tratamento do tumor em fase inicial é o que possibilita melhor chance de tratamento.

Além da atenção ao câncer de próstata, o Ministério da Saúde está reforçando os cuidados para o câncer de boca, já que esse é o quinto mais incidente na população masculina. Um grupo de trabalho elaborará diretrizes para articular e qualificar a rede de prevenção e controle da doença. A estimativa do Inca para o triênio 2020 a 2022 é de 11.180 novos casos ao ano.

Política de atenção à saúde masculina

Desde 2019, há no Sistema Único de Saúde (SUS) a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem, que tem diretrizes para incentivar o acesso da população masculina à atenção primária. Entre os objetivos estão fazer com que os homens busquem consulta no posto de saúde pelo menos uma vez ao ano e o incentivo ao autocuidado.

São os homens entre 40 e 59 anos os que mais procuram atendimentos em postos de saúde na atenção primária, representando um aumento de 50% no número de atendimentos individuais desde 2018.

11/11/2020
Por Danilo Evaristo em Notas

Banco do Nordeste abre seleção para apoio a projetos sociais, de saúde e esporte

Projetos de cunho social e das áreas de saúde e esporte, destinados a ações para crianças, adolescentes, adultos, idosos, via incentivos fiscais, já podem ser inscritos na seleção aberta pelo Banco do Nordeste. As inscrições prosseguem até o próximo dia 19 deste mês, e as informações sobre o processo de seleção estão disponíveis em bnb.gov.br/informes-socioambientais.

O apoio do Banco do Nordeste destina-se a projetos no âmbito do Fundo dos Direitos da Crianças e do Adolescente (FIA), do Fundo dos Direitos do Idoso, da Lei de Incentivo ao Esporte, do Programa Nacional de Apoio à Atenção Oncológica (Pronon) e do Programa Nacional de Apoio à Atenção da Saúde da Pessoa Física com Deficiência (Pronas/PCD).

Os recursos não reembolsáveis são oriundos do percentual de até 1% do Imposto de Renda devido do Banco do Nordeste, relativamente ao ano de 2020, beneficiando iniciativas por meio das leis de incentivos fiscais. Os projetos devem ser enviados para o e-mail socioambiental@bnb.gov.br, e os selecionados serão divulgados até o dia 23 de dezembro de 2020.

Nível de organização da entidade proponente, impacto social do Projeto, incentivo à formação educacional, fomento à iniciação profissional, quantidade de beneficiários, regularidade fiscal do proponente, tempo de permanência nas atividades do Projeto, abrangência geográfica e possibilidades de expansão na área de atuação do Banco do Nordeste são aspectos a serem considerados na avaliação. Também serão levadas em conta a experiência, estrutura e competência das instituições para desenvolver os projetos.

No caso de iniciativas voltadas para crianças e idosos, os projetos devem estar previamente aprovados pelos respectivos conselhos, enquanto iniciativas na área do esporte exigem aprovação prévia do Ministério da Cidadania. Já os projetos no âmbito do Pronon e Pronas/PCD requerem aprovação do Ministério da Saúde.

No período de 2007 a 2019, o Banco do Nordeste destinou cerca de R$ 30 milhões a 342 projetos sociais, via recursos incentivados, com base na previsão do seu Imposto de Renda devido. Foram beneficiadas 88,5 mil pessoas, entre crianças, adolescentes, idosos e pessoas com câncer ou com deficiência.

11/11/2020
Por Danilo Evaristo em Notas

Viúva de vítima de acidente em rodovia do RN será indenizada

Decisão da 3ª Vara da Fazenda Pública de Natal, determinou ao Departamento de Estradas e Rodagem do Rio Grande do Norte a pagar a uma cidadã, a título de indenização por danos morais, o valor de R$ 50 mil, em virtude da morte do marido dela, provocada por um acidente automobilístico, ocorrida na rodovia RN 233, entre os municípios de Assu e Paraú, no início do ano de 2018, por causa de buracos na estrada.

O órgão público também terá de arcar com o valor de R$ 20.356,00, a título de danos materiais, pela perda total do veículo do marido da autora da ação judicial. Foi fixada ainda, pensão mensal no valor de um salário mínimo desde a data do acidente até a data em que o falecido completaria 72 anos e 10 meses de idade, ou seja, em agosto de 2025. Aos valores acima deverá ser acrescida correção monetária e juros de mora. A decisão é do juiz Bruno Montenegro.

A esposa da vítima alegou que o acidente de trânsito somente ocorreu em decorrência da existência de buracos na rodovia, os quais obrigaram os veículos que transitavam em sentido contrário a desviarem de sua rota, ocasionando, assim, a colisão que culminou na morte do seu esposo. Ela sustentou que ficou evidente a responsabilidade do Estado pelo fato lesivo ocasionado, pelo que se mostrou necessária a condenação do DRE/RN a reparação pelos danos sofridos.

O Estado do RN requereu sua exclusão do processo em virtude de considerar não ser parte legítima para responder a ação judicial. Assim, pediu pela total improcedência dos pleitos autorais, e, alternativamente, pela mitigação do dever de indenizar, alegando culpa concorrente. Alegou que o ônus da sucumbência deve ser rateado, pedindo, também, a suspensão do processo até que seja definida a questão acerca do benefício do Seguro DPVAT, para que haja abatimento, conforme a Súmula do Superior Tribunal de Justiça (STJ).

Em decisão judicial, foi extinto o processo, sem resolução de mérito, com relação ao Estado do Rio Grande do Norte e incluído o DER na demanda que requereu a improcedência da pretensão autoral por inexistência de provas.

Apreciação do caso

Ao analisar o caso, o juiz ponderou as informações constantes no Boletim de Ocorrência de Acidente de Trânsito da Polícia Militar, o qual contém a observação dos policiais que atenderam ao chamado, croqui do acidente, como também as fotos do episódio levadas aos autos e as características da causa da morte da vítima, constantes em certidão de óbito, para concluir que o falecimento ocorreu em decorrência de acidente automobilístico, gerado por um buraco existente entre as cidades de Paraú e Rafael Godeiro.

Desta forma, o julgador constatou que o Departamento de Estradas de Rodagem agiu de maneira negligente, incorrendo, portanto, em uma das modalidades caracterizadoras da culpa, ao deixar de conservar a via, permitindo que surgissem vários buracos, em ambos os lados da pista. “Vejo, pois, que além de ter permitido o surgimento dos mencionados buracos, o Poder Público, aqui representado pelo DER/RN, sequer providenciou qualquer tipo de sinalização, como é possível observar das provas acostadas aos autos, colocando em risco a integridade física e a vida de todos que por ali trafegavam”, ressaltou o juiz.

Com base na Lei Complementar nº 163, de 05 de fevereiro de 1999, e na doutrina, o magistrado verificou que recai sobre o DER/RN a obrigação permanente de conservação das estradas de rodagem, cabendo-lhe tomar todas as medidas e providências necessárias para garantir a segurança dos que dela se utilizam.

“Tenho, portanto, como configurada a responsabilidade da parte requerida, uma vez que devidamente caracterizados os pressupostos respectivos, devo dizer, a atitude omissiva do réu (falta de manutenção e sinalização do trecho da rodovia RN 074), a culpa deste (negligência) e o nexo de causalidade”, concluiu.

11/11/2020
Por Danilo Evaristo em Notas

Faltam 4 dias: fique atento à ordem de votação na urna eletrônica

TSE

No próximo domingo, dia 15 de novembro, quase 148 milhões de eleitores poderão votar em 26 unidades da Federação. Na hora da votação, fique atento: você deverá escolher, na urna eletrônica, primeiro um candidato ao cargo de vereador. O próximo passo é selecionar o seu candidato ao cargo de prefeito.

Os concorrentes a uma vaga nas câmaras municipais dos 5.568 municípios serão identificados por um número de cinco dígitos. Já os candidatos ao cargo de prefeito são registrados na urna com dois dígitos.

De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), há 19.342 candidatos a prefeito, 19.711 concorrentes ao cargo de vice-prefeito e 518.308 pessoas disputando uma vaga de vereador.

Este ano, não haverá pleito no Distrito Federal nem em Fernando de Noronha.

Simulador e “colinha”

O TSE disponibiliza um simulador de votação em seu Portal na internet. Nele, é apresentada uma urna virtual semelhante à utilizada nas seções eleitorais, permitindo ao internauta “votar” para os cargos em disputa nas Eleições Municipais.

Na página, há uma lista de candidatos e partidos fictícios. Caso a pessoa erre durante o ensaio, o simulador mostrará uma mensagem explicativa, apontando o erro e ensinando a como proceder corretamente.

Outra ferramenta para auxiliar o eleitor a exercer o voto com facilidade é a chamada “colinha”, um papel com os nomes e números dos candidatos em ordem de votação e que pode ser consultado no momento do voto. Essa prática é permitida no papel, mas é vedada em celular ou em qualquer meio eletrônico. Também não é permitido levar nenhum aparelho eletrônico para a cabine de votação.

Eleição suplementar em MT

Simultaneamente ao pleito municipal, será realizada eleição suplementar em Mato Grosso para a escolha de mais um senador para representar o estado. Os eleitores mato-grossenses deverão votar na seguinte ordem: vereador, prefeito e, por último, senador. Os 11 candidatos à vaga serão identificados, na urna eletrônica, por números de três dígitos.

11/11/2020
Por Danilo Evaristo em Notas

UFRN realiza quase 50 mil testes da covid-19

Williane Silva de Ascom-Reitoria

O Instituto de Medicina Tropical (IMT) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) vem atuando no enfrentamento ao novo coronavírus, com a realização de testes do tipo RT-PCR e sorológico. Até a última segunda-feira, 9 de novembro, 49.864 exames da covid-19 foram realizados. A diretora da unidade, Selma Maria Bezerra Jerônimo, avalia que a pandemia não terminou, reforçando a necessidade de medidas preventivas, como a higiene das mãos, o distanciamento social e uso de máscaras.

Chegando aos 50 mil testes, o IMT realizou 41.263 exames do tipo RT-PCR – diagnóstico molecular – e 8.601 testes sorológicos – investiga a presença de anticorpos contra a doença. O Instituto registrou, em junho, 2.267 resultados positivos para covid-19; em julho, 3.579 ; em agosto, 1.990; em setembro, 1.190; em outubro 808; e até a primeira semana de novembro, 328 testes já tiveram o diagnóstico positivo para o novo coronavírus, mostrando uma tendência a aumento de casos positivos para Sars-Cov2.

Dos exames realizados pelo IMT, de abril a novembro, 28,6% dos testes do tipo RT-PCR tiveram o resultado positivo, registrando um pico de casos positivos em julho (40% dos casos positivos). “Por sua vez, a avaliação sorológica, considerando a presença de IgM ou IgG [anticorpos], de 8.601 pessoas, mostrou uma positividade em torno de 29% dos casos, indicando que quase uma em três pessoas testadas já apresenta anticorpos anti-Sars-Cov2, ou seja, foi infectada pelo SARS-CoV2”, explica a cientista Selma Jerônimo.

Para a pesquisadora, os números observados na primeira semana de novembro são um alerta e mostram que é preciso redobrar os cuidados com as medidas preconizadas, como a higiene das mãos, distanciamento social e uso de máscaras. “Estamos todos cansados do distanciamento, mas não podemos baixar a guarda agora. Precisamos que cada um auxilie, se protegendo e protegendo o próximo, para que voltemos à nova normalidade, que será facilitada quando tivermos vacina para todos”, avalia lembrando que as vacinas estão sendo testadas e levará algum tempo para que haja disponibilidade para toda população, tanto no Brasil como em outros países.

Atualmente, com recursos doados pelo Ministério Público do Trabalho e material adquirido com verba do Ministério da Educação, o IMT realiza testes para 17 municípios do estado, que são Natal, Mossoró, Apodi, Areia Branca, Caraúbas, Cruzeta, Extremoz, Felipe Guerra, Governador Dix Sept Rosado, Grossos, Itaú, Janduís, Olho-D’água do Borges, Pureza, Rodolfo Fernandes, Santa Cruz e Severiano Melo, além de analisar os exames de profissionais da saúde, como os do Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL), do Hospital Universitário Ana Bezerra (HUAB) e da Maternidade Escola Januário Cicco (MEJC).

11/11/2020
Por Danilo Evaristo em Notas

TSE confirma inelegibilidade do ex-governador da Paraíba Ricardo Coutinho

Por maioria, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), na sessão de julgamento desta terça-feira (10), confirmou a inelegibilidade do ex-governador da Paraíba Ricardo Coutinho (PSB) por oito anos, contados a partir das Eleições de 2014. O Colegiado determinou a execução imediata da decisão, independentemente da publicação do acórdão.

O julgamento foi retomado nesta terça e concluído após apresentação de voto-vista do ministro Luis Felipe Salomão, que acompanhou quase que integralmente o voto do relator original dos processos, o então ministro Og Fernandes. O ministro Sérgio Banhos abriu divergência quanto à inelegibilidade, ficando vencido.

Em seu voto, Salomão detalhou todas as acusações contra o ex-governador, considerando incontestáveis as provas de abuso do poder político mediante uso da máquina administrativa em diversas frentes, com o objetivo de garantir a reeleição do então governador.

A única divergência de Salomão com relação ao voto do relator envolveu a distribuição de kits escolares durante o período vedado. Para Og Fernandes, o episódio não foi de extrema gravidade. Já para o ministro Luis Felipe Salomão, o fato constituiu grave abuso de finalidade.

A decisão do Colegiado foi tomada na análise conjunta de três processos que pediam a inelegibilidade de Ricardo Coutinho por conduta vedada e abuso do poder político e econômico, caracterizados, entre outros, pela concessão irregular de microcrédito pelo programa Empreender, pela distribuição de kits escolares e pela contratação e exoneração de servidores e prestadores de serviços no trimestre anterior ao pleito.

Com relação à ex-vice-governadora Lígia Feliciano, o Colegiado a isentou de responsabilidade, apenas aplicando multa. O Plenário ainda manteve as multas impostas pelo Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-BA) ao ex-governador Ricardo Coutinho.

09/11/2020
Por Danilo Evaristo em Notas

Campanhas de pólio e multivacinação são prorrogadas até 30 de novembro

A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) prorrogou, até 30 de novembro, para todos os municípios do Rio Grande do Norte as Campanhas de vacinação contra a Poliomielite e Multivacinação.

A medida foi tomada em razão do baixo percentual de cobertura vacinal alcançado até o momento, com 54,7%. No RN a expectativa é vacinar 189.732 crianças, o que representa 95% das crianças de 1 a menores de 5 anos de idade no estado.

Devem se vacinar contra a Poliomielite as crianças de 12 meses a menores de 5 anos de idade e na Campanha de Multivacinação para Atualização da Caderneta de Vacinação as crianças e adolescentes menores de 15 anos de idade. Estão sendo ofertadas todas as vacinas do calendário básico de vacinação da criança e do adolescente visando diminuir o risco de transmissão de enfermidades imunopreveníveis, assim como, reduzir as taxas de abandono do esquema vacinal.

O Ministério da Saúde tem alertado a população quanto à importância da vacinação, respeitando as diretrizes e orientações de segurança para evitar o risco de transmissão da Covid-19. A poliomielite, conhecida como paralisia infantil, é uma doença infectocontagiosa grave que afeta o sistema nervoso, podendo provocar paralisia permanente ou transitória dos membros inferiores. Não existe tratamento e a única forma de prevenção é a vacinação.

“Os municípios devem definir suas estratégias para ampliar a cobertura vacinal, tendo como sugestão da Sesap as seguintes ações: a busca ativa das crianças não vacinadas, a vacinação casa a casa, realização de mais um dia ‘D’, postos de vacinação em locais estratégicos e, nas cidades maiores, realizar ‘drive thru’ de vacinação”, explicou Iraci Nestor, técnica do Programa Estadual de Imunização, que enfatizou ainda a importância dos municípios em inserir as doses das vacinas administradas no sistema de registro oficial da campanha, para que os dados sejam constantemente atualizados.

05/11/2020
Por Danilo Evaristo em Notas

Cosern doa 20 respiradores para 03 hospitais públicos do Rio Grande do Norte

A saúde pública do Rio Grande do Norte ganhou um reforço com a doação de 20 respiradores feita pela Cosern, empresa da Neoenergia, na manhã desta quarta-feira (04). A entrega dos aparelhos é resultado de uma parceria da Cosern com unidades hospitalares estaduais.

O objetivo é garantir que os respiradores possam contribuir no tratamento de pacientes acometidos por doenças respiratórias que comprometem o sistema pulmonar, tais como a Covid-19 e a pneumonia, entre outras. Nos próximos dias, os equipamentos serão entregues pelo Governo do Estado nos hospitais Giselda Trigueiro e João Machado, em Natal, e no Tarcísio Maia, em Mossoró.

“A Neoenergia tem a preocupação com a saúde e a segurança da população, principalmente nas suas áreas de atuação. Embora a doação dos respiradores tenha sido motivada pela pandemia, a iniciativa irá beneficiar a estrutura de saúde pública como um todo. Os modernos respiradores serão utilizados tanto no atendimento de pacientes infectados pelo coronavírus como também no atendimento das diversas doenças respiratórias que exigem o uso desse tipo de equipamento. Nosso objetivo é contribuir para o acesso ao serviço de saúde com qualidade”, afirma o CEO da Neoenergia, Mario Ruiz-Tagle.

Estiveram presentes ao momento da doação, em Natal, representando a Cosern, o Superintendente de Relacionamento com Clientes, Júlio Giraldi, a Gerente de Relações Institucionais, Karine Severo, e um grupo de 04 eletricistas, na ocasião simbolizando todos os colaboradores da Cosern.

Para Júlio Giraldi, a doação dos respiradores se soma à outras ações desenvolvidas pela Cosern e pela Neoenergia desde março no combate à COVID-19. “Nesse momento, fazemos um apelo para que as pessoas continuem se cuidando e seguindo as recomendações do Ministério da Saúde”, lembrou o Superintendente de Relacionamento com Clientes da Cosern.

Pelo Governo do Estado, estiveram presentes a representante da Coordenadoria de Operações de Hospitais e Unidades Hospitalares, Laiane Félix Borges, e a servidora da Sesap Edileuza Leite da Costa.

“Esses equipamentos irão auxiliar na estruturação de leitos de UTI em nossas unidades hospitalares e chegaram num momento onde segue sendo muito importante a adoção de medidas como o uso de máscaras e de medidas de higiene e de prevenção”, disse Laiane Félix Borges, da Sesap.


Busca no Blog

Facebook


Twitter


Parceiros