Integrado ao programa Novos Caminhos, iniciativa do Ministério da Educação (MEC), o Instituto Metrópole Digital, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (IMD/UFRN), está com inscrições abertas para cursos online de informática.
A iniciativa conta com mais de 1,4 mil vagas para formações em desenvolvimento de jogos eletrônicos e programação de web e dispositivos móveis. As inscrições, abertas até o dia 27 deste mês, podem ser feitas gratuitamente por meio do site.
Para cada uma das três modalidades, são oferecidas 480 vagas. A carga horária varia de 200h (para os cursos de programação web e de dispositivos móveis) e 240h (jogos eletrônicos). Todas as aulas acontecerão online em virtude da pandemia do novo Coronavírus (Covid-19).
Formação
O Novos Caminhos é uma iniciativa que oferece formação para qualquer um que tenha qualificação exigida (Ensino Fundamental I ou II completo). Idealizado para atender às demandas profissionais do mercado, o programa visa formar o profissional do futuro, atendendo a necessidades por conhecimentos técnicos em diferentes áreas.
Além dos cursos do IMD, a UFRN também oferece, pelo Novos Caminhos, formação online em Agricultura, Agropecuária e Agroindústria, além de informática para redes de computadores. Ao todo, são oferecidas mais de 3,4 mil vagas.
Mais informações estão disponíveis no portal oficial do programa.
Antônia Adones se recuperou do coronavírus — Foto: Cedida
Por Leonardo Erys, G1 RN
A idosa Antônia Adones, de 81 anos, deixou um hospital particular de Natal na última sexta-feira (17) após 15 dias internada – sendo três deles na UTI – por conta do novo coronavírus. Segundo o neto dela, Breno Henrique, a avó pertence também a outros grupos de risco, já que é asmática, diabética e hipertensa. Apesar disso, Antônia sequer precisou ser entubada. Mesmo assim, sofreu com vários sintomas da doença.
Antônia começou a sentir dores no corpo e ter tosse no dia 28 de março. Ela chegou a apresentar febre por uns dias, mas, ainda sem tanta gravidade, permaneceu em casa. Cerca de uma semana depois, no dia 3 de abril, as coisas pioraram.
“Ela começou a apresentar cansaço e falta de ar. E a temperatura começou a aumentar. Foi então que, em contato com amigos da área da saúde, resolvi levá-la ao pronto socorro”, contou o neto.
Antônia passou pela triagem, fez alguns exames e, mesmo ainda sem o resultado para corona, ficou em isolamento por conta da queixa respiratória. “Muitas alterações foram verificadas nos exames, inclusive a tomografia era sugestiva para a Covid-19. Então, eles acharam por bem interná-la”, explicou Breno.
Por ser idosa, ela foi encaminhada para a UTI. “A equipe médica, bastante preparada, soube conduzir tudo da melhor forma possível e após três dias ela pode ser transferida para o quarto”, falou Breno. Neste período, o teste para o coronavírus deu positivo.
Antônia ficou então os outros dias em uma área de isolamento do hospital, em que todos os pacientes eram da Covid-19. Lá, realizou o tratamento. “O coronavírus é tão potente, que, mesmo após vários dias após o início do tratamento, com várias medicações, ele não tinha regredido ainda. Uma nova tomografia mostrou que ele tinha até se expandido”, contou Breno.
Após a recuperação, Antônia recebeu alta do hospital, mas ainda necessita do uso do catéter de oxigênio em casa. “Ela está pelo ‘home care’ e irá iniciar as sessões de fisioterapia em casa para fazer o desmame do oxigênio”.
Segundo o neto, desde o início do isolamento, a avó respeitou as recomendações e saiu de casa apenas para situações essenciais. “Desde o dia que foi iniciado o distanciamento social, ela saiu de casa pouquíssimas vezes e tomando todos os cuidados possíveis. Mesmo assim ainda foi infectada pelo vírus”, falou, reforçando a necessidade de seguir as recomendações dos especialistas da saúde.
A prefeitura municipal de Lagoa de Velhos/RN, através da secretaria municipal de Assistência Social iniciou na última sexta-feira (17) a distribuição de mais de 4,5 toneladas de alimentos.
As cestas foram adquiridas com recursos próprios da prefeitura e estão sendo entregues para as pessoas que estão em situação de vulnerabilidade social.
“Com muito critério e observando as pessoas que mais necessitam, estamos com muito cuidado e carinho ofertando alimentos aos mais necessitados”, afirmou Josefa Luiza, coordenadora do CRAS.
O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) recomendou que a Polícia Militar evite aglomerações superiores a 20 pessoas durante as carreatas previstas para este domingo (19) e outras que possam ocorrer no futuro.
As manifestações estão sendo programadas para ocorrer em todo o país através de redes sociais. Na recomendação, o MPRN destaca que o direito constitucional à livre manifestação deve ser assegurado pela PM, mas as restrições impostas por decretos estaduais de combate à pandemia da Covid-19 devem ser observadas.
O promotor de Justiça que expediu a recomendação esclareceu que o decreto da Governadora do Estado que estabelece medidas restritivas não veda a circulação de pessoas físicas, apenas proíbe a aglomeração de mais de 20 pessoas, o que não ocorre numa carreata se os manifestantes permanecerem nos seus veículos.
No documento, o MPRN frisa que não existe norma específica, federal ou estadual, que proíba a realização de carreatas, de modo que a intervenção policial repressiva somente é admissível na hipótese de flagrante de infração penal. Por esse motivo, os PMs devem orientar “os manifestantes a permanecerem dos respectivos veículos ou, quando desembarcados, evitarem aglomerações superiores a 20 pessoas e, ainda, priorizarem a resolução pacífica de conflitos ou, quando estritamente necessário, adotar o uso progressivo e proporcional da força”.
O MPRN recomenda ainda que o acompanhamento da carreatas seja realizado com o contingente adequado à preservação da ordem pública, de forma a não prejudicar as demais missões de policiamento ostensivo ordinário.
O representante do MPRN também lembra que a atuação do Comando de Polícia Rodoviária Estadual, na fiscalização do trânsito, é restrita às rodovias estaduais, sendo vedada a fiscalização de tráfego em vias públicas sob jurisdição federal ou municipal.
A recomendação é destinada ao comandante-geral da PM, que tem prazo de 10 dias para informar que providências foram adotadas.
Estudantes da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) estão aptos para participar do programa O Brasil Conta Comigo, que é a ação do Ministério da Saúde para participação voluntária de alunos dos cursos da saúde no enfrentamento à pandemia da Covid-19. Conforme, a Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), um total de 420 estudantes de Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia e Medicina foram aprovados, conforme os critérios da iniciativa.
Com o objetivo de otimizar o Sistema Único de Saúde (SUS) na contenção do novo coronavírus, de forma integrada com as atividades de graduação na área da saúde, a Portaria do Ministério da Saúde N° 492, de 23 de março de 2020, institui a ação estratégica O Brasil Conta Comigo. Nessa perspectiva, os candidatos-alunos se cadastraram na plataforma do Ministério e a UFRN validou o registro dos estudantes aptos. Conforme a pró-reitora de Graduação, Maria das Vitórias de Sá, “ a UFRN já validou a participação dos estudantes na ação e agora eles aguardam a convocatória do Ministério da Saúde, para contribuir no combate à pandemia da Covid-19”.
A participação dos alunos na ação ocorre de forma voluntária, em caráter excepcional e temporário, fazendo parte do estágio curricular obrigatório, internato ou atividades de extensão, a depender da avaliação dos colegiados dos cursos dos cursos de graduação em Medicina, Enfermagem, Fisioterapia e Farmácia. Os alunos participantes terão direito à bolsa, de acordo com a carga horária a ser cumprida, e deverão participar de curso oferecido pelo Ministério da Saúde, cumprir a carga horária semanal definida em edital de chamamento público, entre outras atribuições.
A Caixa vai pagar neste sábado (18) o auxílio emergencial de R$ 600 para mais de 1,4 milhão de pessoas, que têm contas em outros bancos, e que realizaram o cadastro pelo aplicativo Caixa Auxílio Emergencial ou pelo site auxilio.caixa.gov.br.
Desde o dia 9, quando começaram os pagamentos, mais de 16,6 milhões de brasileiros já receberam o benefício. São 38 milhões de cadastros para recebimento da ajuda, feita em três parcelas de R$ 600, durante a pandemia do novo coronavírus.
Segundo a Caixa, o site auxilio.caixa.gov.br teve mais de 275 milhões de visitas e a central exclusiva 111 registrou mais de 32 milhões de ligações.
Confira o calendário de pagamentos:
Sábado (18):
Crédito para 1.420.466 pessoas com contas em outros bancos
Segunda-feira (20):
Crédito para 4.230.900 pessoas na Poupança Social Digital Caixa
Cadastro Único
Para aqueles inscritos no CadÚnico e que não fazem parte do programa Bolsa Família, a Caixa creditou nesta sexta-feira (17) R$ 1,5 bilhão para 2,1 milhões de pessoas. Ao todo já foram disponibilizados R$ 6,3 bilhões para 9,3 milhões de brasileiros. Foram abertas mais de 6,4 milhões de contas do tipo Poupança Social Digital para este público.
Bolsa Família
Nos dois primeiros dias do calendário de pagamento do auxílio emergencial para os elegíveis do público de beneficiários do programa Bolsa Família, a Caixa já creditou R$ 3 bilhões para 3,9 milhões de pessoas das 2,7 milhões de famílias beneficiadas.
Confira o calendário de pagamentos:
Segunda-feira (20):
1.923.492 pessoas das 1.357.623 de famílias beneficiárias do Bolsa Família cujo último digito do NIS é igual a 3
Quarta-feira (22):
1.924.261 pessoas das 1.358.166 de famílias beneficiárias do Bolsa Família cujo último digito do NIS é igual a 4
Quinta-feira (23):
1.922.522 pessoas das 1.356.938 de famílias beneficiárias do Bolsa Família cujo último digito do NIS é igual a 5
Sexta-feira (24):
1.919.453 pessoas das 1.354.772 de famílias beneficiárias do Bolsa Família cujo último digito do NIS é igual a 6
Segunda-feira (27):
1.921.061 pessoas das 1.355.907 de famílias beneficiárias do Bolsa Família cujo último digito do NIS é igual a 7
Terça-feira (28):
1.917.991 pessoas das 1.353.741 de famílias beneficiárias do Bolsa Família cujo último digito do NIS é igual a 8
Quarta-feira (29):
1.920.953 pessoas das 1.355.831 de famílias beneficiárias do Bolsa Família cujo último digito do NIS é igual a 9
Quinta-feira (30):
1.918.047 pessoas das 1.353.780 de famílias beneficiárias do Bolsa Família cujo último digito do NIS é igual a 0
Saque em espécie
Com o objetivo de evitar aglomerações nas agências e unidades lotéricas expondo empregados, parceiros e clientes ao risco de contágio, a Caixa escalonou o calendário de saque. Os recursos creditados na poupança digital podem ser utilizados por meio do app Caixa Tem para pagamentos e transferências, entre outros serviços. Quem indicou conta bancária anterior ou vai receber os R$ 600 em substituição ao Bolsa Família não tem restrição para saque.
O saque em espécie da poupança digital sem cartão nos canais de autoatendimento e lotéricas pode ser feito em:
27 de abril – nascidos em janeiro e fevereiro
28 de abril – nascidos em março e abril
29 de abril – nascidos em maio e junho
30 de abril – nascidos julho e agosto
04 de maio – nascidos em setembro e outubro
05 de maio – nascidos em novembro e dezembro
A prefeitura municipal de Caraúbas, através da Secretaria de Assistência Social com co-cofinanciamento do Governo do Estado, iniciou na tarde de quinta-feira (16), tendo prosseguimento nesta sexta-feira, a distribuição de cestas básicas à dezenas de famílias que atendam aos critérios aprovados pelo Conselho Municipal de Assistência Social em reunião on-line em 16 de abril.
As famílias contempladas estão em situação de vulnerabilidade agravadas pela pandemia do novo Coronavírus (Covid-19). Para evitar tumultos e aglomerações, a secretaria de Assistência Social montou uma logística para que as cestas fossem entregues na casa do beneficiário.
O prefeito Junior Alves destacou que essa é mais uma ação em parceira com o Governo do Estado e que a prefeitura de Caraúbas faz buscando amenizar as dificuldades causadas pela pandemia à população vulnerável de nosso município.
“Estamos buscando parcerias para que nesse tempo de pandemia, possamos dá assistência as famílias do município que passam por dificuldades. Se Deus quiser vamos vencer com a ajuda e o empenho de todos”, concluiu o prefeito Juninho Alves.
Há uma semana, uma história de superação viralizou nas redes sociais. Em fotografias e vídeos, a imagem da professora Lúcia Helena Medeiros da Cunha Tavares grata ao receber alta hospitalar, após 23 dias internada com a Covid-19.
Lotada na Faculdade de Letras e Artes, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (FALA/UERN), Lúcia Helena conta que dos 23 dias em que permaneceu no hospital, 10 foram na Unidade de Terapia Intensiva (UTI).
Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem (PPCL/UERN), a Dra. Lúcia Helena é egressa da UERN e trabalha na Universidade desde o ano 2000, tendo sido efetivada em 2002.
No programa de rádio semanal da UERN – Canal Aberto – que foi ao ar nesta sexta-feira (17), na FM 105, a professora Lúcia Helena compartilhou sua história de superação.
Abaixo, a transcrição da mensagem de Lúcia Helena:
“É muito importante que se tenha consciência de que a Covid não é uma gripe, não é uma virose comum. É uma doença devastadora para algumas pessoas mais vulneráveis. A doença avança rapidamente no organismo e regride de forma muito lenta. Nesse período, cada pequena vitória é significativa para se chegar à cura. Por isso, o isolamento social é tão importante, porque muitas pessoas que serão ou foram tocadas pelo vírus passarão por isso de forma tranquila, com sintomas leves, outras serão assintomáticas. Mas também, muitas pessoas, como eu, chegarão ao estado mais grave da doença.
Então, se você puder, fique em casa, se proteja, proteja quem você ama, proteja seus idosos, proteja os profissionais da saúde, que estão lá todos os dias nessa batalha. Siga todas as orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS).
Hoje, tendo vencido essa batalha, eu posso dizer que gratidão é a palavra que me define, sou grata a Deus, ao médico que me acompanhou com tanta dedicação, aos enfermeiros, aos técnicos de enfermagem, e toda equipe do Hospital Wilson Rosado. A todos e a todas que oraram por minha saúde. Não há palavras que definam esse mix de sentimentos que se tem com uma vitória alcançada.
A gente espera que um período como esse, seja também um momento de reflexão; que as autoridades direcionem um olhar mais atento à ciência, às pesquisas e às universidades, porque é onde encontrarão as respostas e se farão as descobertas para o combate a um vírus como este. Gostaria de finalizar declarando todo o meu respeito e admiração aos profissionais da saúde, que enfrentam a batalha todos os dias, cuidando do outro, se dedicando a salvar vidas.
Que todos nós tenhamos a cada dia mais força, fé e coragem para enfrentar essa pandemia. E a sociedade faça também a sua parte, evite aglomerações, fique em casa!” – Lúcia Helena Medeiros da Cunha Tavares.
O Pleno do Tribunal de Justiça do RN inicia nesta segunda-feira (20), em caráter experimental, a primeira sessão do Plenário Virtual.
A sessão virtual terá início às 8h da segunda-feira e será encerrada às 18h da sexta-feira (24). Serão julgados processos independentes de pauta. A relação dos processos poderá ser vista no painel do Plenário Virtual, assim como a votação em tempo real.
O Plenário Virtual foi uma inovação trazida pela Emenda Regimental nº 30/2020, aprovada no dia 31 de março e que alterou o Regimento Interno do TJRN.
Além da sessão do dia 20, a Redação Judiciária do Tribunal de Justiça publicou a pauta da sessão virtual que se iniciará no dia 27 de abril, com término no dia 1º de maio. Constam 113 processos nesta pauta.
As partes, os advogados e demais interessados devidamente cadastrados no processo serão intimados, por meio do Diário da Justiça Eletrônico (DJe), de que o julgamento ocorrerá por meio do Plenário Virtual.
O secretário estadual de saúde, Cipriano Maia, divulgou na manhã desta sexta-feira, 17, os mais recentes números sobre a pandemia do novo Coronavírus no RN. “Os números são preocupantes e exigem de toda a sociedade o isolamento social, ficar em casa para evitar que progressão se mantenha”, afirmou Cipriano, ao anunciar os casos registrados: 125 leitos hospitalares estão ocupados hoje nas redes pública e privada. Os casos confirmados são 463 e houve 23 óbitos em 10 municípios. Doze óbitos estão em investigação pelo Laboratório Central do Estado e pelo Instituto de Medicina Tropical da UFRN.
“Nossas testagens mostram aumento exponencial do número de casos. Isso leva à necessidade de manter a vigilância e medidas de controle. Verificamos que o índice de isolamento caiu nos últimos dias no RN. Não podemos relaxar, a população deve contribuir ficando em casa e mantendo distanciamento quando sai para atividades essenciais. É preciso também proteger grupos mais vulneráveis, idosos e pessoas com doenças pré-existentes. Tudo isso é extremamente necessário para reduzir o contágio e evitarmos chegar ao esgotamento da capacidade de atendimento dos hospitais públicos”, argumentou o secretário de Saúde.
Nesta quinta-feira, 16, o Governo do RN iniciou a distribuição aos municípios dos testes rápidos, importantes para aferir o comportamento da pandemia e orientar a tomada de decisões para a assistência de saúde. O estado praticamente não tem teste em fila de espera.
Cipriano Maia informou também que no Rio Grande do Norte a administração estadual vai manter o isolamento social para distender a curva da pandemia e para que não ameace o sistema de saúde como já está ocorrendo em outros estados do Brasil.