O Poder Legislativo de Jucurutu lamenta profundamente a morte da professora Luiza Barroso Araújo de Paiva, fato ocorrido neste dia 28/03/2020.
Luiza Barroso, também atuou na política local, onde foi vice-prefeita neste município, além de secretária chefe de Gabinete da prefeitura!
Aqui ficam os sentimentos da Câmara municipal aos familiares, e o reconhecimento do importante trabalho prestado pela professora Luiza Barroso a educação de Jucurutu.
Caren, a nova atendente virtual da Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern), chegou para fortalecer o relacionamento com o cliente pela Agência Virtual. Neste momento em que os atendimentos presenciais estão suspensos em função da pandemia do novo Covid-19, a ferramenta se torna ainda mais importante para contribuir com as diversas demandas, comerciais ou operacionais em abastecimento de água e esgotamento sanitário. Para conhecer e conversar com Caren basta acessar o endereço agencia.caern.com.br
A Caern antecipou os investimentos nesse projeto que seria colocado à disposição do cliente somente no final do ano, tendo em vista a demanda atual. O chat bot simula o atendimento humano com uso da inteligência artificial, e em breve estará também no chat do site e aplicativo Caern Mobile. A ideia é ajudar os usuários, resolvendo ou indicando os caminhos para solucionar suas demandas, via online. Na medida em que o programa de computador vai sendo testado e desafiado, se aperfeiçoa.
O atendimento humano continua, neste momento apenas pelo teleatendimento 115, para as situações em que a assistente virtual não resolver. “Neste período emergencial, a Caern tem procurado fortalecer toda a sua plataforma de atendimento virtual, criando novas possibilidades de atendimento ao cliente, e também, disponibilizando serviços que antes só eram realizados presencialmente”, explica a Gerente de Relacionamento com o Cliente da Caern, Samara Mendes.
“Nos casos em que a opção que o cliente precisa não está disponível, será fornecido um formulário, para que possamos dar uma resposta mais precisa e rápida, sem descartar, claro, o atendimento humano”, complementa. Após o envio de perguntas em linguagem natural, o programa consulta uma base de conhecimento e fornece uma resposta, contribuindo para atender as demandas repetitivas e de baixa complexidade como falta d’água e vazamentos, desligamento e religação de fornecimento etc.
Atendimento para serviços online
Em função da crescente demanda de atendimentos de serviços Online, o endereço do site da Caern – www.caern.com.br – estará sendo encaminhado para a Agência Virtual. Dentro da Agência é possível acessar o site com todo o conteúdo de notícias e informações sobre a Companhia.
O Ministério Público Federal (MPF) no Rio Grande do Norte, o Ministério Público Estadual (MP/RN), a Justiça Federal (Seção Judiciária no Rio Grande do Norte), o Tribunal de Justiça do estado (TJ/RN), a Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Norte, o Tribunal de Contas do Estado (TCE/RN), o Tribunal Regional do Trabalho da 21ª Região (TRT/RN) e o Ministério Público do Trabalho no Rio Grande do Norte (MPT/RN) vêm a público reforçar a importância da manutenção das medidas de prevenção, recomendadas pela comunidade científica de saúde, para conter o avanço do novo coronavírus (COVID-19) no RN.
Deve-se observar que a Organização Mundial de Saúde, OMS, ainda não revogou as recomendações de isolamento domiciliar, medida cuja eficácia contra a nova pandemia foi testada e aprovada em diversos países que tentam debelar a doença.
As medidas impostas pelos Decretos Estaduais nº 29.541, de 20 de março de 2020, e nº 29.556, de 24 de março de 2020 são embasadas em argumentos médicos e científicos, e seguem prática reconhecida por outros países no enfrentamento da pandemia. Enquanto tais medidas não forem cumpridas fielmente pela população, parece inevitável que os já assustadores registros de mais de 3 mil infectados e 90 óbitos (conforme números do Ministério da Saúde) continuem a crescer. É o que indicam as projeções de diversos estudos científicos nacionais e internacionais.
As consequências para aqueles que não adotaram o isolamento domiciliar preventivo são catastróficas, com número de contágio e mortes em crescimento exponencial. As limitações ditadas por especialistas sanitários pretendem evitar, no Brasil, o que infelizmente já se confirmou em países como China, Itália e Estados Unidos: a dizimação em massa de pessoas acometidas pela doença. No mundo, já são mais de 530 mil infectados e mais de 24 mil mortes, segundo a OMS.
Destaca-se, portanto, que este não é o momento para formação de grupos de pessoas nas ruas ou multidões.
Não foi à toa a drástica redução, no intervalo de apenas quatro dias, do número de pessoas que se compreende como aglomeração, nos termos dos dois decretos estaduais editados: de mais de 50 (art. 17 do Decreto nº 29.541/2020) para mais 20 pessoas (art. 1º do Decreto nº 29.556/2020).
É importante reforçar que mesmo para os estabelecimentos autorizados a funcionar (mercados, supermercados, farmácias, drogarias e similares, além das indústrias) são exigidas medidas de proteção aos funcionários, clientes e colaboradores. É necessário o distanciamento de 1,5 m entre cada pessoa e adoção, quando possível, do sistema de escala, com alteração de jornadas e revezamento de turnos, tudo para reduzir o fluxo e a aglomeração de pessoas (art. 6º do Decreto nº 29.556/2020).
O MPF, MP/RN, TJ/RN, JF/RN, TRT/RN, MPT/RN, TCE/RN e DPE/RN permanecem atuantes e atentos à defesa dos direitos e preservação da vida dos cidadãos potiguares. Cumpram-se os decretos estaduais.
O momento recomenda ouvir a voz lúcida da comunidade científica mundial: fiquem em casa para preservação de vidas.
Natal, 28 de março de 2020.
CIBELE BENEVIDES GUEDES DA FONSECA
Procuradora-Chefe Ministério Público Federal no Rio Grande do Norte
EUDO RODRIGUES LEITE
Procurador-Geral de Justiça Ministério Público do Estado do Rio Grande do Norte
DES. JOÃO REBOUÇAS
Presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Norte
CARLOS WAGNER DIAS FERREIRA
Juiz Federal Diretor do Foro da Justiça Federal no Rio Grande do Norte
MARCUS VINICIUS SOARES ALVES
Defensor Público-Geral do Estado do Rio Grande do Norte
XISTO TIAGO DE MEDEIROS NETO
Procurador-Chefe do Ministério Público do Trabalho no Rio Grande do Norte
POTI CAVALCANTI JUNIOR
Presidente do Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Norte
BENTO HERCULANO DUARTE NETO
Presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 21ª Região (TRT-RN)
A Coordenação do Cadastro Único no Município de Caicó está informando que em relação ao Auxílio Emergencial para informais, desempregados e micro empreendedores, o referido projeto ainda está em fase de aprovação e construção e os municípios ainda não receberam as orientações e normativas sobre como de fato funcionará.
“Assim que obtivermos informações concretas vindas do Ministério da Cidadania (Governo Federal) estaremos divulgando à população”, disse Natália Araújo, coordenadora do Cadastro Único em Caicó.
O Cadastro Único é uma proposta do governo federal, onde é possível conhecer a realidade socioeconômica das famílias de baixa renda e configura a porta principal para os programas sociais do governo. Vários programas para ter acesso têm que está inserido no Cadastro Único, como o Bolsa Família, o Tarifa Social da energia elétrica, o BPC (Benefício de Prestação Continuada), o Programa do Leite e o Minha Casa Minha Vida.
O Rio Grande do Norte possui 45 casos confirmados do novo coronavírus, são 22 em Natal, 14 em Mossoró, seis em Parnamirim, um em Macaíba, um em Monte Alegre e um em Passa e Fica.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
De acordo com o boletim epidemiológico, o número de casos suspeitos é de 1.130, sendo 29 casos de pessoas residentes em outras regiões do país. A Sesap também investiga três óbitos de casos suspeitos. Até o momento, foram 323 descartados.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
O boletim completo pode ser acessado no site www.saude.rn.gov.br
Artilheiro do Brasil no ano, com 14 gols, Tiago Orobó vai defender o Fortaleza na sequência da temporada. O atacante se desligou do América-RN nesta sexta-feira. A informação foi confirmada pelo Alvirrubro, em comunicado que destaca a existência de um pré-contrato do jogador com o Tricolor e a inviabilidade de permanecer com o atleta neste período de incertezas no calendário do futebol brasileiro devido à pandemia do coronavírus.
Orobó, 26 anos, tem 10 gols no Campeonato Potiguar e quatro na Copa do Nordeste.
Em nota, o América-RN informou que o “empresário do atacante Tiago Orobó procurou a Diretoria Alvirrubra nesta sexta-feira (27) e comunicou a assinatura do pré-contrato com o Fortaleza Esporte Clube, devendo se apresentar ao novo time logo após o fim do contrato com Alvirrubro, que aconteceria no final do mês de maio”.
Diz também que “diante da falta de previsão do retorno das competições oficiais em razão da pandemia da Covid-19 que atingiu o país, as partes entraram em um acordo e o atleta foi liberado para disputar a Série A do Campeonato Brasileiro pela equipe cearense, que fez uma proposta irrecusável ao artilheiro do Brasil”.
– Deus é maravilhoso! Vou realizar meu sonho de jogar uma Série A. Fico triste por não ter sido campeão aqui (no América-RN). Era meu sonho já que esse clube me abriu as portas e me ajudou demais. A palavra que tenho por esse clube é gratidão – disse Orobó sobre o acerto com o Fortaleza.
A prefeitura de São Gonçalo do Amarante/RN, através da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur), autorizou funcionamento das feiras livres no município, mas com exigências sanitárias e com medidas de combate ao Covid-19. A decisão veio por meio da portaria nº 004/2020 do dia 27 de março.
Para funcionar, os comerciantes terão que respeitar a distância de 2 metros entre as bancas, em local limpo, sem sujeiras, e com horário de funcionamento das 8h às 12h. As bancas precisam ser retiradas até às 14h.
De acordo com a portaria, os feirantes deverão “usar máscara do tipo cirúrgica, toucas descartáveis, luvas, além de utilizar e disponibilizar aos clientes álcool em gel 70%”.
Equipe da Vigilância Sanitária do município fará fiscalização durante os dias de feira.
A Confederação Nacional de Municípios (CNM) encaminhou ofício ao presidente da República, Jair Bolsonaro, nesta sexta-feira, 27 de março, solicitando discurso coerente do governante com as medidas econômicas e profiláticas que estão sendo adotadas pelo seu próprio governo e pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
A entidade – alinhada com as 27 entidades municipalistas estaduais – pede ainda esclarecimentos sobre informações que estão sendo disseminadas pelas redes sociais e o reconhecimento da autonomia municipal.
A Confederação preocupa-se com a confusão e os conflitos que as recentes declarações do presidente Jair Bolsonaro têm gerado na sociedade brasileira e em diversos segmentos, sugerindo desobediência civil. A mensagem da Confederação também foi encaminhada aos presidentes da Câmara dos Deputados, do Senado Federal e do Supremo Tribunal Federal (STF).
Faleceu neste sábado (28/03) os 62 anos, a professora Luiza Barroso Araújo de Paiva.
De acordo com o ex-prefeito de Jucurutu, doutor Luciano Lopes, de quem Luiza Barroso foi vice-prefeita, ela faleceu na madrugada. “Dona Luiza Barroso se tornou enferma em virtude de uma sequela de um Acidente Vascular Cerebral, e hoje dia 28 de março, a 1 hora e 30 minutos ela faleceu”, informou o médico, lamentando o fato.
O velório está acontecendo no centro de velórios da UNIPLAN, no centro de Jucurutu e o sepultamento será realizado às 16h deste sábado (28), no cemitério público da cidade.
A bandeira tarifária para abril permanece verde, sem custo para os consumidores. Este será o terceiro mês consecutivo de bandeira verde.
Em março, os principais reservatórios de hidrelétricas do Sistema Interligado Nacional (SIN) apresentaram recuperação de níveis em razão do volume de chuvas próximo ao padrão histórico do mês. Não obstante abril ser um mês em que tipicamente se inicia a transição entre o período úmido e o seco, a previsão é de manutenção da condição hidrológica favorável nas principais bacias do SIN, indicando cenário de continuidade da elevada participação das hidrelétricas no atendimento à demanda de energia do SIN.
Além disso, foram consideradas novas previsões de consumo de energia, em face das medidas de combate à propagação da pandemia do Covid-19 no país, com indicativo de redução da carga de energia em abril e maio. Essa perspectiva refletiu-se na redução do preço da energia no mercado de curto prazo (PLD) e dos custos relacionados ao risco hidrológico (GSF). O PLD e o GSF são as duas variáveis que determinam a cor da bandeira a ser acionada.
Criado pela ANEEL, o sistema de bandeiras tarifárias sinaliza o custo real da energia gerada, possibilitando aos consumidores o bom uso da energia elétrica. O funcionamento das bandeiras tarifárias é simples: as cores verde, amarela ou vermelha (nos patamares 1 e 2) indicam se a energia custará mais ou menos em função das condições de geração.