05/08/2019
Por Danilo Evaristo em Notas

Recuperação das estradas vicinais tem continuidade em Felipe Guerra

“O trabalho de recuperação de estradas vicinais no município de Felipe Guerra está a todo vapor”, informou o secretário municipal de Obras e Infraestrutura Suelliton de Brito.

Vale ressaltar que o cronograma para dar início aos trabalhos de recuperação das estradas vicinais no município de Felipe Guerra tem a coordenação da secretaria municipal de Obras e Infraestrutura, e o prefeito Haroldo Ferreira tem acompanhado a execução das realização dos trabalhos realizados.

04/08/2019
Por Danilo Evaristo em Notas

Piloto de Combate à Desertificação no Seridó é reconhecido pela FGV

O Piloto de Combate à Desertificação no Seridó, realizado pelo Governo do Estado via Governo Cidadão com recursos do Banco Mundial, começa a receber reconhecimento nacional. O projeto foi um dos 12 selecionados na chamada final do Bota na Mesa, criado pelo Centro de Estudos em Sustentabilidade da Fundação Getúlio Vargas (GVces). Em setembro a FGV realiza uma cerimônia para apresentar os selecionados, promover a troca de experiências entre eles e dar visibilidade às ações.

“O reconhecimento das ações do piloto nos coloca um duplo desafio: tornar as iniciativas permanentes nos três municípios contemplados e expandi-las a outros que também sentem os efeitos do processo de desertificação. E isso só será possível se houver uma intervenção articulada e conjunta dos órgãos do Estado, agindo de forma intersetorial”, destaca o secretário de Gestão de Projetos e Metas e coordenador do Governo Cidadão, Fernando Mineiro.

Para a gerente executiva Ana Guedes, que inscreveu o projeto na disputa, a seleção demonstra o reconhecimento de um trabalho árduo. “Trabalhamos com comunidades frágeis, que além de enfrentarem pobreza e dificuldade de acesso a políticas públicas, sofrem com as fragilidades ambientais e sociais. É muito importante esse reconhecimento no nível nacional e que isso nos coloque como modelo a ser adotado por outras comunidades que vivem nas mesmas condições”, pontua.

Sobre o Piloto

O Piloto de Combate à Desertificação beneficia 203 agricultores familiares de nove associações comunitárias nos municípios de Parelhas, Equador e Carnaúba dos Dantas. Com investimentos de R$ 2,4 milhões (incluindo a contrapartida das associações), o projeto utiliza tecnologias e aprendizagens de convivência sustentável com o solo desertificado e a escassez de chuvas, com o objetivo de proporcionar segurança alimentar e hídrica, preservando e/ou recuperando o ecossistema da caatinga, degradado pelo mau uso e pela falta de políticas continuadas de conservação. O Piloto combina biodigestores, barragens subterrâneas, reuso de águas servidas, plantio de cactáceas, sistema agroflorestal com poço de abastecimento, quintais produtivos e técnicas de contenção de solo.

Sobre o Bota na Mesa

Realizado pelo GVces em parceria com o Citi e patrocinado pela Citi Foundation, o projeto Bota na Mesa é uma iniciativa que busca incluir a agricultura familiar na cadeia de alimentos em grandes centros urbanos, considerando o comércio justo, a conservação ambiental e a segurança alimentar e nutricional. O projeto potiguar foi um dos 12 selecionados, entre 81 inscritos, após uma avaliação criteriosa da equipe do Centro junto a seis especialistas nos temas de agricultura, adaptação à mudança do clima e transição agroecológica. Os jurados avaliaram as motivações e resultados das iniciativas, levando em consideração as características dos territórios em que atuam, como também seu potencial em trazer referências de ações para outros projetos relacionados à agricultura familiar.

03/08/2019
Por Danilo Evaristo em Caicó

Prefeitura intensifica trabalhos de recuperação de ruas de Caicó neste fim de semana

A secretaria municipal de Infraestrutura e Serviços Urbanos, intensifica neste final de semna, o trabalho de limpeza em vários setores do Município de Caicó. Neste sábado (03), duas equipes atuaram no trabalho de terraplanagem intensificando os serviços de recuperação de ruas nos bairros João XXIII e Boa Passagem.

Na segunda-feira (05), a equipe da Infraestrutura estará no bairro Paraíba, onde dará continuidade aos serviços de limpeza na cidade. O roteiro segue até a quarta-feira e de quinta-feira até domingo, os trabalhos de recuperação de ruas prosseguem em outros locais da cidade.

Sobre a recuperação de ruas, o prefeito Batata destacou que o trabalho iniciado pela Zona Leste vai contemplar todas as Zonas da cidade, onde a secretaria de Infraestrutura organizou um cronograma para atender as comunidades dos diversos bairros de Caicó.

03/08/2019
Por Danilo Evaristo em Notas

Prefeitos e secretários vão participar de fórum que deve marcar nova fase do Mais RN

FIERN

Os prefeitos do Rio Grande do Norte e os secretários da área de Desenvolvimento Econômico estarão no auditório da Casa da Indústria, sede da FIERN, na próxima quarta-feira (7), para o encontro que deve marcar uma nova fase do Mais RN. Trata-se do Fórum “O Mais RN e o Desenvolvimento Municipal”, que será aberto, a partir das 9 horas, pelos presidentes da FIERN, Amaro Sales de Araújo, e da Federação dos Municípios do RN (Femurn), José Leonardo Cassimiro, e terá palestra do consultor José Bezerra Marinho.

“O Mais RN, para 2019 a 2022, tem a Agenda Potiguar, uma atualização deste extraordinário plano de desenvolvimento social e econômico do Rio Grande do Norte. Mas há necessidade de assegurar um contato mais próximo do Mais RN com aos governantes e gestores em nível municipal e estadual”, destaca José Bezerra Marinho.

Ele lembra que o Mais RN aponta caminhos, mas é fundamental a adesão dos governos e, por isso, é preciso uma ferramenta de comunicação dos agentes de desenvolvimento do estado e dos municípios com os investidores. Essa ferramenta vai ser assegurada, a partir de quarta-feira, com o lançamento de uma plataforma, integrada ao Portal da FIERN, por intermédio da qual os municípios vão informar suas características econômicas, oportunidades para investidores, diferenciais, atrativos, disponibilidade de recursos e potenciais.

“Nesta plataforma estarão não apenas informações sobre os recursos tradicionais, a vocação natural, a quantidade de mão de obra, a oferta de matéria prima, mas também a evolução do capital humano, a política de incentivo dos municípios, as ações de educação profissionalizante. Tudo isso, com a possibilidade da Prefeitura atualizar os dados sempre que tiver alguma informação nova ou adicional”, disse o consultor.

Assessor técnico do Departamento Econômico da FIERN, Pedro Albuquerque, explica que o fórum será um marco para uma nova fase do Mais RN, que passa a ter uma ênfase também no crescimento econômico dos municípios. “É uma iniciativa que abre a possibilidade de estimular o desenvolvimento municipal”, afirma.

O Mais RN terá, assim, mais uma ênfase. Neste ano, o plano de desenvolvimento econômico do Rio Grande do Norte por meio de ações que priorizam restaurar o equilíbrio fiscal, investimentos em infraestrutura, geração de emprego, além de melhoria do ambiente de negócios, completou cinco anos.

O estudo, lançado em 2014, foi atualizado no ano passado e mantém o direcionamento dos rumos do crescimento econômico, com o lançamento, na próxima quarta, da nova plataforma que busca integrar os potenciais dos municípios do estado.

Elaborado pela Macroplan Consultoria, a pedido da Federação das Indústrias do RN (FIERN), o MAIS RN é apresenta uma ampla agenda para o avanço econômico e promoção de investimentos que podem elevar a competitividade do RN. O estudo identificou, há cinco anos, quando foi lançado, 403 oportunidades de negócios em 15 segmentos, que representariam, segundo estimativa, em crescimento de 5% do PIB do Estado, em cinco anos.

03/08/2019
Por Danilo Evaristo em Notas

Estágio: Vara da Infância de Parnamirim convoca aprovados para entrevista pessoal no dia 7 de agosto

A Vara da Infância e da Juventude e do Idoso de Parnamirim convoca os aprovados no procedimento seletivo de estagiários de pós-graduação em Direito para a realização de entrevista pessoal, na próxima quarta-feira, 7 de agosto.

Os convocados, para a entrevista pessoal com a juíza Ilná Rosado a partir das 8h30, devem chegar com meia hora de antecedência. A Vara está localizada no Fórum Tabelião Otávio Gomes de Castro, Rua Suboficial Farias, nº 280, bairro Monte Castelo, Parnamirim.

03/08/2019
Por Danilo Evaristo em Notas

Estoque de soro contra picadas de jararaca está crítico no RN

A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) alerta a população para o baixo nível do estoque de soro antibotrópico – utilizado em casos de picadas de jararacas, que representam a maior ocorrência no que se refere aos acidentes com serpentes no estado. Nesta sexta-feira (02), o estoque existente no RN era suficiente apenas para sete atendimentos graves.

Segundo a subcoordenadora de Vigilância Ambiental da Sesap, Aline Rocha, o Ministério da Saúde, responsável por comprar e distribuir o soro para os estados, deverá enviar novas ampolas para o RN até a próxima terça-feira (06).

O desabastecimento de soro antibotrópico é uma situação vivenciada em todo o país, devido ao fato de os laboratórios produtores estarem em processo de adequação às normas exigidas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A previsão para que os estoques sejam regularizados é apenas em janeiro de 2020.

Para esclarecer dúvidas e orientar a população e os profissionais de saúde quanto aos casos de acidentes por animais peçonhentos, a Sesap disponibiliza um serviço de plantão 24h. O Centro de Assistência Toxicológica do RN (CEATOX) funciona por meio dos números telefônicos: 0800 281 7005 / 3232-4295 / 98803-4140 (whatsapp).

Diante do cenário atual, a Sesap orienta novamente a população quanto à necessidade de se reforçar os cuidados para a prevenção de acidentes com animais peçonhentos.

Prevenção de acidentes com peçonhentos

– Evite acúmulo de lixo ou entulhos que possam atrair ratos (um dos principais alimentos das serpentes) ou outros pequenos animais;

– Não coloque as mãos desprotegidas em buracos e cupinzeiros, folhas secas, monte de lixo, lenha, palhas etc.;

– Use luvas de couro ao manejar locais onde as serpentes possam estar presentes,  como matas, tocas, troncos e lenhas árvores;

– Use sapatos fechados de cano alto ao andar e caminhar na mata ou entre folhas secas;

– No amanhecer e no entardecer, evite se aproximar da vegetação perto do chão, como gramados e jardins, pois é nesse momento que as serpentes estão em maior atividade.

03/08/2019
Por Danilo Evaristo em Notas

Inscrições para Brasil Mostra Brasil iniciam na segunda-feira (05)

O Governo do RN, por meio da Secretaria do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social (Sethas-RN), publicou neste sábado (03), o Edital de Chamamento Público Nº 003 para seleção de artesãos e entidades de artesanato interessados em participar da 25º edição da Multifeira Brasil Mostra Brasil. A feira será realizada de 06 a 15 de setembro, no Arena das Dunas, em Natal. As inscrições começam na próxima segunda-feira (05) e seguem até a sexta-feira (09).

O Programa do Artesanato do Estado do Rio Grande do Norte (Proarte-RN) vai disponibilizar um espaço coletivo de 400 metros que será uma vitrina para divulgação e comercialização do Artesanato Potiguar. Serão ofertadas 90 vagas, sendo 10 para entidades de artesanato e 80 para artesãos individuais ou Microempreendedores Individuais (MEIs).

Para participar da seleção, o artesão interessado deve ler o edital, disponível do site da Sethas (www.sethas.rn.gov.br), preencher a ficha de inscrição em anexo e entregar, juntamente com toda a documentação, no Proarte-RN sediado na Secretaria do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social (Sethas-RN), Centro Administrativo do Estado/ BR 101, Lagoa Nova, no horário das 8h às 17h.

A documentação também poderá ser enviada para o endereço eletrônico: proartern@gmail.com, com o assunto 25º Multifeira Brasil Mostra Brasil – Edital 003/2019 e no corpo do e-mail informar nome do artesão ou entidade interessada.

O processo de seleção será realizado por comissão encarregada de avaliar as fotos dos produtos, bem como os dados constantes no formulário de inscrição e a documentação solicitada. No dia 15 de agosto será divulgada a lista provisória contendo os nomes dos selecionados, por ordem de classificação. Já o resultado definitivo será divulgado no dia 20 de agosto, no Diário Oficial do RN e no site da Sethas.

Edital disponível aqui!

03/08/2019
Por Danilo Evaristo em Sem categoria

Mega-Sena pode pagar R$ 26 milhões neste sábado (03)

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

A Caixa Econômica Federal sorteia neste sábado (3) o concurso 2175 da Mega-Sena, que pode pagar R$ 26 milhões a quem acertar as seis dezenas.

Os números serão sorteados às 20h, em São Paulo. As apostas podem ser feitas até às 19h em casas lotéricas ou na Loteria Online da Caixa.

A aposta mínima, de 6 números, custa R$ 3,50. Quanto mais números marcar, maior o preço da aposta e maiores as chances de faturar o prêmio.

A Mega-Sena paga prêmios aos acertadores de 4, 5 ou 6 números sorteados, dentres as 60 dezenas disponíveis no volante de apostas.

Para concorrer ao prêmio milionário, o apostador deve marcar de 6 a 15 números, podendo deixar que o sistema escolha os números (Surpresinha) ou concorrer com a mesma aposta por 2, 4 ou 8 concursos consecutivos (Teimosinha).

Agência Brasil

03/08/2019
Por Danilo Evaristo em Notas

Petrobras reduz preço do gás de botijão em 8,16% a partir de segunda-feira

Foto: Marcello Casal/Agência Brasil

O Globo

A Petrobras anunciou que a partir de segunda-feira, dia 05, o preço do botijão de gás residencial (GLP) vai cair 8,16%, para R$ 24,06. Desde maio, o preço da unidade de 13 quilos era vendido a R$ 26,20. É o menor valor desde pelo menos novembro do ano passado.

De acordo com as informações recebidas da Petrobras, o Sindigás, que reúne as companhias do setor, disse que a queda do GLP residencial oscilará entre 6,5% e 12%, dependendo do local. Por outro lado, a estatal aumentou na última quinta-feira o preço da gasolina e o do diesel em cerca de 4%.

A estatal anunciou ainda queda de 13% no preço do GLP para uso industrial e residencial. O recuo ocorre uma semana após a estatal reduzir em 9,8% no preço do GLP para uso industrial e residencial. Para o Sindigás, o recuo, que começa a valer na segunda-feira, pode chegar a 17%, dependendo do polo de suprimento.

Mas, apesar do recuo, o Sindigás lembra que a Petrobras está praticando um ágio de 31% em seus preços em relação ao preço do mercado internacional. Na avaliação do Sindigás, “esse ágio vem pressionando ainda mais os custos de negócios que têm o GLP entre seus principais insumos, impactando de forma crucial empresas que operam com uso intensivo de GLP”.

03/08/2019
Por Danilo Evaristo em Esporte

Conmebol divulga datas e horários das quartas de final da Libertadores

GloboEsporte.com – São Paulo

A Conmebol divulgou nesta sexta-feira as datas e locais das quartas de final da Libertadores. E isso gerou impacto na tabela do Brasileirão – poucas horas depois da confirmação da Conmebol, a CBF anunciou alterações em oito jogos do Campeonato Brasileiro.

Os horários abaixo são os de Brasília:

Jogos de ida:

20/8, terça-feira, 21h30: Grêmio x Palmeiras, Arena do Grêmio, Porto Alegre

21/8, quarta-feira, 19h15: LDU x Boca Juniors, Estádio Rodrigo Paz Delgado, Quito

21/8, quarta-feira, 21h30: Flamengo x Inter, Maracanã, Rio de Janeiro

22/8, quinta-feira, 21h30: River Plate x Cerro Porteño, Monumental de Nuñez, Buenos Aires

Jogos de volta:

27/8, terça-feira, 21h30: Palmeiras x Grêmio, Arena Palmeiras, São Paulo

28/8, quarta-feira, 19h15: Boca Juniors x LDU, La Bombonera, Buenos Aires

28/8, quarta-feira, 21h30: Inter x Flamengo, Beira-Rio, Porto Alegre

29/8, quinta-feira, 21h30: Cerro Porteño x River Plate, Estádio La Olla Azulgrana, Assunción

Vale lembrar que já está garantido que a Libertadores voltará a ter um representante brasileiro em sua final: o vencedor do confronto entre Palmeiras e Grêmio pegará o ganhador de Flamengo x Inter nas semifinais. A decisão será em jogo único, em Santiago (Chile), no dia 23 de novembro.

Por outro lado, com as quedas de Athletico-PR e Cruzeiro, não há mais chances de uma final brasileira. A outra chave das quartas de final da Libertadores tem River Plate x Cerro Porteño e LDU x Boca Juniors. Dos oito classificados, apenas a equipe paraguaia nunca conquistou o torneio – sequer chegou à decisão.

Desde 1989, quando a Libertadores adotou o sistema de mata-mata das oitavas de final à decisão, é a quarta vez que quatro brasileiros chegam entre os oito melhores do torneio. Em duas das três ocasiões anteriores um deles foi campeão: em 2010, com o Internacional, e em 2012, com o Corinthians. No entanto, é a primeira vez que todos estão do mesmo lado da chave.


Busca no Blog

Facebook


Twitter


Parceiros