11/06/2019
Por Danilo Evaristo em
Notas
Com mandato atento e atuante em relação às demandas municipalistas, o deputado estadual Nelter Queiroz (MDB) deu encaminhamentos a ações e a uma série de solicitações visando benefícios para os municípios de Parelhas, Timbaúba dos Batistas e Santana do Matos, localizados na região Seridó e Touros, município da região Mato Grande.
Para Parelhas, a pedido dos vereadores Humberto Gondim e Alyson Vagner, Nelter Queiroz solicitou que o Governo do Estado viabilize a construção de academia da saúde no povoado Barra, localizado na zona rural do município.
Atendendo solicitação dos vereadores César, Ylana, Lelé e Vadin, e dos ex-prefeitos Deda e Ivanildinho, o deputado destinou emenda no valor de R$ 75 mil para que o município de Timbaúba dos Batistas possa adquirir uma ambulância para melhor atender a população local.
“Demanda vinda de nossa Santana do Matos, através do vereador e presidente da Câmara Municipal, Dedé de Basiaca, solicitamos que a operadora Tim realize a instalação de antena no Distrito de Santa Tereza, zona rural do município, buscando a melhoria da comunicação de nossos conterrâneos que lá residem ou trabalham”, destacou.
Por fim, para Touros, a pedido do vereador Tiago de Zezinho, o parlamentar solicitou que a Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed) aumente o efetivo policial no município, visando a redução dos crimes e a violência que acomete a população local.
LEI
Ainda em benefício de Touros, o Diário Oficial do Estado da última sexta-feira (7) trouxe a sanção da Lei 10.525/2019, de autoria de Nelter Queiroz, que reconhece como de Utilidade Pública o Núcleo de Meio Ambiente Renovável (NUMAR).
Já na sessão desta terça-feira (11), o plenário da Assembleia Legislativa aprovou o Projeto de Lei que institui no Rio Grande do Norte a Política Estadual de Incentivo à Permanência de Jovens e Adultos no Meio Rural através da qualificação da oferta educacional. De autoria do deputado Nelter, o projeto agora segue pra sanção pelo Governo do Estado..

Alguns prédios públicos do município de Jucurutu estão sem internet há pelo menos 11 meses. É o caso por exemplo dos prédios aonde funcionam o CRAS e o CREAS, segundo informou Danilo Bezerra, assessor técnico da secretaria de Assistência Social de Jucurutu, na manhã desta terça-feira (11), durante audiência pública realizada na Câmara municipal.
A vereadora Ioneide Queiroz, que já tinha cobrado solução para o problema, voltou a lamentar a situação. De acordo com a vereadora Maria Da Guia, a falta de internet afeta também algumas escolas municipais.
“Onze meses, as estruturas das instituições municipais sem ter condições de fazer um bom trabalho! Há uma necessidade enorme de internet nas escolas. Como é que as escolas vão informar a questão do Censo Escolar?”, questionou a vereadora Maria Da Guia.
A audiência, que tratou sobre políticas públicas desenvolvidas pela secretaria municipal de Assistência Social de Jucurutu, foi solicitada pela vereadora Ioneide Queiroz e contou com a presença dos vereadores Fagner Brito, Willame Lopes, Francinildo Aquino e Paula Torres, além do secretário Robertinho (Assistência Social).
11/06/2019
Por Danilo Evaristo em
NotasPara concorrer às vagas, o candidato deve se cadastrar via Internet no Portal Emprega Brasil do Ministério do Trabalho e Emprego, através do endereço empregabrasil.mte.gov.br ou na unidade do Sine Matriz em Natal, na Cidade da Esperança, na Rua Adolfo Gordo, s/n, prédio da Central do Trabalhador, NOVO HORÁRIO de 8h às 14h, ou em qualquer agência do Sine nas centrais do cidadão de Natal e no interior.
O interessado que não tem cadastro e acesso ao Portal Emprega Brasil, pode comparecer as Agências do SINE, com Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), Número do PIS, cédula de identidade (RG), Cadastro de Pessoa Física (CPF) e comprovante de residência. O atendimento é de acordo com o horário de funcionamento das centrais do cidadão e do SINE Matriz Cidade da Esperança no prédio da Central do Trabalhador, das 8h às 14h, de segunda a sexta.
VAGAS PERMANENTES – NATAL e GRANDE NATAL
OCUPAÇÃO QUANT. DE VAGAS
COMPRADOR 1
DESENHISTA INDUSTRIAL GRÁFICO (DESIGNER GRÁFICO) 1
LAVADOR DE CARROS 3
REPRESENTANTE COMERCIAL AUTÔNOMO 1
TÉCNICO ELETRÔNICO 1
VISTORIADOR DE RISCO DE AUTO 3
Total 10
VAGAS TEMPORÁRIAS – NATAL e GRANDE NATAL
OCUPAÇÃO QUANT. DE VAGAS
ARMADOR DE FERROS 4
CARPINTEIRO 4
PEDREIRO 6
Total 14
MOSSORÓ E REGIÃO
OCUPAÇÃO QUANT. DE VAGAS
ELETRICISTA DE INSTALAÇÕES DE VEÍCULOS AUTOMOTORES 1
MOTORISTA DE CAMINHÃO 1
2
Vagas abertas do SINE-RN no Portal MTE Mais Emprego, acesso em 11/06/2019 às 14:35h, Joacir Morais
Para o Trabalhador: Todas as oportunidades estão sujeitas à alteração. Para saber em tempo real qual ocupação está de acordo com o perfil profissional do trabalhador, o mesmo deverá acessar o Portal Emprega Brasil do Ministério do Trabalho e Emprego no endereço (empregabrasil.mte.gov.br) com o seu login (PIS) e senha ou através do celular no aplicativo SINE Fácil.
11/06/2019
Por Danilo Evaristo em
Notas
Uma diversidade de serviços em um só lugar. Com o objetivo de entregar serviços de qualidade à população de Guamaré, através da secretaria municipal de Assistência Social, foi entregue na manhã desta terça-feira, 11, pelo prefeito Adriano Diógenes, a primeira Central da Cidadania de toda a região da Costa Branca, como equipamento mantido 100% pela gestão municipal.
“Esta Central da Cidadania será muito útil à população. A partir de agora, os moradores da cidade e das comunidades não vão mais precisar se descolar nas madrugadas, até outros municípios em busca de um serviço para exercer a sua cidadania plena”, destacou o prefeito Adriano Diógenes, que teve as suas palavras reforçadas nos discursos da vice-prefeita Iracema Morais, do vereador Edinor Albuquerque e da Secretária de Assistência Social, Marisa Rodrigues.
Instalada em local de fácil acesso, no Centro da cidade, com expediente de segunda a quinta-feira, das 9h às 17h e nas sextas-feiras, das 8h30 às 11h30, a Central da Cidadania passa a funcionar com nove serviços gratuitos, dentre eles: emissão de carteiras de trabalho, do idoso e de identidade e consulta de débitos da Caern e Cosern. A emissão de CPF, da Identidade Jovem e de 2ª vias de débitos das concessionárias de distribuição de energia elétrica e água, também estão sendo ofertados à população.
Entrega de RG
Durante o cerimonial de inauguração da Central da Cidadania, a Secretaria Municipal de Assistência Social, por meio da Diretoria de Trabalho, Renda e Programas Especiais, realizou a entrega simbólica de duas cédulas de identidade. O serviço passa a ser oferecido no município em parceria com o ITEP-RN.
Além de atender o público em geral, a Central da Cidadania de Guamaré terá atendimento prioritário para pessoas idosas e com deficiência, que necessitem do serviço para o acesso a benefícios na Previdência Social. O órgão terá ainda um serviço direcionado para atender jovens com a emissão de documentos para o acesso ao primeiro emprego e a trabalhadores desempregados, que estão se habilitando para o reingresso ao mercado de trabalho.
Participaram também de inauguração, a primeira-dama Manuella Jácome, Secretários e Assessores da gestão municipal, os vereadores Carlos Câmara e Miranda Júnior, além de servidores públicos, a imprensa local e da região e a população em geral. A Filarmônica de Guamaré abrilhantou a solenidade.
11/06/2019
Por Danilo Evaristo em
NotasA consulta de vagas para o Programa Universidade Para Todos (ProUni) já está disponível no site do programa. São 169.226 bolsas — 68.087 integrais (100%) e 101.139 parciais (50%). As inscrições começam nesta terça-feira, 11 de junho.
Com 33.830 cursos ofertados, esta edição conta com 1.100 instituições de ensino superior participantes. Os cursos que têm mais oportunidade são:
Administração: 17.004 (8.180 integrais e 8.824 parciais);
Pedagogia: 13.387 (9.269 integrais e 4.118 parciais);
Ciências Contábeis: 10.817 (4.524 integrais e 6.293 parciais);
Direito: 10.719 (3.518 integrais e 7.201 parciais).
Têm direito a se inscrever pessoas sem diploma de curso superior que tenham participado do Enem 2018 e obtido, no mínimo, 450 pontos na média das notas do exame e nota na redação que não seja zero.
Para concorrer à bolsa integral, é necessário comprovar renda familiar bruta mensal, por pessoa, de até um salário mínimo e meio. Para a bolsa parcial (50%), a renda familiar bruta mensal deve ser de até três salários mínimos por pessoa.
O candidato deve preencher, ainda, uma das condições abaixo:
– Ter cursado o ensino médio completo em escola da rede pública ou da rede particular, na condição de bolsista integral da própria escola privada
– Ser pessoa com deficiência;
– Ser professor da rede pública de ensino, no efetivo exercício do magistério da educação básica, integrante de quadro de pessoal permanente de instituição pública e concorrer a bolsas exclusivamente nos cursos de licenciatura. Nesse caso, não há requisito de renda.
ProUni
O ProUni é o programa do MEC de oferta de bolsas para estudantes em instituições de ensino superior privadas para alunos não graduados nesse nível de educação.
Fonte: Ministério da Educação
11/06/2019
Por Danilo Evaristo em
Caicó
A prefeitura municipal de Caicó entrou em parceria com o DER (Departamento Estadual de Estradas de Rodagem) para realizar a operação tapa-buracos na RN-118 que liga o município de Caicó a São João do Sabugi.
A referida estrada está bastante deteriorada com vários buracos e que vem contribuindo para causar acidentes e transtornos para os condutores de veículos que trafegam naquela área.
“Começamos nesta terça-feira (11) essa operação tapa buracos do trevo da Palma até a parede do açude Itans. O DER disponibilizou o material e o Município de Caicó entrou com a mão de obra, a parte de ferramentas e alimentação. A previsão é concluir os trabalhos em quinze dias”, afirmou o secretário municipal de Infraestrutura e Serviços Urbanos”, Mizael Medeiros.
11/06/2019
Por Danilo Evaristo em
Notas
Implementado em 2009 e inicialmente com uma edição anual, sempre no mês de outubro – em comemoração ao dia da criança – o projeto, intitulado, no período, ‘Semana da Criança Sorridente’, oferece às crianças entre 4 e 12 anos de idade, filhos dos servidores do Fórum Miguel Seabra Fagundes, serviços odontológicos diversos: orientação sobre higiene e cuidados bucais, aplicação de flúor, exame clínico, exodontia, entre outros procedimentos.
Na semana de 03 a 07 de junho, o Criança Sorridente contabilizou 68 procedimentos. Ao todo, em seu décimo aniversário, 1670 procedimentos já foram realizados.
Com o êxito obtido e o aumento na demanda, o setor médico-odontológico do Fórum passou a realizar, a partir de 2017, mais uma edição do projeto, no primeiro semestre, entre maio e junho, continuando com a segunda edição em outubro, que passou a se chamar então, apenas ‘Criança Sorridente”.
Para Mariana Bezerra, servidora e odontóloga participante da edição mais recente do projeto, ações dessa natureza, onde o foco seja a ação preventiva, tendem a reduzir o número de cáries infantis e em um futuro breve, com ações semelhantes se proliferando, pode-se chegar à eliminação total destas no universo atendido.

Taça da Copa do Brasil — Foto: João Guerra
Por João Guerra/Globoesporte.com
O sorteio dos confrontos das quartas de final da Copa do Brasil colocou Atlético-MG e Cruzeiro frente a frente. Os dois times vão se enfrentar por uma vaga nas semifinais da competição nas semanas dos dias 10 e 17 de julho. Não houve direcionamento, e os oito times classificados para esta fase poderiam se enfrentar.
Confira abaixo os duelos dessa fase da competição:
Bahia* x Grêmio
Atlético-MG* x Cruzeiro
Athletico-PR x Flamengo*
Palmeiras x Internacional*
*Terão o mando de campo no jogo de volta
O Atlético-MG mandará seu jogo no Independência, e o Cruzeiro receberá o jogo de ida no Mineirão.
Flamengo e Athletico-PR reeditarão a final da Copa do Brasil de 2013, quando o clube carioca conquistou seu terceiro título da competição. Único time oriundo da primeira fase ainda vivo, o Bahia terá pela frente o Grêmio. Líder invicto do Campeonato Brasileiro, o Palmeiras pegará o Internacional.
10/06/2019
Por Danilo Evaristo em
NotasEm defesa da educação pública e de qualidade, contra os cortes de verbas, pela aposentadoria e por mais empregos, servidores da UFERSA aprovaram hoje em assembleia da categoria a adesão à Greve Geral do dia 14 de junho.
De acordo com o presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), Heleno Araujo, todos os 4,5 milhões de trabalhadores e trabalhadoras da educação pública devem parar dia 14 de junho.
Em Mossoró, o Fórum dos Servidores do Oeste Potiguar em conjunto as centrais sindicais, marcou um ato em frente à Igreja do Alto de São Manoel. O objetivo é que os manifestantes saiam em caminhada pelas principais ruas de Mossoró. O encerramento está marcado para acontecer na praça do Pax.
Durante a assembleia, os servidores destacaram que a luta deve ser também em defesa da educação pública, gratuita e de qualidade. “Assusta o quanto isso não está claro para a população. O objetivo do governo é privatizar a educação. Esse governo não tem compromisso nenhum com a educação, nem o servidor público”, destacou Marcílio Nunes, servidor do campus Mossoró.
A coordenadora do SINTEST/UFERSA, Kaliane Morais, convocou os servidores para participarem da greve geral “sexta-feira, às 15h, quem puder compareça e leve sua família porque a reforma da previdência vem para atacar a todos!”.
10/06/2019
Por Danilo Evaristo em
NotasAgência Brasil
Nesta semana, o Ministério da Educação (MEC) destinará R$ 908.800 à Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) para custear o projeto executivo da fachada e do telhado do Museu Nacional do Rio de Janeiro, administrado pela instituição. O acervo foi incendiado em setembro do ano passado.
Segundo a assessoria de imprensa do MEC, a medida foi possível após uma realocação de recursos da pasta. “Entendemos a necessidade de resgatar parte da nossa história que, lamentavelmente, foi perdida naquele incêndio. Conseguimos remanejar o orçamento, que não está dentro da parcela contingenciada, para a continuidade da recuperação do museu”, afirmou o secretário de Educação Superior do MEC, Arnaldo Lima.
O recurso, liberado em uma única parcela, será voltado apenas para o projeto executivo, e não para as obras em si. É nessa etapa que a UFRJ, por meio do museu, faz o detalhamento do plano arquitetônico e de engenharia, do cronograma e do orçamento da obra.
Com os mais de R$ 900 mil que serão entregues nesta semana, o MEC contabiliza o repasse de mais de R$ 11 milhões diretamente para a UFRJ para as ações emergenciais no Museu Nacional, desde o ano passado.
O montante de 2018 foi destinado à aquisição de espaços físicos onde são realizadas as atividades administrativas e laboratoriais e análise do acervo que restou após o incêndio, além do serviço para a retirada dos escombros, do escoramento da estrutura e da cobertura provisória para evitar a exposição do prédio à chuva e ao sol.
Fora essa quantia, há R$ 5 milhões transferidos do MEC para a Organização das Nações Unidas para a Ediucação, a Ciência e a Cultura (Unesco), por meio de uma parceria feita em 2018. O acordo estabelece a elaboração do projeto da parte interna do museu, que é tombado como patrimônio histórico e artístico. Já foram contratados pela Unesco assistentes executivo e de comunicação e gestor sênior.