16/01/2019
Por Danilo Evaristo em Notas

Picada de escorpião: saiba os cuidados e o que fazer em caso de acidente

Os animais peçonhentos, como os escorpiões, aranhas e lagartas, estão cada vez mais presentes no meio urbano, adaptados ao ambiente do homem devido ao crescimento acelerado dos grandes centros. Por isso, é preciso que toda a população, inclusive das grandes cidades, saiba quais medidas adotar para evitar acidentes e mortes por envenenamento.

O período do verão, de dezembro a março, exige maior cuidado em relação aos acidentes com escorpiões, pois o clima úmido e quente é ideal para o aparecimento destes animais, que se abrigam em esgotos e entulhos. Os escorpiões que habitam o meio urbano se alimentam principalmente de baratas, portanto são comuns também em locais próximos a áreas com acúmulo de lixo. A adoção de hábitos simples é fundamental para prevenir acidentes.

No ambiente urbano, para evitar a entrada dos escorpiões nas casas e apartamentos, a recomendação é de usar telas em ralos de chão, pias e tanques, além de vedar as frestas nas paredes e colocar soleiras nas portas. Outra medida é afastar as camas e berços das paredes, e ainda vistoriar as roupas e calçados antes de usá-los.

Nas áreas externas, as principais dicas são manter jardins e quintais livres de entulhos, folhas secas e lixo doméstico. Também é importante manter todo o lixo da residência em sacos plásticos bem fechados para evitar baratas, que servem de alimento e, portanto, atraem os escorpiões. Nas casas que possuem gramado, ele deve ser mantido aparado. Outra recomendação é não colocar a mão em buracos, embaixo de pedras ou em troncos apodrecidos e usar luvas e botas de raspas de couro para realizar atividades que representem certo risco, como manusear entulhos e materiais de construção, e nas atividades de jardinagem.

Nas áreas rurais, além de todas essas medidas, é essencial preservar os inimigos naturais dos escorpiões, como lagartos, sapos e as aves de hábitos noturnos, como a coruja. Estes são os principais predadores dos escorpiões.

O Ministério da Saúde não recomenda a utilização de produtos químicos (pesticidas) para o controle de escorpiões. Estes produtos, além de não possuírem, até o momento, eficácia comprovada para o controle do animal em ambiente urbano, podem fazer com que eles deixem seus esconderijos, aumentando a chance de acidentes.

POPULAÇÕES MAIS EXPOSTAS

Os grupos considerados mais vulneráveis são os trabalhadores da construção civil, crianças e pessoas que permanecem maiores períodos dentro de casa ou nos arredores e quintais. Ainda nas áreas urbanas, estão sujeitos os trabalhadores de madeireiras, transportadoras e distribuidoras de hortifrutigranjeiros, por manusearem objetos e alimentos onde os escorpiões podem estar alojados.

A grande maioria dos acidentes com escorpiões é leve e o quadro local tem início rápido e duração limitada. Os acidentados apresentam dor imediata, vermelhidão e inchaço leve por acúmulo de líquido, piloereção (pelos em pé) e sudorese (suor) localizadas, cujo tratamento é sintomático.

As crianças abaixo de sete anos apresentam maior risco de apresentar sintomas longe do local da picada, como vômito e diarreia, principalmente nas picadas por escorpião-amarelo, que podem levar a casos graves e requerem a aplicação do soro em tempo adequado.

O QUE FAZER EM CASO DE ACIDENTE?

A recomendação é ir imediatamente ao hospital de referência mais próximo. Se possível, levar o animal ou uma foto para identificação da espécie, permitindo assim uma avaliação mais eficaz sobre a gravidade do acidente.

É importante lembrar que não é em todo caso de acidente que o soro será indicado, e apenas o profissional de saúde poderá fazer essa avaliação. O antiveneno é indicado em casos moderados ou graves. Limpar o local da picada com água e sabão pode ser uma medida auxiliar, desde que não atrase a ida ao serviço de saúde.

ONDE ENCONTRAR O SORO

Os casos leves, que não necessitam da aplicação do antiveneno, representam cerca de 87% do total de acidentes. Desta forma, o soro antiescorpiônico é disponibilizado apenas nos hospitais de referência do Sistema Único de Saúde (SUS). As ampolas são enviadas pela pasta aos estados, que são responsáveis pela distribuição aos municípios e pela definição estratégica das unidades de referência para o atendimento destes casos. Essa logística deve ser feita de acordo com a situação epidemiológica de cada região e os estados possuem também autonomia para remanejar o soro de uma cidade para outra quando necessário. Os soros também não são disponibilizados na rede particular de saúde.

CASOS E AÇÕES DE PREVENÇÃO DE ACIDENTES

No Brasil, a espécie de escorpião que causa mais acidentes, Tityus serrulatus, tem se expandido para um número maior de cidades, onde até então não era encontrada. Esta espécie possui facilidade para se reproduzir e colonizar novos ambientes.

Os acidentes escorpiônicos ocorrem em todo o Brasil. Desde 2009, o Ministério da Saúde realiza capacitações de identificação, manejo e controle de escorpiões nos estados brasileiros, em cooperação com as secretarias estaduais de saúde. O objetivo é que cada estado multiplique as informações recebidas a todas as suas regionais de saúde e municípios.

O Ministério da Saúde registrou, em 2018, 141,4 mil casos de acidentes com escorpiões em todo o país. Em 2017, foram 125 mil registros de acidentes. Esses dados ainda são preliminares e serão revisados, portanto estão sujeitos a alteração. Em 2016, foram 91,7 mil casos. Em relação às mortes, em 2016 foram registrados 115 óbitos em todo o país e, em 2017, 88.

https://youtu.be/J4TXWwAsfOg

Por Camila Bogaz, da Agência Saúde

15/01/2019
Por Danilo Evaristo em Notas

PIS/Pasep: Mais de 3,4 milhões de trabalhadores têm direito ao abono salarial neste mês

Foto: Arquivo/Agência Brasil

O sétimo lote do Abono Salarial PIS/Pasep 2018/2019, ano-base 2017, começa a ser pago a partir desta quinta-feira (17). A medida beneficiará mais de 3,4 milhões de trabalhadores da iniciativa privada e servidores públicos que nasceram entre janeiro e fevereiro ou cujo número de inscrição termine em 5.

A estimativa do Ministério da Economia é de que R$ 2,8 bilhões sejam repassados. O recurso será depositado nas contas de quem trabalhou com carteira assinada por pelo menos 30 dias em 2017 e já estava inscrito no PIS/Pasep por outros cinco anos. Além disso, o teto dos vencimentos é de dois salários mínimos para ter direito ao benefício.

O pagamento está atrelado ao salário mínimo (R$ 998) e é depositado de modo proporcional ao período trabalhado em 2017. Os servidores públicos devem procurar agências do Banco do Brasil para receber os valores. Já os trabalhadores de empresas privadas são pagos pela Caixa Econômica Federal.

Fonte: Ministério da Economia

15/01/2019
Por Danilo Evaristo em Notas

Prefeito se reúne com secretário adjunto de Saúde do RN para reivindicar melhorias para Caraúbas

Na manhã desta terça-feira (15), o prefeito Juninho Alves, acompanhado com uma equipe administrativa, esteve reunido com o secretário adjunto Petrônio Spinelli, da Secretaria de Estado da Saúde Pública do Rio Grande do Norte (Sesap/RN) para reivindicar e definir melhorias para o município de Caraúbas.

Dentre as reivindicações, o gestor está buscando acordo para manutenção e gestão do Hospital Regional Doutor Agnaldo Pereira, com o Estado, trazendo benefícios e melhorias nos serviços de saúde da Atenção Básica. Também na pauta da reunião, novas parcerias e aquisições na saúde, que venham desenvolver ainda mais o atendimento público caraubense.

“Estivemos reunido com o doutor Petrônio Spinelli, que se prontificou em manter a parceria com Caraúbas, na melhoria do atendimento da Saúde, com benefícios para o Hospital Regional e demais áreas que abrange a população. Se Deus quiser, muita coisa boa no tocante a Saúde vai chegar para o nosso município”, destacou Juninho Alves.

Participaram da reunião, além do prefeito: secretária de Saúde, Williana Samara; coordenadora da Atenção Básica, Eva Jordana; coordenadora de Atendimentos odontológicos, Simone Barreto; diretor do Hospital Regional de Caraúbas, João Bosco Varela e enfermeiras Leusa Alves e Monique Barreto.

15/01/2019
Por Danilo Evaristo em Notas

Retenção do FPM por dívidas previdenciárias chega a R$ 573 milhões

Foto: Divulgação

O primeiro decêndio de 2019 apresentou 305 Municípios com o Fundo de Participação dos Municípios (FPM) zerado em decorrência razão de dívidas previdenciárias. Ou seja, 5,47% das cidades brasileiras começam o ano sem o FPM. Outros 546 Entes locais (quase 10%) tiveram o Fundo parcialmente retido (entre 70 e 99%) pela mesma razão, somando mais de R$ 573 milhões entre zerados e parcialmente retidos.

O FPM é uma das principais fontes de receita para a maioria dos Municípios Brasileiros, e o primeiro decêndio sofre influência da arrecadação do mês anterior, uma vez que a base de cálculo para o repasse é dos dias 20 a 30 do mês anterior. Esse 1º decêndio, geralmente, é o maior do mês e representa quase a metade do valor esperado para o mês inteiro.

Os Municípios de pequeno porte são os mais atingidos pela retenção, o que é preocupante, uma vez que têm o FPM como principal fonte de receita. Já nesse início de ano, 255 cidades de pequeno porte tiveram o FPM zerado, seguidos de 26 Municípios de médio e de 24 de grande porte na mesma situação.

Já que o primeiro decêndio geralmente representa o maior repasse, as retenções dificultam sobremaneira o cumprimento das competências municipais. A retenção do FPM em razão das dívidas previdenciárias é, ao mesmo tempo, resultado e agravante da crise financeira que assola as administrações locais do país.

Nesse primeiro decêndio de 2019 houve um repasse de mais de R$ 3,1 bilhões líquidos aos Municípios, ou seja, descontada a retenção do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).

Da Agência CNM de Notícias

15/01/2019
Por Danilo Evaristo em Notas

Inscrições pelo SISU iniciam dia 22 e candidatos devem conferir mudanças

No próximo dia 22 de janeiro iniciam as inscrições do processo seletivo para ingresso nos cursos de graduação pelo Sistema de Seleção Unificada – SISU, que seguem até o dia 25 do mesmo mês. Os interessados nas vagas devem ficar atentos a algumas mudanças já implementadas para este.

Os candidatos selecionados em sua primeira ou segunda opção só terá esta oportunidade de fazer sua matrícula. Deste modo, é importante que fiquem atentos aos prazos, pois, ao ser selecionado em primeira ou em segunda opção, independentemente de efetuar ou não a matrícula na instituição de ensino, não poderá manifestar interesse em participar da Lista de Espera.

Só poderá manifestar interesse pela Lista de Espera o candidato não selecionado na chamada regular em nenhuma das duas opções de curso. Já o estudante apto a participar da Lista de Espera poderá manifestar interesse para a primeira ou a segunda opção de curso para o qual optou por concorrer em sua inscrição no SISU.

A segunda novidade é em relação à seleção para os cursos da Ufersa. O ingresso na instituição se dará por meio de um único processo de seleção, no qual os estudantes serão convocados no início do ano e a seleção será feita para os dois semestres, ou seja, todos os aprovados no SISU para a Ufersa terão que realizar matrículas, entregar documentação, agora, já no início do ano, independente se vai ingressar no primeiro ou no segundo semestre letivo de 2019.

Pode fazer a inscrição no Sistema de Seleção Unificada – Sisu o estudante que participou do Exame Nacional do Ensino Médio – Enem de 2018, obteve nota na redação diferente de zero e não esteja na situação descrita no item 2.5 do Edital do Enem 2018.

A Ufersa está oferecendo 2.710 vagas em 29 cursos de graduação distribuídas entre o primeiro e segundo semestre de 2019 nos campi de Angicos, Caraúbas, Pau dos Ferros e no Campus Sede, em Mossoró.

Ufersa

15/01/2019
Por Danilo Evaristo em Notas

O que a população deve fazer para combater o mosquito Aedes Aegypti?

O Ministério da saúde convoca a população brasileira a continuar, de forma permanente, com a mobilização nacional pelo combate ao mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya, doenças que podem gerar outras enfermidades, como microcefalia e Guillain-Barré, o Aedes Aegypti.

O período do verão é o mais propício à proliferação do mosquito Aedes aegypti, por causa das chuvas, e consequentemente é a época de maior risco de infecção por essas doenças. No entanto, a recomendação é não descuidar nenhum dia do ano e manter todas as posturas possíveis em ação para prevenir focos em qualquer época do ano.

Por isso, a população deve ficar atenta e redobrar os cuidados para eliminar possíveis criadouros do mosquito. Essa é a única forma de prevenção.

A principal ação que a população tem é se informar, conscientizar e evitar água parada em qualquer local em que ela possa se acumular, em qualquer época do ano.

As principais medidas de prevenção e combate ao Aedes Aegypti são:

Manter bem tampado tonéis, caixas e barris de água;

Lavar semanalmente com água e sabão tanques utilizados para armazenar água;

Manter caixas d’agua bem fechadas;

Remover galhos e folhas de calhas;

Não deixar água acumulada sobre a laje;

Encher pratinhos de vasos com areia até a borda ou lavá-los uma vez por semana;

Trocar água dos vasos e plantas aquáticas uma vez por semana;

Colocar lixos em sacos plásticos em lixeiras fechadas;

Fechar bem os sacos de lixo e não deixar ao alcance de animais;

Manter garrafas de vidro e latinhas de boca para baixo;

Acondicionar pneus em locais cobertos;

Fazer sempre manutenção de piscinas;

Tampar ralos;

Colocar areia nos cacos de vidro de muros ou cimento;

Não deixar água acumulada em folhas secas e tampinhas de garrafas;

Vasos sanitários externos devem ser tampados e verificados semanalmente;

Limpar sempre a bandeja do ar condicionado;

Lonas para cobrir materiais de construção devem estar sempre bem esticadas para não acumular água;

Catar sacos plásticos e lixo do quintal.

15/01/2019
Por Danilo Evaristo em Notas

Restituição do Imposto de Renda começa a pagar hoje R$ 667 milhões

Por Kelly Oliveira – Repórter da Agência Brasil  

Contribuintes contemplados no lote de restituição residual do Imposto sobre a Renda da Pessoa Física dos exercícios de 2008 a 2018 recebem hoje (15) o crédito bancário. São 257.094 contribuintes que receberão R$ 667 milhões.

Desse total, R$ 268,9 milhões são para contribuintes com preferência para o recebimento: 7.677 idosos acima de 80 anos, 45.899 contribuintes entre 60 e 79 anos, 5.487 pessoas com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave e 20.742 contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério.

Para saber se teve a declaração liberada, o contribuinte deverá acessar a página da Receita na internet, ou ligar para o Receitafone 146.

Na consulta à página da Receita, serviço e-CAC, é possível acessar o extrato da declaração e ver se há inconsistências de dados identificadas pelo processamento. Nesta hipótese, o contribuinte pode avaliar as inconsistências e fazer a autorregularização, com entrega de declaração retificadora.

A Receita disponibiliza, ainda, aplicativo para tablets e smartphones que facilita consulta às declarações do Imposto de Renda Pessoa Física – IRPF – e situação no Cadastro de Pessoa Física – CPF.

A restituição ficará disponível no banco durante um ano. Se o contribuinte não fizer o resgate nesse prazo, deverá fazer requerimento por meio da internet, mediante o Formulário Eletrônico – Pedido de Pagamento de Restituição, ou diretamente no e-CAC, no serviço Extrato do Processamento da DIRPF.

Caso o valor não seja creditado, o contribuinte poderá contatar pessoalmente qualquer agência do Banco do Brasil ou ligar para a Central de Atendimento por meio do telefone 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos) para agendar o crédito em conta corrente ou poupança, em seu nome, em qualquer banco.

15/01/2019
Por Danilo Evaristo em Sem categoria

Mega-Sena sorteia hoje prêmio de R$ 25 milhões

Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil

A Mega-Sena pode pagar nesta terça-feira (15) um prêmio de R$ 25 milhões para quem acertar as seis dezenas do concurso 2.115. O sorteio será realizado às 20h (horário de Brasília), na cidade de São Paulo.

Nesta semana, excepcionalmente, como parte da Mega Semana de Verão, serão realizados três concursos. Além do sorteio de hoje, haverá concursos na quinta-feira (17) e no sábado (19). Os sorteios são feitos, normalmente, às quartas-feiras e sábados.

As apostas podem ser feitas até as 19h (de Brasília), em qualquer loja lotérica credenciada pela Caixa em todo o país. A aposta mínima custa R$ 3,50.

Agência Brasil

15/01/2019
Por Danilo Evaristo em Notas

Após viagem do prefeito a Brasília, Governo Federal inicia liberação de obras que estavam paralisadas em Apodi

As obras que haviam sido canceladas pelo Governo Federal no final do ano passado começaram a ser liberadas no município de Apodi. Dos três canteiros de obras que haviam sido atingidos pela decisão, dois já receberam a autorização para serem continuados.

A liberação aconteceu após viagem do prefeito de Apodi Alan Silveira à Brasília, onde se reuniu com o deputado federal Walter Alves e representantes dos ministérios responsáveis para pedir o desbloqueio.

Segundo Alan, o Fundo Nacional do Desenvolvimento da Educação (FNDE) bloqueou e colocou em cancelamento todas as obras com recursos federais que foram adquiridas até o ano de 2014 e que não foram iniciadas pelos municípios.

“Aqui em Apodi três obras entraram na lista do FNDE em cancelamento. A escola modelo rural de São Lourenço, que é do ano de 2010, o ginásio do Córrego, que é de 2013, e a quadra do Lourdes Mota, onde o recurso é de 2014”, explicou.

Ainda em dezembro, quando tomou conhecimento da decisão do Governo Federal, o prefeito Alan reuniu toda a documentação necessária e foi até Brasília pedir o desbloqueio e esclarecer que as obras já estão em andamento.

Diante disso, o FNDE garantiu que as obras seriam continuadas. Na semana passada, o município recebeu a notícia de que a construção da Escola Rural e do Ginásio do Córrego foi liberada.“Agora estamos aguardando a liberação da cobertura da quadra do Lourdes Mota para dar continuidade às obras. Acredito que em breve estaremos recebendo mais essa boa notícia”, acrescentou Alan.

15/01/2019
Por Danilo Evaristo em Notas

Segurança Pública recebe investimentos na ordem de R$ 80 milhões

Nos próximos meses o Rio Grande do Norte receberá uma série de investimentos na Segurança Pública, através de um convênio firmado com a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp). Será um total de R$ 79.973.763,73 milhões destinados para diversos setores e órgãos que fazem parte da Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed).

Para modernização dos sistemas utilizados no Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (CIOSP), setor responsável pelo recebimento e monitoramento de ocorrências, foi destinado R$ 1.928.105,28 milhão.

Já para Centro Integrado de Comando e Controle Regional (CICCR) e o Centro de Inteligência da Sesed, o aporte foi, respectivamente, de R$ 5.092.927,38 milhões e R$ 2.877.717,48 milhões. O Centro Integrado de Operações Aéreas (CIOPAER) irá comprar um novo helicóptero e mais duas viaturas, somando R$ 21.777.286,93 milhões.

O restante dos recursos foi assim destinado:

Polícia Militar

– Valor: R$ 29.977.330,89 milhões

– Investimentos: 2 mil coletes balísticos; 179 viaturas; 1.306 armas; 80 escudos balísticos,entre outros equipamentos.

Polícia Civil

– Valor: R$ 12.209.780,77 milhões

– Investimentos: 90 armas; 87 viaturas; 10 escudos balísticos; mais investimentos em tecnologia

Corpo de Bombeiros Militar

– Valor: R$ 6.110.615,00 milhões

– Investimentos: 16 viaturas


Busca no Blog

Facebook


Twitter


Parceiros