04/06/2018
Por Danilo Evaristo em
NotasSegundo dados do Conselho Nacional de Justiça, há 8,7 mil crianças e adolescentes e 43,6 mil pretendentes cadastrados no Cadastro Nacional de Adoção (CNA), coordenado pela Corregedoria do CNJ desde 2008. Na última década, mais de 9 mil adoções foram realizadas. Só no período de janeiro a maio deste ano, 420 famílias foram formadas com o auxílio do CNA.
Com o cadastro, as varas de infância de todo o País passaram a se comunicar com facilidade, agilizando as adoções interestaduais. Até então, as adoções das crianças dependiam da busca manual realizada pelas varas de infância para conseguir uma família.
No Rio Grande do Norte, a quantidade de pessoas ou famílias cadastradas como pretendentes à adoção é quase dez vezes ao número de crianças aptas a serem recebidas nesses lares. Há poucos dias, a Corregedoria Geral de Justiça lançou o site (euexisto.tjrn.jus.br) que permite que os pretendentes conheçam um pouco das crianças e adolescentes que vivem em abrigos e aguardam a adoção. E nos últimos três anos, o ato de escolher e acolher essa população cresceu 25% em Natal, segundo dados da 2ª Vara da Infância e Juventude da capital.
Cadastro mais ágil e transparente
Este ano, uma nova versão do CNA entrará em funcionamento para as varas de Infância e Juventude de todo o Brasil. O novo cadastro, que permitirá a pretendentes à adoção uma busca mais rápida e ampla de crianças, é resultado de propostas aprovadas pela maioria dos servidores e magistrados que participaram de debates nas cinco regiões do País este ano, organizadas pela Corregedoria Nacional de Justiça.
Outra novidade é a junção dos cadastros de adoção e o de crianças acolhidas, de forma a possibilitar a pesquisa sobre o histórico de acolhimento da criança, anexando informações como relatório psicológico e social, além de fotos, vídeos e cartas.
Com informações do CNJ
04/06/2018
Por Danilo Evaristo em
NotasO Governo do Estado, por meio do Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (IDEMA), em parceria com a Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMARH), Instituto de Gestão das Águas do Estado do Rio Grande do Norte (IGARN) e Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (CAERN), preparou uma programação especial para comemorar a Semana do Meio Ambiente 2018. As atividades acontecerão no Parque das Dunas, Cajueiro de Pirangi, Unidades de Conservação e municípios do interior do estado, de 01 a 17 de junho.
A Cerimônia de Abertura da Semana Estadual de Meio Ambiente será nesta terça-feira, 05/06, Dia Mundial do Meio Ambiente, no anfiteatro do Parque das Dunas e contará com a presença do Diretor-Geral do Idema, Rondinelle Oliveira, secretários do Estado e autoridades ligadas ao meio ambiente. Na ocasião, haverá o lançamento do Selo das Águas (Correios) e a apresentação da Banda da Polícia Militar.
A programação da Semana Estadual de Meio Ambiente contempla atividades para todos os públicos. Serão oferecidas oficinas de artes, cinemateca, exposições, palestras sobre reciclagem, destinação correta dos resíduos sólidos, conservação dos oceanos, mesa redonda, distribuição de mudas, realização de trilhas, apresentações culturais e ainda a realização do Parque Itinerante, organizado por colaboradores do Parque das Dunas, além da Caravana Ecológica que vai movimentar o município de Jardim de Piranhas.
“A programação desse ano foi planejada com o intuito de oferecer aprendizado de forma interativa e lúdica sobre o meio ambiente. As crianças e adultos irão se divertir confeccionando brinquedos, máscaras, óculos 3D, caixas para presentes, além de conhecer mais sobre a nossa fauna e flora através das nossas exposições. Tudo feito para agradar o público e chamar a atenção para a responsabilidade conjunta da preservação ambiental”, afirmou a Supervisora de Gestão Ambiental do Idema, Larissa Santos.
Dia Mundial do Meio Ambiente (05 de Junho)
A poluição plástica é o tema das Nações Unidas para o Dia Mundial do Meio Ambiente 2018.
*Confira a programação completa AQUI.
04/06/2018
Por Danilo Evaristo em
NotasMariana Tokarnia – Repórter da Agência Brasil Brasília
Os estudantes que querem concorrer a uma vaga no Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) devem ficar atentos aos prazos. As inscrições para as vagas que não foram preenchidas no processo regular estão abertas desde o dia 28 de maio. Os prazos variam de acordo com o perfil dos candidatos.
Para concorrer, é necessário ter 450 pontos de média e nota acima de zero na redação em qualquer edição, desde 2010, do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Além disso, a renda familiar mensal bruta per capita não pode ultrapassar três salários mínimos, ou seja, R$ 2.862.
As inscrições são feitas pela internet, no endereço http://fiesselecao.mec.gov.br.
O Fies concede financiamento a estudantes em cursos superiores não gratuitos, com avaliação positiva nos processos conduzidos pelo Ministério da Educação. Segundo o Ministério da Educação (MEC), o número de vagas totais para este ano poderá chegar a 310 mil. Dessas, 100 mil terão juro zero para os estudantes que comprovarem renda per capita mensal familiar de até três salários mínimos.
04/06/2018
Por Danilo Evaristo em
NotasO domingo (03) foi marcado pelas eleições suplementares em Tocantins e em 20 municípios de outros nove estados brasileiros. No Rio Grande do Norte, o Tribunal Regional Eleitoral realizou as eleições suplementares para os cargos de prefeito e vice-prefeito em cinco municípios: Galinhos, Parazinho, João Câmara, São José do Campestre e Pedro Avelino.
A votação começou às 8 horas e transcorreu com normalidade, sendo encerrada às 17h. Durante todo o dia as Polícias Militar, Civil, Federal e Rodoviária Federal atuaram para garantir a segurança do pleito. Em João Câmara e em São José do Campestre, os eleitores enfrentaram chuvas no deslocamento para as seções eleitorais. As apurações em Pedro Avelino, São José do Campestre, Galinhos e Parazinho foram encerradas antes das 18h30 deste domingo, já em João Câmara, município com o maior número de eleitores, a totalização dos votos ocorreu às 19h00. Confira os resultados:
Galinhos – 52a Zona Eleitoral:
09 seções eleitorais
Eleitorado: 2305 (Comparecimento: 2130 Abstenção: 175 )
Votos Brancos: 07
Votos Nulos: 28
Votos válidos: 2095
PR e PTB – Coligação Galinhos não pode mais errar:
Irmão Naldo – 1302 votos (62,15%)
PRB e PMDB – Coligação Vamos mudar Galinhos:
Ecinho – 793 votos (37,85%)
Parazinho – 52a Zona Eleitoral:
16 seções eleitorais
Eleitorado: 4170 (Comparecimento: 3899 Abstenção: 271)
Votos Brancos: 27
Votos Nulos: 88
Votos válidos: 3784
PMN e PR – Coligação União Pelo Povo:
Carlinho de Veri – 2208 votos (58,35%)
Democratas – DEM:
Atiliano Carlos de Souza – 1576 votos (41,65%)
João Câmara – 10a Zona Eleitoral:
85 seções eleitorais
Eleitorado: 21834 (Comparecimento: 19318 Abstenção: 2516)
Votos Brancos: 234
Votos Nulos: 625
Votos válidos: 18459
DEM:
Manoel – 10390 votos (56,29%)
Coligação Unidos para Vencer (PSD/PP)
Lana Leite – 8069 votos (43,71%)
São José do Campestre – 15a Zona Eleitoral:
31 seções eleitorais
Eleitorado: 9442 (Comparecimento: 8234 Abstenção: 1208)
Votos Brancos: 94
Votos Nulos: 362
Votos válidos: 7778
MDB e PHS:
Nenem Borges – 3949 votos (50,77%)
PRB e PSB:
Luciano Alves – 3829 votos (49,23%)
Pedro Avelino – 17a Zona Eleitoral:
22 seções eleitorais
Eleitorado: 6828 (Comparecimento: 5708 Abstenção: 1120)
Votos Brancos: 38
Votos Nulos: 177
Votos válidos: 5493
Coligação União, Força e Trabalho (MDB/PSD):
Alexandre Sobrinho – 2888 votos – 52,58%
PRB:
Chico Hélio e Dr Rodrigo – 2605 votos – 47,42%
Todos os dados das apurações estão sistematizados no endereço http://divulga.tse.jus.br
03/06/2018
Por Danilo Evaristo em
NotasPor Alex Rodrigues – Repórter da Agência
O Ministério da Segurança Pública descartou a hipótese dos caminhoneiros voltarem a paralisar suas atividades após terem suas principais reivindicações atendidas e encerrarem o movimento paredista que durou 11 dias. O boato de que a categoria organizaria uma nova paralisação ganhou força a partir do compartilhamento de mensagens pelo Whatsapp.
Segundo a assessoria da pasta, o ministro Raul Jungmann determinou que a Polícia Federal apure os objetivos de quem espalhou o boato. A investigação ocorrerá no âmbito dos inquéritos já instaurados para apurar a paralisação e a suspeita de envolvimento de empresários na condução dos protestos que, inicialmente, tinham como motivação a alta do preço dos combustíveis, mas logo incorporaram outras demandas à pauta de reivindicações.
“Prosseguem as investigações sobre as ações com cunho político. A PF e demais órgãos de segurança permanecem mobilizados, investigando possíveis infiltrações no movimento [dos trabalhadores]”, informou a assessoria do ministério a Agência Brasil.
Em entrevista à Rádio Jornal, do Recife, o ministro disse já ter conversado sobre o assunto com o ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), Sérgio Etchgoyen. Segundo Jungmann, o serviço de inteligência já identificou de onde partiram as mensagens, tratadas pelas autoridades como meros boatos.
“Quero deixar claro que não existe esta articulação para refazer o movimento e retomar a paralisação”, afirmou o ministro à rádio pernambucana. “Trata-se de um boato que vai ser investigado pela Polícia Federal, pois está evidentemente tentando criar um clima de ansiedade, de preocupação, divulgando dados infundados”, disse Jungmann, acrescentando que sempre pode haver manifestações pontuais, “mas nada sequer parecido com o que tivemos no movimento dos caminhoneiros [dos últimos dias]”.
03/06/2018
Por Danilo Evaristo em
Notas
Governador vistoria obras do Tarcísio Maia e Hospital da Mulher, em Mossoró
A segunda maior cidade do RN e capital do Oeste potiguar, Mossoró, está ganhando duas grandes obras na área da saúde, executadas pelo Governo do Estado. Neste sábado (02), o governador Robinson Faria vistoriou os serviços de ampliação dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Regional Tarcísio Maia e as obras do Hospital da Mulher.
No Tarcísio Maia, o investimento do Governo do Estado é de quase R$ 2,5 milhões na implantação de 20 novos leitos de UTI. A estrutura física está com 30% dos serviços executados e a previsão de entrega é para outubro deste ano.
“Essa obra beneficia não apenas aos mossoroenses, mas também cerca de 60 municípios da região. Após a entrega de um novo tomógrafo no ano passado para o hospital, continuamos os investimentos por entender que esta é a maior unidade pública de urgência e emergência da região Oeste”, destacou Robinson Faria.
De acordo com o secretário de saúde do RN, Pedro Cavalcanti, “os equipamentos e mobiliário já foram licitados e devem ser entregues em até 45 dias”.
Hospital da Mulher
Ainda em Mossoró, Robinson Faria acompanhou as obras do Hospital da Mulher, o maior investimento realizado por um governo na área da Saúde no RN. O serviço está na fase de terraplanagem, com 7% do total executado. O projeto está sendo realizado através do programa Governo Cidadão, por meio de empréstimo com o Banco Mundial.
“Estamos investindo quase R$ 100 milhões em uma unidade de saúde que atenderá cerca de 20 mil pessoas por ano, de mais de 60 municípios. É uma importante conquista para Mossoró e Rio Grande do Norte e fico feliz em fazer parte dessa história”, disse o governador.
O Hospital da Mulher será referência no atendimento feminino na região Oeste. A unidade terá maternidade, banco de leite, salas cirúrgicas e espaço dedicado ao atendimento às mulheres vítimas de violência. Ao todo, serão 118 leitos.
“Será uma unidade com conceito humanizado, equipamentos modernos e tecnologia de última geração. O hospital é fundamental para atender a demanda da região e evitar a sobrecarga nas unidades de Natal”, ressaltou o coordenador do programa Governo Cidadão, Vagner Araújo.
03/06/2018
Por Danilo Evaristo em
Notas
Prefeitura de Serra Negra do Norte inaugura nova sede da Polícia Militar
O prefeito Sérgio Fernandes, inaugurou a nova sede da Polícia Militar na manhã deste sábado (02) ladeado do major Aderlan Bezerra, do capitão Medeiros e do Subtenente França (Comandante do 2º pelotão de Polícia Militar). O evento contou com a presença dos vereadores, secretários, autoridades religiosas, civis e militares do município.
Uma obra realizada totalmente com recursos próprios, que destaca a preocupação da atual administração com a segurança pública, que mesmo em momentos de crise financeira e arrocho econômico não poupou esforços para entregar um prédio com excelente estrutura e que pode ser considerado um dos melhores da região.
“A presença da Polícia Militar dentro da cidade gera maior segurança aos nossos munícipes e sensação de proteção. Apesar da Segurança Pública ser de responsabilidade do Estado, fazemos um grande esforço assegurando alimentação e manutenção dos transportes da tropa, dignificando os militares que prestam serviço em nosso município”, enfatizou o prefeito Sergio Fernandes.
Jair Sampaio
03/06/2018
Por Danilo Evaristo em
NotasUma boa notícia para os beneficiários do Programa Bolsa Família: o valor repassado será, a partir do dia 1º de julho, 5,67% maior. Dessa forma, o valor passará de R$ 177,71 para uma quantia estimada em R$ 187,79. O reajuste autorizado para o programa é maior que a inflação acumulada de julho de 2016 a março de 2018, que foi 4,01%.
Atualmente, o Bolsa Família tem 13,7 milhões de famílias beneficiárias, em todos os municípios do Brasil. O programa atende lares em situação de pobreza e de extrema pobreza, com renda mensal per capita de até R$ 178 e R$ 89, respectivamente. O programa também garante acesso a direitos, como educação, saúde e assistência social, e articulação com outras ações visando o desenvolvimento dos beneficiados.
Interessados em receber o auxílio devem se inscrever no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal. O cadastramento pode ser feito nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) ou na gestão municipal do Bolsa Família e do Cadastro Único.
Agência Brasil

“Graças a Deus e a Santa Rita está tudo pronto”. Com essa frase, Marcos Soares, morador da comunidade Santa Rita em Jucurutu, iniciou a gravação de um vídeo neste sábado (02), informando que após esperar pela prefeitura e não ser atendido, conseguiu um eletricista para resolver um problema na energia da quadra de esportes da localidade para receber um evento da igreja católica.
“Infelizmente deu 4 horas (da tarde) e não apareceu ninguém da prefeitura. Estou achando que eles estavam querendo boicotar nossa festa, mas graças a Deus e a Santa Rita, eu consegui um eletricista e ele fez essa ligação”, contou Marcos no vídeo mostrando o local com os preparativos para o evento festivo da padroeira local.
Confira o vídeo:
Página 23 de 25« Primeira«...10...2122232425»