09/05/2018
Por Danilo Evaristo em Notas

Nelter Queiroz cobra recuperação e viabilização de novas ambulâncias do SAMU pro Seridó

Preocupado com a situação crítica das ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) que atuam na região do Seridó, o deputado Nelter Queiroz (MDB) emitiu requerimentos ao Governo do Estado solicitando a recuperação e a viabilização de novos veículos para as bases de Caicó, Currais Novos e Parelhas.

“Na última semana de abril tomamos conhecido da situação precária das ambulâncias do SAMU que atendem os municípios de Caicó, Currais Novos e Parelhas. Sabemos da grande importância destes equipamentos para o funcionamento do SUS no que tange o atendimento das urgências ocorridas na região”, frisou Nelter.

Ainda de acordo com o parlamentar, a população seridoense não pode deixar de contar com os serviços oferecidos pelo SAMU, uma vez que esta condição agravaria a situação do serviço público de saúde ofertado à população da região.

09/05/2018
Por Danilo Evaristo em Jucurutu/RN

Projeto de lei da vereadora Paula Torres cria ‘Dia do Gari’ em Jucurutu

Paula Torres – Foto: Danilo Evaristo

Um projeto de lei do legislativo municipal de Jucurutu que tem como autora a vereadora e presidente da Câmara municipal, Paula Torres, inclui no calendário oficial do município o “Dia do Gari”.

Segundo seu artigo 1º, fica incluído no calendário Oficial de Jucurutu o “Dia do Gari”, a ser comemorado no dia 16 de maio de cada ano. O projeto de lei diz ainda que nesse dia deverão ser promovidas ações e palestras com a finalidade de valorizar e motivar os profissionais da área.

Neste dia ainda deverá ser concedido ponto facultativo aos trabalhadores da limpeza urbana municipal. O projeto já foi votado e aprovado por todos os vereadores e será encaminhado ao executivo.

Blog do Cardoso Silva

09/05/2018
Por Danilo Evaristo em Jucurutu/RN

Após pressão popular, prefeitura compra material para tapar buracos em Jucurutu

E a pressão popular com críticas e cobranças, direcionadas a atual gestão municipal em Jucurutu, quanto ao problema dos buracos dentro da cidade, teve efeito.

A prefeitura municipal de Jucurutu, sob a gestão do prefeito Valdir Medeiros, autorizou e a aquisição do material asfáltico para realizar o serviço de tapa buraco dentro da cidade, foi realizada.

 

09/05/2018
Por Danilo Evaristo em Jucurutu/RN

CREAS/Jucurutu promove ações alusivas ao 18 de Maio

O Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), desenvolve no município de Jucurutu uma programação especial em alusão ao 18 de Maio – Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. A data ficou instituída a partir da aprovação da Lei Federal nº 9.970/2000.

O abuso sexual é caracterizado pela utilização da sexualidade de uma criança ou adolescente para prática de qualquer ato de natureza sexual. Portanto, estão previstos em lei e são considerados como abuso: toque, beijos, carícia, e aliciamento, além da penetração forçada.

Já a exploração sexual infantil engloba a prostituição de menores de idade, pornografia com vídeos ou fotos que poderão ser comercializados, tráfico de mulheres e turismo com motivação sexual.

Faz parte do cronograma de atividades:

07 e 08/05 – Capacitação com professores e profissionais da Assistência Social.

09/05 – Capacitação com ACS, enfermeiros e profissionais da Assistência Social.

14/05 – Abertura da Semana alusiva ao 18 de Maio: Dia Nacional de Combate ao abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

Local: Câmara dos Vereadores. Horário: 18h00min. Público Alvo: Servidores e autoridades, Rede de Proteção de Crianças e Adolescentes e população em geral.

14 a 17/05 – Trabalhar o abuso e exploração sexual nas escolas municipais e estaduais, através de fantoches, rodas de conversa, etc.

15, 16 e 17/05 – Cine Faça Bonito com adolescentes usuários do SCFV e seus familiares.

16/05 – Roda de conversa com as famílias do Programa Criança Feliz.

18/05 – Dia D com toda a equipe da SMAS e Pit Stop em frente à praça de Eventos Autran Lopes, exposição de trabalhos dos alunos e entrega de prêmios, a partir das 17h.

09/05/2018
Por Danilo Evaristo em Notas

Eleições 2018: Cadastro Eleitoral termina nesta quarta

Eleições 2018: Cadastro Eleitoral termina nesta quarta, 09 de maio

Termina nesta quarta-feira (09) o prazo para o cadastramento eleitoral dos eleitores que votarão nas eleições 2018.

O período foi aberto pela justiça eleitoral potiguar em novembro de 2016. Muitos eleitores deixaram para a última hora. Por isso, o Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN) montou um esquema especial para atender à demanda nos cartórios em Natal e no interior do estado.

O TRE-RN reforça que existem eleitores que não podem deixar de comparecer ao cartório do seu domicílio eleitoral nesta quarta-feira; caso contrário, ficarão impossibilitados de votar nas eleições de outubro deste ano, além de outras consequências.

Confira abaixo quem precisa buscar atendimento:

Pessoas que já completaram 18 anos e ainda não tiraram o título de eleitor;

Pessoas que estão com o título cancelado por não justificarem a ausência nas três últimas eleições;

Eleitores que ainda não fizeram a biometria;

Eleitores com deficiências ou mobilidade reduzida que necessitam transferir o seu título para uma seção com acessibilidade;

Pessoas que desejam incluir o nome social no cadastro dos eleitores.

Pessoas que se enquadram em alguns desses casos precisam procurar a Justiça Eleitoral para regularizar a situação até esta quarta-feira (09), de acordo com os horários de funcionamento e de acordo com as fichas distribuídas.

Horários de funcionamento especial para esta quarta-feira (09)

Nesta quarta-feira (09), último dia do cadastramento eleitoral, todos os Cartórios Eleitorais do Rio Grande do Norte, além do Fórum Eleitoral de Natal e as Centrais do Cidadão do interior do estado, funcionarão em horário estendido: das 08h às 18h. 

A distribuição de fichas será iniciada na primeira hora de atendimento e terá quantidade limitada à capacidade técnica de cada cartório. No caso do Fórum Eleitoral de Natal, onde estão centralizados os serviços, nessa data, para os eleitores da capital potiguar, neste último dia serão distribuídas 1.600 fichas, iniciando às 08h.

09/05/2018
Por Danilo Evaristo em Notas

Pesquisadores do Inca discutem importância da alimentação na prevenção do câncer

A Secretaria de Estado da Saúde Pública realiza, dias 9, 10 e 11 de maio, em parceria com o Instituto Nacional do Câncer (INCA) a Oficina de capacitação de multiplicadores para a promoção de práticas alimentares saudáveis e prevenção de câncer.

Segundo a pesquisadora da Área Técnica de Alimentação, Nutrição, Atividade Física e Câncer do INCA, Luciana Grucci, hoje a má alimentação e nutrição já configuram entre as principais causas de câncer.

“A partir da alimentação saudável, prática de atividade física e manutenção do peso corporal adequado, aproximadamente 1 em cada 5 casos dos tipos mais comuns de câncer no Brasil poderia ser evitado. Além disso, o excesso de peso está fortemente relacionado com pelo menos 13 diferentes tipos de câncer, detre eles os mais comuns em nossa população como mama, intestino, estômago, fígado, esôfago. Por isso, promover práticas alimentares saudáveis é uma importante estratégia de prevenção de câncer”, explica.

O objetivo da Oficina é capacitar profissionais da Atenção Primária à Saúde, gestores e técnicos das Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde como multiplicadores de conhecimentos sobre alimentação, nutrição, atividade física e prevenção de câncer, a fim de que esses profissionais incluam o tema nas atividades de rotina da sua prática profissional.

Entre os temas pesquisados atualmente pelo INCA estão as estimativas dos gastos com os tipos de câncer associados à alimentação inadequada, excesso de peso corporal, inatividade física e consumo de bebidas alcoólicas no Brasil; efeito do modo de produção nos teores de compostos quimiopreventivos em alimentos cultivados no Brasil; consumo alimentar e seu impacto na ocorrência de câncer na população brasileira, além de estudos de revisão sistemática sobre a relação do câncer com alimentação, nutrição, atividade física e câncer.

Serviço:

Oficina de capacitação de multiplicadores para a promoção de práticas alimentares saudáveis e prevenção de câncer.
Dias 9 e 10 de maio (das 8h às 18h)
Dia 11 de maio (das 8h às 12h)
Auditório da UnP (Av. Mal. Floriano Peixoto, 295, Tirol)

09/05/2018
Por Danilo Evaristo em Notas

O lero-lero de Kelps Lima

Sempre disse aqui neste blogue do Xerife que a pré-candidatura do deputado estadual Kelps Lima a governador do Rio Grande do Norte nas eleições deste ano não passava de ‘lero-lero’. E é ‘lero-lero’. Ele é candidato à reeleição.

Robson Pires

09/05/2018
Por Danilo Evaristo em Sem categoria

Mega-Sena: Prêmio acumula R$ 30 milhões

Não houve acertadores para as seis dezenas do concurso 2.038 da Mega-Sena, realizado na noite de ontem (8), em Maravilha (SC). As dezenas sorteadas foram: 06 – 25 – 26 – 35 – 38 – 40.

O prêmio estimado era de R$ 28 milhões. A estimativa de prêmio do próximo concurso, que ocorre na quinta-feira (10), é distribuir R$ 30 milhões.

A Quina teve 28 apostas ganhadoras, e cada um vai levar R$ 65.960,70. Outras 2.768 pessoas ganharam na Quadra, com prêmio de R$ 953,18 para cada.

Agência Brasil

09/05/2018
Por Danilo Evaristo em Notas

Operação em conjunto identifica 13 postos de combustíveis com irregularidades no RN

Uma operação envolvendo policiais civis da Delegacia Especializada em Defesa do Consumidor (Decon), em conjunto com o Instituto de Pesos e Medidas (IPEM), e Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (PROCON), na manhã desta terça-feira (8), identificaram 13 de 14 postos com irregularidades, burlando a sociedade.

A operação teve como objetivo comparecer aos postos de gasolina a fim de realizar uma fiscalização. Na ação os policiais encontraram lacres colados nas bombas dos estabelecimentos, eles haviam sido rompidos e fixados novamente com cola, esse rompimento já configura irregularidade e resulta que a calibração das bombas estavam sendo manipuladas nesses postos.

09/05/2018
Por Danilo Evaristo em Notas

MPF/RN: Inscrições abertas para seleção de estágio em Direito

Já estão abertas as inscrições para o concurso de estágio voltado a alunos de Direito e destinado a preencher cadastro de reserva para as procuradorias da República em Natal, Assu, Caicó e Pau dos Ferros.

O prazo de inscrições segue até 18 de maio e, para participar, o estudante deve estar matriculado em uma das instituições conveniadas (ver lista abaixo) e não concluir a graduação este ano. Além disso, caso seja aprovado e venha a ser convocado, quando do momento da contratação o candidato deverá ter concluído no mínimo o 3º ou 4º semestre do curso – a depender da duração total do mesmo.

Para inscrever-se, o candidato deve preencher o formulário disponível no site do MPF/RN (http://www.mpf.mp.br/rn/estagieconosco/concursos-de-estagio/2018 ) e confirmar a inscrição enviando um e-mail com cópias dos seguintes documentos em formato PDF: identidade; CPF; e declaração de matrícula. Caso pretenda concorrer às vagas para pessoa comdeficiência ou minorias étnico-raciais, deve enviar também, respectivamente, o laudo médico ou a declaração específica (disponibilizada junto ao edital).

O conteúdo das provas e outros detalhes sobre as inscrições podem ser consultados no edital e todas as informações sobre o processo serão publicados no site do MPF/RN. O concurso prevê a realização de prova objetiva e discursiva, ambas marcadas para 17 de junho, das 9h às 13h. A prova objetiva terá 40 questões de conhecimentos específicos em Direito, valendo 0,25 cada questão correta. Serão eliminados aqueles que não obtiverem nota total igual ou superior a 5,0.

Somente terão as provas discursivas corrigidas os candidatos que, na prova objetiva, obtenham classificação até a 120ª posição (para Natal) ou 20ª (para Assu, Caicó e Pau dos Ferros). A discursiva consistirá na “elaboração de dissertação, análise e interpretação e/ou elaboração de peça ou texto jurídico”, valendo de 0 a 10 pontos. A classificação final será estabelecida atribuindo-se peso 1 à prova objetiva e 2 à discursiva.

A aprovação não gera o direito à contratação do estagiário, que poderá ser ou não realizada, a critério da Procuradoria da República. Os aprovados e convocados irão estagiar 20 horas por semana, recebendo uma bolsa mensal de R$ 850, além de auxílio-transporte de R$ 7,00 por dia estagiado.

Confira o edital completo do processo seletivo: http://www.mpf.mp.br/rn/estagie-conosco/concursos-de-estagio/2018/edital-no-01-processo-seletivo-2013-direito-2018


Busca no Blog

Facebook


Twitter


Parceiros