15/02/2018
Por Danilo Evaristo em
NotasNa Amazônia, cerca de 240 mil pessoas ainda não fizeram o procedimento e podem perder a aposentadoria. Trinta e dois milhões já fizeram o procedimento. Funciona assim: o segurado deve ir à agência bancária onde recebe o benefício.
Lá apresenta um documento de identificação com foto, pode ser carteira de identidade, de trabalho ou habilitação e pronto: a comprovação de vida está feita. Não há necessidade de ir até uma Agência da Previdência Social.
Em todo país, três milhões de pessoas correm o risco de ter a aposentadoria suspensa por ainda não terem feito a comprovação de vida. No fim do ano passado, isso aconteceu até mesmo com o presidente da República. Michel Temer é servidor aposentado do estado de São Paulo. E é na região sudeste onde está metade dos segurados que ainda não realizaram o procedimento.
Entre os beneficiários da região norte, mais de 59 mil paraenses e 20 mil amazonenses encabeçam a lista dos que podem ter o pagamento da aposentadoria interrompido. No Maranhão esse número passa dos 95 mil. O procedimento é obrigatório e segundo o INSS, evita pagamentos indevidos de benefícios e fraudes.
Se o aposentado não puder ir até a agência bancária por motivo de doença ou por problemas de locomoção, o procedimento poderá ser realizado por procurador devidamente cadastrado no INSS ou representante legal.
Lembrando que estamos no carnaval, os bancos estão fechados e reabrem a partir do meio-dia de quarta-feira. Quem tiver dúvidas pode ligar para 135. A central de Teleatendimento do INSS vai funcionar em horário normal durante todos os dias da folia, das oito da manhã às 11 da noite, horário de Brasília.
Radioagência Nacional
15/02/2018
Por Danilo Evaristo em
Notas
Em seu primeiro despacho administrativo, na manhã desta Quarta-Feira de Cinzas (14), o governador Robinson Faria recebeu do secretário do Trabalho Habitação e Assistência Social e Coordenador do Governo Cidadão, Vagner Araújo, a notícia de que os recursos destinados a obras nas estradas do RN terão uma economia que chega a R$ 40 milhões, fato inédito no Estado.
O motivo foi a concorrência entre as empresas durante a licitação, o que trouxe menores preços e uma economia, especialmente nessa época de crise nacional. Atualmente, há obras em andamento por todo o RN que somam R$ 200 milhões. Entre elas estão a Estrada do Melão, em Baraúna, importante para escoar a produção da fruticultura, e a Estrada da Produção, que liga Cerro Corá a Lagoa Nova.
Nove rodovias já receberam investimentos
O despacho abordou, ainda, um balanço do andamento das obras do projeto Governo Cidadão. Nove rodovias já receberam investimentos: RN 160 (Carnaubais), RN 118 (Jucurutu), RN 160 (São Gonçalo do Amarante), RN 011 (estrada do caju), estrada do mel III, RN 087 (Lagoa Nova), RN 307 (Genipabu), acesso a Barra de Tabatinga e RN 305 (Pitangui). Ao todo, 250 km de estradas produtivas foram pavimentadas e recuperadas, com o objetivo de melhorar a logística e escoamento de produtos agrícolas das regiões de Assú-Mossoró, em especial na produção apícola e na fruticultura irrigada.
A Estrada da Produção, como é conhecida, é uma das obras mais aguardadas e importantes para o desenvolvimento da economia do Rio Grande do Norte. Interliga a região Potengi ao Seridó, através da Serra de Santana, beneficiando uma população de aproximadamente 150 mil habitantes. Suas três pontes foram concluídas, uma em Cerró Corá e duas em São Tomé. E mesmo ainda não estando concluída, essa obra facilita a vida de quem usa a RN 203, porque encurta o caminho em pelo menos 50 quilômetros até a capital potiguar.
Além das estradas produtivas, estão em execução, via projeto Governo Cidadão, as obras de acesso ao Distrito Industrial do Aeroporto Internacional de São Gonçalo do Amarante, que já somam investimentos superior a R$ 14 milhões. Elas visam melhorar o acesso, otimizando a estrutura local, bem como reduzir o tempo de deslocamento até o aeroporto, o que contribui para atração de novos investimentos e empresas.
15/02/2018
Por Danilo Evaristo em
CaicóA Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) informa que o abastecimento na cidade de Caicó a partir desta quarta-feira de cinzas (14) será realizado para o centro, Barra Nova, Acampamento e Zona Norte. O fornecimento de água para essas localidades se dará até a segunda-feira (19).
15/02/2018
Por Danilo Evaristo em
Notas
Foto: Pedro Ventura/Agência Brasília
Se você completou 60 anos de idade, já pode emitir sua Carteira do Idoso e fazer viagens interestaduais de ônibus pagando metade do valor da passagem ou até mesmo de graça. O documento é direito de qualquer cidadão acima desta idade e com renda individual de até dois salários mínimos. Siga esses passos:
1. Solicite sua carteira do idoso
Antes de mais nada, é preciso estar inscrito no Cadastro Único do governo federal. Clique aqui para saber o que é necessário para fazer o cadastro. Junte seus documentos e vá até o Centro de Referência em Assistência Social (Cras) mais próximo.
2. Aguarde a emissão do documento
Entre o dia da solicitação e o dia em que estará com sua Carteira do Idoso em mãos, pode haver um prazo de até 90 dias. Mas não se preocupe: enquanto o documento definitivo não chega, você pode pedir uma declaração provisória, que terá validade por até 180 dias.
3. Fique atento aos prazos
A passagem gratuita ou com desconto deve ser solicitada diretamente no guichê da empresa de ônibus. Essa solicitação pode ser feita a partir de 30 dias úteis antes da viagem até 3 horas do horário de partida. Respeitados esses prazos, as empresas devem reservar duas vagas gratuitas para idosos. Caso estes assentos estejam preenchidos, o idoso na condição acima terá direito, a qualquer momento, ao desconto mínimo de cinquenta por cento.
Dúvidas? Consulte a cartilha de perguntas e respostas da ANTT sobre viagem interestadual de idosos.
14/02/2018
Por Danilo Evaristo em
NotasA Receita Federal vai fazer o pagamento, nesta quinta-feira (15), dos lotes residuais das declarações recebidas entre 2008 e 2017. Para saber se sua declaração foi liberada, acesse o site da Receita Federal, baixe o aplicativo ou ligue para o Receitafone, no número 146. Os valores foram corrigidos pela taxa básica de juros da economia, a Selic.
De acordo com a Receita, o dinheiro ficará disponível no banco por um ano. Se, ao fim desse período, o contribuinte não fizer o resgate do valor, deve pedir pela internet, pelo Formulário Eletrônico – Pedido de Pagamento de Restituição ou no e-CAC. No total, serão pagos R$ 210 milhões. Do total de pessoas que vão receber o crédito, 20 mil são idosos e 1,7 mil têm alguma deficiência física ou mental ou doença grave.
Governo do Brasil, com informações da Rádio Nacional
14/02/2018
Por Danilo Evaristo em
NotasPor G1
O resultado do Programa Universidade para Todos (Prouni) será divulgado nesta quarta-feira (14), no site http://siteprouni.mec.gov.br/.
Os candidatos pré-aprovados devem comprovar os dados pessoais informados na inscrição entre os dias 15 e 23 de fevereiro, na universidade onde estudarão. Só assim terão suas vagas garantidas.
O programa oferece 242.987 bolsas de estudo em 2.976 instituições de ensino particulares. Dessas, 113.863 são integrais e 129.124, parciais.
No desfile das Kengas realizado na note de ontem (12) em Jucurutu, pela Câmara de Dirigentes Lojistas, três “delas” se destacaram e dividiram premiação no valor de R$ 1000 (mil) reais. A ‘campeã’ levou R$ 500 reais. A ‘segunda’ colocada levou R$ 300 e a ‘terceira’ recebeu R$ 200 reais. A votação foi feita pelo próprio público que assistia o evento.
Colocação na ordem do primeiro ao terceiro lugar:
Gian Carlos (Bloco BDF)
Jhone Pedro da Silva (Bloco Malandragem)
Fagner Ravelly (Bloco Caça Cachaça)

Gian Carlos (Bloco BDF)

Jhone Pedro da Silva (Bloco Malandragem)

Fagner Ravelly (Bloco Caça Cachaça)
13/02/2018
Por Danilo Evaristo em
NotasRealidade em dezenas de capitais brasileiras, o racionamento de água altera a rotina dos empresários do país. Em 2017, 17% das empresas de micro e pequeno porte sofreram com os impactos da crise hídrica. Estudo do Sebrae aponta que 31% dos pequenos negócios devem ser afetados pela falta de água em 2018. O impacto deve ser maior nos empreendimentos da região Centro Oeste, onde 44% dos empresários acreditam que sofrerão com a falta d’água. Os empresários do Distrito Federal (53%) e de Goiás (55%) são os que têm maior expectativa de sofrer com a falta de água.
De acordo com a pesquisa do Sebrae, 47% dos empresários ouvidos em todo o país relataram ter adotado medidas para driblar a crise hídrica este ano. Destes, 23% passaram a reduzir o consumo de água no estabelecimento. Mais da metade das empresas do Centro Oeste (51%) e metade dos pequenos negócios do Sudeste (50%) implantaram alguma ação para evitar as consequências da escassez, entre redução do consumo, reaproveitamento da água e diminuição da frequência de faxina. Os empresários do Distrito Federal foram os que mais adotaram alguma medida para reduzir o consumo de água (64%).
Em 2017, o racionamento afetou mais as empresas do setor de serviços e comércio, com 18% dos empresários prejudicados pela falta de água. Quanto ao porte, os Microempreendedores Individuais (19%) foram os que mais sentiram o impacto nos negócios. Lavanderias, lava jatos, salões de beleza, restaurantes, hotéis, padarias, são exemplos de atividades mais atingidas com a diminuição no abastecimento de água.
Para 2018, a expectativa de sofrer com a falta d’água é mais percebida entre os Microempreendedores Individuais (34%) e entre as empresas do Comércio (32%). “A economia começa a dar sinais de recuperação, com a retomada do emprego puxada pelas micro e pequenas empresas. Entretanto, a situação dos reservatórios ainda exige cautela de todos os segmentos e os empresários devem manter as medidas de economia de água. Assim ficam menos suscetíveis às variações na oferta de recursos e são capazes de manter as atividades por um período maior, mesmo na escassez”, analisa o presidente do Sebrae, Guilherme Afif Domingos.
A pesquisa do Sebrae foi realizada em outubro com 5.867 empresários de micro e pequenas empresas de todas as unidades federativas.
Agência Sebrae de Notícias
13/02/2018
Por Danilo Evaristo em
Notas
O Governo do RN, através da Secretaria de Educação do RN, com apoio do Projeto Governo Cidadão, assina ordem de serviço para construção de seis novas escolas de Ensino Médio (do campo e urbanas) em áreas prioritárias territórios do RN, para atender à diversidade de população indígena e em assentamentos, e em áreas urbanas com expressiva demanda potencial de matrícula.
As novas unidades de ensino irão possibilitar a oferta de matrículas para atendimentos a 3.000 novos estudantes. As escolas foram pensadas dentro de critérios técnicos de sustentabilidade e conforto térmico, adotando uma série de medidas de maior eficiência energética e maior aproveitamento de recursos naturais, com soluções como: reuso das águas pluviais em vasos sanitários e mictórios, reuso do esgoto tratado em irrigação de jardins e áreas verdes, captação de energia solar por meio de painéis fotovoltaicos localizados na cobertura das escolas. Tais medidas visam à redução de custos de operação/manutenção.
“São obras muito importantes que permitirão que Governo do Estado garanta o direito à educação básica, em equipamentos de excelência, também fora das sedes dos municípios”, destacou a secretária de Educação, Cláudia Santa Rosa.
A sustentabilidade nos projetos está definida pela tomada de decisões em suprir as necessidades dos usuários, sem comprometer o futuro das próximas gerações. Assim, está diretamente relacionada ao desenvolvimento econômico e material sem agredir ao meio ambiente, usando os recursos naturais de forma inteligente para que eles se mantenham no futuro.
A previsão é que, ainda em fevereiro, as empresas contratadas deem início às Obras. O investimento é da ordem de R$ 26.511.879,98 (vinte e seis milhões, quinhentos e onze mil, oitocentos e setenta e nove reais e noventa e oito centavos). A entrega das escolas está prevista para dezembro de 2018.
Saiba mais
As novas unidades serão localizadas nas cidades de Macaíba (Traíras), São Gonçalo do Amarante, (Loteamento Plaza Garden), Muriú (E. E. Augusto Xavier de Góis), Ceará Mirim, (Assentamento do Rosário), João Câmara (Comunidade indígena Amarelão) e Caraúbas (Assentamento 1º de Maio).