Em entrevista coletiva na quarta-feira (22), o secretário municipal de Finanças e Tributação, Marcos Airton, explicou como será o pagamento do funcionalismo municipal referente ao mês de fevereiro. Ele confirmou que o pagamento será feito na sexta-feira (03 de março).
O secretário deixou claro que a questão do carnaval não teve influência sobre a data do pagamento. “A folha virá com todo o reajuste da educação, dos funcionários e o incentivo do pessoal dos agentes de saúde. Vamos pagar a folha com todas as obrigações que a gente tinha acordado com os funcionários efetivos”, disse Marcos Airton.
Ele ressaltou que a direção do Bradesco pediu por uma questão de segurança e abastecimento que a prefeitura teria que concluir a folha de pagamento na quinta-feira (02). “Então, a gente não teria como fazer uma programação de pagamento na quinta-feira, pois nós estaríamos dia 25 aguardando o fechamento de quanto seriam depositados do Fundeb e do FPM para concluir a folha. Se tivesse no mês de 31, a prefeitura estaria pagando dentro do período”, explicou.
O prefeito de Apodi, Alan Silveira, e a vice-prefeita Hortência Regalado, se reuniram na tarde da última quarta-feira (22) com uma comissão da Associação de Proteção a Maternidade e Infância (APAMI) e anunciaram que vão manter o convênio entre o Município e a instituição.
A reunião aconteceu no gabinete civil e contou com a presença do secretário de Saúde, Sabino Neto, e dos vereadores Evangelista Menezes, Chico de Marinete e Júnior Souza. A comissão da APAMI fez a prestação de contas da instituição e explanou a atual situação da mesma, elencando os serviços que oferecem, programas que participam e que pretendem se cadastrar a partir deste ano.
“Dialogamos e decidimos manter o convênio com a maternidade. Sabemos o quanto isso é importante para as nossas mulheres e nossa intenção nunca foi fechar a maternidade, como falaram por aí. Agora, vamos partir para a parte burocrática”, destacou o prefeito Alan.
O convênio com a APAMI, que administra a Maternidade Claudina Pinto, será elaborado pela equipe da Saúde e, em seguida apresentado à diretoria da maternidade. Ainda dentro dos trâmites burocráticos, seguirá para votação na Câmara de Vereadores. “Esses trâmites são obrigatórios e demandam um pouco de tempo, mas com empenho da nossa equipe, vamos colocar o convênio em prática o quanto antes”, concluiu a vice-prefeita Hortência Regalado.
Na primeira Sessão Ordinária Anual do COEGEMAS (Colegiado de Gestores Municipais de Assistência Social), o secretário de Assistência Social de Jucurutu/RN, Danilo Bezerra, assumiu a titularidade na representação dos Municípios de Pequeno Porte 1, na CIB (Comissão Intergestores Bipartite). Com isso, o município administrado por Valdir Medeiros, terá a oportunidade de ampliar os espaços de discussão e pactuação junto aos outros entes federados.
Hemocentro quer aumentar em 30% o estoque de sangue para o carnaval
O Hemocentro do RN abriu oficialmente, na terça-feira (21), a Campanha de Doação de Sangue para o período de Carnaval, com o tema “No batuque do coração, faça sua doação”. A campanha prossegue até o dia 25 deste mês e tem como objetivo aumentar em 30% o número de doações de sangue a fim de garantir um estoque equilibrado para o período de folia.
Confira a programação que a unidade preparou para quem doar sangue no Hemocentro:
21/02
10h – Abertura da campanha com o Rei Momo e a Rainha do Carnaval 2017 e apresentação do Grupo Dó–Ré-Médio
O ministro Marco Aurélio de Mello, do Supremo Tribunal Federal (STF), deferiu liminar que desobriga o Governo do Rio Grande do Norte a devolver R$ 79.288.197,14, referentes ao Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). A decisão considerou os impactos que a devolução dos recursos causaria para a educação.
Os recursos, no total de R$ 192,4 milhões, somando os valores do governo estadual e das prefeituras, foram depositados entre janeiro e outubro de 2015, como uma complementação de recursos destinados ao Fundeb. R$ 79,288 milhões é o valor referente ao Fundeb que o Estado teria que devolver aos cofres da União, que alegou que a complementação não era necessária porque o Estado arrecadava recursos em educação em um patamar superior ao valor nacional mínimo por aluno.
Para evitar o retorno dos recursos, o governo estadual alegou o possível dano financeiro que poderia ser causado nos serviços públicos de educação no RN. Assim, o ministro declarou: “defiro liminar para impedir a compensação de R$ 79 milhões alusivos ao Fundeb, mediante suspensão, em relação ao Estado do Rio Grande do Norte”, afirma o ministro no documento.
Entenda
No ano de 2015, os municípios repassaram os dados escolares relativos ao Fundeb, receberam a complementação e aplicaram os recursos. A União alegou que o Rio Grande do Norte não teria direito a complementação e cobrou os valores aos municípios. O entendimento havia prevalecido para o Supremo Tribunal Federal (STF), até o ministro Marco Aurélio reexaminar o processo no final de 2016.
Quem curte a festa quer saber! Vai ter carnaval de rua em Jucurutu, sim ou não?
A parcela da população que curte a maior festa popular brasileira: o carnaval, pergunta: “Vai ter carnaval de rua em Jucurutu”? Nas redes sociais os internautas tem feito a mesma pergunta nos últimos dias: E aí vai ter carnaval de rua em Jucurutu este ano, sim ou não?
Até o momento os foliões aguardam com grande expectativa um pronunciamento oficial por parte do governo municipal. Que o prefeito Valdir Medeiros ou alguém da atual gestão municipal apareça publicamente para esclarecer sobre a existência ou a ausência do evento.
Aliás, na campanha eleitoral no ano passado, Valdir Medeiros, afirmou em vídeo que circulou nas redes sociais, que caso fosse eleito prefeito de Jucurutu, não iria acabar com as festas tradicionais do município. Valdir disse ainda no referido vídeo que para a realização das festas como o carnaval, existem verbas específicas.
Com base na fala do então candidato – quando disse no ano passado que existem verbas para investir no carnaval – atual prefeito de Jucurutu, a população aguarda um pronunciamento.
A prefeitura municipal de Viçosa, através da secretaria de Finanças e Tributação, antecipa o pagamento da folha salarial para o dia 24, sexta-feira, véspera do feriado de Carnaval.
“Vamos antecipar o pagamento do funcionalismo para sexta-feira, 24, reafirmando o nosso compromisso com todos que trabalham para o avanço de Viçosa, vamos efetuar mais uma vez, o pagamento dos servidores em dia”, destacou o prefeito Toinho. Mesmo com as constantes quedas nas receitas, a gestão continua priorizando, o pagamento do funcionalismo em dia.
UOL – No segundo dos três sorteios da “Mega Semana de Carnaval”, a Mega-Sena pode pagar R$ 25 milhões para quem acertar as seis dezenas do concurso 1.906. O sorteio será realizado nesta quinta-feira (23), por volta das 20h – horário de Brasília – no Espaço Caixa Loterias, no Terminal Rodoviário do Tietê, em São Paulo.
As apostas podem ser feitas até as 19h nas casas lotéricas. Um jogo simples, com apenas seis números, custa R$ 3,50. Esta é a primeira vez que a Caixa – responsável pela modalidade lotérica – realiza uma semana especial neste ano. A diferença das outras ocasiões é que são providos três sorteios no espaço de sete dias em vez dos tradicionais dois, às quartas e aos sábados.
Na semana do Carnaval, já foi realizado um concurso na última terça (21); não houve acertador. O último sorteio será no sábado (25). As próximas “Mega Semanas” de 2017 serão: Mães (maio), Férias (julho), Pais (agosto), Primavera (setembro), Sorte (outubro), República (novembro) e Natal (dezembro).
Depois de preenchido o formulário, deve levar a documentação necessária até a Procuradoria da República no Município, localizada na rua Sinhazinha Wanderley, 912, no Centro de Assu. Para poder se inscrever, o estudante necessita estar matriculado em uma das instituições conveniadas com a Procuradoria da República no Rio Grande do Norte; ter concluído pelo menos 40% da carga horária ou dos créditos necessários do curso; e não deve estar para se formar nem no primeiro, nem no segundo semestre deste ano.
A prova está prevista para ser aplicada no dia 12 de março, constando de 40 questões de conhecimento específico e ainda uma questão discursiva, que “consistirá na elaboração de dissertação, análise e interpretação e/ou elaboração de peça ou texto jurídico”. Essa última, contudo, só será corrigida caso o candidato obtenha, na prova objetiva, classificação até o 15º lugar.
Prefeitura de Martins divulga a programação do Carnaval
A prefeitura de Martins promoverá o Carnaval na Serra 2017 no mesmo formato dos anos anteriores. A festa acontecerá no Coreto da Folia, na Praça Almino Afonso, durante os quatro dias.
Em razão da falta de chuva que provocou a crise hídrica, além da crise econômica que causou baixa arrecadação para os municípios, a prefeitura vai priorizar durante o evento em 2017 a contratação dos artistas locais, uma vez que privilegia esses profissionais e garante uma festa dentro da realidade financeira do município, pois a gestão tem compromisso com os servidores públicos, bem como a manutenção integral do pagamento em dia. Outra prioridade da administração é o pagamento integral do piso nacional do magistério.
Ainda em virtude da crise hídrica, a gestão recomenda mais uma vez a não utilização da “goma”.
Programação:
Sexta-Feira – 24/02 – Arrastão na Serra – Saída de Lagoa Nova em trio elétrico, às 20 horas, com destino ao centro, com animação de Fabiano Show;
Sábado – 25/02 –Carlinhos e Orquestra de Frevo – 18h às 20 horas; Luizinho Metalizado – 20h30min às 22h30min; Silvana e Airton – 23h às 1h30min;
Domingo – 26/02 –Carlinhos e Orquestra de Frevo – 18h às 20 horas; Everton Júnior – 20h30min às 22h30min; Célia Melo – 23h às 1h30min;
Segunda-Feira – 27/02 –Carlinhos e Orquestra de Frevo – 18h às 20 horas; Enúbio e Banda – 20h30min às 22h ; Patrícia Vale & Lucas Oliveira – 22h30min às 00h ; Fabiano Show – 00h30min às 2h30min;
Terça-Feira – 28/02 – Carlinhos e Orquestra de Frevo – 18h às 20 horas; Silvana e Airton – 20h às 22h ; Encontrão do Frevo – 22h30min às 23h ; Fabiano Show – 23h30min às 1h30min.