24/05/2016
Por Danilo Evaristo em
NotasO sucesso do voo Buenos Aires/Natal, iniciado em 2015, despertou o interesse não só do Governo do RN, como de operadores para aumentar a oferta de rotas da Argentina à capital potiguar. Na manhã desta segunda-feira, o Grupo de Inversiones Turísticas (GIT) esteve reunido com o secretário estadual de Turismo, Ruy Gaspar, e a presidente da Empresa Potiguar de Promoção Turística, Aninha Costa para negociar o voo fretado Córdoba/Natal. Segundo o secretário, está acordado o voo para a próxima temporada de dezembro, janeiro e fevereiro. “Mas ainda estamos em fase de negociação para antecipar o início deste voo para outubro”, ressaltou Ruy Gaspar.
Córdoba foi alvo de campanhas promocionais dos destinos do RN ano passado, promovidos pela Setur e Emprotur. “É uma das maiores cidades argentinas e potencial mercado emissor de turistas. Por isso investimos nessa promoção”, comentou Aninha Costa. Aninha frisou que Natal já teve esse voo dez anos atrás. “Fomos a primeira cidade nordestina a trabalhar com Córdoba. Recuperamos o voo para focar no mercado interiorano do país e aumentarmos o volume de turista argentino em nosso Estado”. A cidade de Córdoba é a segunda maior do país, atrás apenas da capital Buenos Aires, caracterizada pelo parque industrial automotivo e de uma população de ótimo poder aquisitivo.

Nélter propõe inclusão de festa natalina de Jucurutu no calendário do Estado
A tradicional festa “Natal em Jucurutu, o RN celebra aqui”, que há 40 anos movimenta a economia e o turismo da cidade e da região, pode ser incluída no calendário oficial de eventos do Estado. É o que propõe o deputado Nélter Queiroz (PMDB), em Projeto de Lei apresentado na Assembleia Legislativa.
“O tradicional festejo natalino em Jucurutu movimenta a economia e o turismo da cidade, atraindo pessoas de todo o Estado, sobretudo das regiões Seridó, Vale do Açu e Oeste, bem como do sertão paraibano”, justifica o parlamentar.
De acordo com Nélter, o festejo reúne cerca de 20 mil pessoas, que se concentram na praça Janúncio Afonso, consagrado ponto de festividades. Segundo o parlamentar, o Ministério do Turismo reconhece a importância da festa e vem dando apoio à sua realização. Além da missa natalina na Igreja de São Sebastião, a festa conta com shows musicais na praça e ampla programação cultural.
24/05/2016
Por Danilo Evaristo em
NotasOs resultados do leilão de animais “Seridó Terra do Leite”, ocorrido no último sábado (21), durante a Exposição Agropecuária do Seridó, em Caicó, ressaltam a importância da pecuária na região que, mesmo após cinco anos consecutivos de seca, continua mostrando a força do mercado de gado de qualidade.
O Leilão apresentou um total de vendas de R$ 248.200,00, tendo como destaques a vaca Guzerá “Gogóia da EMPARN”, como lote de fêmea mais caro, no valor de R$ 7.400,00 e, entre os machos, o tourinho pardo-suíço “EMPARN Mercúrio”, no valor de R$ 6.000,00. A EMPARN disponibilizou no leilão 13 lotes das raças Gir, Guzerá, Sindi e Pardo-Suíça, que foram comercializados por R$ 63.600,00, com uma média de R$ 4.892,00 por lote.

CAPS promove “II Jornada da Luta Antimanicomial” em Jucurutu
Desde a última segunda-feira, dia 16 de maio, os profissionais que atuam no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), em Jucurutu, desenvolvem uma programação especial com realização de atividades com palestras e oficinas pautando a “II Jornada da Luta Antimanicomial” no município.
A “II Jornada da Luta Antimanicomial” realizada em Jucurutu chama a atenção da sociedade para a importância da luta contra os manicômios. A psicóloga do CAPS, Estela Garcia, informa que a programação elaborada para esta semana contará com a realização do “I Fórum Sobre Uso Racional de Medicamentos”, que será realizado às 18h desta terça-feira (24), na Câmara municipal de Vereadores.
O evento será encerrado na quarta-feira (25) com uma palestra ministrada pelo psiquiatra Fernando Cano, abordando o tema “Esquizofrenia, depressão, transtorno de personalidade: Existe um ponto de partida?”, às 08h na Câmara de Vereadores e uma apresentação do Teatro Arte de Viver do CAPS III de Caicó, que será realizada no Centro de Eventos Autran Lopes, 16 horas, com a participação da sociedade em geral.
24/05/2016
Por Danilo Evaristo em
Notas
Foto: Ivanízio Ramos
O governador Robinson Faria reuniu todo o secretariado na tarde desta segunda-feira (23) para discutir questões institucionais, como a situação fiscal do Estado e as responsabilidades de cada pasta na economia de recursos. O encontro aconteceu no auditório da governadoria, no Centro Administrativo. Robinson cobrou dos secretários novo ajuste nas despesas das secretarias, com reduções em todas as áreas.
“A população cobra e espera isso de nós. Estamos economizando, mas temos que cortar ainda mais”, ressaltou. “Os recursos para investimentos importantes lá na frente podem sair do esforço de cada um de nós agora, seja através da redução da conta de telefone, de energia ou em diárias. É preciso cada um fazer a sua parte”, destacou o governador.
Durante a reunião, alguns secretários fizeram explanações dentro do encontro. A secretária-chefe do Gabinete Civil, Tatiana Mendes Cunha, expôs dados do trabalho no controle dos gastos. A secretária de Comunicação Social, Juliska Azevedo, tratou de estratégias de comunicação e o secretário de Planejamento, Gustavo Nogueira, apresentou uma análise sobre a situação financeira do Estado.
Agência Brasil – O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) registrou 9.276.328 inscritos. O número representa um aumento de 9,4% em relação a 2015, quando certa de 8,5 milhões de candidatos se inscreveram. Trata-se também do segundo maior número de inscritos no exame, ficando atrás apenas de 2014, quando o Enem registrou 9,5 milhões de inscritos. As provas serão aplicadas nos dias 5 e 6 de novembro.
O número ainda poderá ter alterações, uma vez que as inscrições só são confirmadas após o pagamento da taxa de R$ 68. O prazo para que isso seja feito é até as 21h59, no horário de Brasília, do dia 25. São isentos da taxa os estudantes concluintes do ensino médio em escolas públicas e os candidatos de baixa renda. Neste ano, o número de pagantes caiu em relação ao ano passado.
Em 2015, 40,2% dos inscritos eram pagantes. Em 2016, são 28,9%, a menor porcentagem desde 2013. A maior parte dos inscritos é mulher (57,37%) e negra (50%), considerando a soma de pretos e pardos. A Região Sudeste lidera as inscrições, com 35,86%, seguido pelas regiões Nordeste (32,12%), Sul (11,93%), Norte (11,16%) e Centro-Oeste (8,94%).
No total, foram registrados 72 mil pedidos de atendimento especializado e 107,4 mil atendimentos específicos. O atendimento especializado é oferecido a pessoas com baixa visão, cegueira, visão monocular, deficiência física, deficiência auditiva, surdez, deficiência intelectual (mental), surdocegueira, dislexia, déficit de atenção, autismo, discalculia ou com outra condição especial. O atendimento específico é feito a gestantes, lactantes, idosos, estudantes em classe hospitalar e sabatistas.
O participante que solicitou um desses atendimentos poderá ter que apresentar documento comprobatório de que precisa desse atendimento. Aqueles que participaram do exame no ano passado e apresentaram o diagnóstico assinado por médico ou profissional especializado, não precisam apresentar a comprovação este ano. Os participantes transexuais e travestis que solicitaram o uso do nome social deverão enviar formulário específico pelo sistema, na internet, junto com foto e documento de identificação, no período de 1º a 8 de junho.
24/05/2016
Por Danilo Evaristo em
SaúdeA Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap RN) divulgou os números da campanha de vacinação contra a influenza: 71,74% de cobertura nos grupos prioritários. Atingiram a meta preconizada pelo Ministério da Saúde (MS) 69 municípios potiguares, o que corresponde a 41,32% de homogeneidade. A vacinação será prorrogada no Estado até o dia 3 de junho, quando será encerrada a estratégia da campanha.
De acordo com Zaira Santiago, responsável técnica pelo Programa Estadual de Imunização da Sesap, os números podem ser superiores aos que foram apresentados, pois a todo o momento os municípios estão inseridos novos dados no sistema. A campanha foi iniciada no dia 25 de abril e no “Dia D”, (30 de abril) o RN chegou a ocupar o 2º lugar entre os estados do Nordeste com maior vacinação.
A meta estipulada para o Estado é vacinar 776.019 mil pessoas. “Outros estados da federação também estão prorrogando. Acredito que até o final da semana já tenhamos atingido a meta, pois a dificuldade para muitos municípios é a inserção de dados”, afirmou a técnica.
A Sesap já fez a distribuição de 100% das doses de vacina e a recomendação aos municípios é que, após alcançadas as metas, as doses de vacina ainda disponíveis sejam mantidas nas unidades de saúde para atender as pessoas que passarem a integrar os grupos prioritários, como crianças que completarem 6 meses de idade, idosos, grávidas e puérperas (mulheres com 45 dias pós parto).
24/05/2016
Por Danilo Evaristo em
Notas
Wilson Dias/Agência Brasil
Agência Brasil – O ministro da Educação, Mendonça Filho, disse ontem (23) que manterá e ampliará o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).
“Diferentemente do que foi anunciado nos jornais de hoje, haverá preservação e novas vagas”, disse o ministro em entrevista coletiva convocada para apresentar o balanço de inscrições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
“Estamos ainda há pouco mais de uma semana à frente do Ministério da Educação. Estamos realizando levantamento amplo a respeito dos compromissos orçamentários e financeiros.” Mendonça Filho disse que as vagas serão criadas ainda este ano, mas que ainda não é possível anunciar um número. “Peço apenas um pouco mais de tempo.”
Diante dos rumores de cortes nos programas, a Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES) divulgou nota em que repudia veementemente “a suspensão ou a diminuição dos programas sociais como o Fies e Pronatec, que são de extrema importância para o desenvolvimento do país, e que, caso tal decisão fosse tomada pelo Ministério da Educação, o governo interino estaria cometendo o mesmo estelionato eleitoral que o governo anterior cometeu”.
24/05/2016
Por Danilo Evaristo em
NotasO SINE-RN oferece nesta terça-feira (24/05), mais de 26 oportunidades de emprego em Natal, Mossoró e Santa Cruz.
Para concorrer às vagas, os candidatos devem se cadastrar via Internet no Portal Mais Emprego do Ministério do Trabalho e Emprego através do endereço maisemprego.mte.gov.br ou na unidade do Sine Matriz Cidade da Esperança, localizada na Rua Adolfo Gordo, s/n, Cidade da Esperança – Natal-RN no prédio da Central do Trabalhador no horário de 8h ás 16h ou em qualquer agência do Sine nas centrais do cidadão de Natal e no interior.
Os interessados que não tem cadastro e acesso ao Portal Mais Emprego, podem comparecer as Agências do SINE, com Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), Número do PIS, cédula de identidade (RG), Cadastro de Pessoa Física (CPF) e comprovante de residência. O atendimento é de acordo com o horário de funcionamento das centrais do cidadão e do SINE Matriz Cidade da Esperança no prédio da Central do Trabalhador, das 8h às 16h.

Justiça alcança mais de 80% em acordos relacionados à barragem de Oiticica
A vara especial para a homologação dos processos de desapropriação dos terrenos que vão dar origem à barragem de Oiticica, criada no fórum de Caicó tem obtido resultados expressivos em acordos referentes a desapropriações de áreas do entorno da barragem de Oiticica, no Seridó.
A 3ª Vara Cível Provisória de Caicó, conduzida pelo juiz Herval Sampaio Júnior, coordenador estadual do Centro Judiciário de Solução de Conflitos (Cejusc), já realizou 336 acordos pré-processuais referentes à desapropriação. O volume de procedimentos já negociados corresponde a mais de 80% dos 398 processos. Ao todo já foram mais de R$ 25 milhões de reais em negociação.
A unidade é responsável por realizar procedimentos a fim de evitar a judicialização da causa. “Essa Presidência, através do desembargador Cláudio Santos, teve o entendimento de que o Judiciário deveria dar total prioridade ao assunto porque estamos evitando muitos processos que chegariam não só as comarcas de Caicó, como as comarcas de Jardim de Piranhas e à comarca de Jucurutu”, ressalta o juiz Herval Sampaio.
Para o magistrado, esses procedimentos pré-processuais são fundamentais “com esse trabalho que estamos realizando, a população não precisa recorrer ao Judiciário porque tratamos o problema na origem”, observa. Após finalizar a negociação com os proprietários da área rural, o próximo passo é negociar com os produtores e com os proprietários de Barra de Santana.