PLACAR – Após o levantamento dos maiores campeões do Brasil, PLACAR também traz agora a lista dos maiores vices do País, em tabela atualizada e com domínio dos mineiros.
Atlético-MG e Cruzeiro são os clubes que mais ficaram em segundo lugar na história dos clubes Brasileiros. O Atlético, após perder decisão para o América no início deste mês chegou a 45 vice-campeonatos, enquanto o Cruzeiro, com 43, vem logo na sequência. O América-MG, com 16, sequer aparece na lista.
O Cruzeiro, todavia, está empatado com São Paulo e América-RN, também com 43 vice-campeonatos. O América foi vice estadual neste ano, enquanto o São Paulo foi vice-Brasileiro em 2014, ano em que o Cruzeiro conquistou o torneio, mas acabou com o vice da Copa do Brasil.
O Paysandu conquistou as duas finais que jogou neste ano e fica em sexto, com 42 pontos. Em seguida, aparece a disputa mais “polêmica da lista”. Com 40 vices, o Flamengo ainda tem um vice-campeonato a mais que o Vasco, clube do qual o rival tira sarro por ter muitos vice-campeonatos.
O Vasco venceu as duas últimas finais do Carioca e foi terceiro colocado na série B, deixando a lista sem ser acrescida nos últimos dois anos. Mas a marca vascaína ainda persiste, muito pelo tricampeonato do Flamengo de 1999, 2000 e 2001, em que o Flamengo venceu o Vasco nas três finalíssimas do torneio.
Agência Brasil – Boletim divulgado nesta terça-feira (24) pelo Ministério da Saúde confirma que 1.434 bebês nasceram com microcefalia e outras alterações no sistema nervoso devido a infecção congênita. Desses, 1.273 estão na Região Nordeste.
Dos 1.434 casos, 208 foram confirmados por exame de laboratório para infecção pelo vírus Zika. Porém, o ministério estima que a maioria dos casos está relacionada ao Zika. Ao todo, os casos confirmados são 50 a mais em comparação ao boletim da semana passada. Ainda não há diagnóstico conclusivo para 3.257 recém-nascidos que podem ter a malformação.
Os 1.434 casos confirmados estão distribuídos por 517 municípios, localizados em 25 unidades da Federação. Os números são referentes ao período de outubro de 2015 a 21 de maio de 2016, quando foram registrados 7.623 casos suspeitos. Deste total, 2.932 foram descartados por terem exames normais ou microcefalia derivada de outras causas.
No mesmo período, foram registradas 285 mortes suspeitas de microcefalia e/ou alteração do sistema nervoso central após o parto ou durante a gestação (abortamento ou natimorto) no país. Desses, 60 foram confirmados para microcefalia e/ou alteração do sistema nervoso central. Outros 187 continuam em investigação e 38 foram descartados.
Agência Brasil – O Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (Fida), agência da ONU especializada em desenvolvimento rural, lançou ontem (24) em Brasília uma estratégia para auxiliar o governo brasileiro na luta contra a pobreza no campo. A Fida vai expandir sua atuação no Brasil e investir em dois projetos com foco na expansão da agricultura familiar na região Nordeste.
As áreas escolhidas foram as regiões de transição para a Floresta Amazônica, no Maranhão, e a de Mata Atlântica, em Pernambuco. Os dois novos projetos estão atualmente em fase de elaboração. O projeto no Maranhão deve ser aprovado até o fim de 2016 e o de Pernambuco em 2017. A estratégia do fundo se baseia em estudos da Fida e do Centro Internacional de Políticas para o Crescimento Inclusivo (IPC-IG), do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), em parceria com o Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas (Ipea).
Projeto de lei de construção de penitenciária é lido no Plenário da ALRN
O projeto de lei entregue pelo presidente do TJRN, desembargador Cláudio Santos, ao presidente da ALRN, deputado Ezequiel Ferreira, no dia 20, foi lido na sessão desta terça-feira (24), no Plenário da Assembleia Legislativa. O projeto prevê a transferência de R$ 20 milhões do Judiciário para o governo do Estado com o intuito de construir um presídio com capacidade para 600 presos e uma unidade da APAC (Associação de Proteção e Assistência aos Condenados).
A expectativa no parlamento estadual é que o texto possa ser votado na próxima quarta-feira (1º de junho). “Como prometido, levei o projeto para o colegiado de líderes e houve a dispensa da tramitação. A matéria vai seguir em regime de urgência na casa Legislativa”, ressalta Ezequiel Ferreira. No dia 31, haverá reunião conjunta das comissões de Constituição e Justiça, Finanças e Administração para que essa matéria, passando nessas comissões, possa ser lida na mesma terça-feira em plenário e ser apreciada, ou seja, votada na quarta-feira”, reforça o presidente da Assembleia.
Agência Brasil – A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) fez ontem (24) a primeira visita técnica à Arena da Amazônia, em Manaus, para a realização da partida entre Brasil e Colômbia no dia 6 de setembro.
O gerente de Competição da CBF, Manoel Flores, aproveitou a ocasião para informar que os ingressos para o jogo vão começar a ser vendidos no dia 11 junho, tanto na internet quanto em locais determinados, com uma novidade. “A novidade é a possibilidade de parcelamento em até três vezes do valor do ingresso.”
Os valores e os locais para compra serão divulgados apenas no dia 10, um dia antes do início das vendas. Segundo Flores, o design do ingresso foi feito de forma que os torcedores possam guardá-lo como lembrança.
“É um evento Fifa [Federação Internacional de Futebol], de eliminatórias, que vale ponto, que vale uma arrancada da seleção brasileira. Todos nós, na CBF e na Fifa, enxergamos isso como um grande evento e vamos dar o tratamento que ele merece. E essa novidade do ingresso, que serve também como souvenir [lembrança] para o torcedor levar para casa, é mais um elemento para agregar valor ao evento”, disse Flores.
A partida entre Brasil e Colômbia será uma das mais importantes das eliminatórias da Copa do Mundo. Antes desse evento, a Arena da Amazônia sediará, nos dias 4, 7 e 9 de agosto, quatro jogos de futebol de seleções masculinas e femininas do Torneio Olímpico de Futebol.
AL homenageia Assembleia de Deus pelos 98 anos no RN
Iniciada com o movimento pentecostal que acontecia no Brasil em 1910, a Igreja Evangélica Assembleia de Deus (IEADERN) surgiu no RN em 1916, a partir do lavrador paraense Joaquim Batista de Macedo, graças ao movimento de evangelização pentecostal que chegava ao Norte e Nordeste do País. Uma história que está prestes a completar um século e que recebeu homenagens em sessão solene na Assembleia Legislativa na manhã de ontem (24), por proposição do deputado Jacó Jácome (PSD).
“É inquestionável o legado e a contribuição do trabalho desenvolvido pela Assembleia de Deus. Para mim é motivo de alegria propor esta solenidade e trazer ao plenário desta Casa Legislativa, palco de importantes decisões políticas de nosso Estado, um momento de glorificação e exaltação ao nome de Deus”, afirmou Jacó Jácome.
O parlamentar mencionou importantes fatos dessa história e dos missionários que contribuíram para o engrandecimento da igreja no Estado. Entre eles, os suecos Daniel Berg e Gunnar Vingren, que vieram dos Estados Unidos, desembarcaram no País, mais precisamente em Belém, dando origem à “Missão de Fé Apostólica”, primeiro nome dado à igreja, em 1911. A Rua do Arame, em 1918, foi o local do primeiro culto pentecostal no RN.
Jacó Jácome citou o período de perseguição aos evangélicos na década de 20, ressaltando que os missionários não desanimavam e prosseguiam no trabalho de evangelizar e expandir a igreja. Conquistas como a criação da Escola Teológica das Assembleias de Deus no Nordeste; a fundação do Centro Integrado de Assistência Social e a expansão do número de templos foram destacadas pelo deputado.
Presidente da IDEARN, o pastor Martim Alves da Silva foi um dos homenageados e agradeceu a todos os que o antecederam na missão. “Todos os pastores que por aqui passaram deixaram a marca do seu trabalho”, afirmou.
Um ônibus da empresa da Barros, que é fretado pela fábrica de roupas Guararapes para levar os funcionários para o trabalho, foi alvo da ação dos criminosos na noite dessa segunda-feira (23). De acordo com informações da polícia, três homens fortemente armados abordaram o veículo e anunciaram o assalto, subtraindo os pertences dos 38 pessoas que estavam a bordo do veículo.
A ação aconteceu quando o motorista conduzia o veículo pelas proximidades do bairro Jardim Petrópolis, Região Metropolitana de Natal, próximo da fábrica do Café Santa Clara. Em determinado momento, três indivíduos ainda não identificados saíram do mato solicitando que o condutor parasse.
Os bandidos entraram no transporte e anunciaram o assalto. O motorista foi obriga a dar voltar na região enquanto os 38 trabalhadores tinham os pertences roubados pelos suspeitos. Depois de realizarem o arrastão, o trio desceu e fugiu pelo mesmo matagal do qual tinha saído. O motorista e os funcionários da Guararapes estiveram na Delegacia de Plantão da Zona Norte prestaram queixa. A polícia fez as diligências, mas até o momento o grupo não foi localizado.
Agência Brasil – A defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva recorreu ontem (23) ao Supremo Tribunal Federal (STF) para tentar derrubar a decisão que o impediu de tomar posse como ministro da Casa Civil. Na prática, com o afastamento da presidenta Dilma Rousseff, os advogados querem que a decisão do ministro Gilmar Mendes não prevaleça e a Corte reconheça que a nomeação foi válida.
Os advogados pedem que o STF decida que Lula foi ministro entre 16 de março, data da nomeação, e 12 de maio, dia da exoneração, e, dessa forma, reconheça “as consequências jurídicas decorrentes dessa situação”, como foro privilegiado, por exemplo.
Em março, o ministro Gilmar Mendes suspendeu a posse de Lula no cargo de ministro-chefe da Casa Civil do governo Dilma. O ministro atendeu pedido liminar do PPS e do PSDB e entendeu que a nomeação de Lula para o cargo de ministro teve por objetivo de retirar a competência de Sérgio Moro para investigá-lo na Operação Lava Jato.
O recurso da defesa foi motivado pela decisão do ministro que, no dia 16 de maio, arquivou a ação sem julgar outros recursos da defesa do ex-presidente em função do afastamento da presidenta Dilma e a exoneração de todos os ministros do governo. Mendes entendeu que a ação perdeu objeto. Segundo os advogados, mesmo com a exoneração de Lula, Mendes não poderia arquivar a ação sem levar os recursos para decisão do plenário.
“O ex-presidente Lula não é réu, muito menos foi condenado em qualquer ação penal. Ele também está no pleno exercício de seus direitos políticos, pois ausente de quaisquer das hipóteses do artigo 15 da Constituição Federal. Tal situação evidencia que não havia nenhum óbice jurídico para que Lula tivesse sido nomeado ministro de Estado chefe da Casa Civil”, informou nota do Instituto Lula. Não há data para julgamento do recurso do ex-presidente.
A 30.ª fase da Operação da Lava Jato, deflagrada nesta terça-feira, 24 de maio, revela a extensão do esquema de corrupção em mais um segmento da Diretoria de Serviços e Engenharia da Petrobras. Os alvos dessa fase são grandes empresas fornecedoras de tubos para a estatal, incluindo alguns de seus executivos e sócios, um escritório de advocacia utilizado para o repasse de dinheiro, dois funcionários da Petrobras e operadores financeiros. No total foram expedidos dois mandados de prisão preventiva, dez mandados de condução coercitiva e28 mandados de busca e apreensão.
As investigações identificaram que uma construtora de fachada foi utilizada para viabilizar o pagamento de propina em diversos esquemas criminosos investigados na Operação Lava Jato, mediante a celebração de contratos ideologicamente falsos. Os fatos foram apontados inicialmente por réus colaboradores, que também pagaram propina à Diretoria de Serviços da Petrobras por meio da empresa investigada. O aprofundamento das investigações, com o auxílio da Receita Federal, da Polícia Federal, da Petrobras e do escritório de investigação autônoma contratado pela estatal, levou à confirmação de que a propina tinha origem em uma grande fornecedora de tubos para a Petrobras. Os sócios da construtora de fachada tiveram sua prisão preventiva decretada pelo Juízo da 13ª Vara Federal de Curitiba.
Outra grande fornecedora de tubos para a Petrobras também é alvo da operação realizada nesta data, em razão de fortes suspeitas de que tenham pago propina a partir de seus contratos na Diretoria de Serviços. Para ocultar os rastros da propina, a empresa utilizou-se de transferências no exterior para uma offshore controlada por operador financeiro.
Há fortes indicativos da participação do ex-ministro da Casa Civil, José Dirceu, e do ex-diretor de Engenharia da Petrobras, Renato Duque, nos ilícitos. Ambos foram recentemente condenados pelo Juízo da 13ª Vara Federal de Curitiba, no âmbito da ação penal 5045241-84.2015.4.04.7000, vinculada à Operação Lava Jato, a penas de 23 anos e 10 anos de prisão, respectivamente. Renato Duque também já foi condenado em outras duas ações penais (autos nº 5012331-04.2015.4.04.7000 e 5036528-23.2015.404.7000), de modo que a totalização de suas penas hoje soma o montante de 50 anos, 11 meses e 10 dias de prisão.
Dois funcionários da Diretoria de Serviços da Petrobras também são alvos de condução coercitiva, em razão da existência de indícios de seu envolvimento nos fatos. Os contratos já celebrados pela Petrobras com duas das fornecedoras de tubos que efetuaram pagamentos de vantagens ilícitas para obter vantagens junto à Diretoria de Serviços da Estatal totalizam montante superior a R$ 5 bilhões. Evidências denotam que o pagamento de propinas no interesse desse esquema criminoso perdurou pelo menos entre os anos de 2009 e 2013, sendo que os valores espúrios pagos, no Brasil e no exterior, superam a quantia de R$ 40 milhões.
O Ministério Público Federal (MPF) prorrogou, até o dia 25 de maio, o prazo final do período de avaliação dos portais dos estados e municípios com base em questionário desenvolvido pela Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e Lavagem de Dinheiro (Enccla), referente à segunda fase do projeto Ranking da Transparência. As unidades do MPF em todo Brasil já avaliaram 96% de todos os municípios e estados. A meta do projeto é alcançar 100% dos portais, como na primeira fase da análise.
Os estados do Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso, Pará, Paraíba, Piauí, Paraná, Rio de Janeiro, São Paulo e Tocantins ainda não concluíram a avaliação. Até o momento, o gerenciador de dados registrou a avaliação de 5.347 municípios. Restam, ainda, 221. Ao final das avaliações, o MPF irá divulgar nova classificação de acordo com o cumprimento da Leis da Transparência, conhecida como Ranking da Transparência, no mês de junho. O ranking consiste na classificação de estados e municípios por boas práticas de transparência. A finalidade do projeto é garantir a acessibilidade às informações de estados e municípios como ferramenta de controle social dos gastos públicos.