PLACAR – O torneio está a cinco rodadas do fim e pode começar a ser decidido no próximo final de semana. O Campeonato Brasileiro está quase no fim. Há cinco rodadas do término, Corinthians e Vasco, nos lados opostos da tabela, estão muito perto de seus “destinos”, que são muito distintos, no torneio. O Timão venceu o Galo por 3 x 0 fora de casa, abriu onze pontos e está há quatro do título, que pode vir no próximo final de semana, caso vença o Coritiba em casa e o Galo não vença o Figueirense fora. Hoje, as chances do Corinthians são superiores a 99%.
Do outro lado, está o Vasco. Lanterna, do torneio, a quatro pontos de sair do Z4, o clube tem 96% de chances de rebaixamento e com uma tabela muito difícil pela frente. O Joinville tem a mesma pontuação, mas está à frente do Vasco no saldo de gols. E ainda tem a vantagem de receber em sua casa os cariocas em uma das rodadas finais. Mesmo assim, o clube tem 92% de chances de cair.
Outras cinco equipes lutam contra a queda, como Coritiba, no momento, entre os mais ameaçados, com 70% de chances de cair. E no sábado o clube ainda enfrenta o virtual campeão brasileiro, Corinthians, na casa do rival, que espera fazer uma festa. Para a Libertadores, além do Corinthians, já garantindo, Atlético-MG e Grêmio estão muito perto da vaga, com 99% e 97%. Santos e São Paulo disputam forte a última vaga. Enquanto o Peixe tem 44% de chances de vaga, o Tricolor aparece com 30%. Outras cinco equipes estão na luta por um lugar no G4.
* Dados do matemático Tristão Garcia do site Infobola
Chances de título
Corinthians – mais que 99%
Atlético-MG – menos que 1%
Chances de Libertadores
Corinthians – 100%
Atlético-MG – 99%
Grêmio – 97%
Santos – 44%
São Paulo – 30%
Internacional – 11%
Ponte Preta – 8%
Palmeiras – 6%
Sport – 4%
Cruzeiro – 1%
Chances de rebaixamento
Vasco – 96%
Joinville – 92%
Coritiba – 70%
Goiás – 58%
Avaí – 52%
Figueirense – 28%
Chapecoense – 4%

Foto: Leandro Martins/FramePhoto/Folhapress
BAND – A vitória do Corinthians por 3 a 0 sobre o Atlético-MG deixou o Timão muito próximo do título. Vagner Love voltou a balançar as redes. O atacante que começou sendo bastante criticado pela torcida alvinegra por conta da falta de precisão nos arremates, hoje é celebrado. Já Guerrero, que deixou o time paulista como ídolo para jogar no Flamengo, vive uma seca de gols e uma má fase.
O gol de Love contra o Galo foi o seu 12º no Campeonato Brasileiro. Ele é vice-artilheiro da competição ao lado de Lucas Pratto e Jadson, seu companheiro no Timão. Já Guerrero marcou apenas três vezes na competição. Ou seja, o atacante alvinegro marcou quatro vezes mais do que o antigo ídolo corintiano. Vagner Love disse que soube lidar com as críticas quando a fase não era boa e que nunca duvidou de sua qualidade.
“Fui muito criticado, mas soube lidar com elas. Em nenhum momento deixei de trabalhar porque sei que tenho qualidade, tenho meu valor. Marcar no final (do campeonato) é sempre mais gostoso, tenho marcado e ajudado o Corinthians a ir buscar esse título que é o mais importante”, disse o camisa 99. A má fase de Guerrero também reflete no seu clube. Contratado pelo Flamengo para ser a grande estrela de seu elenco, o rubro-negro perdeu sete das suas últimas oito partidas no Campeonato Brasileiro. Neste domingo, contra o Grêmio, além do novo revés do Fla, Guerrero ainda foi expulso e ficará de fora da partida contra o Goiás.
O peruano levou o cartão vermelho logo após receber o amarelo por uma falta dura. O atacante não gostou da marcação da arbitragem e gesticulou como se o árbitro Braulio da Silva precisasse de óculos. Guerrero não marca pelo Fla há mais de 70 dias. Guerrero deixou o Corinthians logo após o empate por 0 a 0 contra o Fluminense pela terceira rodada do Brasileirão. Ele deixou o clube antes do final de seu contrato, que encerraria em julho, alegando que não se sentia à vontade mais no alvinegro. Por conta disso acabou sendo tratado como um “Judas” pela torcida corintiana, que já não sente tantas saudades dele.

Movimentação intensa no cemitério da cidade – Foto: Danilo Evaristo

As 18h haverá outra celebração da igreja católica no cemitério da cidade – Foto: Danilo Evaristo
Jucurutu acolhe nesta segunda-feira, dia 02 de novembro, feriado nacional do “Dia de Finados”, famílias ausentes e pessoas de diversas localidades do Rio Grade do Norte e de outros estados. Toda essa gente visita os cemitérios das comunidades Barra de Santana e Boi Selado, especialmente o cemitério da zona urbana para relembrar familiares e amigos falecidos.
Quem vai ao cemitério da cidade encontra barracas com vendas de água e produtos especiais para data lembrada hoje. A temperatura das primeiras horas da manhã tornou-se o principal motivo de o cemitério receber um grande número de visitantes. Pela manhã a movimentação foi intensa, o que deve acontecer após as 16h, quando a temperatura ameniza. A igreja católica celebrou a primeira missa às 6h e logo mais às 18h, deve realizar outra celebração.
02/11/2015
Por Danilo Evaristo em
Assú
George Soares
Blog de César Santos – Depois de adotar medidas duras, amargas, para enfrentar a crise financeira que afeta as gestões municipais, o prefeito Ivan Júnior (Pros), de Assu, respondeu críticas feitas por adversários políticos. Como é ano pré-eleitoral, a oposição decidiu tirar proveito da crise, depois de Ivan ter exonerado 11 secretários e 311 comissionados. O prefeito mandou resposta dura ao deputado George Soares (PR), que tem ataques gratuitos. Segundo Ivan, enquanto a crise afeta o município, o deputado tem gastado muito dinheiro em viagens de turismo. “Em tempo de seca, George Soares bebe vinho de 2 mil reais a garrafa em Portugal”, criticou.
A Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) decidiu ampliar o rodízio de abastecimento nas cidades abastecidas pela adutora Sertão Central Cabugi.
Os municípios atendidos pela adutora são Angicos, Caiçara do Rio do Vento, Fernando Pedrosa, Jardim de Angicos, Lajes, Pedra Preta, Pedro Avelino, Riachuelo, além das comunidades rurais de São Miguel, Riacho do Feijão, Rio Velho, Riacho do Prado, Santa Maria, Mulungu, Tapuia, São José da Passagem, Residência, dentre outras localizadas ao longo da adutora.
De acordo com a Caern, a adutora recebe água da Barragem Armando Ribeiro Gonçalves, que está com menos de 27% de sua capacidade. Contudo, a captação da água é feita através do Canal de Pataxó. A Companhia informou que o nível de onde a água é retirada está baixando em ritmo acelerado e caso não haja uma redução no consumo, a água disponível só será suficiente para pouco mais de um mês.
Da redação Mossoró Hoje com informações do G1
02/11/2015
Por Danilo Evaristo em
Notas
BDE
RN POLÍTICA EM DIA – O Prêmio “DESTAQUES DA MÍDIA” foi criado em 2011, estando assim na sua 5ª edição. O objetivo desta comenda é homenagear secretários municipais; vereadores; prefeitos e profissionais de diversas áreas, que tiveram maior destaque durante cada ano. Nas 4 primeiras edições, foram conhecidos os indicados, por meio de enquetes instaladas em dezenas de blogs e sites da região, abrangendo todas as 7 microrregiões oestanas.
Neste 5º evento, a coordenação resolveu indicar os destaques de cada município, ouvindo profissionais de imprensa (blogueiros, jornalistas, radialistas) e figuras de reconhecida idoneidade, que utilizassem a imparcialidade nas suas escolhas. Estarão presentes representantes (secretários municipais e vereadores) das 62 cidades que compõem o Oeste potiguar e 7 gestores municipais, onde a escolha se dará por microrregião. Ou seja, em cada microrregião será indicado um prefeito que tenha destacando-se durante o ano de 2015. Os secretários que se encontram indefinidos, serão divulgados ainda esta semana.
Os indicados da 7ª e última microrregião: Vale do Açu
ALTO DO RODRIGUES
VEREADOR
RENAN SANTOS MELO
SECRETÁRIO
* INDEFINIDO
ASSÚ
VEREADORES
JHELIOMAR CORTES ALVES
SECRETÁRIOS:
* INDEFINIDO
CARNAUBAIS
VEREADOR
DANILO BEZERRA DA CUNHA
SECRETÁRIO
* INDEFINIDO
IPANGUAÇU
VEREADOR
FRANCISCO GERALDO DE PAULA LOPES
SECRETÁRIO
* INDEFINIDO
ITAJÁ
VEREADOR
CARLOS MARCONDES MATIAS LOPES
SECRETÁRIO
* INDEFINIDO
JUCURUTU
VEREADORES
EDIVAN FERNANDES DA COSTA
JUBIRATAN DE ARAÚJO SALDANHA
SECRETÁRIO
PABLO CASSIANO
PENDÊNCIAS
VEREADOR
FERNANDO ANTÔNIO BEZERRA DE MEDEIROS
SECRETÁRIO
* INDEFINIDO
PORTO DO MANGUE
VEREADOR
MAGNUS ANTÔNIO DO NASCIMENTO
SECRETÁRIO
* INDEFINIDO
SÃO RAFAEL
VEREADOR
LUIZ BATISTA DA CUNHA NETO
SECRETÁRIOS
CARMELUCIA MORAIS DE SOUSA
PAULA FRANCINETE DE ARAÚJO
Confira a seguir os indicados das outras microrregiões
UMARIZAL – CHAPADA DO APODI – MOSSORÓ – MÉDIO OESTE – PAU DOS FERROS – SERRA DE SÃO MIGUEL

Foto: Kleber Teixeira/Inter TV Cabugi
G1 RN – Foi enterrado neste domingo (1º), no cemitério Parque da Passagem, em Extremoz, o corpo do policial militar Marcos Antônio da Silva, de 49 anos, baleado na cabeça na última sexta-feira (30) na Zona Norte de Natal. Em novembro, o soldado completaria 23 anos de polícia. Marcos Antônio morreu no Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel na noite do sábado (31).
O velório aconteceu na Zona Norte da capital. Depois, o cortejo seguiu até o cemitério, que fica na região Metropolitana da capital potiguar. O caixão foi transportado em um carro do Corpo de Bombeiros e escoltado por policiais militares. Bandeiras de Pernambuco e do Sport Club do Recife foram usadas para cobrir o caixão. Familiares, amigos e colegas de trabalho se reuniram ao redor do caixão no momento do enterro. O Potiguar 1, helicóptero da Secretaria Segurança Pública (Sesed), sobrevoou o cemitério para prestar homenagem.
Marcos Antônio foi baleado no conjunto Nordelândia, no bairro de Lagoa Azul, no início da manhã da sexta-feira, 30 de outubro. De acordo com a esposa do soldado, ele estava de folga e tinha acabado de deixá-la no trabalho. Ela acredita que o marido tenha reagido a algum assalto. De acordo com a assessoria do Hospital Walfredo Gurgel, o soldado teve uma parada cardíaca na noite do sábado e não resistiu. Na manhã do domingo, dois suspeitos do crime foram presos. Segundo informações da Polícia Militar, um foi preso em uma casa, lá mesmo em Nordelândia, e o outro no bairro das Quintas, na Zona Oeste. Os presos negam participação no crime.
02/11/2015
Por Danilo Evaristo em
Notas
TSE
Começou a ser veiculada nesta semana, nas emissoras de rádio e televisão, campanha da Justiça Eleitoral que tem como objetivo incentivar o alistamento eleitoral de jovens, ampliando a participação deles nas eleições brasileiras. A campanha convida os adolescentes de 16 e 17 anos, para os quais o voto é facultativo, a participar da Semana de Alistamento do Jovem Eleitor, que ocorrerá de 16 a 20 de novembro em todo o país.
O jovem nessa faixa etária não é obrigado a votar, mas já tem o direito garantido pela Constituição Federal. Em seu artigo 14, a Carta Magna estabelece que “a soberania popular será exercida pelo sufrágio universal e pelo voto direto e secreto, com valor igual para todos” e que o alistamento eleitoral e o voto são facultativos para os analfabetos, os maiores de 70 anos e os maiores de 16 e menores de 18 anos.
Para tirar o primeiro título de eleitor, basta que o jovem se dirija ao cartório eleitoral da sua região, levando a documentação necessária. Além da Semana de Alistamento do Jovem Eleitor, os interessados em votar nas Eleições Municipais de 2016 podem se alistar na Justiça Eleitoral até o dia 4 de maio do ano que vem, 151 dias antes do pleito, conforme previsto na Lei nº 9.504/1997.
Os jovens que ainda têm 15 anos, mas completarão 16 até o dia 2 de outubro de 2016 (data do primeiro turno das eleições municipais), também poderão escolher os seus representantes. No entanto, só poderão tirar seu primeiro título no ano que vem. Segundo dados de setembro deste ano, há no país 1.234.355 eleitores de 16 e 17 anos habilitados a exercer sua cidadania por meio do voto e participar de todo o processo eleitoral.

Sandro Peixoto – Foto: Júlio Rocha
Portal no Ar – Quem disse que período de crise econômica, não é um tempo de oportunidades para o crescimento e aumento de produção? No segmento de indústria de temperos, o ritmo é de lançamento de produtos e expansão de mercados. Segundo Sandro Peixoto, empresário potiguar da linha de condimentos Sadio, mostra que apesar do tempo de crise nacional, com reajustes em setores como energia e combustível dá para superar. “No meu caso, por exemplo, trabalhamos com temperos pastosos e entramos com 30 novos itens na área de tempero seco para aumentar o mix de produtos e o faturamento, assim fecharemos o ano com o crescimento de dois dígitos, maior que 2014”, explicou Sandro.
Para aproveitar o cenário de oportunidades e de expansão, o empresário cita as parcerias logísticas para envio de cargas e novos mercados. “Hoje nós já atendemos os estados do Nordeste e estamos chegando em três estados do Norte nesse ano, para depois chegar aos sete, o que também incrementa o faturamento”, enfatizou Sandro Peixoto. Melhorar os pontos de vendas em supermercados também foi um artifício da Sadio, que proporcionou promoções com compre 2, leve 3, ou ganhando brinde de um novo produto lançado. “Outro ponto positivo foi a participação em feiras na Paraíba e a ABAD no Ceará, com a parceria da Fiern, onde conhecemos distribuidores potenciais e conquistamos novos mercados”, salienta o diretor da Sadio.
Ainda de acordo com Sandro Peixoto, a próxima meta da empresa é entrar no mercado do Sudeste. “Agora nosso objetivo é nos prepararmos para entrar também no mercado com a logística favorável”, afirmou Sandro. A esperança e o otimismo, segundo Sandro, são as duas convicções que os empresários precisam para superar mais esse momento desfavorável. “É o momento de usar a criatividade e a ousadia de encontrar oportunidades de negócio, não pode ficar apensas esperando e lamentando a crise”, alertou. A Sadio está no mercado há 21 anos e atua com uma linha de produtos que levam seu nome ou de marcas próprias em redes de supermercados do Norte e Nordeste, a empresa localizada no Distrito Industrial de Macaíba conta atualmente com um quadro de 80 funcionários.