O Programa Estadual de Controle da Dengue da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) divulgou nesta quarta-feira (4) mais um boletim com os dados da dengue no Rio Grande do Norte. Foram notificados 26.444 casos suspeitos de dengue do início do ano até o dia 24 de outubro de 2015 (semana epidemiológica 42), dos quais 5.405 foram confirmados.
Em relação ao ano passado, no mesmo período, se observa um aumento de 116,33% no número de casos notificados. Entretanto, apesar desse aumento, constatado nos dados acumulados, o Programa Estadual de Controle da Dengue verificou uma expressiva diminuição no número de notificações de dengue, iniciando a queda a partir da semana epidemiológica 14, indicando que o Estado permanece num quadro não epidêmico.
No cenário atual, nas últimas seis semanas epidemiológicas (13/09 a 24/10), o número de municípios com incidência acumulada alta de dengue – que são municípios que notificaram mais de 300 casos da doença por 100.000 habitantes – passou de 95 municípios para apenas 1 município com alta incidência da doença: Timbaúba dos Batistas.
Doze municípios encontram-se “silenciosos”, ou seja, não notificaram nenhum caso suspeito de dengue, o que aponta uma necessidade de sensibilizar os profissionais de saúde para a responsabilidade de notificarem todos os atendimentos que se enquadrarem na definição de caso suspeito para dengue definido pelo Ministério da Saúde.
Em sessão administrativa nesta quarta-feira (04), os desembargadores do Pleno do Tribunal de Justiça potiguar aprovaram Resolução que altera e amplia o horário de trabalho dos setores administrativos do TJRN durante o período de recesso do Judiciário estadual, de 20 de dezembro de 2014 a 6 de janeiro de 2015. O horário de funcionamento dos setores será o das 8h às 17h, nos dias de recesso.
“Entendo que um órgão público como é o Tribunal deve funcionar todos os dias durante o recesso em horário mais amplo do que o realizado, anteriormente” – destaca o presidente do TJRN, desembargador Claudio Santos. Após o anúncio do presidente, o corregedor geral de Justiça RN, desembargador Saraiva Sobrinho, afirmou que na Corregedoria o funcionamento durante o recesso se dará da mesma forma, seguindo o horário do Tribunal.
Agência Estado – Menos de uma semana depois de a TIM anunciar a redução de preços de ligação para operadoras concorrentes, a Oi comunicou ontem a reformulação de seus planos de voz, igualando tarifas nas categorias pré e pós-pagos. A decisão tomada pelas duas operadoras tem como reflexo a redução da tarifa de interconexão (VU-M) promovida pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). A partir de fevereiro de 2016, essa tarifa, hoje em R$ 0,16, passará a R$ 0,10. Em 2017, cairá a R$ 0,05. O valor é cobrado nas ligações entre operadoras diferentes. A crise econômica acelerou o movimento das empresas, uma vez que os usuários buscam reduzir seus custos. As operadoras também querem inibir a troca de chips que permite ligações mais baratas
No caso da Oi, a nova tarifa das chamadas, R$ 0,30 por minuto, representa uma queda de 80% em alguns casos – o que a companhia espera compensar com a expansão de sua base de clientes. A estratégia inclui ainda pacotes com quantidades preestabelecidas de minutos e dados móveis. As novas ofertas da Oi incluem planos pré-pagos diários, semanais e mensais. O valor médio da ligação entre usuários de operadoras diferentes era de R$ 1,50, 40 vezes mais caro que uma chamada de TIM para TIM, por exemplo.A TIM ampliou a oferta de dados nos pacotes e acabou com as tarifas de roaming (DDD) nacional para planos pós-pagos. “Terá uma disputa por quem consolida esse mercado”, diz o presidente da TIM, Rodrigo Abreu.
Nélter requer contratação de peritos para ITEP em Caicó
Em pronunciamento na sessão plenária desta quarta-feira (04), na Assembleia Legislativa, o deputado Nélter Queiroz (PMDB) externou a sua preocupação com a falta de peritos no Instituto Técnico-Científico de Polícia (ITEP/RN) no município de Caicó. O parlamentar fez um apelo ao Governo do Estado pedindo soluções para a situação. “Quando alguém vem a óbito em Caicó o corpo precisa ser encaminhado para autópsia em Mossoró e só depois é encaminhado de volta ao local de sepultamento. Esse trâmite muitas vezes chega a demorar 48 horas ou mais. Nestas situações, as famílias das vítimas precisam ficar clamando aos políticos para que eles interfiram pela rápida liberação dos corpos. É uma situação dramática”, justifica Nélter.
O deputado pediu ao Executivo Estadual que envie ao Legislativo um projeto para contratação temporária de peritos para a unidade. Outra sugestão apresentada por Nélter é a assinatura de convênios entre a Secretaria Estadual de Saúde e o ITEP/RN junto às prefeituras municipais. “Os médicos do quadro municipal, que tenham interesse, seriam devidamente capacitados pelo ITEP e credenciados a, em casos mais simples, realizar a autópsia dos cadáveres e assim tornar ágil a liberação dos corpos”, sugeriu. Durante o pronunciamento, Nélter Queiroz disse que vai propor a realização de uma audiência pública na Casa para debater soluções para a situação. “Vamos discutir essas alternativas e levar as sugestões ao Governo do Estado”, concluiu o parlamentar. Em aparte, o deputado Raimundo Fernandes (PROS) reforçou o pronunciamento de Nélter e relatou que a situação também ocorre nos municípios do Alto Oeste potiguar. “Tem que haver uma solução alternativa para que, em dadas situações, o médico do município possa atestar o óbito e liberar o corpo para sepultamento”, disse Raimundo.
O Blog do Vlaudey Liberato informa que o engenheiro Walter Gomes, diretor geral do DNOCS, esteve visitando o andamento das obras da adutora de engate rápido de Currais Novos. As informações são de que nos próximos quinze dias, deverão ser iniciados os testes na referida adutora.
Francielle tem apoio de Marina Silva para disputar prefeitura de Caicó
A presidente da REDE Sustentabilidade, Marina Silva, esteve em Natal cumprindo agenda profissional, e aproveitou a oportunidade para se reunir com a Executiva Estadual do partido no Rio Grande do Norte. Na ocasião, ela também se encontrou com Francielle Lopes, ex-candidata a prefeita de Caicó, que, recentemente, assinou sua ficha de filiação ao novo partido.
Francielle Lopes falou de sua trajetória política para Marina Silva e do seu desejo em construir uma nova política no Rio Grande do Norte, agora filiada à REDE Sustentabilidade. “A REDE chega com o propósito de fazer uma política diferente do que está aí. E a trajetória de lutas de Marina Silva tem muito a ver com os ideais do nosso grupo político”, afirmou Francielle, que recebeu total apoio de Marina em seu desejo de se candidatar à prefeitura de Caicó.
Prefeitura de Jucurutu inicia obras de pavimentação de três ruas no Alto da Bela Vista
Dona Maria das Graças Souza Filha relata que há 20 anos reside no trecho da Rua Manoel Pereira da Silva no bairro Alto da Bela Vista em Jucurutu e durante todo esse tempo enfrentou muitas dificuldade de locomoção para sair ou retornar pra casa, devido às enormes rochas existentes próximas de sua casa.“Aqui quando chovia nem subia carro, nem descia. Era ruim demais, era uma pedreira grande!”. Na manhã desta quarta-feira (04) ao ver o início da pavimentação ser realizada, dona Maria comemorou:“Ave Maria estou felicíssima, pedindo a Deus que chegue logo o dia da inauguração”, disse irradiando de felicidade. “É um sonho de todos nós moradores que está sendo realizado, há muitos anos a gente esperava por esse momento”, completou Francisco Leonezio Batista, filho de dona Maria das Graças.
As obras de pavimentação a paralelepípedo são provenientes de convênio firmado entre o governo municipal e governo federal e irão beneficiar diversas famílias residentes em três trechos das Ruas da Manoel Pereira da Silva, Manoel Pereira da Cruz e Francimar Teixeira de Souza. “As famílias dessas localidades passarão a ter uma nova vida, por isso o significado pra mim como gestor em realizar a pavimentação desses trechos de ruas é imenso e gratificante, ainda mais em ver a felicidade de dona Maria das Graças que relatou momentos de dificuldades com os serrotes que tanto incomodavam não só as atividades do dia a dia dela, mas de várias famílias! São pessoas trabalhadoras que mereciam ter acesso a esse serviço e agora estão tendo. Sinto-me feliz também em cumprir mais uma palavra pregada durante a campanha de 2012”, destacou o prefeito George.
Ministro Henrique Alves discute em Londres marcas que divulgam o turismo
O segundo dia da WTM (World Travel Market), em Londres, reuniu 12 ministros e dirigentes de turismo com representantes de empresas digitais que funcionam como ferramentas para a promoção de destinos, entre elas, Google, Facebook e Expedia. O painel com o tema Marca do Destino: novos desafios em um mercado em transformação, teve a mediação do comunicador da CNN Richard Quest. Entre os itens em discussão estiveram os segredos das mídias sociais e engajamento dos consumidores nas marcas dos destinos; as transformações das organizações de marketing voltadas para o turismo; construção de reputações e gerenciamento de crises de comunicação.
“Os gestores públicos e os empresários precisam estar atentos às novas ferramentas de marketing dos destinos para se posicionar bem num mercado cada vez mais competitivo”, comentou o ministro do Turismo, Henrique Eduardo Alves. Os debatedores reforçaram que a evolução dos modelos de negócio no turismo é um processo sem volta e destacaram o fortalecimento do turista como produtor de conteúdo e influenciador de potenciais novos consumidores. Os impactos das novas tecnologias nas regras de mercado com a criação de serviços inovadores também estiveram em discussão.
Na segunda-feira (02), o Ministro do Turismo, Henrique Eduardo Alves, participou de uma entrevista coletiva com mais de 20 veículos de comunicação de diversas partes do mundo. Ele aproveitou a oportunidade para convidar os participantes para visitarem o Brasil durante a Olimpíada 2016. “Vamos fazer dos jogos uma plataforma para divulgar o nosso país como um todo, não apenas o Rio de Janeiro”, afirmou. Em reunião técnica com o presidente da Visit Britain, agência de promoção britânica, Christopher Rodrigues, o ministro trocou experiências sobre estratégias de divulgação de destinos turísticos com base em grandes eventos esportivos.
Sede dos últimos jogos olímpicos em 2012, Londres criou uma campanha a partir da Olimpíada para renovar a própria imagem em nível internacional. Os jogos olímpicos de 2016 vão reunir 15 mil atletas de 205 nações e 25 mil profissionais de mídia. Pela projeção do Comitê Olímpico Internacional, 4,8 bilhões de espectadores ao redor do mundo estarão de olho no evento. Henrique Eduardo Alves também participou de uma reunião com o diretor executivo da Organização Mundial do Turismo, Márcio Favilla, e com Xu Jing, diretor da entidade para a Ásia. Nesta quarta-feira (04), o ministro almoça com o embaixador do Brasil no Reino Unido, Eduardo Santos, e retorna ao Brasil na quinta-feira (05).
Agência Estado – A presidente Dilma Rousseff voltou a garantir que não permitirá cortes no Bolsa Família, uma das bandeiras do governo do PT. Durante discurso na 5ª Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, evento organizado pelo Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea). Ela afirmou que o País passa por um momento temporário de ajuste e que levará o Brasil para condições econômicas melhores. “Passamos, hoje, por momento de ajustes, necessário para organizar nossa situação fiscal, reduzir a inflação e recuperar economia”, afirmou.
Dilma ainda disse que as escolhas que têm sido feitas neste momento de ajuste foram no sentido de evitar impactos nos programas sociais. “As escolhas que fizemos estiveram orientadas por compromissos de não abrir mão de políticas que mudam o Brasil”, afirmou. Durante o evento, houve protesto pela rejeição da Proposta de Emenda à Constituição 215, que transfere do Executivo para o Legislativo a atribuição de demarcar terras indígenas. Apesar de o governo já ter se posicionado contrário à proposta, a presidente não tocou no assunto em seu discurso. O texto foi aprovado na semana passada em uma comissão especial da Câmara. Para valer, ainda precisa ser votado em dois turnos tanto pelo plenário da Câmara quanto do Senado.
Durante o evento, ela assinou o decreto para regulamentar a lei 11.265, que tem o objetivo de assegurar o uso apropriado e estabelece orientações para comercialização e publicidade de produtos direcionados às crianças de até três anos, como leites artificiais, papinhas industrializadas, mamadeiras e chupetas – as empresas poderão vender, mas não fazer publicidade. Os estabelecimentos terão um ano para se adaptar e, em caso de descumprimento da lei, podem sofrer interdição e multa de até R$ 1,5 milhão. A presidente também assinou o pacto nacional para alimentação saudável.
O governador Robinson Faria recebeu na tarde desta terça-feira (03) o presidente da Cosern, Luiz Ciarlini e o superintendente da companhia, Dário Soares Vale em uma visita de cortesia e de apresentação da carta de investimentos da concessionária no estado. Ciarlini é oriundo da Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) e está em Natal desde maio deste ano. A reunião contou também com a presença do secretário de Estado da Tributação, André Horta, e do diretor geral do Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema), Rondinelle Silva.
Atualmente, a Cosern soma R$ 40 milhões em obras distribuídas pelo estado, e que tramitam no Idema. O montante faz parte da carta de investimentos de R$ 200 milhões para 2015, mesmo valor registrado no ano passado. A meta para 2016 é de R$ 250 milhões. Ao presidente, o governador destacou a união da empresa com o Governo do RN. “A Cosern é uma das parceiras mais importantes para nós. Estamos nos colocando à disposição, por meio do Idema e de qualquer outro órgão da nossa gestão, para garantir agilidade nos processos e dar condições de desenvolvimento pleno das companhias sediadas no nosso estado”, declarou Robinson Faria.