
Foto: Divulgação/Insa
Fundamental para a pecuária no Nordeste, a palma está no centro de um projeto pioneiro de irrigação com água de reúso que vem ajudando a reduzir os efeitos da pior seca da região nos últimos cem anos. Batizado de Palmas para Santana, o programa foi criado há um ano no município de Santana do Seridó, um dos cinco que contam com saneamento básico total no Rio Grande do Norte. E o resultado obtido nesse período vem animando especialistas, que já pensam em sua expansão para outras cidades. Rica em energia e em água, a palma é uma planta utilizada historicamente na pastagem de gado. “Sem ela não existe pecuária na região”, explica o zootecnista Geovergue Medeiros. Ainda mais em tempos de escassez extrema de água como o atual, que faz 895 municípios do Brasil dependerem de carros-pipa para o abastecimento, segundo o Observatório da Seca.
Prefeito de Santana do Seridó, Adriano Gomes conta que a ideia do projeto surgiu após a seca de 2013, quando a cidade perdeu mais da metade de seu rebanho. “Encontramos nas estações de esgoto um potencial hídrico que não estava sendo usado”, diz Gomes. Vencedor do Prêmio Mandacaru 2014, que reconhece práticas inovadoras em acesso à água e convivência com o semiárido, o Palmas para Santana faz o tratamento, a decantação e a filtragem da água que serve de irrigação para a palma forrageira. “Nosso objetivo é não mais perder animais em períodos de estiagem, garantindo a produção de palma na região”, conta o prefeito.
As atividades de agricultura e de criação animal consomem grandes volumes de água. Para se ter uma ideia, 961 mil litros (83% do total gasto) são utilizados a cada segundo para irrigar plantações e matar a sede dos rebanhos em todo País. No consumo urbano, o volume fica em 104 mil litros (9% do total). Em proporções ilustrativas, é como colocar uma piscina olímpica ao lado de um balde de água, de acordo com dados da mostra Conjuntura dos Recursos Hídricos no Brasil, publicada pela Agência Nacional de Águas (ANA) em 2013. Por enquanto, o Palmas para Santana funciona em uma área piloto, que deve ser ampliada em breve. “Nosso objetivo é expandir para 12 hectares de plantação irrigada com água de reúso até o ano que vem”, explica o prefeito Gomes.
Estadão Contéudo
O Programa Estadual de Controle da Dengue da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) divulgou hoje os números atualizados da doença no Rio Grande do Norte. De acordo com o relatório, até a semana epidemiológica nº 33, que corresponde aos dados coletados desde o início do ano até 22 de agosto, foram notificados 25.676 casos de dengue em todo o estado, dos quais 5.110 foram confirmados.
O estado se encontra livre da epidemia desde o mês de junho passado, devido à considerável diminuição no número de notificações da doença nas últimas semanas epidemiológicas. Embora a epidemia tenha acabado, a população precisa continuar vigilante e coparticipativa, tomando os cuidados básicos de prevenção. “Temos que manter os reservatórios de água tampados, não acumular lixo em locais inapropriados e manter a lixeira fechada, não deixando água acumulada sobre a laje ou calhas, entre outros”, explica a subcoordenadora de Vigilância Epidemiológica da Sesap, Kristiane Fialho.
03/09/2015
Por Danilo Evaristo em
Notas
Prefeitos do RN se encontram com o ministro Henrique
A liberação de recursos e a apresentação de novos projetos de infraestrutura turística foram os assuntos principais de audiências do ministro Henrique Eduardo Alves com prefeitos do Rio Grande do Norte nesta quarta-feira (02), em Brasília. Eles estavam acompanhados do deputado estadual Hermano Moraes (PMDB) e do ex-deputado Federal João Maia (PR).
A prefeita Maria Aparecida (Nica), de Ruy Barbosa, apresentou a proposta de acessibilidade ao Monte do Calvário, onde já existe uma escadaria com mirante. Projeto semelhante foi discutido com a prefeita Mara Cavalcanti, de Riachuelo, sobre o acesso até a capela de São Francisco na Serra da Formiga.
A urbanização da principal via de Bom Jesus foi o projeto discutido pelo prefeito Edmundo Júnior. Já o deputado Hermano Moraes apresentou reivindicações dos prefeitos de Nísia Floresta e de Guamaré. São projetos de urbanização das praias de Tabatinga e de Guamaré.
Tibau do Sul – A construção e um calçadão ligando o distrito de Cabeceiras até Tibau do Sul e a obra de uma ciclovia ao longo da falésia entre a cidade e a praia de Pipa foram os assuntos da audiência do ministro Henrique Eduardo Alves com o prefeito de Tibau do Sul, Waldenício Costa. O ex-deputado João Maia também participou do encontro e reforçou o pleito que deverá custar R$ 5 milhões.
03/09/2015
Por Danilo Evaristo em
Notas
Municípios do RN podem ganhar mais 4 milhões para a saúde
O deputado federal Rafael Motta (PROS) esteve na tarde desta quarta-feira (2) reunido com o ministro da Saúde, Arthur Chioro, com a finalidade de solicitar a liberação de R$ 4 milhões para a conclusão das obras de 23 Unidades Básicas de Saúde, localizadas em todas as regiões do Rio Grande do Norte. O montante é referente ao valor da segunda e terceira das unidades de saúde que já iniciaram as obras.
“Investir nas unidades básica é essencial para melhorar a saúde do RN, porque são elas que a população procura quando sente algum problema médico, evitando assim o diagnóstico tardio e facilitando o tratamento de doenças. Além disso, contribuem também para diminuir a superlotação nos hospitais regionais”, afirmou Rafael Motta.
Arthur Chioro se comprometeu em priorizar o pagamento e que analisará a liberação dos recursos ainda no mês de setembro. A busca por recursos federais em Brasília para melhorar a vida nos municípios tem sido uma das bandeiras de Rafael Motta na Câmara dos Deputados.
03/09/2015
Por Danilo Evaristo em
NotasO Plenário da Câmara dos Deputados aprovou, na noite desta quarta-feira, a proposta que proíbe a lei de impor ou transferir qualquer encargo ou a prestação de serviços aos estados, ao Distrito Federal ou aos municípios sem a previsão de repasses financeiros necessários ao seu custeio. O deputado Fábio Faria (PSD/RN) comemorou a aprovação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 172/12, em primeiro turno.
“Queremos que estados e municípios se viabilizem. O pacto federativo que defendemos para o Brasil só permitirá a transferência de novas responsabilidades se estas forem acompanhadas dos recursos necessários à sua execução. Repassarmos novos custos sem previsão orçamentária é injusto e prejudica, em muito, as finanças de governos e prefeituras”, afirmou.
Foi excluído do texto dispositivo que permitia a compensação anual dos repasses de custeio com os pagamentos devidos por estados, municípios e o Distrito Federal à União, exceto os débitos previdenciários. A matéria retorna à comissão especial para a elaboração da redação que irá ao segundo turno.
Uma aposta de Guaíra (PR) acertou as seis dezenas do sorteio 1.738 da Mega-Sena sorteadas na noite deste quarta-feira (02), em Osasco (SP), e faturou R$ 38.615.395,78. O prêmio estimado para o próximo concurso a ser realizado no sábado (05) é de R$ 3 milhões. Veja as dezenas sorteadas: 12 – 28 – 37 – 46 – 48 – 53. A quina saiu para 96 apostas e cada uma delas levará um prêmio de R$ 40.710,07. Outros 6.889 bilhetes acertaram a quadra e levarão com R$ 810,43 cada.
03/09/2015
Por Danilo Evaristo em
Notas
Felipe Maia
Currais Novos e Acari, municípios do Seridó potiguar, tiveram o abastecimento de água suspenso pela Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern), na terça-feira (01). O açude Gargalheiras, que abastece as duas cidades, registrou o volume de 0,2% de sua capacidade total e impossibilita a captação de água. Para cobrar providências dos governos federal, estadual e municipal, o deputado Felipe Maia (DEM) ocupou a tribuna da Câmara, nesta quarta-feira (02).
O coordenador da bancada federal registrou que as obras prioritárias para o Nordeste atualmente são referentes ao fornecimento de água para a região. Uma das medidas apontadas para garantir o abastecimento das cidades é a Adutora de Engate Rápido, que deverá captar água na Barragem Armando Ribeiro Gonçalves, em Jucurutu, indo até a Estação de Tratamento de Água do Dourado, em Currais Novos. A obra, orçada em R$ 36 milhões, teve apenas 10% dos recursos liberados desde abril deste ano, cerca de R$ 3,8 milhões.
“Sabemos que existe uma crise econômica no país, mas como ficarão as famílias do Seridó e de outras regiões do Brasil sem o abastecimento de água? Água significa dignidade. Que sejam paralisados ou que cortem recursos de outros empreendimentos, mas não de obras que significam vida, como é o caso do abastecimento de água para a população do RN”, destacou.

Inter faz 6 x 0 e Vasco chega a pior marca na história
PLACAR – O 6 x 0 aplicado pelo Internacional, em Porto Alegre, contra o Vasco, não serviu apenas para devolver a moral dos colorados, que haviam perdido por 5 x 0, rodadas atrás, para o maior rival, Grêmio. O jogo também marcou a pior crise do ataque vascaíno na história do torneio. Desde 1971, a pior sequência do ataque do Vasco era de 1986. Naquele ano, foram seis jogos seguidos sem marcar um gol sequer. Contudo, foram quatro derrotas por 0 x 1 e dois empates sem gols. Naquela ocasião, o clube quebrou a marca com vitória de 3 x 0 sobre a Tuna Luso, no Pará.
Com a derrota de 0 x 6 para o Internacional nesta quarta (2), o clube chegou a inimaginável marca de sete jogos sem marcar, culminando nessa impiedosa goleada. Dessa vez, contudo, foram seis derrotas e um empate sem gols. A goleada de 6 x 0 ainda se tornou a maior deste Campeonato Brasileiro 2015 e a maior goleada da história do Vasco. Anteriormente, o pior resultado do clube fora um 7 x 2 sofrido na Arena da Baixada, contra o Atlético-PR, em 2005. Agora, dez anos depois, o Vasco piora essa marca.
03/09/2015
Por Danilo Evaristo em
Notas
Caern apresenta plano para abastecimento de Currais Novos e Acari
Após enfrentar três anos de estiagem e ofertando água para mais de 60 mil pessoas de Currais Novos e Acari de forma racionada, a barragem “Eurico Gaspar Dutra”, o Gargalheiras, entrou em colapso nesta terça-feira (01), ou seja, seu volume de água não é mais suficiente para que a Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte – CAERN, abasteça as duas cidades seridoenses. Com esta situação caótica, a CAERN se reuniu na manhã desta quarta-feira (02) com o Prefeito de Currais Novos, Vilton Cunha, vereadores, empresários, e com a presidente da CDL e do Comitê SOS Adutora, Francisca Felipe, para apresentar o plano emergencial que será realizado para abastecer Currais Novos.
O encontro contou com a participação do professor da UFRN, João Abner, do engenheiro José Eudes, e do diretor de operação e manutenção da CAERN, João Alberto Dantas. As soluções emergenciais e que deverão ser acionadas pela CAERN dependem da celeridade para a contratação de uma empresa que captará água a partir da Adutora Serra de Sant’Ana em São Vicente, e que através de carretas-pipa trarão água para a estação da CAERN no município que fará a distribuição para a população através do sistema normal de abastecimento.
O prefeito Vilton Cunha lembrou que a situação é extremamente crítica. “Este é o momento mais difícil, e agora temos que buscar todas as soluções para que a população não seja prejudicada, e esperamos que a CAERN e o Governo inicie estas ações o quanto antes”, disse Vilton, lembrando que a Prefeitura irá disponibilizar carros-pipa para abastecimento do Hospital Regional “Mariano Coelho”, escolas, creches, instituições públicas, e outros órgãos da administração, além de 8 chafarizes na zona urbana para uso da população. De acordo com o professor João Abner, “os caminhões pipa enchendo a estação da CAERN e depois bombeando para a cidade, é uma solução viável”.

Foto: Júnior Santos
A Arena das Dunas recebeu, na noite de ontem (02), o maior público do ano, para acompanhar, pela primeira vez, uma partida válida pela série A do Campeonato Brasileiro. Foram mais de 22 mil torcedores presentes para acompanhar o duelo entre Flamengo e Avaí/SC, pela 22ª rodada da competição, com vitória da equipe carioca por 3×0.
Os gols foram marcados por Alan Patrick e Kayke, duas vezes, o que deixou os rubro-negros mais perto do G-4, agora com 32 pontos, na oitava colocação. Mesmo um público abaixo do recorde da Arena, que foi do jogo entre América e Flamengo, pela Copa do Brasil de 2014, com mais de 30 mil torcedores, a renda do jogo de R$ 1.639.485,00, foi a maior da história do estádio, tirando os jogos da Copa do Mundo.
Tribuna do Norte