05/09/2015
Por Danilo Evaristo em
NotasO governador Robinson Faria, através de sua rede social no Facebook, declarou nesta quinta-feira, 3, que o Rio Grande do Norte continua sendo o favorito para receber as instalações do Hub da Latam entre os demais estados do Nordeste que pleiteiam o investimento. “Quero informar aos potiguares que estou acompanhando pessoalmente todas as tratativas para a instalação do Hub da LATAM no Nordeste”, escreveu o governador, contrariando as notícias que circulam nos principais Jornais do Ceará e do Pernambuco.
Nestes estados, a mídia divulgou colocações de parlamentares e demais autoridades falando do possível apoio político e com infraestrutura da presidente Dilma Rousseff. Neste caso, o especialista em Petróleo e Gás Jean Paul Prates informou que houve erro de interpretação. Prates, que defende o Hub da Latam no Rio Grande do Norte, é suplemente de senador do mandato de Fátima Bezerra. Outros senadores e deputados já se colocaram a favor de procurar a presidente Dilma Roussef para tratar da questão.
Prates diz que o Hub da Latam vai ficar no Estado que ofertar a melhor estrutura física. Neste quesito, o Aeroporto de São Gonçalo do Amarante sai na frente, por ser de carga. E, também, por ter outra unidade de apoio, no caso no Aeroporto de Parnamirim. O governador Robinson Faria concorda com o especialista Jean Paul Prates e destaca: “O RN é o favorito na disputa por reunir as melhores condições técnicas para o desenvolvimento das atividades. Somos produtores de querosene de aviação, possuímos o melhor aeroporto com áreas disponíveis para ampliação, oferecemos reduções tributárias e a melhor posição geográfica”, destaca o governador Robinson Faria.
Sobre as colocações da presidenta Dilma Roussef em relação ao Ceará e ao Pernambuco, o governador Robinson Faria declarou: “Do Governo Federal esperamos tratamento igualitário com a liberação dos recursos para obras importantes no RN. Não vamos permitir interferências arbitrárias nesse processo”. No mais, o governador concorda com Jean Paulo Prates, acrescentando que “mesmo por que a TAM é uma empresa privada que presa por sua independência e pelo retorno comercial de seus investimentos. Se tem uma coisa que jamais poderão atribuir ao nosso Governo é o desperdício de oportunidades. Estamos vigilantes e agindo estrategicamente para alcançar grandes voos”, finaliza.
Mossoró Hoje
05/09/2015
Por Danilo Evaristo em
Notas
AL homenageia Sociedade dos Cegos em sessão solene
A Assembleia Legislativa prestou homenagem nesta sexta-feira (04) à Sociedade dos Cegos do Rio Grande do Norte (SOCERN). A sessão solene foi proposta pelo deputado Jacó Jácome (PMN) em comemoração aos 19 anos da instituição filantrópica. “A Assembleia Legislativa abre hoje as suas portas para parabenizar e reconhecer todos os méritos e importantes serviços prestados pela SOCERN, instituição que cumpre exemplarmente o seu papel de promover e defender os direitos dos deficientes visuais”, disse o parlamentar. Jacó Jácome ressaltou a importância do Projeto de Lei de sua autoria que institui o passe livre para pessoas com deficiência no sistema de transporte público intermunicipal. “Aqueles que moram na capital ou no interior poderão transitar pelo Estado de forma gratuita com a aprovação dessa proposta”, frisou. O Projeto de Lei tramita atualmente na Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia, Desenvolvimento Econômico e Social da Assembleia.
Após o seu discurso, Jacó fez a entrega de uma placa comemorativa ao presidente da SOCERN, Ronaldo Tavares da Silva, que agradeceu a homenagem da Assembleia e fez um apelo aos parlamentares presentes na sessão pela criação de uma comissão especial permanente de direito das pessoas com deficiência. “Conto com a sensibilidade dos deputados da Casa para atender esse pleito e garantir que os nossos projetos sejam debatidos de forma nítida”, falou. De acordo com Ronaldo, o Rio Grande do Norte apresenta mais de 6900 pessoas com cegueira total ou baixo campo de visão. O presidente da SOCERN pediu celeridade na apreciação do Projeto de Lei do passe livre intermunicipal e enalteceu a iniciativa do deputado Jacó Jácome. “O projeto vai garantir a respeitabilidade, inclusão social e o direito inalienável de ir e vir”, concluiu.
05/09/2015
Por Danilo Evaristo em
NotasA Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte sediará, na terça-feira (8), às 9h, uma discussão sobre o Pacto Federativo. O encontro contará com a presença de deputados estaduais de todo o país, que tratam diretamente sobre o tema.
No encontro, os deputados de Santa Catarina Kennedy Nunes (PSD) e Fernando Coruja (PMDB) apresentarão a proposta do Pacto Federativo, que necessita de mudança na Constituição e que está baseada em quatro propostas principais para fortalecer estados e municípios.
Na proposta, os deputados sugerem a autonomia para os Estados legislarem sobre a descriminalização, propaganda comercial e agronegócio; a possibilidade de incluir e modificar normas sobre os impostos e sua distribuição para os estados e municípios; permitir que eleitores apresentem emendas à Constituição; e de tornar obrigatória a destinação de 10% da receita corrente bruta da União para investimentos em saúde pública.
A Secretaria Estadual do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) anunciou a perfuração de 300 poços perfurados nos últimos sete meses. Nos quatro últimos anos foram instalados 223 poços. De acordo com o Secretário de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Mairton França, as intervenções estão sendo feitas principalmente nos municípios mais atingidos pela estiagem, como forma de incrementar o abastecimento de água. “Seguindo as orientações e o modelo de gestão do Governador Robinson Faria, estamos selecionando os municípios com critérios técnicos e não políticos, priorizando que a água chegue às localidades mais dispersas e necessitadas” disse Mairton.
A equipe de geólogos da Semarh já realizou a locação de 420 poços, sendo 250 no Alto Oeste e 170 no Seridó. Dos 300 poços perfurados, já foram realizados os testes de vazão em 250. A Semarh agora conta com oito perfuratrizes em funcionamento e cada uma delas cava dois poços por dia. “A nossa expectativa é que até dezembro a gente consiga perfurar 500 poços no interior do Estado”, aponta o secretário. Mairton França disse ainda que o objetivo da equipe é realizar todas as fases do processo, em um curto espaço de tempo, uma vez que a demanda por água é muito urgente. “Estamos trabalhando para agilizar o tempo entre a locação do poço até a liberação do chafariz para consumo da população”, diz.
A presidente Dilma Rousseff deve provavelmente ver sua popularidade subir até meados de 2016, apesar da escalada da crise econômica no país e os pedidos de impeachment, disse o vice-presidente, Michel Temer, em entrevista ao The Wall Street Journal. Temer também prevê que Dilma deve terminar seu segundo mandato como presidente, que se encerra em 2018.
O voto de confiança verbal de Temer em Dilma ocorre apenas um dia após o vice-presidente ter declarado a empresários que seria difícil para a presidente terminar seu segundo mandato, caso sua aprovação permaneça no atual nível de cerca de 8%. “Você pode escrever isso: eu tenho certeza absoluta que isso irá acontecer, que será útil para o País, que não haverá nenhum tipo de perturbação institucional”, disse o vice-presidente por telefone.
“Dilma continuará a governar “até o final, até 2018″, comentou. Ele também expressou confiança no ministro da Fazenda, Joaquim Levy, que cada vez mais têm atraído críticas, diante da piora nas contas públicas do Brasil. Levy tem sido alvo de especulações de que pode renunciar ou ser forçado a sair. “Levy tem total apoio do governo e também do meu partido”, disse Temer. “A saída de Levy não seria útil para o País”, declarou.
Estadão Conteúdo
O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, autorizou a permanência dos 5 peritos criminais e 4 papiloscopistas da Força Nacional no Rio Grande do Norte por mais 180 dias, para atuar em apoio ao ITEP nas ações de Perícia Forense. O novo prazo passou a vigorar nessa quinta-feira (03) e, se necessário, pode ser renovado por igual período.
“Um desses peritos faz parte do grupo de trabalho da Balística e os demais profissionais realizam perícias em locais de crime”, explicou o capitão Franklin Ramalho, coordenador da Criminalística. A decisão assinada pelo ministro da Justiça foi publicada na edição de hoje (04) do Diário Oficial da União e ocorreu após um pedido enviado por meio de ofício pelo governador Robinson Faria.

Jucurutu
O sorteio do concurso 1.739 da Mega-Sena, que será realizado neste sábado (05), poderá pagar o prêmio de R$ 3 milhões para quem acertar as seis dezenas. O sorteio será realizado a partir das 20h (horário de Brasília), na cidade de Itapemirim (ES). De acordo com a Caixa Econômica Federal (CEF), se um apostador levar o prêmio sozinho e aplicá-lo integralmente na poupança, receberá cerca de R$ 22 mil por mês em rendimentos. Caso prefira, poderá adquirir uma frota de cem carros populares.
04/09/2015
Por Danilo Evaristo em
NotasO Diário Oficial da União publica hoje (04) o decreto da presidenta Dilma Rousseff que garante o adiantamento de parte do décimo terceiro salário dos aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social. De acordo com o decreto, a primeira parcela será até 50% do valor do benefício relativo ao mês de setembro e vai ser paga juntamente com os benefícios correspondentes a este mês.
A segunda parcela corresponderá à diferença entre o valor total do abono anual e o valor da parcela antecipada e será paga juntamente com os benefícios do mês de novembro. Anteriormente, a intenção do governo era fazer o adiantamento em duas parcelas, de 25% cada uma, pagas nos meses de setembro e outubro. Desde 2006, segundo o Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos da Força Sindical, a antecipação era creditada em agosto.
Agência Brasil
Chegou, em fim, o esperado dia em que se inicia as festividades da grande vaquejada de Jucurutu, que acontece durante todo este fim de semana. Diante do evento, que movimentará grande parte dos jucurutuenses e pessoas de outras cidades, o Projeto Jucurutu Unido Contra as Drogas não ficará de fora, e fará uma campanha de conscientização ao não uso de drogas.
As ações acontecerão na noite desta sexta-feira, 04, na Praça Pública, onde haverá a festa de abertura da vaquejada, com a distribuição de pequenos adesivos para roupas. A intenção do Projeto é chamar a atenção das pessoas para, quem for ingerir bebida alcoólica, fazer isso sem excesso e com responsabilidade, e lembrar que a melhor festa é sem o uso de drogas. No domingo, 06, os membros do Projeto também estarão no parque de vaquejada, fazendo o mesmo trabalho de distribuição de adesivos para roupas.
Blog PM Jucurutu