Os bancários do RN aprovaram na última terça-feira (23), por unanimidade, o indicativo de greve para a próxima terça-feira (30). Entre as reivindicações da categoria estão mais contratações, isonomia, reposição de perdas salariais, assédio moral, saúde e segurança. Os bancários agendaram para segunda-feira (29), às 18h, no Sesc Centro, por trás ao BB da Avenida Rio Branco, uma nova assembleia para deliberar sobre a paralisação. A paralisação vale para todas as agências públicas e privadas do estado e, ficam funcionando apenas os serviços pela internet e os caixas eletrônicos.

Em Acari, o açude Gargalheiras está praticamente seco – Jobel Araújo
Tribuna do Norte – O mês de setembro se aproxima do fim e confirma mais um ano de seca. O inverno deste ano no semiárido nordestino, apesar de classificado como normal pela meteorologia, não foi capaz de encher os reservatórios de água no interior do Rio Grande do Norte a índices satisfatórios.
De acordo com levantamento divulgado pela Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) , ontem (24) mais da metade dos açudes monitorados (25 mananciais) está com o nível abaixo dos 20% da capacidade. Além disto, pelo menos 12 estão em situação de colapso e outros dez devem chegar a esse status até fevereiro de 2015. O Estado possui ao todo 46 reservatórios monitorados periodicamente.
Em Acari, distante 201 km de Natal, o açude Marechal Dutra, o Gargalheiras, agoniza. O cenário é desolador. Com capacidade para 44.421.480 metros cúbicos de água, o reservatório está com o volume de 2.837.207 metros cúbicos, o que representa 6,39%. A estimativa é de que esgote seu manancial em menos de 60 dias.
Na mesma região, em Caicó (256 km da capital), o açude Itans está com 11,33% da capacidade, ou seja, 9,2 milhões de metros cúbicos. Água que, segundo a Emparn, suporta abastecer as cidades atendidas pelo açude até janeiro do próximo ano. A vazão de retirada é de 185 litros/s. Já em Pau dos Ferros, a 400 km de Natal, o principal açude, está com 5,61% de sua capacidade, ou seja, cerca de 3 milhões de metros cúbicos. A vazão de retirada é de 45 litros/s e, se continuar com essas configurações, suporta abastecer a cidade até março do próximo ano. No Estado, cinco cidades sofrem colapso no abastecimento.

A governadora Rosalba Ciarlini visitou, no início da noite desta quarta-feira(24), a empresa de call center AeC, em Mossoró. A chefe do Executivo foi acompanhada pelo Secretário Estadual de Desenvolvimento Econômico, Silvio Torquato e do Gerente de RH da AeC, Cleiton Geraldo. A unidade de Mossoró foi inaugurada há cerca de um ano e emprega 2.200 pessoas, todas direcionadas ao atendimento de um cliente. A AeC veio para o Rio Grande do Norte atraída pelos incentivos apresentados pelo Governo. “Desde o nosso primeiro contato com a AeC nos colocamos a disposição para apoiar no que fosse preciso, inclusive a escolha por Mossoró foi um pedido nosso”, declarou a Governadora.
Segundo o Gerente de RH, Cleiton Geraldo, a unidade de Mossoró conta com colaboradores com idade entre 18 e 62 anos, a maioria com conhecimentos de informática. A equipe tem atendido as expectativas tanto que o grupo planeja abrir uma nova unidade de atendimento no Estado, agora na região metropolitana de Natal. “Mantivemos o contato com a AeC e estamos tratando de todos os detalhes para que em dezembro a empresa possa colocar mais uma unidade em funcionamento gerando mais dois mil empregos”, revelou Rosalba Ciarlini.

O Blog Danilo Evaristo destaca os próximos eventos dentro da programação sociocultural da festa de São Miguel Arcanjo 2014 de Jucurutu. Amanhã, quinta-feira (25), a partir das 21h30, a Praça Januncio Afonso será palco do maior show de humor do Brasil, com promoção da Prefeitura Municipal, sob a administração do prefeito George Queiroz. Um espetáculo para a família com o renomado ator paraibano Nairon Oseas Alves Barreto, criador do personagem Zé Lezin.

Uma das novidades inseridas no calendário da festa de São Miguel Arcanjo este ano é o Baile do Reencontro. A primeira edição do Baile do Reencontro será desenvolvida no Babylônia Casa Show, na próxima sexta-feira (26), a partir das 22h, com as atrações musicais: Banda Tártaros (Currais Novos) e Forrozão das Amigas (Jucurutu). Já no sábado (27) no largo da Matriz, às 20h30 acontece o tradicional Leilão de São Miguel.

No domingo (28), às 12h tem o Almoço de São Miguel no Galpão da Feira Livre, e às 16h a II Corrida de São Miguel, saindo de frente a AABB para a Igreja Matriz. A parte sociocultural dos festejos será finalizada à noite, a partir das 22h, com a Festa da Juventude em Praça Pública, animada com as atrações musicais: Guilherme Dantas, Caddu Rodrigues e Guga Playboy de Luxo, numa realização da Prefeitura do Municipal.
O deputado estadual Nelter Queiroz (PMDB), ganhou mais dois apoios de peso para sua reeleição no distrito de Laginhas. Além do empresário Barra Lopes, a sub-prefeita de Laginhas, Ana Raquel, anunciou publicamente nas ruas do distrito o seu apoio a Nelter. Outro que declarou seu apoio foi o tradicional comerciante da região, Jofre Pergentino que, ao lado da sua esposa ‘Donha Sinhá’e da família, também declarou que vota em Nelter. Quem esteve nesta terça-feira, 23, no distrito foi o vereador caicoense Rubão Germano, acompanhado dos suplentes de verador Edna Santiago e ‘Guri’. Foram reforçar a campanha de Nelter em Laginhas e fizeram comícios relâmpagos.


Os irmãos Dalila e Manoel Salustiano Filho
A tradição em realizar o concurso de “A Mais Bela Voz” no município de Jucurutu foi mantida na noite de ontem (23), com destaque para a organização do evento bem produzido, inserido na programação sociocultural da festa de São Miguel Arcanjo, có-padroeiro da cidade.
Isso se explica no quesito de que o concurso deste ano apoiado pela Prefeitura Municipal, sob a administração do prefeito George Queiroz, junto a Secretaria de Assistência Social, foi marcado por ter contando com um expressivo número de participantes (vinte candidatos) na disputa, que ofertou R$ 600,00 para as três melhores vozes, e especialmente pela presença da população na Praça Januncio Afonso.
A premiação de R$ 600,00 foi dividida da seguinte forma: R$ 300,00 para o 1º lugar, R$ 200,00 para o segundo e R$ 100,00 para o terceiro. Na opinião dos músicos-jurados: Kiko Almeida, Rosângela Garcia, Virgílio Moreira, maestro Diego e Deninho Souza, os melhores cantores da noite foram: Célio Alves da Silva, em terceiro lugar, empatando com a dupla Pedro Magno e Ana Clarisse; Dalila Salustiano em segundo lugar e Manoel Salustiano Filho com o primeiríssimo lugar.


A Armando Ribeiro tem uma perda de água, por dia, de mais de 1 bilhão de litros – Arquivo TN
Tribuna do Norte – A Agência Nacional de Águas (ANA) suspendeu temporariamente a captação de águas para irrigação no rio Piranhas, no trecho entre a confluência com o rio Piancó e o remanso da Barragem Armando Ribeiro Gonçalves, na região do Vale do Açu. A medida, tomada para que o nível do rio seja regulado, de forma a garantir a normalidade ao abastecimento de 34 cidades, é válida até o dia 29 deste mês, segundo nota do Comitê da Bacia Hidrográfica do Piancó-Piranhas-Açu.
A decisão da ANA deve-se à drástica redução do nível do rio Piranhas nas proximidades da sede do município de Jardim de Piranhas, nos últimos cinco dias. A medida também afeta os açudes Curema e Mãe D’Água, ambos na Paraíba. De acordo com o Coordenador do Setor de Outorgas da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), Nelson Cesio, irrigantes da região não estão cumprindo a resolução 614/2014, que regula a área e horários para que a irrigação seja feita, ameaçando assim o abastecimento das cidades que ficam nas imediações do Vale.
A maioria das plantações nessa região do Vale do Açu é de capim para o gado, mas existe também a agricultura de subsistência, como milho e feijão. O presidente da Federação dos Agropecuaristas do Rio Grande do Norte (Faern), José Vieira, demonstrou preocupação com o aumento da seca e ressaltou a necessidade de ações do governo por meio da perfuração de poços. “A tendência é que nesse período de seca, a suspensão da irrigação se torne sistemática, o governo precisa agir antes e garantir que os prejuízos sejam mínimos”, sugeriu.
Medidas da Ana
Fica suspensa, até o dia 29/09/2014 (segunda-feira), as captações de água no Açude Curema, no Açude Mãe-D’Água e no rio Piranhas (trecho compreendido entre o Açude Curema e o remanso do Açude Armando Ribeiro Gonçalves);
Fica suspensa, inclusive, a operação do Canal da Redenção;
As regras de restrição de uso de água estabelecidas pela resolução da ANA nº 641/2014 serão revistas, devendo haver redução do total de horas de irrigação por semana.
A Justiça Eleitoral informa aos eleitores das seções nº 01, 02, 34, 42 e 48 que antes votavam na Associação Cultural e Esportiva de Jucurutu/RN (ACEJ) passarão a votar na Escola Estadual Antônio Batista, localizada na Praça da Bandeira, Centro, Jucurutu.
A Justiça Eleitoral informa também aos eleitores da seção 39, que antes votavam na Escola Presidente Costa e Silva, localizada no Sítio Pangoá, passarão a votar na Escola Municipal Marechal Rondon, localizada no Sítio Chã dos Felix, Jucurutu/RN.
Por meio do decreto número 1.101/2014, o prefeito de Jucurutu, George Queiroz faz a antecipação das duas próximas feiras semanais do município. A primeira transferência ocorre devido à realização das festividades alusivas ao có-padroeiro São Miguel Arcanjo durante o dia 28, com isso a feira que seria realizada no dia 28/09 (domingo) será no dia 27 de setembro (sábado).
Já a segunda mudança acontece devido às eleições gerais. O pleito ocorrerá no dia 05 de outubro, por essa razão a feira semanal se dará no sábado, dia (04) e não no domingo, dia 05. As Secretarias Municipais responsáveis pela organização e fiscalização da feira livre estão adotando providências necessárias para atender a antecipação do decreto mencionado.


O final de semana da Festa do padroeiro de São José do Seridó foi marcado pela realização da III Cavalgada. No domingo (21) mais de 500 cavaleiros e amazonas prestigiaram o evento. O prefeito Jackson Dantas participou ao lado de lideranças políticas e amigos da região, como o deputado estadual Nelter Queiroz e os prefeitos Junior de Janúncio (Florânia), Paulo Brito (Ipueira) e Aníbal Pereira (São João do Sabugi).
A cavalgada saiu do Rancho da Bonita com destino a Zona Urbana, percorreu algumas ruas da cidade em seguida recebeu as bênçãos dos vaqueiros e cavaleiros, pelo Padre Fabiano, seguiram para a praça de eventos, onde dançaram forró ao som dos quatro forrozeiros e ainda foi servido um almoço aos participantes. A imprensa, através do programa Boi na Pista, Programa Valeu o Boi (BAND), Blog do Carlos Felipe, Vaquejada e companhia e Rádio Bonita FM e Jornal Correio do Seridó deram cobertura ao evento.