29/04/2025
Por Danilo Evaristo em Notas

Governo do RN amplia acesso à nova Carteira de Identidade Nacional

Foto: Sandro Menezes

Descentralizar o acesso à emissão da Carteira de Identidade Nacional (CIN), garantindo cidadania e inclusão documental para a população potiguar.  Em mais uma ação voltada à cidadania, por meio do Instituto Técnico-Científico de Perícia (ITEP), o Governo do Estado realizou nesta terça-feira (29) a renovação oficial do programa “Identidade para Todos”.

A cerimônia realizada na Escola do Governo, Centro Administrativo, contou com a presença da governadora e de representantes das prefeituras e câmaras municipais de todo o estado.

Lançado em 2021 com recursos do Projeto Governo Cidadão, o programa já recebeu mais de R$ 5 milhões em investimentos e tem como objetivo descentralizar o acesso à nova Carteira de Identidade Nacional (CIN), especialmente nos municípios que não contam com Centrais do Cidadão. A iniciativa é fruto de convênio com a Federação das Câmaras Municipais do RN (FECAM) e permite que prefeituras e câmaras passem a emitir o documento diretamente à população, com segurança, eficiência e gratuidade na primeira via.

DOCUMENTO ESSENCIAL

“O programa permite que as pessoas tenham acesso à identidade nos locais mais remotos. Antes dele, já tínhamos uma parceria muito sólida com as Centrais do Cidadão — e essa parceria continua sendo fundamental — mas sabemos que as centrais ainda não estão presentes em todos os territórios. E todo cidadão hoje precisa de uma identidade. Seja para acessar um programa social, seja para exercer sua cidadania, a identidade é um documento essencial”, esclareceu o diretor-geral do ITEP, Marcos Brandão.

A prefeita de Baraúna, Divanise Oliveira agradeceu o empenho do Governo do Estado na inclusão documental dos municípios. “Esse programa permitiu atendermos a nossa população de uma forma mais digna. Baraúna é hoje uma das cidades que mais emite carteiras de identidade no estado. Obrigado ao Governo do Estado, por proporcionar esse conforto à população dos nossos municípios. Deixamos aqui o nosso registro de gratidão, por essa sensibilidade de vocês em se colocarem no lugar da população, reconhecendo as dificuldades e oferecendo um caminho que realmente ameniza a situação de muita gente.”


0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Busca no Blog

Facebook


Twitter


Parceiros