O verão começou neste sábado (21), às 6h20 (horário de Brasília), em todo o Hemisfério Sul do planeta com mudanças rápidas nas condições do tempo, caracterizadas por chuvas intensas e ventos fortes. A posição da Terra mais perto do Sol também torna os dias mais longos que a noite e traz temperaturas elevadas em todo o país.
Segundo o Prognóstico Climático de Verão, divulgado pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), nesta estação o fenômeno La Niña, que costuma causar fortes chuvas no Norte e Nordeste do Brasil e secas no Sul, terá duração mais curta. A probabilidade dessas condições prevalecerem é de 60% entre janeiro e março e cai progressivamente para 40% entre fevereiro a abril de 2025.
“De maneira geral, as previsões climáticas indicam o predomínio de chuvas abaixo da média climatológica em grande parte do país”, explica a meteorologista do Inmet, Maytê Coutinho.
A região Norte é exceção porque haverá predomínio de chuvas acima da média. No Nordeste, o total de chuvas entre janeiro e março deverá ser menor e nas regiões Centro-Oeste e Sudeste elas devem ficar entre o normal e abaixo da média.
Chuvas mais volumosas
“Mesmo com a previsão de que o total de chuvas em janeiro, fevereiro e março fique abaixo da média em quase toda a região, no noroeste da Região Nordeste podem ocorrer chuvas mais volumosas em alguns períodos durante o verão, podendo atingir a média em algumas localidades”, pondera Maytê.
Na região Sul, onde os volumes já são menores nesta época do ano, as chuvas devem permanecer na faixa normal ou abaixo do normal. No Rio Grande do Sul, principalmente, a previsão é de chuvas no extremo sul do estado inferiores a 400 milímetros.
Para a meteorologista, a regularidade das chuvas nas Regiões Norte e Nordeste pode ser ainda mais comprometida se permanecerem as atuais condições oceânicas.
“As águas mais quentes no Atlântico Tropical Norte e mais frias no Atlântico Tropical Sul formam condições para a manutenção da Zona de Convergência Intertropical atuando ao norte da sua posição média climatológica”, acentua.
Segundo o relatório Inmet, tais condições podem impactar atividades econômicas como a agropecuária, a geração de energia por meio de hidrelétricas e a reposição hídrica para manutenção dos reservatórios de abastecimento de água em níveis satisfatórios.
Parte da arrecadação nacional com os Impostos de Renda e Sobre Produtos Industrializados (IR e IPI), nos dez primeiros dias de dezembro, a segunda parcela mensal do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) será transferida às prefeituras na sexta-feira, 20. O valor total será de R$ 5.254.311.283,76. A cifra líquida reduz para R$ 4.203.449.027,01 por conta da retenção do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).
Dos três repasses mensais, a segunda transferência representa em média 20% do montante total dos três decêndios. A partir dos dados disponibilizados pela Secretaria do Tesouro Nacional (STN), levantamento da Confederação Nacional de Municípios (CNM) registra o crescimento do fundo ao longo de todo o ano. Essa segunda parcela de dezembro será 16,21% maior, comparando com o mesmo período do ano anterior.
Contudo, a inflação impacta diretamente no crescimento do FPM, e reduz o resultado positivo do segundo decêndio para 11,86% e o mensal para 8,83%. Isso, retirando o efeito da inflação. Pelos dados da CNM, incluindo os extras do 1% de julho, 0,5% de setembro e o 1% de dezembro, os Municípios receberam R$ 29 bilhões a mais em 2024 (+16,05%), resultado que fica em 11,30% ao retirar o efeito inflacionário.
“A arrecadação da base de cálculo do FPM aumentou R$ 3,26 bilhões, no segundo decêndio de dezembro de 2024, passando de R$ 20,10 bilhões em 2023 para R$ 23,35 bilhões neste ano”, explica o levantamento. Segundo os economistas da CNM, o fator principal foi o Imposto de Renda Retido na Fonte (IRRF) nas modalidades de rendimento do trabalho e do capital, que passou de R$ 17,85 bilhões para R$ 20,19 bilhões (+13,1%). Soma-se a isso o aumento de todos os componentes da arrecadação, como o IPI, que aumentou 51%. A única exceção foi o IRPJ – pessoa jurídica – que reduziu 2%.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi submetido, na manhã desta quinta-feira (19), a uma tomografia que indicou bom estado de saúde, e deve seguir a Brasília, onde poderá exercer atividades normalmente.
De acordo com a equipe médica do Hospital Sírio-Libanês, na capital paulista, os resultados da tomografia foram considerados “muito satisfatórios”.
Os médicos também informaram que os exames serão refeitos em dez dias, para nova avaliação.
A recomendação é de que, nesse período, ele não faça exercícios físicos.
Segundo a equipe, o presidente já recebeu, inclusive, visitas de ministros, o que confirma a boa condição de seu quadro de saúde.
A previsão é de que Lula passe as festas do final do ano na capital federal.
Histórico
Lula foi submetido a uma cirurgia de emergência no início de dezembro para drenar um hematoma na cabeça, decorrente de uma queda que sofreu em outubro. Dias depois, no dia 12 de dezembro, ele fez um procedimento endovascular, para evitar novos sangramentos. No último domingo (15), o presidente recebeu alta hospitalar e foi para sua casa no Alto de Pinheiros, em São Paulo, para recuperação.
A Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte fez uma reunião extraordinária nesta quarta-feira (18), encerrando o ano legislativo. O colegiado conclui 2024 com um recorde histórico: 508 projetos analisados.
O resultado foi celebrado pelo presidente da Comissão, deputado estadual Hermano Morais (PV), que está encerrando sua passagem pela função. “Uma marca para a nossa CCJ, que atinge a melhor produção da história da Assembleia. Em uma Comissão que é fundamental para o Legislativo, por onde todos os projetos iniciam sua tramitação”, comemorou Hermano ao fim do encontro.
Nesta quarta, foram aprovadas as seis últimas matérias do ano na CCJ. Entre elas, ficam reconhecidas como de utilidade pública a Associação de Produtores Orgânicos do Projeto Fomento e a Associação dos Produtores e Moradores da Comunidade Cabugi, ambas de autoria do deputado Nelter Queiroz (PSDB), além do Instituto Fazendo o Bem, de São Paulo do Potengi, por iniciativa do deputado Coronel Azevedo (PL). A mesma decisão foi tomada em relação à Associação Turística Caminhos do Potengi e o Polo Turístico do Oeste Potiguar, propostas pela deputada Divaneide Basílio (PT).
A reunião contou com as presenças dos deputados Hermano Morais, Ubaldo Fernandes (PSDB), Isolda Dantas (PT), Vivaldo Costa (PV), Adjuto Dias (MDB) e Dr. Kerginaldo (PL).
O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) está buscando a correção de irregularidades identificadas no Hospital Municipal Áurea Maia de Figueiredo, localizado em São Miguel, na região do Oeste potiguar. Para isso, o MPRN emitiu uma recomendação destinada à Secretaria Municipal de Saúde do município. A recomendação estabelece prazo de 10 dias para que sejam apontadas as providências a serem adotadas.
O MPRN apontou necessidade de correção de irregularidades em equipamentos e lotação de profissionais da saúde na unidade de saúde. Denúncias recebidas pela Promotoria de Justiça local apontam que o hospital sofre constante carência de insumos e profissionais para atender a população.
A recomendação destaca que “a gravidade desse cenário prejudica o desempenho mínimo dos serviços que deveriam estar sendo realizados no aludido equipamento de saúde, ainda mais por funcionar como hospital de referência para unidades de saúde de cidades”.
Desse modo, o MPRN reforça a necessidade de regularização urgente da situação para que o serviço de saúde seja prestado de forma eficiente e contínua aos cidadãos do Oeste potiguar.
Dentro da agenda natalina, o Governo de Jucurutu promoveu na noite dessa quarta-feira, 18, na praça Janúncio Afonso de Medeiros, a II Feira do Empreendedor, uma importante oportunidade de negócios locais elaborada pela administração municipal em conjunto com a Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE).
Comerciantes de diversos segmentos, artesãos, agentes culturais e população em geral interagiram em uma proposta de geração de renda, estímulo ao desenvolvimento da economia e divulgação artística, já que, paralelo ao evento, aconteceu um show multicultural com talentos contemplados pela Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB).
Desde o ano passado, a aceitação da feira tem sido positiva, por ser um momento não apenas de empreendedorismo, mas também de lazer para as famílias. A apresentação de produtos, vendas, degustações favorecem a expansão do mercado e fortalecem as relações sociais.
Nesta quarta-feira (18), o Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJRN), definiu o juiz Eduardo Pinheiro como membro titular do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN) na categoria juiz estadual, para o biênio 2025-2027.
A definição ocorreu na sessão desta quarta-feira e o magistrado substituirá a juíza Ticiana Delgado Nobre, de quem era suplente, que encerra seu biênio em 26 de janeiro. Para suplente de Pinheiro foi definido o nome do juiz João Afonso Pordeus.
Na sessão plenária nº 128, do TRE-RN, a juíza Ticiana Nobre parabenizou o Tribunal pela escolha dos nomes indicados para sucedê-la, concluindo seus trabalhos neste Tribunal. “Foi uma escolha extremamente sábia e merecedora que o Tribunal fez. Gostaria de parabenizá-los nessa nova missão deles, que para mim foi tão importante, na minha vida profissional”, disse.
A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte aprovou nesta quarta-feira (18) a Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2025. A peça, que teve relatoria do deputado estadual Luiz Eduardo (SDD), prevê um orçamento de R$ 23 bilhões para o Estado no próximo ano. A matéria foi votada em sua maioria sob consenso, com exceção a duas emendas.
No plenário a matéria causou debate entre os parlamentares apenas na questão envolvendo a margem de remanejamento permitida ao Executivo. No final, a bancada governista conseguiu rejeitar a proposta da oposição que reduzia o percentual para 10%, mantendo o índice em 15%, excetuando-se as áreas de Educação, Segurança e Saúde.
“Quero parabenizar a toda a equipe técnica da Comissão e ao relator pelo trabalho e sensibilidade política, na busca por um entendimento consensual. As medidas aqui tomadas são para beneficiar o RN, que é o propósito maior de cada um de nós”, disse o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ezequiel Ferreira (PSDB).
A LOA aponta o crescimento nas despesas com pessoal, que alcançaram R$ 4,7 bilhões, um salto de R$ 43% em relação à LDO desse ano. A alta diz respeito exatamente a expectativa de reajustes salariais, novas contratações e recursos para projetos sociais. Por outro lado, as despesas de capital apresentaram crescimento mais modesto, de 3,85%, enquanto as despesas correntes subiram 15,90%, impulsionadas por gastos com pessoal e outras despesas operacionais.
O relatório priorizou áreas como saúde, assistência social e administração. Entre as emendas encartadas estão recursos para hospitais e realização de cirurgias reprimidas. Após o término da sessão, foi realizada uma reunião da Comissão de Fiscalização e Finanças para elaboração do texto definitivo da matéria.
A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) entregou, nesta quarta-feira, 18, os 108 lenços e 39 cabelos arrecadados durante a campanha Outubro Rosa, realizada dentro das ações do Mês do Servidor 2024. O material foi doado à Liga Contra o Câncer, onde as representantes da UFRN distribuíram lenços e toucas aos pacientes em tratamento de quimioterapia.
“Foi muito gratificante fazer a entrega e deixar uma palavra de esperança para eles”, compartilhou a servidora da Diretoria de Qualidade de Vida, Saúde e Segurança no Trabalho (DAS/UFRN), Franciane Lima, que atua na Divisão de Qualidade de Vida no Trabalho (DQVT). O mesmo sentimento é compartilhado pela representante do Comitê Gestor Viver em Harmonia, Nireide Cardoso, uma das responsáveis pela sensibilização dos servidores da UFRN para participar da doação. O Centro de Ciências Exatas e da Terra (CCET), unidade onde Nireide trabalha, foi a que mais contribuiu com a ação solidária.
“Vimos a felicidade das pessoas em receber um lenço. Sempre contribuí com a campanha e quero contribuir com as próximas que virão”, afirmou a servidora. A arrecadação de lenços e cabelos faz parte das ações do Mês do Servidor da UFRN desde 2018, como forma de estimular a solidariedade entre a comunidade universitária. A servidora da Divisão de Atenção à Saúde (DASA) da DAS, Luciana Eduardo, complementa que a iniciativa ainda trabalha a humanização e a atenção com o próximo.
De acordo com a coordenadora de Humanização e Voluntariado da Liga, Waldheluce Campos, as doações são importantes para elevar a autoestima das pacientes em tratamento de câncer, que enfrentam a queda de cabelo no decorrer da quimioterapia. O período após a campanha Outubro Rosa se configura como o de maior recebimento de lenços e cabelos na Liga, onde o material é organizado para ser entregue no decorrer do ano inteiro.
Além da ação solidária, o Outubro Rosa na UFRN contou com a realização de mamografias, cujos laudos estão disponíveis para recebimento na DAS.
Um estudo realizado pelo Ministério da Saúde mostra que 18,9% das pessoas que já foram infectadas pela covid-19 relatam sintomas persistentes da doença, como cansaço, perda de memória, ansiedade, dificuldade de concentração, dores articulares e perda de cabelo. Os sintomas pós-covid aparecem com mais frequência entre mulheres e indígenas.
A pesquisa Epicovid 2.0: Inquérito nacional para avaliação da real dimensão da pandemia de Covid-19 no Brasil, apresentada nesta quarta-feira (18), mostra que mais de 28% da população brasileira, o equivalente a 60 milhões de pessoas, relatou ter sido infectada pela doença.
Vacina
De acordo com o estudo, a vacinação contra a covid-19 teve adesão de 90,2% dos entrevistados, que receberam pelo menos uma dose e 84,6% completou o esquema vacinal com duas doses. A vacinação foi maior na Região Sudeste, entre idosos, mulheres e pessoas com maior escolaridade e renda.
Entre os entrevistados, 57,6% afirmaram confiar na vacina contra a convid-19, mas a desconfiança das informações sobre o imunizante foi relatada por 27,3% da população. Outros 15,1% disseram ser indiferente ao assunto.
Entre aqueles que não se vacinaram, 32,4% disseram não acreditar na vacina e 0,5% não acreditam na existência do vírus. Outros 31% relataram que a vacina poderia fazer mal à saúde; 2,5% informou já ter pego covid-19 e 1,7%, outros problemas de saúde.
Pesquisa
O Epicovid 2.0 foi conduzido em 133 cidades, com uma amostra de 33.250 entrevistas. As pessoas entrevistadas foram selecionadas aleatoriamente, com apenas uma pessoa por residência respondendo ao questionário.
Sob coordenação do Ministério da Saúde, a pesquisa foi realizada pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel), com participação da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e Fundação Getulio Vargas (FGV).