05/04/2024
Por Danilo Evaristo em Notas

TRE-RN realiza treinamento para servidores atuarem no reforço do fechamento do cadastro eleitoral

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN) está promovendo, através do Núcleo de Formação e Aperfeiçoamento, o treinamento dos servidores que vão atuar nas zonas eleitorais (ZEs) do interior e da capital do Estado na reta final do prazo para o fechamento do cadastro eleitoral. A formação está ocorrendo no Centro de Operações da Justiça Eleitoral (COJE) com o objetivo de prepará-los para atender as demandas dos eleitores.

Tendo em vista a grande procura pelos serviços nos cartórios no final do alistamento, que encerrará no dia 8 de maio, o Tribunal selecionou 54 servidores para atuarem diretamente nas ZEs. Os servidores foram divididos em 5 turmas para participarem do treinamento com duração de duas horas. A formação começou na quarta (3) e segue durante os dias 4, 5, 8 e 9 de abril, voltada para explicar como funciona o sistema para cadastramento de eleitores e como esclarecer dúvidas dos eleitores.

“A experiência do treinamento pra mim foi muito boa porque eu nunca atuei em zona eleitoral, só atuei na Sede. Essa é minha primeira oportunidade nas eleições. Estou muito animada, foi muito enriquecedor aprender sobre os sistemas e estou pronta para atender ao público”, afirmou a coordenadora da CGI – Coordenadoria de Gestão da Informação, Letícia Andrade.

Conforme o técnico judiciário Paulo Gustavo Lins, que ministrou o treinamento no segundo dia de curso, haverá reforço em praticamente todas as zonas a fim de que consigam suprir todas as necessidades dos eleitores e não sobrecarregar as equipes de trabalho. “Com o advento do fechamento do cadastro, as zonas eleitorais ficam muito sobrecarregadas, a demanda cresce muito e por isso, o TRE manda outros servidores que não são das zonas para servirem de reforço de trabalho. A esses servidores que não estão acostumados com o trabalho de zona eleitoral é dado esse treinamento para que tenham o conhecimento básico”, declarou ele.

O treinamento é desenvolvido e executado pela equipe do Núcleo de Formação e Aperfeiçoamento da Escola Judiciária Eleitoral (NFA/EJE-TRE/RN). “Estamos com 100% de participação dos servidores que foram selecionados para atuar no fechamento externo do cadastro eleitoral, e o treinamento foi pensado justamente para que houvesse revisão de alguns conceitos que são necessários na hora de atuar com os eleitores e também na operacionalização dos sistemas”, comentou a chefe do NFA, Devânia Araújo.

TRE-RN


0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Busca no Blog

Facebook


Twitter


Parceiros