02/04/2024
Por Danilo Evaristo em
Saúde‘Pior já passou’, diz secretária sobre queda nos casos de dengue em 7 estados e no DF

Foto: REPRODUÇÃO/R7
R7
A secretária de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Ethel Maciel, afirmou nesta terça-feira (2) que, em 8 unidades da federação, o “pior já passou” e os casos de dengue mostram tendência de queda. De acordo com a pasta, Acre, Amazonas, Espírito Santo, Distrito Federal, Goiás, Minas Gerais, Piauí e Roraima demonstram diminuição da doença. Apesar disso, Ethel afirma que é importante que a população mantenha a atenção e que “não acabou, ainda vamos ter casos de dengue acontecendo”.
“A gente já atingiu o pico, mas a curva ainda tem que descer. Ainda temos umas semanas para essa queda, para entender se ela vai ser mais longa, se vai ser na mesma velocidade da subida”, esclarece.
7 estados apresentam uma tendência de aumento do número de casos, localizados principalmente no Nordeste. São eles Alagoas, Bahia, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Sergipe.
“Estamos vendo que o pico passou na maioria dos estados em que [a epidemia] começou antes”, explica.
Os outros 12 estados apresentam estabilidade, com alguns apresentando queda. A secretaria diz que a pasta precisa de mais tempo para poder consolidar a diminuição dos casos, mas que segue em atenção diariamente.
Desde o início do ano, 10 estados e o DF decretaram situação de emergência por causa da dengue, além de 465 municípios.
Números da dengue
Nesta terça-feira (2), o Brasil registrou 991 mortes causadas pela dengue confirmadas e outras 1.483 estão em investigação. São mais de 2,624 milhões de casos prováveis.
0 Comentários