18/01/2024
Por Danilo Evaristo em Notas

Operação Carro-Pipa: mais de 16,4 milhões de pessoas receberam água potável em suas casas em 2023

Mais de 16,4 milhões de brasileiros que moram em comunidades rurais da Região do Semiárido foram beneficiadas, em 2023, pela Operação Carro-Pipa (OCP), uma ação emergencial do Governo Federal coordenada pelo Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) e executada pelo Exército Brasileiro. O investimento total foi de aproximadamente R$ 542,4 milhões, sendo R$ 533,4 milhões destinados à execução da Operação e quase R$ 9 milhões para o seu monitoramento.

Durante o período de seca e estiagem, foram transportados quase 8,5 bilhões de litros de água ao longo de 58,8 milhões de quilômetros para garantir água na casa de quem precisa. Foram entregues o equivalente a 20 litros por pessoa por dia, que foram utilizados para hidratação humana e preparo de alimentos.

Além disso, outras ações foram realizadas com o intuito de ampliar o diálogo e conhecer mais de perto a realidade das comunidades atendidas. Ao longo do ano, técnicos da Defesa Civil Nacional visitaram as localidades e mananciais, realizaram conversas e entrevistas com beneficiários, apontadores e líderes comunitários, se reuniram com representantes das defesas civis municipais e verificaram a conformidade dos carros-pipa.

Com o trabalho, foi possível coletar informações importantes para a elaboração de um relatório que irá subsidiar soluções e melhorias nos processos que envolvem a política pública. O Sistema de Monitoramento da OCP é totalmente personalizado, de modo a garantir a sua gestão, supervisão e governança.

Para o ministro Waldez Góes, discutir e buscar soluções para o tema é fundamental para assegurar segurança hídrica e proteção em períodos climáticos críticos, que tendem a se intensificar nos próximos anos. Ele destacou o papel do MIDR na política da água e a importância que o atual governo dedica à infraestrutura e abastecimento.

“Água é vida e levar esse bem para quem carece é uma prioridade do governo do presidente Lula. Tanto que ‘Água para Todos’ é um dos eixos do Novo PAC, que tem como objetivo o acesso sustentável à água de qualidade e em quantidade suficiente para consumo da população”, afirma Waldez Góes. “Para nós, do MIDR, cuidar da segurança hídrica do País é uma motivação a mais e buscamos, dia a dia, trabalhar para garantir que os brasileiros tenham condições de enfrentar os desafios hídricos e climáticos que se apresentam”, completa.


0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Busca no Blog

Facebook


Twitter


Parceiros