Ceará Mirim: Justiça estadual realiza 85 casamentos em cerimônia comunitária
Em mais uma celebração comunitária de união civil, o Tribunal de Justiça do RN, por meio do Núcleo de Ações e Projetos Socioambientais (NAPS), realizou o casamento de 85 pares de noivos, na manhã da sexta-feira (1º) na Estação Cultural de Ceará Mirim. “Eu acho que é uma das principais atitudes que o Tribunal tem com todos aqueles que queriam casar e não tiveram a oportunidade, por falta de dinheiro ou por realmente de alguma situação que não deixava. Hoje, por exemplo, nós estamos com 85 casamentos aqui em Ceará-Mirim. A gente viu que muita gente já vive há mais tempo, já tem filhos”, explicou a desembargadora Zeneide Bezerra, coordenadora do NAPS.
“A gente tem que agradecer a oportunidade que o Tribunal tem, que em parceria com a prefeitura, faz com que as pessoas sejam felizes a partir da legalização do casamento, então eu faço questão de estar em todos eles”, enfatizou a magistrada. Ceará-Mirim foi escolhido como penúltima cidade a receber o projeto sob a direção da desembargadora, que se aposenta na próxima quarta-feira (6/9).
A cerimônia contou com apresentação da Cia. Mucartes, que declamou um cordel, em seguida o Coral Municipal da cidade apresentou músicas em homenagem aos noivos e à despedida da desembargadora, que atuou 23 anos como juíza em Ceará-Mirim, antes de assumir um lugar no TJRN.
O prefeito de Ceará-Mirim, Júlio César Câmara ressaltou que foi um momento muito importante e lembrou o fato de a desembargadora realizar ações sociais desde o tempo de magistrada de 1º grau. “Hoje, foi um dia de muita felicidade, pessoas que a gente vinha ouvindo depoimentos, alguns deles 20 anos esperando para poder realizar o seu matrimônio. E hoje essa parceria, Tribunal, prefeitura, nossa desembargadora Zeneide, vamos concretizar o sonho de muita gente”.
Esse também foi mais um matrimônio coletivo presidido pela juíza Fátima Soares, que já consolidou milhares de uniões pelo Estado. “O casamento comunitário é sempre o momento de o Tribunal oficializar uniões e dar oportunidade a quem não teria. Porque o casamento ratifica as uniões estáveis já existentes, que são a maioria dos casais, e também fortalece os vínculos familiares, que é importante para uma sociedade”, disse a magistrada.
“Família é a base de tudo, é através da família que nós aprendemos as primeiras lições de cidadania, cada vez mais essa sociedade se fortalece em termos de oferecer o melhor para os seus membros, e também trazer as tradições de gerações em gerações, eles vão criando essa cultura de paz, de amor e de felicidade nos lares, que é um direito de cada um de nós, cidadãos”, acrescentou Fátima Soares.
Noivos
O casamento civil comunitário é gratuito para os casais que se qualifiquem dentro dos limites de renda, o que aconteceu nesta sexta-feira aconteceu em parceria com o 2º Ofício de Notas de Ceará-Mirim.
A união de Ivoneide Costa e João Nunes já existe a 32 anos, mas foi durante a oportunidade oferecida pelo Tribunal potiguar que os noivos puderam oficializar a relação. “O casal tem que estar casado mesmo, eu acho importante. Aí agora pegamos essa oportunidade. Sem gastar nada, né?”, explicou o agricultor João Nunes.
A noiva brincou dizendo que sempre pediu para casar-se, mas “foi difícil” convencer o companheiro de longa data. Porém, ela foi pega de surpresa com o pedido. “Eu nem pedi, nem chamei, ele disse, ‘agora a gente casa’! E é importante oficializar porque a gente tem que fazer isso, a gente está junto há 32 anos. Ele é uma pessoa muito boa e sempre vai ser”, contou a noiva.
0 Comentários