07/05/2023
Por Danilo Evaristo em
NotasBarragem de Pau dos Ferros sangra após 14 anos: ‘Vi ela seca, sem um pingo d’água, e a gente pedia isso a Deus’

Foto: Igor Jácome/g1
G1 RN
A Barragem de Pau dos Ferros, no Alto Oeste potiguar, registrou sua primeira sangria após 14 anos. O reservatório, que pode armazenar até 55 milhões de metros cúbicos de água, chegou à sua capacidade máxima na madrugada da sexta-feira (5).
Alguns moradores da cidade passaram a noite e o início da madrugada perto da parede da barragem, para poder assistir ao início da sangria, que já era esperada por causa do aumento do volume no reservatório nos últimos dias.
Pela manhã, pessoas inclusive de cidades vizinhas foram ao local para assistir à cena.
É o caso do agricultor José Ivan, que chegou logo cedo, acompanhado da esposa e com esperanças renovadas. “Para mim, é uma emoção muito grande. Porque há 14 anos a gente não via a barragem sangrar. A gente viveu aqui essa seca tão grande nos últimos anos, mas agora tem uma sangria boa. E, se Deus quiser, daqui pra frente ela vai sangrar todos os anos”, disse.
O mototaxista João Batista Sobrinho também foi logo cedo à barragem e se emocionou.
“Vimos ela seca, sem um pingo d’água e a gente pedia isso aqui a Deus. Agora tem água. Água significa tudo. Quando ela secou, foi muito difícil”, relatou o morador.
0 Comentários