08/09/2022
Por Danilo Evaristo em Notas

Rádio no Brasil comemora 100 anos junto com o Bicentenário da Independência

Veículo responsável por levar informação e entretenimento até os locais mais remotos, o rádio no Brasil completou 100 anos no dia 7 de setembro. Foi nessa mesma data, em 1922, durante a comemoração do centenário da Independência, que os brasileiros ouviram pela primeira vez uma transmissão de rádio.

De lá pra cá, o veículo conquistou ouvintes e é sintonizado tanto por quem vive nas capitais quanto por aqueles que estão no interior do país, em localidades de difícil acesso. Por isso, é considerado também um importante meio de integração nacional. Em um século, o rádio resistiu e se adaptou à chegada das novas tecnologias se mantendo sempre presente na vida dos brasileiros.

O primeiro conteúdo veiculado por rádio no Brasil, em setembro de 1922, foi o discurso do então Presidente da República, Epitácio Pessoa. Ele estava no Rio de Janeiro e os aparelhos receptores instalados em Niterói, Petrópolis e São Paulo. Já a primeira emissora brasileira foi a Rádio Sociedade do Rio de Janeiro, fundada em 1923 pelo antropólogo e educador Edgard Roquette-Pinto, que também viabilizou a primeira transmissão, em 1922, e é considerado o pai da radiodifusão no Brasil.

A emissora tinha como principal propósito promover a educação. Segundo Roquette-Pinto, o rádio era a escola dos que não tinham escola. Na década de 1920, a taxa de analfabetismo no país era de 65%, de acordo com o censo demográfico. Foi na década de 1920 que teve início a veiculação de notícias pelo rádio, com a leitura de notícias de jornais.

Por ter começado em caráter experimental, o rádio começou a se popularizar na década de 1930, principalmente após a sanção de uma lei, pelo então presidente Getúlio Vargas, em 1932, que autorizava a transmissão de propaganda pelas emissoras.

Esse foi um incentivo para que empresas começassem a investir e os aparelhos de rádio ficassem mais acessíveis. Com isso, passaram a ganhar espaço a música popular e os programas de entretenimento. Foi em 1935 que o programa A Voz do Brasil foi transmitido pela primeira vez e é o programa de rádio mais antigo do país e do Hemisfério Sul, ainda em transmissão.

Na década de 1950, o rádio viveu a “Era de Ouro”. Emissoras, como a Nacional do Rio de Janeiro, foram ouvidas por todo país, com seus cantores se tornando ídolos. Surgiram as Rainhas do Rádio e o futebol virou paixão nacional. Radionovelas viraram referência.

Ao longo das décadas houve avanços tecnológicos, profissionalização do meio e implantação de um rádio apoiado por dados e com maiores possibilidades interativas com o público. Das emissoras locais às grandes redes via satélite. A prestação de serviço, com o imediatismo do rádio, ganhou mais espaço.

Uma mudança importante pela qual o rádio passa para continuar como um importante instrumento para prestação de serviços é a migração na frequência de transmissão de AM (Amplitude Modulada) para FM (Frequência Modulada). As rádios que operam em AM alcançam uma área maior, porém estão bem mais sujeitas a interferências e ruídos. Por outro lado, rádios FM cobrem uma área menor, mas contam com aumento significativo na qualidade. Além disso, alguns aparelhos mais novos, como celulares e tablets, não sintonizam AM.

Com a migração, também se tornou necessário ampliar os canais disponíveis para comportar mais emissoras. Por essa razão, atualmente existe o que é conhecido como “banda estendida”, com novos canais nas frequências de 76,1 FM a 87,5 FM.

Selo comemorativo

Em meio às comemorações do Bicentenário da Independência do Brasil, os Correios lançaram, na quarta-feira (07/09) o selo comemorativo em homenagem aos 100 anos de rádio no Brasil. O conjunto de quatro selos ilustra elementos que sintetizam a história do início do veículo no país. Foram confeccionados 14 mil blocos, cada um composto por 4 selos, num total de 56 mil selos.

08/09/2022
Por Danilo Evaristo em Notas

Abastecimento de municípios atendidos pela adutora Sertão Central será suspenso na manhã desta sexta-feira (9)

As cidades de Angicos, Fernando Pedrosa, Pedro Avelino, Lajes, Pedra Preta, Caiçara do Rio dos Ventos, Jardim de Angicos, Riachuelo e as comunidades de Mulungu e Cachoeira do Sapo terão abastecimento suspenso às 3h da manhã da sexta-feira (9).

A Caern vai fazer manutenção na adutora Sertão Central. A previsão é retomar o abastecimento durante à tarde do sábado (10). Após religar o sistema são necessárias 72 horas para normalização no envio de água para as cidades e comunidades atendidas.

07/09/2022
Por Danilo Evaristo em Natal

Waldonys comemora 50 anos com show e lançamento de livro em Natal

Foto: Divulgação

G1 RN

O cantor Waldonys vai comemorar o seu aniversário de 50 anos em show no Teatro Riachuelo, em Natal, no dia 16 de setembro, a partir das 21h. A noite terá também o lançamento do livro “Voos por Todos os Cantos”.

“Essa vai ser a primeira vez que vou comemorar meu aniversário com meu público querido do Rio Grande do Norte”, conta o cantor.

O show especial terá causos, cantos, poesias, citações e sucessos que fazem parte da carreira de Waldonys, como “O sonho de Ícaro”, “Se lembra coração”, “Sinônimos” e “Jardim dos animais”.

Os ingressos estão à venda pela internet e na bilheteria do teatro (de terça a sábado, das 14h às 20h).

07/09/2022
Por Danilo Evaristo em Caicó

Projeto MPRN Perto de Você chega a Caicó no próximo dia 12

A segunda edição do MPRN Perto de Você, projeto que busca aproximar ainda mais o Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) da sociedade potiguar e apresentar à população um retrato do que é a instituição e como os seus membros e servidores atuam, chega a Caicó, na região Seridó, no próximo dia 12.

O MPRN Perto de Você pretende realizar entre os dias 12 e 15 de setembro ações de atendimento e incentivo à concretização de políticas públicas por todo o Estado, buscando atender as necessidades dos cidadãos.

Nos dias 13, 14 e 15 de setembro, o MPRN Perto de Você contará com atendimentos em uma estrutura móvel, instalada na rua Coronel Manoel Vale,no Espaço de Artesanato e Cultura, no Centro da cidade, além de eventos simultâneos, realizados na sede da Promotoria de Justiça de Caicó, bem como inspeções e visitas a escolas municipais e ao Hospital do Seridó.

No dia 12, no auditório da PmJ, às 14h, ocorrerá a abertura do evento, seguida da palestra “A promoção da Cultura de Paz por meio da Autocomposição, da Justiça Restaurativa e da Comunicação Não Violenta”. Na mesma tarde, também na sede da PmJ, ocorrerá uma reunião com o prefeito de Caicó, para tratar da taxa de resíduos e cobrança dos planos de gerenciamento de resíduos sólidos dos grandes geradores.

Já no dia 13, nos períodos da manhã e tarde, no auditório da PmJ, haverá uma capacitação em contratação, execução e liquidação de obras e contratações públicas e uma mesa redonda e análise de casos práticos. Já às 14h, também na sede da PmJ, ocorrerá a palestra “Um breve olhar acerca da Justiça Restaurativa sob a perspectiva da conexão e do conflito, aplicada ao contexto da socioeducação”.

No dia 14, às 10h, a justiça restaurativa volta à pauta com a palestra “Um breve olhar acerca da Justiça Restaurativa sob a perspectiva da conexão e do conflito, aplicada ao contexto comunitário”, no auditório da PmJ. Durante todo o dia, no mesmo local, também serão realizadas capacitações, formações e uma reunião com os secretários municipais de Educação sobre Educação Integral.

No dia 15, às 9h, no auditório da PmJ, haverá um encontro com atores das Redes de Proteção à Pessoa Idosa e à Pessoa com Deficiência dos Municípios da Comarca de Caicó (Caicó, São Fernando, Timbaúba dos Batistas e S. Negra do Norte).

“O MPRN tem procurado ampliar o atendimento aos cidadãos e aproximar a instituição da sociedade. E o MPRN Perto de Você é um exemplo disso. Lançamos o projeto em Pau dos Ferros e agora chegamos à região Seridó. Durante quatro dias, estaremos em Caicó, oferecendo capacitações, formações, palestras e atendimentos em uma estrutura móvel, destaca a procuradora geral de Justiça, Elaine Cardoso.

O MPRN Perto de Você contará com a participação de promotores de Justiça de Caicó, São Fernando, Timbaúba dos Batistas e S. Negra do Norte, bem como dos Centros de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça de Defesa dos Direitos do Idoso e das Pessoas com Deficiência (Caop Inclusão), de Defesa da Criança e do Adolescente (Caop Infância e Juventude), de Defesa da Cidadania (Caop Cidadania), de Defesa do Patrimônio Público (Caop Patrimônio Público), de Defesa da Saúde (Caop Saúde), de Defesa do Meio Ambiente (Caop Meio Ambiente) e Criminal (Caop Criminal), e ainda do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (Ceaf), e de representantes da Ouvidoria, Corregedoria e servidores do MPRN.

06/09/2022
Por Danilo Evaristo em Currais Novos

MPF garante decisão que limita prazo para INSS analisar requerimentos na agência de Currais Novos

O Ministério Público Federal (MPF) obteve do Tribunal Regional Federal da 5ª região (TRF5) a confirmação da sentença que obriga o INSS a impor prazos máximos para análise e julgamento dos requerimentos apresentados na Agência de Previdência Social de Currais Novos, que atende a população da região do Seridó potiguar. Centenas de pedidos de aposentadoria, licenças e auxílios ficam represados e, levam, em média, quase seis meses para serem concluídos, seja com a concessão ou a negativa.

“Em sua maioria, são idosos e pessoas com deficiência, em faixa de pobreza, que veem no benefício pleiteado a fonte de renda que assegurará o sustento básico de sua família. Privá-los de uma resposta, ainda que negativa, ao benefício pretendido chega a ser desumano”, resume a autora da ação civil pública (ACP),procuradora da República Maria Clara Lucena.

Pela decisão, o requerimento de salário-maternidade deverá ser analisado e julgado dentro de 30 dias. Aposentadorias por invalidez comum e acidentária (aposentadoria por incapacidade permanente) e auxílio-doença comum e por acidente do trabalho (auxílio temporário por incapacidade), em no máximo 45 dias.

As pensões por morte, auxílio-reclusão e auxílio-acidente deverão respeitar o prazo de 60 dias; enquanto os pedidos de benefício assistencial à pessoa com deficiência, benefício assistencial ao idoso e aposentadorias – salvo por invalidez – terão de ser analisados e julgados em no máximo 90 dias.

Demora – Os relatórios mais recentes apresentados durante o trâmite da ação apontavam que, no início de 2021, o tempo médio para conclusão dos processos na agência era de 170 dias, existindo então 403 requerimentos aguardando há mais de 45 dias, dos quais 198 há mais de 90. Esses indicadores eram piores que os do ano anterior.

Ainda antes de a ACP ser apresentada, o INSS informou que havia sido criada uma fila única regional de requerimentos e os servidores lotados em cada agência não mais se dedicavam a uma fila local, assumindo responsabilidades sobre toda a fila única do Nordeste. “Com isso, ainda que os servidores da agência de Currais Novos, por exemplo, analisem eficientemente os processos que lhes são distribuídos, isso não garantirá a célere apreciação dos pleitos dos segurados cobertos pela referida Unidade”, argumentou o instituto.

No entanto, alguns interessados já vinham conseguindo “furar a fila” a partir de mandados de segurança individuais. “O MPF buscou então estender a todos o direito à célere apreciação dos seus pleitos junto ao INSS, em vez disso ser garantido apenas a alguns grupos restritos, que lograram constituir advogado e pugnaram em juízo”, explica a representante do MPF.

Para a procuradora da República, apesar de o INSS insistir nos possíveis benefícios da unificação da fila regional (com perspectiva de ser ampliada para uma fila única nacional), até todos os ajustes serem implementados e os atrasos solucionados, cabe ao Ministério Público Federal e à Justiça agirem para minimizar o problema, que já foi alvo, inclusive, de um acordo em nível nacional entre o instituto e a Procuradoria-Geral da República, contemplado na sentença da ACP.

A ação civil pública tramita na Justiça Federal sob o número 0800171-58.2020.4.05.8402 e a decisão do TRF5 confirmou sentença proferida pela juíza federal Lianne Pereira em março de 2021.

06/09/2022
Por Danilo Evaristo em Natal

Nove bairros de Natal terão abastecimento reduzido nesta quinta (8)

A Caern vai realizar na próxima quinta-feira (8) uma manutenção na Elevatória Dunas – R3, para realizar um reparo na adutora e instalar uma bomba reserva. Por conta do trabalho, haverá uma redução na oferta de água nos bairros Petrópolis, Tirol, Barro Vermelho, Areia Preta, Rocas, Ribeira, Cidade Alta, parte de Lagoa Nova e Lagoa Seca.O trabalho será iniciado às 7h e deve ser concluído até o fim do dia. Após a conclusão dos serviços, o abastecimento deve ser normalizado num prazo de até 48 horas.

06/09/2022
Por Danilo Evaristo em Caicó

Projeto Seridó vai levar água para 300 mil pessoas no Rio Grande do Norte

A assinatura de uma ordem de serviço nesta segunda-feira (5) marcou o início do Projeto Seridó, desenvolvido pelo Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR). A iniciativa prevê o investimento de R$ 600 milhões na construção de uma infraestrutura hídrica que, quando concluída, beneficiará cerca de 300 mil pessoas em 22 municípios potiguares.

Presente ao ato de assinatura, o ministro Daniel Ferreira destacou que o projeto irá contribuir para sanar problemas socioeconômicos históricos da região. “Com um conjunto de mais de 300 km de adutoras, a obra vai levar água para o sul do estado do Rio Grande do Norte, que sofre historicamente com problemas de estiagem e seca. O Projeto Seridó vai devolver para a região o potencial da indústria de cerâmica, do extrativismo mineral e resolver o problema do consumo humano na região até 2070 para 100% da população local”, afirmou.

O secretário Nacional de Segurança Hídrica do MDR, Sergio Costa, ressaltou a importância da água na vida das pessoas. “A água e o saneamento básico são ferramentas importantes de prevenção a doenças e verminoses. Então, quando a gente leva água tratada a um determinado local, tiramos da insegurança hídrica muitas vezes as localidades abastecidas com qualidade de água precária através de cacimba, cacimbão. Então a gente quando leva água para a torneira das pessoas, levamos saúde também.”

Executadas pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), empresa pública vinculada ao MDR, as obras têm por objetivo garantir segurança hídrica ao Seridó com a implantação de sistemas adutores para captação em reservatórios já existentes no sul da região — atendendo a pequenas demandas — e para retirada e transferências de água armazenada nas barragens de Oiticica e Armando Ribeiro Gonçalves — para demandas mais significativas previstas até o ano de 2070.

“Finalmente estamos tirando do papel uma das obras que sempre foi prioridade do Ministério do Desenvolvimento Regional. A partir de amanhã já começam os serviços no canteiro de obras. Esta obra vai aumentar a qualidade de vida das pessoas e impulsionar o desenvolvimento econômico de toda essa região do Seridó”, frisou o presidente da Codevasf, Marcelo Moreira.

O empreendimento é composto por seis sistemas adutores divididos em dois eixos (Norte e Sul), cada um separado em cinco etapas construtivas. Inicialmente serão construídos os trechos 1, 2, 4 e 5 do eixo Norte, que incluem 113 quilômetros de adutoras, uma estação de bombeamento, quatro estações elevatórias e uma estação de tratamento de água. Serão investidos R$ 294 milhões nessa etapa, que alcançará cerca de 165 mil pessoas nas cidades de Acari, Bodó, Caicó, Cerro Corá, Cruzeta, Currais Novos, Florânia, Jucurutu, Lagoa Nova e São Vicente.

A próxima etapa incluirá os municípios de Carnaúba dos Dantas, Ipueira, Jardim de Piranhas, Jardim do Seridó, Ouro Branco, Parelhas, São Fernando, São João do Sabugi, São José do Seridó, Santana do Seridó, Serra Negra do Norte, Timbaúba dos Batistas.

Abastecimento

A região em que está localizado o Projeto Seridó possui vários pequenos reservatórios privados e públicos, que secam nos períodos de longas estiagens. Diante desse cenário, associado à baixa capacidade de regularização das fontes hídricas existentes, falhas no abastecimento de água são um problema recorrente.

O Sistema Adutor do Seridó consiste em sistemas adutores integrados com fontes hídricas seguras, como o Projeto de Integração do Rio São Francisco e grandes barragens da região, de modo a promover maior segurança hídrica e garantir abastecimento pleno da população.

05/09/2022
Por Danilo Evaristo em Notas

Nelter Queiroz cumpre agenda nas regiões vale do Assú, Médio Oeste, Seridó e Central

Neste final de semana o deputado estadual Nelter Queiroz (PSDB) cumpriu agenda em diversos municípios do Rio Grande do Norte ao lado de apoiadores. Seus compromissos de campanha tiveram início na última sexta-feira (2), em Assú e foram encerrados neste domingo (4), em Fernando Pedroza.Ao lado do candidato a vice-governador, Ivan Júnior (União Brasil), de sua candidata a deputada federal no Vale do Assú, Dra Vanessa Lopes (União Brasil), dos vereadores Paulinho de Marlene e Lucianny Guerra, dos ex-vereadores Everaldo Marques e Matheus do Frutilândia, e do suplente Dackson, repetindo agenda da sexta, Nelter Queiroz voltou a caminhar pelas ruas de Assú, no sábado (3).Em seguida, o deputado foi à zona rural do município de Triunfo Potiguar, onde prestigiou confraternização em comemoração à saúde do ex-vereador Bazinho. Lá, o parlamentar se reencontrou com a prefeita Darkinha, com os vereadores Dandão e Agenor, com o ex-prefeito Gildenor e com o ex-vereador Chico de Afonso. Ainda no sábado, Nelter Queiroz foi a Itajá, onde participou de carreata e comício relâmpago ao lado da ex-vereadora Socorro e dos irmãos Licélio e Lutércio Guimarães, ex-prefeitos do município.A agenda do deputado, no sábado, foi encerrada em Paraú, na ocasião do aniversário de Zé de Rogério. Lá, Nelter Queiroz esteve acompanhado do ex-prefeito Antônio de Narciso, do vice-prefeito Dr Márcio, das vereadoras Neguinha e Ana Neres, dentre outras lideranças.Já no domingo (4), o deputado iniciou sua agenda por Jucurutu, onde prestigiou a cavalgada de São Miguel Arcanjo, co-padroeiro de sua terra natal. Em seguida, Nelter Queiroz foi a Santana do Matos, onde visitou amigos das comunidades Barão de Serra Branca, Caiçara, Varzinha e Santa Tereza. Lá, o deputado esteve acompanhado da ex-prefeita Lardjane Ciriaco, de Romeu Cunha, dos vereadores Dedé de Basiaca e Thomezinho, dos ex-vereadores Chico de Miguel e Paulo Bezerra, e do suplente Leonaldo Assunção, dentre outras lideranças.Após três dias de intensa agenda, Nelter Queiroz encerrou suas andanças, neste domingo, no município de Fernando Pedroza. Lá, o deputado esteve acompanhado do ex-prefeito de Paraú, Antônio de Narciso, onde visitou a família do comerciante Guy, natural de Paraú. “É muito gratificante andar por vários municípios, ser bem recebido, poder prestar contas de nosso mandato e apresentar nossas propostas à população. Isso é prova de que estamos no caminho certo, de que nosso mandato é bem avaliado e de que chegaremos a nossa nona vitória como deputado estadual”, concluiu.

05/09/2022
Por Danilo Evaristo em Educação

Disponível o resultado da segunda chamada do Prouni

Foto: MEC

O resultado do processo seletivo da segunda chamada do Programa Universidade para Todos (Prouni), do segundo semestre de 2022, está disponível no portal Acesso Único. O prazo para que os estudantes pré-selecionados façam a comprovação de informações prestadas no momento da inscrição, junto as instituições de ensino, será divulgado, em breve, pelo Ministério da Educação (MEC).

O candidato deve checar para qual das duas opções de cursos ele foi pré-selecionado e organizar toda a documentação exigida. Assim que o prazo for divulgado, os estudantes deverão comparecer, de forma virtual ou presencial, às instituições de ensino para as quais foram pré-selecionados para apresentarem toda a documentação comprobatória. Nesta edição do Prouni, foram ofertadas 190 mil bolsas de estudo.

Com informações do Ministério da Educação

03/09/2022
Por Danilo Evaristo em Notas

UFRN homenageia Dedé Santana

Cecília Costa de Agecom/UFRN

Na década de 60, o Brasil assistiu ao primeiro episódio de Os Trapalhões, quarteto formado por Didi, Dedé, Mussum e Zacarias. No próximo dia 8, às 18h, no Auditório da Reitoria da UFRN, o público interno e externo à UFRN poderá acompanhar a ação de extensão Circo, permanência e memória: homenagem a Dedé Santana. O eterno Trapalhão estará presencialmente no local. O evento, com entrada gratuita, pretende valorizar a arte circense nacional e potiguar.

Realizado pelo Núcleo de Arte e Cultura (NAC/UFRN), em parceria com o Departamento de Artes (Deart/UFRN) e a Pró-Reitoria de Extensão (Proex/UFRN), o evento surgiu a partir da disciplina Introdução à Palhaçaria, que possui caráter extensionista, ofertada pelo Deart e ministrada pelo professor André Carrico. “Nós pensamos nessa ação para que ela comece a homenagear grandes nomes (do circo), sobretudo aqueles que estão há mais tempo na área, como é o caso do Dedé Santana, que está com 86 anos”, explica Carrico.

Circo, permanência e memória: homenagem a Dedé Santana espera receber estudantes, comunidade acadêmica, entusiastas do circo e artistas da cidade. Segundo André, durante o evento haverá algumas surpresas para o público, entre elas, a participação do palhaço potiguar Facilita na programação, um dos pioneiros da arte circense no RN. “O palhaço Facilita é um ícone do circo potiguar”, diz o professor.

Além da homenagem a Dedé Santana, no evento acontecerá o lançamento do livro Os Trapalhões: uma leitura da comédia popular brasileira, escrito pelo professor André e publicado pela Editora da UFRN (EDUFRN). Carrico fala que a obra surgiu da análise de 72 programas e de 22 filmes de Os Trapalhões. “Ela problematiza a existência das raízes da comédia popular brasileira”, ressalta o autor. Para ele, Os Trapalhões é um exemplo disso, e o evento celebra a vitalidade do repertório dessas escolas cômicas.


Busca no Blog

Facebook


Twitter


Parceiros