05/10/2019
Por Danilo Evaristo em Notas

UFRN lança edital com 53 vagas para docente

A Pró-reitoria de Gestão de Pessoas (Progesp) da UFRN lançou edital para seleção de candidatos para o cargo de professor do magistério superior. São 53 vagas em diversas classes e níveis, com e sem dedicação exclusiva.

O concurso prevê vagas para professor nas classes de adjunto-a e assistente-a, com dedicação exclusiva, além de assistente-a e auxiliar, no regime de 20 horas. Os aprovados serão distribuidos entre  CCS, CE, CCHLA, CCET, CCSA E CT, além da EAJ, Escola de Música, CERES e Facisa.

As inscrições vão do dia 11 de novembro ao dia 2 de janeiro, e estarão disponíveis na aba de concursos do Sigrh e do site da Progesp.

04/10/2019
Por Danilo Evaristo em Notas

TRE-RN seleciona estagiários de pós-graduação em Direito

TRE-RN

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte, nos termos da Resolução TRE/RN nº. 18/2019, comunica que entre os dias 08 e 9 de outubro ocorrerão as inscrições para selecionar estudantes de Programa de Pós-Graduação na área de Direito para preenchimento de vagas em 14 Cartórios Eleitorais do estado potiguar, nos termos do edital n° 22/2019.

As inscrições deverão ser realizadas nos Cartórios Eleitorais citados no Anexo I do edital, no horário de 9 às 13h. No ato da inscrição, o candidato deve levar os seguinte documentos: Certidão comprobatória de matrícula em curso de pós-graduação em Direito em Instituição de Ensino Superior regularmente credenciada no Ministério da Educação; histórico escolar de graduação em direito; cópia do RG e CPF; certidão de quitação eleitoral, declaração

O processo seletivo será composto de duas fases. A primeira, uma prova escrita, de caráter eliminatório, elaborada pelo Juiz Eleitoral, a ser realizada no dia 15 de outubro e aplicada pelo cartório eleitoral onde o candidato está inscrito. E a segunda fase, uma entrevista realizada pelo mesmo magistrado, de caráter eliminatório e classificatório, no dia 25 de outubro de 2019.

Todas informações, bem como o conteúdo programático da prova está disponível no edital n° 22/2019 (Clique aqui).

04/10/2019
Por Danilo Evaristo em Jucurutu/RN

Jucurutu: Nota de Esclarecimento da Câmara municipal

Nota de Esclarecimento

Sobre FAKE NEWS que andam de forma mentirosa e irresponsáveis espalhando nas mídias sociais, dando conta de que a Câmara teria reduzido o orçamento de 2019 da prefeitura e estaria “travando” a votação de projetos de créditos especiais e suplementares, esclareço:

A Câmara, ao contrário do que alegam, na verdade fez foi aumentar de 54 milhões para quase 64 milhões, no orçamento de 2019 em relação ao de 2018, sendo aprovado em dezembro de 2018 o orçamento para 2019, ressaltando que NÃO foi feita nenhuma diminuição no orçamento no ano de 2019, pelo contrário TODOS os pedidos de suplementação foram APROVADOS nesta Casa Legislativa. Importante destacar que se o Executivo está pedindo suplementação significa que apesar de estarmos no início de outubro GASTOU MAIS DO QUE PREVIU no orçamento para todo ano de 2019.

Afinal, a tarefa de elaborar o orçamento global é da equipe técnica da prefeitura, cabendo à Câmara apenas o aprimoramento do que foi encaminhado.

Além disso, não há nada de anormal ocorrendo na Casa Legislativa. Os projetos que andam comentando nas redes sociais foram protocolados há 2 semanas e eles estão tramitando nas comissões, seguindo o rito processual normal. Ocorre que os projetos de Lei vieram incompletos e com erros, sendo solicitadas informações ao prefeito municipal das quais NÃO tiveram retorno até esta data. Tão logo as dúvidas sejam esclarecidas pela prefeitura os projetos serão apreciados pelas comissões e em seguida pelo plenário da Casa. Afinal, temos o dever de zelar pelo uso correto dos recursos públicos e como ficaram dúvidas no ar a respeito do uso dos valores solicitados, bem como erros nos projetos, naturalmente não devolvemos projeto algum, apenas encaminhamos pedido de esclarecimentos ao prefeito para que ele detalhe onde e como serão usados esses recursos. Essa é a postura adequada diante da verdade dos fatos: o município teve um crescimento do orçamento deste ano de quase 20% em relação a 2018 e mesmo assim, chegou no mês 9 desse ano precisando abrir crédito, o que é no mínimo curioso.

Ademais os créditos suplementares devem ser solicitados ANTES de executar qualquer despesa.

Temos a obrigação de explicar aos desavisados que nenhum serviço público de agricultura, obras, transportes escolares ou qualquer outro foi interrompido por causa da Câmara, já que os 2 projetos enviados para votação, especialmente o de suplementação trata quase que completamente apenas sobre pagamento de funcionários. Logo, a tentativa de culpar a Câmara não passa de cortina de fumaça para desviar o foco da realidade: o descaso que acontece na gestão atual no controle das despesas públicas, que em nada dependente do Poder Legislativo para executar o orçamento aprovado em vigor e pagar aos fornecedores, conforme valores estimados pela própria prefeitura para custear cada tipo de ação desenvolvida pelas secretarias municipais, tanto para manutenção delas, quanto para pagamento de pessoal ou de fornecedores. Se está faltando algo nessa história é a verdade por parte dos que espalham boatos sem sequer se darem ao trabalho de buscar informações junto aos vereadores.

Tudo aqui afirmado está fartamente documentado, em respeito ao cidadão jucurutuense, a quem devemos sempre primar pela transparência.

Assim, deixo claro que todos os vereadores seguem fielmente cumprindo seu dever de atuar para o desenvolvimento do município de Jucurutu, fiscalizando, legislando e garantindo que as ações públicas sigam o curso daquilo que a legislação pública estabelece.

Cordialmente,

Mesa Diretora da CMJ

Jucurutu/RN, em 3 de outubro de 2019.

04/10/2019
Por Danilo Evaristo em Sem categoria

Mega-Sena sorteia neste sábado prêmio acumulado de R$ 18 milhões

A Mega-Sena sorteia neste sábado (5) o prêmio acumulado de R$ 18 milhões. O sorteio das seis dezenas do concurso 2.195 será realizado a partir das 20h (horário de Brasília) no Espaço Loterias Caixa, localizado no Terminal Rodoviário do Tietê, na cidade de São Paulo.

De acordo com a Caixa, caso aplicado na poupança, o valor do prêmio principal poderia render mais de R$ 61 mil por mês.

As apostas podem ser feitas até as 19h (horário de Brasília) do dia do sorteio, em qualquer loja lotérica credenciada pela Caixa em todo o país. O bilhete simples, com seis dezenas marcadas, custa R$ 3,50.

Agência Brasil

03/10/2019
Por Danilo Evaristo em Notas

Instituto Metrópole Digital abre seleção para novas turmas dos Cursos Técnicos em Natal

O Instituto Metrópole Digital, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (IMD/UFRN), lançou nesta semana o edital de seleção para as turmas de 2020 dos cursos técnicos em Tecnologia da Informação (TI). O certame oferece 600 vagas para Natal (RN) e as inscrições, que começam na segunda-feira (7), seguirão abertas até o dia 30 de outubro.

A seleção, cujas provas ocorrerão no dia 24 de novembro, é aberta a toda a comunidade, não sendo necessário estar matriculado em algum programa de ensino da UFRN para participar. O pré-requisito é que os concorrentes tenham concluído o Ensino Fundamental.

Inscrições

O processo de inscrição pode ser feito mediante preenchimento de formulário online – que será disponibilizado no site da Comperve a partir do dia 7. A taxa é de R$ 30,00 – que deverá ser paga até o dia 1º de novembro – sendo possível a isenção, conforme os requisitos previstos no edital, que pode ser acessado no seguinte endereço eletrônico.

Das 600 vagas oferecidas na seleção, 70% são destinadas a pessoas que cursaram integralmente o Ensino Fundamental em escolas públicas. Além disso, desse quantitativo, metade é reservada para candidatos cujas famílias contam com renda bruta igual ou inferior a 1,5 salário mínimo per capita.

Cursos técnicos

Oferecidos na modalidade semipresencial – Ensino a Distância (EAD) e encontros presenciais semanais – os cursos técnicos do IMD contam com cinco ênfases diferentes. Para as turmas de 2020, serão oferecidas três delas, a saber: Eletrônica, Informática para Internet e Rede de Computadores.

Durante todo o curso, o aluno é acompanhado por profissionais do IMD, responsáveis por conduzir todas as atividades pedagógicas e oferecer conteúdo de maneira flexível e direcionada, tanto online como presencial.

Segundo o coordenador do programa, professor Marcel Oliveira, uma das principais portas de entrada no IMD são os cursos técnicos. Exemplo disto é o fato do Bacharelado em Tecnologia da Informação (BTI) reservar parte de suas vagas residuais para uma seleção específica para os concluintes da formação técnica.

“Eu convivo aqui no IMD e vejo que diversos alunos que foram do técnico estão hoje na graduação. Esses vão sair daqui com uma formação bastante consolidada em TI”, considera o professor.

Apesar das aulas também serem ministradas, além de Natal, também em Caicó, Angicos, Mossoró e Pau dos Ferros – nesses três últimos municípios em parceria com a  Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA) – a seleção para as turmas de 2020 destinará vagas apenas para a capital potiguar.

Os cursos contam com uma grade curricular com carga horária variável, entre 1 mil e 1,2 mil horas, organizadas nos eixos de informação e comunicação.

Provas

As provas serão aplicadas em diferentes municípios do Estado do Rio Grande do Norte, a saber: Natal, Caicó, Macaíba, Santa Cruz e Currais Novos. Os candidatos receberão o endereço exato de aplicação dos exames no dia 19 de novembro.

Os testes serão compostos por 40 questões de múltipla escolha e vão avaliar conhecimentos em “Cidadania Digital e Colaboração Global”, “Pesquisa, Gerenciamento de Informações e Comunicação”, “Pensamento Crítico, Flexível e Inovador” e “Resolução de Problemas e Pensamento Computacional”.

Cada tema contará com 10 perguntas e o tempo máximo para a execução da prova é de três horas e meia. O acesso à sala onde se realizará o exame estará aberto das 13h20 às 14h (horário local).

03/10/2019
Por Danilo Evaristo em Notas

Arquidiocese de Natal celebra os mártires de Cunhaú e Uruaçu

SANTUÁRIO DOS MÁRTIRES, EM URUAÇU (FOTO: CACILDA MEDEIROS)

A Arquidiocese de Natal celebra a festa dos Santos Mártires de Cunhaú e Uruaçu, os padroeiros do Rio Grande do Norte, nesta quinta-feira, 3 de outubro, com programação nos Santuários dedicados a eles, no bairro de Nazaré, em Natal, e em Uruaçu, no município de São Gonçalo do Amarante.

Santuário em Nazaré

No Santuário dos Santos Mártires, situado na Av. Miguel Castro, no bairro de Nazaré, zona oeste de Natal, haverá missa solene, às 8h30, nesta quinta-feira, presidida pelo arcebispo metropolitano, Dom Jaime Vieira Rocha. Lá, a programação se estende até o dia 12 de outubro, em comemoração aos dez anos de instalação da paróquia dedicada aos Mártires de Cunhaú e Uruaçu.

Santuário de Uruaçu

No Santuário de Uruaçu, no município de São Gonçalo do Amarante, a programação, no dia 3, será intensa, iniciando às 5 horas da manhã, se estendendo até o final da tarde. Às 5 horas, haverá caminhada, saindo da Igreja Matriz, em São Gonçalo, para Uruaçu. Às 8 horas, acontecerá a segunda Corrida dos Mártires, do Santuário para a Vila de Uruaçu. Pela manhã, serão celebradas três missas, às 8h, às 10h e às 12 horas. À tarde, às 14 horas, haverá show com a cantora natalense, Fátima Santos; às 15h, show com o missionário Antônio Cardoso, de São Paulo; às 17 horas, será celebrada a missa solene, presidida pelo arcebispo, Dom Jaime Vieira Rocha, encerrando os festejos.

Santos Mártires

O martírio, no Rio Grande do Norte, aconteceu no ano de 1645. No dia 16 de julho, no Engenho Cunhaú, em Canguaretama, durante a celebração da missa, na capela de Nossa Senhora das Candeias, o Padre André de Soveral e cerca de 70 fiéis foram cruelmente mortos por soldados holandeses e índios potiguares. Quase três meses depois, no dia 3 de outubro, em Uruaçu, no município de São Gonçalo do Amarante, aconteceu outro martírio, durante o qual cerca de 80 pessoas, entre elas o Padre Ambrósio Francisco Ferro, foram mortas por holandeses. Nos dois casos, por seguirem a religião católica, tiveram que pagar com a própria vida o preço da fé, por causa da intolerância calvinista dos invasores holandeses.

Os mártires foram beatificados dia 5 de março de 2000, na Praça de São Pedro, no Vaticano, pelo Papa João Paulo II, e foram canonizados em 15 de outubro de 2017, também na Praça de São Pedro, pelo Papa Francisco.

Via Portal no Ar

03/10/2019
Por Danilo Evaristo em Notas

Caern terá expediente normal nesta sexta-feira (4)

A Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) informa que em virtude do feriado estadual dos Mártires de Cunhaú e Uruaçu, as atividades administrativas, que incluem o atendimento presencial, não funcionam nesta quinta-feira (3).

A Caern retorna suas atividades com expediente normal na sexta-feira (4). As ocorrências de urgência podem ser registradas pelo telefone 115, pelo aplicativo Caern Mobile ou pelo site agencia.caern.com.br.

02/10/2019
Por Danilo Evaristo em Jucurutu/RN

Jucurutu: Paula Torres registra “Moção de Parabéns” ao padre Hipólito pelo sucesso da Festa de São Miguel

Foto: Danilo Evaristo

“A festa do nosso co-padroeiro São Miguel Arcanjo foi um grande evento social e religioso realizado pela paróquia de São Sebastião em nosso município”, afirmou a vereadora Paula Torres ao registrar Moção de Parabéns e Congratulações ao padre Hipólito de Araújo e a toda comissão organizadora da festa.

“Em reconhecimento ao sucesso do evento, registro Moção de Parabéns e Congratulações ao padre Hipólito de Araújo e a toda comissão organizadora, que se dedicaram muito na promoção dessa abençoada festa”, concluiu a vereadora, na sessão ordinária da Câmara municipal de Jucurutu desta terça-feira (01).

02/10/2019
Por Danilo Evaristo em Notas

Eleição do Conselho Tutelar: todo cidadão em dia com a Justiça Eleitoral pode votar

A eleição para o Conselho Tutelar (CT) ocorrerá no próximo domingo (6) de modo unificado em todo o país. O órgão é formado por cinco integrantes e tem a missão de atender crianças e adolescentes que passam pela situação de violação de direitos, além de poder assessorar o Poder Executivo local na elaboração da proposta orçamentária para planos e programas de atendimento dos direitos da criança e do adolescente. Por isso, é importante que a sociedade se envolva na escolha dos membros do CT em seu Município, buscando conhecer o perfil e experiência dos candidatos.

O voto é secreto e facultativo. Pode participar ativamente desse processo todo cidadão que seja um eleitor real, ou seja: aqueles aptos a votar perante a Justiça Eleitoral.

No dia da votação, o eleitor deverá apresentar o título de eleitor (ou aplicativo e- título ou documento equivalente obtido junto ao site do TSE, como a certidão de quitação eleitoral) acompanhado de um documento de identificação oficial com foto. Para isso serão aceitos: via digital do título de eleitor (e-Título), desde que haja cadastro com fotografia; carteira de identidade, passaporte, carteira de reservista, carteira de trabalho e carteira nacional de habilitação ou outro documento oficial com foto de valor legal equivalente, a fim de comprovar a identidade do eleitor.

Para saber os locais de votação, o eleitor deverá procurar os Conselhos Municipais dos Direitos das Crianças e Adolescentes (CMDCA) de seu município. Para os 20 municípios do RN que utilizarão urna eletrônica, basta clicar no link e conferir os locais de votação a partir do número da seção eleitoral que consta do título eleitoral.

A fiscalização do processo de escolha é atribuição do Ministério Público de cada comarca, que atuará no próximo domingo em regime de plantão, contando com o auxílio do Centro de Apoio Operacional às Promotorias da Infância, Juventude e Família (CaopIJ).

02/10/2019
Por Danilo Evaristo em Notas

Dorival Júnior se recupera após cirurgia para retirar câncer na próstata

FOTO: RAFAEL MELO/FOTOARENA/FOTOARENA/ESTADÃO CONTEÚDO

O técnico Dorival Júnior passou por uma cirurgia para a retirada de um câncer de próstata na última terça-feira, em Florianópolis, onde mora, e já está se recuperando, segundo informações da sua assessoria. Ele pretende retomar a carreira quando estiver totalmente curado.

De acordo com a assessoria do treinador, Dorival deverá ter alta médica “em breve”. A partir disso, ele passará pelo processo fisioterápico e a expectativa é que ainda neste ano ele já tenha condições de retornar ao trabalho.

“Com enorme prazer, informamos que a cirurgia realizada em Dorival Jr. na manhã desta terça-feira foi um sucesso. Tudo correu dentro do previsto e esperado pelo corpo médico”, informa a assessoria de Dorival. “O treinador já está de volta ao quarto na companhia de sua esposa e filhos e, em breve, receberá alta médica para retornar à sua casa para finalizar a recuperação.”

“Dorival e sua família, novamente, agradecem pelo apoio recebido por meio das redes sociais, e estende os agradecimentos ao corpo médico, enfermeiros e funcionários que fizeram parte do procedimento e seguem dando suporte a ele e a família”, diz o comunicado emitido pela assessoria do treinador.

* Com informações do Estadão Conteúdo


Busca no Blog

Facebook


Twitter


Parceiros