29/04/2019
Por Danilo Evaristo em Notas

Juventude do RN vai integrar comissão para elaboração do Plano de Segurança

Ao participar da abertura do I Encontro Estadual de Organizações de Juventude, promovido pelo Governo do RN, a governadora Fátima Bezerra anunciou, na manhã de sábado (27), que os jovens – principais vítimas da violência – farão parte da construção do Plano Estadual de Segurança Pública. Ela também convocou a juventude para integrar as discussões acerca do “novo” Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação), já que o atual está previsto para ser encerrado em 2020.

Diante de uma plateia composta por cerca de 200 jovens, representando as 46 entidades de juventudes de todo o Estado, a governadora Fátima Bezerra destacou a presença de Pedro Górki, presidente da UBES (União Brasileiro dos Estudantes Secundaristas) e anunciou que as escolas do RN manterão no currículo as disciplinas de Sociologia e Filosofia, tendo sido aclamada pelo público que teme o fim das matérias de humanas das salas de aulas, conforme prevê o novo modelo de Ensino médio proposto pelo governo federal.

A vereador Divaneide Basílio, ex-secretária estadual de Juventude, falou sobre a audiência pública convocada pelo então deputado Fernando Mineiro (atual secretário estadual de Gestão de Projetos) que culminou na elaboração da lei que resultou na criação do conselho, que é um órgão colegiado de caráter consultivo e fiscalizador, vinculado diretamente ao órgão gestor de juventude do Poder Executivo estadual. “O RN está dando um passo à frente na construção de um estado mais justo e igualitário para nossos jovens, enquanto o país está retrocedendo a tantos avanços que já havíamos conseguido”, constatou a vereadora.

O encontro foi organizado pela Secretaria das Mulheres, da Juventude, da igualdade Racial e dos Direitos Humanos (SEMJIDH), que ainda está em fase de criação, mas já está em campo realizando atividades para promover a inclusão social das minorias. O subsecretário da Juventude, Gabriel Medeiros de Miranda, destacou algumas ações que estão discutidas especialmente para a juventude, como a destinação de 20% do crédito rural para jovens, e também a realização de atividades culturais como o I Festival de Coco e Repente. “Nos quatro cantos do RN encontramos jovens organizados, lutando para fazer valer seus direitos”, afirmou.

Também estiveram presentes à abertura do encontro: o vice-governador Antenor Roberto, a deputada estadual Isolda Dantas, a secretária íris Oliveira (Trabalho e ação Social), o secretário Alexandre Lima (Assuntos Fundiários),  a secretária adjunta Márcia Gurgel (Educação), o presidente da Fundase (Fundação de Atendimento Socioeducativo do RN), Herculano Ricardo Campos e o diretor adjunto da Fundação José Augusto, Fábio Lima.

Situação dos jovens do RN

– 29,7% dos jovens do Estado estão “sem ocupação”, sem trabalho nem estudo (IBGE, 2017).

– Dentre os que trabalham, a renda média é de R$ 712,00 (abaixo do salário mínimo de R$998,00).

– RN está em 2º lugar no ranking de homicídios de jovens no país, atrás apenas de Sergipe (Mapa da Violência 2017).

– A cada 100 mil jovens, em média 125,6 são assassinados no RN.

– 90,1% dos jovens assassinados no RN de 2015 a 2018 são pretos ou pardos (Observatório da Violência – OBVIO).”


0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Busca no Blog

Facebook


Twitter


Parceiros