19/08/2018
Por Danilo Evaristo em Notas

Vacinação contra sarampo e pólio está abaixo do esperado, diz Saúde

Por Jornal Nacional

Este sábado (18) foi dia D de vacinação em todo o país contra sarampo e poliomielite. Apesar dos esforços, apenas 40% das crianças, com idade entre um e cinco anos, foram vacinadas até agora, segundo o Ministério da Saúde. A baixa adesão é preocupante, especialmente depois da volta de casos de sarampo no país.

A expectativa do Governo é vacinar em todo o país cerca de 11 milhões de crianças na faixa etária da campanha, que começou em seis de agosto. Mas até a manhã deste sábado (18), apenas 30% delas tinham recebido as doses. A tentativa durante todo o dia foi de, pelo menos, dobrar essa cobertura.

Além de imunizar a criança, a campanha de vacinação é fundamental para proteger toda a sociedade, erradicando doenças. A baixa cobertura vacinal pode facilitar o ressurgimento de algumas delas. É o caso do sarampo.

Há menos de dois anos, o Brasil recebeu da Organização Pan-Americana de Saúde um certificado de eliminação da doença e agora ela voltou a preocupar – 1.237 casos foram confirmados, desde fevereiro, e outros 5.731 estão sendo investigados. Seis pessoas morreram.

Quem perdeu a vacinação neste sábado tem até o dia 31 de agosto. O importante é não deixar de vacinar os filhos. “O que a gente puder fazer para prevenir tem que ser feito. Temos que tentar de todas as formas fazer o nosso papel de pai”, disse um pai com o filho no colo em Aracaju.


0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Busca no Blog

Facebook


Twitter


Parceiros