04/05/2018
Por Danilo Evaristo em Notas

MPRN divulga gabarito definitivo do Processo Seletivo para estagiários

O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) publicou no Diário Oficial do Estado desta sexta-feira (4), o edital com o gabarito definitivo do 11º Processo Seletivo para credenciamento de estagiários para a área administrativa da instituição.

A prova foi realizada no dia 15 de abril nas cidades de Natal e Mossoró e teve a participação de 527 inscritos. O MPRN esclarece que anulada uma questão, os pontos a ela correspondentes serão atribuídos a todos os candidatos, independentemente de terem recorrido.

Para visualizar o Edital com o gabarito definitivo, clique aqui.

04/05/2018
Por Danilo Evaristo em Notas

Número de famílias endividadas cai em abril

O total de famílias com dívidas em atraso recuou em abril. Segundo a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), tanto a comparação com março quanto a com abril do ano passado mostra evolução favorável. Os dados foram divulgados nesta quinta-feira (3).

Em abril do ano passado, o percentual de famílias com dívidas estava em 62,1%. Neste ano, caiu para 60,2%. As contas em atraso também recuaram, passaram de 25,4% das dívidas para 25,0%.

Segundo a CNC, a redução das taxas de juros das operações de crédito se apresentou como “um fator favorável a esse resultado”. Esses dados fazem parte da Pesquisa Nacional de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic Nacional).

Ela é divulgada mensalmente, e os dados, coletados em todas as capitais e no Distrito Federal. As entrevistas foram feitas com 18 mil consumidores.

Governo do Brasil, com informações da CNC

04/05/2018
Por Danilo Evaristo em Notas

TSE suspende Eleição Suplementar de Ceará Mirim

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE), nos autos da ação cautelar da Relatoria do Ministro Admar Gonzaga, concedeu efeito suspensivo ao Recurso Especial, suspendendo assim os efeitos da decisão do TRE-RN, que havia cassado o mandato do prefeito de Ceará-Mirim, Marconi Antônio Praxedes Barreto, e da vice-prefeita, Zélia Pereira dos Santos.

Em cumprimento a esta decisão, na sessão plenária desta quinta-feira, 03 de maio, o Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte revogou a Resolução n. 10, de 27 de abril de 2018, que fixava data e aprovava as instruções para a realização de novas eleições majoritárias no mencionado município.

Com isso, fica suspensa a eleição suplementar de Ceará-Mirim até a apreciação do Recurso Especial no TSE. A Resolução n. 12 será publicada no DJE desta sexta-feira, 04 de maio.

04/05/2018
Por Danilo Evaristo em Notas

Maio Amarelo: mais consciência, menos mortes no trânsito

Foto: Andre Borges/Agência Brasília

O que é o Maio Amarelo?

O movimento Maio Amarelo é uma união de forças, na qual Estado e sociedade civil empreendem esforços para colocar em pauta a segurança no trânsito. O objetivo é alertar cada cidadão sobre o cuidado com a vida nas ruas e estradas por meio de uma discussão aprofundada, com ações práticas para propagar o conhecimento.

Órgãos federais e estaduais se envolvem nesse processo, como os Detrans, o Departamento Nacional de Trânsito, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) e a Agência Nacional de Transporte Terrestre (ANTT). Ao longo do mês, serão executadas ações educativas. Além disso, as campanhas de fiscalização, como as blitzes de trânsito, serão mais intensas.

Qual o tema da campanha em 2018?

No quinto ano de lançamento, o mote do Maio Amarelo será “Nós somos o trânsito”, que propõe, de acordo com o movimento, “o envolvimento direto da sociedade nas ações e uma reflexão sobre uma nova forma de encarar a mobilidade”. De uma forma simples, o objetivo é tratar a segurança no trânsito como resultado de um esforço coletivo, no qual, porém, cada motorista e pedestre, por meio de suas escolhas, tem participação.

Por que precisamos de campanhas como o Maio Amarelo?

Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) apontam que acidentes rodoviários matam mais de 1 milhão de pessoas por ano em todo o mundo e são a principal causa de morte de pessoas com idade entre 15 e 29 anos. Ainda segundo a OMS, 90% das mortes ocorrem nas estradas de países de baixa e média renda, onde se concentram apenas metade da frota de veículos.

No Brasil, a situação não é melhor: mais de 37,3 mil pessoas morrem todos os anos no trânsito. “É como se um avião de médio porte caísse todos os dias com 93 passageiros a bordo”, afirmou o ministro das Cidades, Alexandre Baldy. Porém, o País tem alcançado avanços: desde 2011, quando aderiu a um pacto das Nações Unidas para redução em 50% do número de vítimas no trânsito até 2020, o Brasil conseguiu diminuir o número de acidentes em 25%.

Fonte: Governo do Brasil, com informações da Agência Brasil e do Maio Amarelo

04/05/2018
Por Danilo Evaristo em Notas

Prefeitura de São Gonçalo do Amarante oferece curso de corte e costura a moradores do residencial Padre João Maria

Foi iniciado no dia último dia 25 de abril o curso de corte e costura para os moradores do residencial Padre João Maria, oferecido pela prefeitura de São Gonçalo do Amarante, por meio do Núcleo de Desenvolvimento Social (NDS), entidade contratada para executar o Projeto Técnico Social na comunidade desde março de 2017.

Já foram oferecidos, entre outras atividades, os cursos de qualificação de eletricista, doces finos, salgados, operador de computador, rotinas administrativas e operador de telemarketing. O curso de corte e costura conta com 50 inscritos, divididos em duas turmas de 25 alunos cada: manhã – corte e costura em malha; tarde – corte e costura em tecido pano.

A capacitação garante certificado de 160 h para os concluintes e está sendo executada pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), na Unidade Móvel localizada em frente ao CRAS da localidade. O término está previsto para o dia 25 de junho.

04/05/2018
Por Danilo Evaristo em Notas

Cerro Corá recebe Restaurante Popular, títulos de terra e saneamento

O Governo do Estado realizou uma ampla programação nesta quinta-feira, 03, em Cerro Corá, município a 175 quilômetros de Natal, na região Seridó. O governador Robinson Faria inaugurou a 34ª unidade do Restaurante Popular, um investimento R$ 621.984 por ano, participou da entrega de 82 títulos de propriedade de terra a pequenos proprietários rurais e assinou o contrato para o início das obras de saneamento daquela cidade, no valor de R$ 18 milhões.

“O nosso Governo dá dignidade ao povo, que está vencendo a crise e fazendo o RN crescer. Estamos aqui entregando ações importantes para a população. A regularização fundiária era esperada há dez, vinte anos pelos pequenos proprietários, e agora é uma realidade. Estas pessoas agora são legalmente proprietárias das terras e poderão aumentar sua produção e criação, inclusive tendo acesso a crédito junto aos bancos”, afirmou Robinson Faria.

O governador destacou a importância do Restaurante Popular para a população mais carente. “O povo que mais precisa agora pode ter uma alimentação digna, de qualidade, elaborada por nutricionistas, pelo preço de apenas R$ 1,00. Isso é respeitar as pessoas, é atender as necessidades básicas da população”, afirmou, acrescentando que “o saneamento básico se reveste da maior importância para todas as cidades, especialmente aquelas como Cerro Corá, que têm enorme potencial turístico. Cada Real investido em saneamento economiza de 4 a 5 Reais em saúde, por que evita contaminação dos lençóis freáticos e a proliferação de doenças”.

Robinson Faria ainda destacou que o saneamento em Cerro Corá vai favorecer o crescimento da atividade turística, permitir agilidade na construção de hotéis e pousadas, gerando trabalho, emprego e renda. “São ações e obras de Governo que impactam diretamente na melhoria das condições de vida das pessoas, principalmente àquelas que mais precisam”.

Saneamento está orçado em R$ 18 mi

“Como não temos esse serviço sanitário coletivo, temos que – nós mesmos – arranjar uma saída. A maioria aqui usa a fossa no quintal, tendo que esgotar quando enche. É uma dificuldade grande. A chegada do esgotamento sanitário é um momento de muita felicidade pois junto com ela chega mais saúde, mais limpeza, mais vida. Que essa maravilha possa ir também para toda a Zona Rural”, disse emocionada a dona de casa, Maria Inês Lima, moradora de Cerro Corá há 30 anos.

O projeto do saneamento e esgotamento sanitário de Cerro Corá está orçado em R$ 18 milhões e vai contemplar rede de coleta de esgotos, estações elevatórias e de tratamento dentro das mais modernas técnicas disponíveis em todo o mundo. O prazo para conclusão dos serviços é de 12 meses e vai atender população de 12 mil pessoas, contribuindo também para o desenvolvimento do turismo local.

400 almoços por dia ao preço de R$ 1

O Restaurante Popular em Cerro Corá está localizado no Centro do município, na rua Arnaldo Bezerra, próximo ao pátio da feira coberta, e funcionará de segunda a sexta, no horário das 11h às 14h, com oferta média de 400 refeições por dia ao preço de R$ 1 real cada. Atualmente, são servidos 450 mil almoços por mês nas 33 unidades instaladas em 25 municípios do RN.

4 X 4 para a Polícia Militar

Ainda em Cerro Corá o governador Robinson Faria fez a entrega de uma caminhonete tipo L-200 4×4 para reforçar o policiamento na zona rural do município e em localidades de difícil acesso. A ação aconteceu por meio da Secretaria de Estado da Reforma Agrária (SEARA).

Biblioteca Pública ganha 400 novos livros

Também por meio da SEARA, o Governo do Estado também fez nesta quinta-feira a doação de 400 livros para ampliar o acervo da Biblioteca Pública Municipal Vivaldo Pereira.  A secretaria mantém o projeto Arca das Letras, que implanta bibliotecas rurais e forma agentes de leitura nas comunidades. Em 2017, foram entregues dez bibliotecas pelo projeto Arca das Letras para comunidades rurais dos municípios de Caicó, Parelhas e Bodó, beneficiando 720 famílias e disponibilizando 2.220 livros ampliando o acesso ao conhecimento e contribuindo para reduzir a desigualdade social.

Entrega de 82 títulos de terra fortalecem a agricultura familiar

Os títulos de regularização fundiária beneficiaram em Cerro Corá 82 proprietários que não possuíam a documentação da terra onde trabalham e residem. Desde 2015, mais de 2.800 títulos foram entregues em todo o Estado, beneficiando 10 mil potiguares. A meta é totalizar 5 mil títulos até o final do ano.

A emissão e entrega dos títulos de terra concede segurança jurídica e dá condições ao trabalhador rural de acesso a políticas públicas importantes, como o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) e acesso a financiamento bancário, além de lhe garantir a propriedade do imóvel.

Obra na Estrada da Produção já está licitada

O Governador informou que a pavimentação do trecho da rodovia RN 087, que liga Cerro Corá ao município de Lagoa Nova está licitado e em breve será dada a ordem de serviço para a execução. A estrada da produção, como é chamada na região a rodovia RN 087, tem grande relevância por ser via de escoamento da produção. Outro trecho da rodovia, que liga Cerro Corá ao município de São Tomé, e reduz a distância para Natal, está em fase de licitação.

04/05/2018
Por Danilo Evaristo em Notas

‘Gatos’ de energia abasteceriam 33 mil casas por um ano, aponta Cosern

A Companhia Energética do Rio Grande do Norte (Cosern) revelou nessa quinta-feira (3) que, em média, são desviados 60 milhões de KWh de energia elétrica em todo o RN com os “gatos”. Segundo a empresa, o prejuízo financeiro é de R$ 28 milhões.

Ainda de acordo com a Cosern, essa energia clandestina seria capaz de abastecer 33 mil casas durante um ano. Ou ainda ser utilizada no município de Macau ou o bairro Nossa Senhora da Apresentação, em Natal, também durante 365 dias.

A energia furtada serviria ainda para manter Mossoró por um mês ou ainda todas as residências da zona Sul de Natal por três meses.

O desvio de energia elétrica é crime, previsto no artigo 155 do Código Penal, e a pena pode chegar a quatro anos de reclusão. Além de crime, o gato representa risco de morte a quem faz e a quem está próximo.

A infração também causa inconstância na qualidade do fornecimento de energia e parte do prejuízo é dividida por todos os consumidores na hora do reajuste tarifário homologado pela Aneel anualmente.

Portal no Ar

04/05/2018
Por Danilo Evaristo em Notas

IDEMA promove oficina sobre gestão ambiental nos municípios do RN

O Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente – IDEMA, por meio do Núcleo de Apoio à Gestão Ambiental do Municípios do RN (Nagam), em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), promoverá, de 15 a 17 de maio, a Oficina “Gestão Ambiental nos Municípios do RN: desafios para a estruturação e implementação de uma Política Ambiental”.

O evento tem como principal objetivo promover reflexões sobre a realidade da gestão ambiental local no RN, junto aos professores, alunos e demais agentes da sociedade civil, no sentido de engajá-los no processo de estruturação e fortalecimento da gestão ambiental municipal no RN, tão importante para a sustentabilidade de nossas cidades.

O evento se insere no XXIII Seminário de Pesquisa do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA), e acontecerá no setor I (sala G1) da Universidade, das 15h30 às 17h15. As inscrições podem ser feitas até o dia 07/05, através do site www.seminario.ccsa.ufrn.br

04/05/2018
Por Danilo Evaristo em Notas

Aluna da rede estadual de ensino vence etapa nacional de concurso de cartas

O texto Respeitem as Mulheres, escrito por Clarice Rilyane Oliveira da Silva, aluna do Centro Estadual de Educação Profissional Ruy Pereira dos Santos (CEEP), foi escolhido pelo júri do 47º Concurso Internacional de Redação de Cartas como o melhor do país, consagrando Clarice como a vencedora da etapa nacional do certame.

Divulgado na quarta-feira (2) pelos Correios, o resultado surpreendeu a jovem aluna. “Quando eu venci a etapa estadual, fiquei feliz pois não esperava vencer. Eram escolas particulares, federais, municipais e estaduais na disputa. Fiz pela experiência. Hoje soube que venci a (etapa) nacional. A ficha não caiu. Quando você é da escola pública, parda, negra, pobre, as pessoas não acreditam em você. Eu estou vivendo um momento lindo, negando as estatísticas e mostrando que qualquer pessoa pode fazer o que quiser”, disse a aluna, que aos 15 anos, estuda a 1ª série do ensino médio.

“A conquista de Clarice é uma demonstração do potencial dos estudantes das nossas escolas e do trabalho competente realizado por escolas e professores exemplares. Por isso sou insistente em afirmar que acredito na escola pública”, comemorou a secretária de Educação do RN, professora Cláudia Santa Rosa.

Em seu texto, a aluna faz uma defesa pelas mulheres. “Temos uma sociedade onde a mulher vem sendo julgada e criticada, não recebendo o respeito que elas merecem. Falei sobre isso no meu texto”, disse. Clarice é moradora do bairro Goladim, em São Gonçalo do Amarante. “Muitas pessoas não deram crédito ao meu sonho. Chamaram ele de bobo. Aqui estou eu, representando meu Estado, minha escola. Representando pessoas, que assim como eu, tem sonhos. Estou representando meu país”, explicou, emocionada, a estudante.

Essa emoção também é traduzida na fala da diretora do CEEP. “Para nós do Ceep, a conquista da nossa aluna é motivo de muito orgulho”, destacou a educadora Radimila Lindembergue da Silva.

Clarice venceu o concurso que é promovido pela União Postal Universal (UPU), sediada em Berna, na Suíça, e que tem como objetivo melhorar a alfabetização por meio da arte de escrever. Foram selecionados estudantes de até 15 anos de todas as 27 unidades federativas. O tema deste ano foi “Imagine que você é uma carta que viaja no tempo. Que mensagem você quer deixar para seus leitores?’’. O Departamento de Relações Institucionais dos Correios divulgará o resultado internacional, até o final do ano, no portal dos Correios após receber documento formal da UPU.

Como prêmio, além do certificado, a aluna receberá R$ 5 mil referente a vitória nacional. Outros R$ 2 mil serão entregues a Clarice pela conquista da etapa estadual.  O Centro Estadual de Educação Profissional Ruy Pereira dos Santos, localizado em São Gonçalo do Amarante, também receberá R$ 12 mil pela vitória nas duas etapas.

04/05/2018
Por Danilo Evaristo em Notas

UFRN instala comissão para elaborar sistema de informação de custos

As diretrizes e orientações gerais para modelagem, desenvolvimento e implantação do sistema de informação de custos da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) serão elaboradas por uma comissão criada no último dia 30 de abril, cuja reunião de instalação aconteceu na manhã de quarta-feira, 2, no gabinete da reitora.

O grupo terá 90 dias para criar o modelo conceitual detalhado, que seguirá para discussão com a comunidade universitária e a posterior apreciação do Conselho de Administração (Consad).

O sistema de informação de custos cumpre exigências legais e atende às boas práticas de gestão da UFRN, que terá ganhos positivos com o trabalho. “Este será um marco para a universidade, pois permitirá o gerenciamento eficaz de recursos e a utilização das informações do sistema para a tomada de decisões”, explica a presidente da comissão, professora Izabel de Medeiros Coelho.

O grupo de trabalho é composto ainda pelos professores João Batista Bezerra e Victor Branco de Holanda, além do técnico em contabilidade José Isak de Oliveira Fontes.


Busca no Blog

Facebook


Twitter


Parceiros